Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ATIVIDADES DE CAMPO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES
Autor:
VIVEIRO, ALESSANDRA APARECIDA
Email:
viveiro@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. OLIVEIRA, HAYDEE TORRES DE
Data de Defesa:
31/03/2006
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADES DE CAMPO
ENSINO DE CIÊNCIAS
PROFESSORES DE CIÊNCIA
Resumo Original (PT):
O ENSINO DAS CIÊNCIAS DEVE FAVORECER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. PARA TANTO, O USO DE DIVERSAS MODALIDADES DIDÁTICAS POSSIBILITA DIFERENTES CAMINHOS QUE CONDUZAM AO APRENDIZADO, ENVOLVENDO ESTUDANTES COM INTERESSES VARIADOS. NESSE SENTIDO, AS ATIVIDADES DE CAMPO CONSTITUEM UMA MODALIDADE DIDÁTICA IMPORTANTE, UMA VEZ QUE PERMITEM EXPLORAR CONTEÚDOS DIVERSIFICADOS, MOTIVAM OS ESTUDANTES, POSSIBILITAM O CONTATO DIRETO COM O AMBIENTE E A MELHOR COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS. NO ENTANTO, PARA QUE SEJAM EFICAZES, É IMPRESCINDÍVEL QUE SEJAM BEM PREPARADAS E ADEQUADAMENTE EXPLORADAS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, ESSE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR E PROBLEMATIZAR COMO UM GRUPO DE PROFESSORES INSERE A VISITA CIENTÍFICA À BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAQUERI, PROMOVIDA PELO CDCC/USP, EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, VISANDO DISCUTIR O PAPEL DAS ATIVIDADES DE CAMPO COMO MODALIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. PROCEDEU-SE A UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DA VISITA, QUE APONTOU UM FORTE ENFOQUE PARA A TEMÁTICA AMBIENTAL. UM GRUPO DE MONITORES FOI ENTREVISTADO, PROCURANDO ANALISAR O QUE ESTES ESPERAVAM DOS PROFESSORES E ALUNOS QUE PARTICIPAVAM DA ATIVIDADE. POR FIM, SETE PROFESSORES, USUÁRIOS FREQÜENTES DA VISITA, TAMBÉM PARTICIPARAM DE UMA ENTREVISTA, ALÉM DE PREENCHEREM UMA FICHA QUE POSSIBILITOU A CARACTERIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS. OS DADOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE, PROCURANDO INVESTIGAR ASPECTOS COMO A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CAMPO, A FORMA COMO AS EXPLORAM EM SALA DE AULA, AS DIFICULDADES COM AS QUAIS SE DEPARAM PARA REALIZÁ-LAS, E SUAS SUGESTÕES PARA MELHORIA DA VISITA EM QUESTÃO. NOTOU-SE PREDOMÍNIO DO USO DE ATIVIDADES DE CAMPO PARA ILUSTRAÇÃO E/OU COMPLEMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS ABORDADOS EM SALA DE AULA, COM REDUZIDA INTERAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. ALÉM DISSO, SÃO POUCO EXPLORADAS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HAVENDO DIVERGÊNCIAS ENTRE AS EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES E A PROPOSTA DA VISITA PROMOVIDA PELO CDCC. NESSE SENTIDO, APONTOU-SE A NECESSIDADE DE UM ROTEIRO MAIS MALEÁVEL PARA A VISITA, DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA EXPLORAR AS ATIVIDADES DE CAMPO DE MANEIRA DIVERSIFICADA E NÃO RESTRITA AOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, ALÉM DE UMA ADEQUADA FORMAÇÃO DOS MONITORES QUE ACOMPANHAM ESSAS VISITAS.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
