TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
O DESAFIO DO AGIR COMUNICATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES VIRTUAIS DE UM GRUPO DE PESQUISA |
Autor: |
CARLOS, JAIRO GONÇALVES |
Email: |
jairogc@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2013 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO ♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Dr. MUHL, ELDON HENRIQUE ♠ Drª. CHAPANI, DAISI TERESINHA ♠ Dr. OLIVEIRA, ERNANDES ROCHA
|
Data de Defesa: |
26/02/2013 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ MOODLE. ♠ TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
|
Resumo Original (PT): |
|
COM ESSE TRABALHO PRETENDEMOS INVESTIGAR COMO O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EM PARTICULAR O MOODLE E OUTROS RECURSOS DA WEB 2.0, PODEM CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DO AGIR COMUNICATIVO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS, EM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, VINCULADOS A UM GRUPO DE PESQUISA. PARA TAL INTENTO, ADOTAMOS A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA, DE JÜRGEN HABERMAS, COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO DA PESQUISA, ALIADO AO MÉTODO DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO CRÍTICA E ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS, OBSERVAÇÕES, GRAVAÇÕES EM ÁUDIO, ENTREVISTA E REGISTROS DAS INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL SUGEREM QUE ASSIM COMO AS INTERAÇÕES FACE A FACE, AS COMUNICAÇÕES VIRTUAIS MEDIADAS POR COMPUTADOR ESTÃO IGUALMENTE SUJEITAS AOS IMPERATIVOS SISTÊMICOS LIMITADORES DA AUTONOMIA E DA AÇÃO DOCENTE. TAL CONSTATAÇÃO SUSCITOU A NECESSIDADE DE BUSCARMOS ELEMENTOS PARA O ENFRENTAMENTO DESSA SITUAÇÃO MEDIANTE A INSTAURAÇÃO DE UM PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA RACIONALIDADE COMUNICATIVA E O ESTABELECIMENTO DE GRUPOS AUTÔNOMOS DE ESTUDO E PESQUISA NO AMBIENTE ESCOLAR. |
|
Título (EN): |
NC |
Palavras-Chave (EN): |
♠ COMMUNICATIVE ACTION THEORY. ♠ MOODLE ♠ TEACHER EDUCATION ♠ VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT
|
Resumo Original (EN): |
|
WITH THIS WORK WE INTEND TO INVESTIGATE HOW THE NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES, AS THE MOODLE AND OTHERS WEB 2.0 RESOURCES, CAN CONTRIBUTE TO THE ENHANCEMENT OF THE COMMUNICATIVE ACTION OF A GROUP OF SCIENCE TEACHERS IN PROCESS OF PRE-SERVICE AND PERMANENT EDUCATION, TAKING PART IN A RESEARCH GROUP. FOR THIS PURPOSE WE ADOPT THE COMMUNICATIVE ACTION THEORY OF JÜRGEN HABERMAS AS THE MAIN THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FRAMEWORK, ASSOCIATED WITH THE CRITICAL ACTION RESEARCH METHOD E MULTIPLE CASE STUDIES METHOD. THE DATA OBTAINED THROUGH QUESTIONNAIRE, OBSERVATION, AUDIO RECORDING, AND INTERACTIONS AMONG PEOPLE IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT SUGGEST THAT, AS FACE TO FACE INTERACTIONS, VIRTUAL COMMUNICATION MEDIATED BY COMPUTERS EQUALLY SUBMITTED TO SYSTEMIC IMPERATIVES THAT LIMIT THE TEACHER?S AUTONOMY AND ACTION. THAT FACT AROSE THE IMPORTANCE OF SEARCHING ELEMENTS TO FIGHT THIS SITUATION THROUGH THE INSTAURATION OF A PROCESS OF INSTITUTIONALIZATION OF THE COMMUNICATIVE RATIONALITY AND THE ESTABLISHMENT OF AUTONOMOUS RESEARCH GROUPS IN THE SCHOLAR ENVIRONMENT. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20130226_CARLOS JAIRO GONCALVES.pdf
|
Tamanho: |
2277 Kb (2277398 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
11/10/2013 ÀS 17:29:32 |
Atualizado: |
11/10/2013 ÀS 17:29:32 |
Visitas: |
1054 |
Última Visita em : |
10/07/2024 ÀS 06:37:47 |
Downloads: |
36 |
Último Download em : |
31/08/2022 ÀS 03:36:04 |