Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AMBIENTES VIRTUAIS: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES OCORRIDAS EM UM CHAT EDUCACIONAL
Autor:
SILVA, LEONARDO JOSE
Email:
leonardo.silva@ufjf.edu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. MONTEIRO, MARCO AURÉLIO ALVARENGA
Drª. CLARETO, SONIA MARIA
Drª. RODRIGUES, MARIA INÊS
Data de Defesa:
27/03/2013
Palavras-Chave (PT):
ARGUMENTAÇÃO.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO ESTÁ INSERIDO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AMPARADAS PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. AS POUCAS OPORTUNIDADES DE INTERAÇÕES DIALÓGICAS OFERECIDAS A ESSES ALUNOS LEVARAM O PROFESSOR PESQUISADOR A PROPOR E ANALISAR UM EXPERIMENTO DIDÁTICO UTILIZANDO OS CHATS DA INTERNET. ASSIM, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR A DINÂMICA DISCURSIVA ENTRE ALUNOS E PROFESSOR E O MODO COMO ESTE MEDIOU O DESENVOLVIMENTO DAS INTERAÇÕES. O ESTUDO TAMBÉM BUSCOU INVESTIGAR A PRESENÇA DE DISCURSOS ARGUMENTATIVOS NA ATIVIDADE DESENVOLVIDA, RECONHECIDOS INSTRUMENTOS DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SIGNIFICADOS. AO CONTRÁRIO DO QUE NORMALMENTE OCORRE NAS SALAS DE AULAS CONVENCIONAIS, A ANÁLISE DO DISCURSO PRODUZIDO NA AULA CHAT REVELOU A PREDOMINÂNCIA DISCURSIVA DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO PROFESSOR, ALÉM DA REDUÇÃO DE SUAS RELAÇÕES ASSIMÉTRICAS. TAMBÉM FORAM OBSERVADOS DIVERSOS EPISÓDIOS ARGUMENTATIVOS, QUE FORAM CLASSIFICADOS EM ESCALA CRESCENTE DE QUALIDADE, CONSTATANDO-SE, ASSIM, VARIADOS ESFORÇOS DE NEGOCIAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS. PORÉM, O INTENSO FLUXO COMUNICATIVO, ASSOCIADO ÀS RESTRIÇÕES DE REGISTROS SIMBÓLICOS DO AMBIENTE CHAT, TROUXE ALGUMAS DIFICULDADES COMUNICATIVAS PARA PROFESSOR E ALUNOS. CONTUDO, ATRAVÉS DAS TROCAS DE MENSAGENS SÍNCRONAS, PRÁTICA TÃO APRECIADA PELOS JOVENS, É POSSÍVEL ENVOLVER ESTUDANTES E PROFESSORES EM RICAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS. EM OUTRAS PALAVRAS, O PRESENTE TRABALHO CONCLUI QUE O CHAT SE MOSTROU PROFÍCUO PARA O FAVORECIMENTO DAS DINÂMICAS DISCURSIVAS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
ARGUMENTATION.
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
MATHEMATICAL EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE PRESENT STUDY IS INSERTED IN THE SCOPE OF DISCURSIVE PRACTICES OF STUDENTS IN HIGH SCHOOL IN THE CONTEXT OF MATHEMATICAL EDUCATION, SUPPORTED BY INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES. THE FEW OPPORTUNITIES OF DIALOGIC INTERACTIONS OFFERED TO THESE STUDENTS LED THE RESEARCH TEACHER TO PROPOSE AND ANALYZE A DIDACTIC EXPERIMENT USING THE INTERNET CHATS. THEREFORE, THE OBJECTIVE OF THIS STUDY WAS TO VERIFY THE DISCURSIVE DYNAMIC BETWEEN STUDENTS AND TEACHER AND THE WAY THE LATER MEDIATED THE INTERACTIONS DEVELOPMENT. THE STUDY ALSO SOUGHT TO INVESTIGATE THE PRESENCE OF THE ARGUMENTATIVE SPEECHES IN THE ACTIVITY DEVELOPED, RECOGNIZED INSTRUMENTS IN THE COLLECTIVE BUILDING OF MEANINGS. ON THE CONTRARY OF WHAT NORMALLY OCCURS IN CONVENTIONAL CLASSROOMS, THE ANALYSIS OF THE SPEECH IN THE CHAT CLASS REVEALED A DISCURSIVE PREDOMINANCE OF THE STUDENTS IN RELATION TO THE TEACHER, IN ADDITION TO THE REDUCTION OF THEIR ASYMMETRIC RELATIONS. SEVERAL ARGUMENTATIVE EPISODES WERE ALSO OBSERVED, WHICH WERE CLASSIFIED IN A CRESCENT SCALE OF QUALITY, NOTING, THIS WAY, SEVERAL EFFORTS OF NEGOTIATION AND, CONSEQUENTLY, OF BUILDING OF MEANINGS. HOWEVER, THE INTENSE COMMUNICATIVE FLOW, ASSOCIATED TO RESTRICTIONS OF SYMBOLIC RECORDS OF THE CHAT ENVIRONMENT, BROUGHT SOME COMMUNICATIVE DIFFICULTIES TO THE TEACHER AND THE STUDENTS. NEVERTHELESS, THROUGH THE EXCHANGES OF SYNCHRONOUS MESSAGES, SOMETHING SO APPRECIATED BY THE YOUNG, IT IS POSSIBLE TO INVOLVE STUDENTS AND TEACHERS IN RICH DIALOGICAL INTERACTIONS. IN OTHER WORDS, THE PRESENT STUDY CONCLUDES THAT THE CHAT SHOWED ITSELF TO BE FRUITFUL IN THE FAVORING OF DISCURSIVE DYNAMICS AND THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION OF THE STUDENTS.
Arquivo:
TES_DOUT20130327_SILVA LEONARDO JOSE.pdf
Tamanho:
4825 Kb (4825150 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/10/2013 ÀS 16:11:30
Atualizado:
11/10/2013 ÀS 16:11:30
Visitas:
605
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 14:59:44
Downloads:
16
Último Download em :
30/04/2020 ÀS 23:18:49
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por