FIELD CLASSES
SCIENCE TEACHERS
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
SCIENCE TEACHING MUST FAVOR A SIGNIFICANT LEARNING OF CONCEPTS, PROCEDURES AND BEHAVIORAL CONTENTS. THEREFORE, THE METHODOLOGICAL PLURALISM REPRESENTS A POSSIBLE BASIS TO PROVIDE DIFFERENT WAYS TO LEARN, COMPRISING STUDENTS OF QUITE DIVERSE CONCERNS. UNDER THIS FOCUS, FIELD CLASSES PLAY AN IMPORTANT ROLE AS A DIDACTICAL MODALITY, SINCE THEY ALLOW TO EXPLOIT DIVERSIFIED CONTENTS, MOTIVATE THE STUDENTS BY THE DIRECT CONTACT WITH THE ENVIRONMENT AND LEAD TO A BETTER COMPREHENSION OF THE PHENOMENA INVOLVED. HOWEVER, IN ORDER TO BE EFFECTIVE, IT IS MANDATORY THAT THEY HAVE BEEN WELL PREPARED AND PROPERLY APPROACHED. BASED ON THIS APPROACH, THE GOAL OF THE PRESENT WORK WAS TO IDENTIFY AND CONTEXTUALIZE HOW A GROUP OF TEACHERS HAS BEEN INCLUDING A SCIENTIFIC VISIT TO THE HYDROGRAPHIC BASIN OF ITAQUERI RIVER, PROMOTED BY CDCC/USP, INTO THEIR PEDAGOGICAL PRACTICES, AIMING TO DISCUSS THE ROLE OF FIELD CLASSES AS A DIDACTIC TOOL FOR TEACHING SCIENCE. AN ANALYSIS OF THE VISIT?S PROPOSITION WAS CARRIED OUT, POINTING OUT PARTICULARLY THE ENVIRONMENTAL FOCUS. A GROUP OF MONITORS WAS INTERVIEWED, IN ORDER TO VERIFY WHAT THEY HAVE BEEN EXPECTING FROM BOTH TEACHER AND STUDENTS WHO WERE INVOLVED INTO THE ACTIVITY. IN THE END, SEVEN TEACHERS WHO USUALLY JOIN THE VISITS, HAVE ALSO TAKEN PART IN AN INTERVIEW AND FILLED OUT A FORM TO HELP US CHARACTERIZE THE PEOPLE INVOLVED. THE DATA WERE ANALYZED QUALITATIVELY, SEARCHING FOR ANSWERS ABOUT THE TEACHER?S MOTIVATION ON PERFORMING FIELD CLASSES, THE WAY THEY USE THEM AND THE HINDERINGS THEY FACE TO PERFORM THEM, AS WELL AS THEIR SUGGESTIONS TO IMPROVE SUCH A VISIT. IT WAS NOTICED A PREDOMINANCE OF USING FIELD CLASSES AS AN ILLUSTRATION AND/OR COMPLEMENTATION OF CONCEPTUAL CONTENTS PRESENTED IN THE CLASSROOM AND A REDUCED INTERACTION AMONG THE DISTINCT CURRICULAR COMPONENTS. BESIDES, THEY HAVE BEEN SCARCELY EXPLOITED BY ENVIRONMENTAL EDUCATION PROGRAMMES AND THERE ARE DIVERGENCES BETWEEN THE EXPECTATIONS FROM THE TEACHERS AND THE VISIT PROPOSITION PRESENTED BY CDCC. THUS, IT IS POINTED OUT THE NEED OF A MORE FLEXIBLE SCHEDULE FOR THE VISITORS AND FURTHER TEACHING?S TRAINING ALLOWING THEM TO EXPLOIT THE FIELD CLASSES UNDER A BROAD-RANGE FOCUS, UNRESTRICTED TO CONCEPTUAL CONTENTS, BESIDES A PROPER TRAINING OF MONITORS WHO ACCOMPANY THE VISITORS.
Arquivo:
DIS_MEST20060331_VIVEIRO ALESSANDRA APARECIDA.pdf
Tamanho:
2797 Kb (2797803 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/02/2007 ÀS 09:45:13
Atualizado:
16/02/2007 ÀS 09:45:13
Visitas:
1737
Última Visita em :
20/04/2024 ÀS 23:49:49
Downloads:
248
Último Download em :
17/04/2022 ÀS 19:59:10
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por