Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O DESAFIO DO AGIR COMUNICATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES VIRTUAIS DE UM GRUPO DE PESQUISA
Autor:
CARLOS, JAIRO GONÇALVES
Email:
jairogc@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. MUHL, ELDON HENRIQUE
Drª. CHAPANI, DAISI TERESINHA
Dr. OLIVEIRA, ERNANDES ROCHA
Data de Defesa:
26/02/2013
Palavras-Chave (PT):
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MOODLE.
TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
Resumo Original (PT):
COM ESSE TRABALHO PRETENDEMOS INVESTIGAR COMO O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EM PARTICULAR O MOODLE E OUTROS RECURSOS DA WEB 2.0, PODEM CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DO AGIR COMUNICATIVO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS, EM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, VINCULADOS A UM GRUPO DE PESQUISA. PARA TAL INTENTO, ADOTAMOS A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA, DE JÜRGEN HABERMAS, COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO DA PESQUISA, ALIADO AO MÉTODO DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO CRÍTICA E ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS, OBSERVAÇÕES, GRAVAÇÕES EM ÁUDIO, ENTREVISTA E REGISTROS DAS INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL SUGEREM QUE ASSIM COMO AS INTERAÇÕES FACE A FACE, AS COMUNICAÇÕES VIRTUAIS MEDIADAS POR COMPUTADOR ESTÃO IGUALMENTE SUJEITAS AOS IMPERATIVOS SISTÊMICOS LIMITADORES DA AUTONOMIA E DA AÇÃO DOCENTE. TAL CONSTATAÇÃO SUSCITOU A NECESSIDADE DE BUSCARMOS ELEMENTOS PARA O ENFRENTAMENTO DESSA SITUAÇÃO MEDIANTE A INSTAURAÇÃO DE UM PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA RACIONALIDADE COMUNICATIVA E O ESTABELECIMENTO DE GRUPOS AUTÔNOMOS DE ESTUDO E PESQUISA NO AMBIENTE ESCOLAR.
Título (EN):
NC
Palavras-Chave (EN):
COMMUNICATIVE ACTION THEORY.
MOODLE
TEACHER EDUCATION
VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT
Resumo Original (EN):
WITH THIS WORK WE INTEND TO INVESTIGATE HOW THE NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES, AS THE MOODLE AND OTHERS WEB 2.0 RESOURCES, CAN CONTRIBUTE TO THE ENHANCEMENT OF THE COMMUNICATIVE ACTION OF A GROUP OF SCIENCE TEACHERS IN PROCESS OF PRE-SERVICE AND PERMANENT EDUCATION, TAKING PART IN A RESEARCH GROUP. FOR THIS PURPOSE WE ADOPT THE COMMUNICATIVE ACTION THEORY OF JÜRGEN HABERMAS AS THE MAIN THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FRAMEWORK, ASSOCIATED WITH THE CRITICAL ACTION RESEARCH METHOD E MULTIPLE CASE STUDIES METHOD. THE DATA OBTAINED THROUGH QUESTIONNAIRE, OBSERVATION, AUDIO RECORDING, AND INTERACTIONS AMONG PEOPLE IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT SUGGEST THAT, AS FACE TO FACE INTERACTIONS, VIRTUAL COMMUNICATION MEDIATED BY COMPUTERS EQUALLY SUBMITTED TO SYSTEMIC IMPERATIVES THAT LIMIT THE TEACHER?S AUTONOMY AND ACTION. THAT FACT AROSE THE IMPORTANCE OF SEARCHING ELEMENTS TO FIGHT THIS SITUATION THROUGH THE INSTAURATION OF A PROCESS OF INSTITUTIONALIZATION OF THE COMMUNICATIVE RATIONALITY AND THE ESTABLISHMENT OF AUTONOMOUS RESEARCH GROUPS IN THE SCHOLAR ENVIRONMENT.
Arquivo:
TES_DOUT20130226_CARLOS JAIRO GONCALVES.pdf
Tamanho:
2277 Kb (2277398 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/10/2013 ÀS 17:29:32
Atualizado:
11/10/2013 ÀS 17:29:32
Visitas:
1054
Última Visita em :
10/07/2024 ÀS 06:37:47
Downloads:
36
Último Download em :
31/08/2022 ÀS 03:36:04
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por