Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A (RE)CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONCEITO DE INTERAÇÃO BIOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO PARA A EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E PROFESSORES
Autor:
MARICATO, FPULVIA ELOÁ
Email:
femaricato@uem.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Drª. BELLINI, LUZIA MARTA
Drª. FERNANDEZ, FERNANDA DA ROCHA BRANDO
Drª. CARVALHO, MARIA DA GRAÇA F.SIMOES
Data de Defesa:
10/12/2012
Palavras-Chave (PT):
CONCEITO DE INTERAÇÃO BIOLÓGICA
ENSINO DE BIOLOGIA
EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA,
FORMAÇÃO INICIAL DE PESQUISADORES E PESQUISADORES
GRUPO DE PESQUISA
Resumo Original (PT):
A EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA TEM SIDO OBJETO DE VÁRIAS DISCUSSÕES NO CAMPO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI CONTRIBUIR PARA TRAZER NOVAS ELABORAÇÕES QUE ENRIQUEÇAM ESSAS DISCUSSÕES, EVIDENCIANDO SUA IMPORTÂNCIA E COMO ESSA EPISTEMOLOGIA PODE SER INSERIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO ESTÁ ANCORADA EM QUATRO MOMENTOS PRINCIPAIS: (I) ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA E DAS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO; (II) AS INDEFINIÇÕES DO CONCEITO DE INTERAÇÃO BIOLÓGICA NA LITERATURA; (III) AS PERCEPÇÕES INICIAIS DOS SUJEITOS DESSA PESQUISA ACERCA DAS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS QUANDO VISITAM UM AMBIENTE NATURAL E A REPRESENTAÇÃO DESSAS INTERAÇÕES FORA DO AMBIENTE NATURAL; (IV) A INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA JUNTO AO GRUPO DE PESQUISAS EM EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS JUNTO A ESSE GRUPO DE PESQUISAS POSSIBILITOU REFLEXÕES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA SÓLIDA, EM SEUS DIVERSOS CONTEXTOS, TENDO COMO FOCO A FORMAÇÃO INICIAL
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGICAL INTERACTION CONCEPT
BIOLOGY EPISTEMOLOGY
BIOLOGY TEACHING
GROUP RESEARCH
RESEARCHERS AND TEACHERS INITIAL FORMATION
Resumo Original (EN):
BIOLOGY EPISTEMOLOGY HAS BEEN THE SUBJECT OF MANY DISCUSSIONS IN RESEARCH FIELD IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING. THIS WORK AIM WAS TO BRING NEW ELABORATIONS THAT ENRICH THESE DISCUSSIONS, HIGHLIGHTING ITS IMPORTANCE AND HOW THIS EPISTEMOLOGY CAN BE INSERTED IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING. THE PRESENT INVESTIGATION IS ANCHORED ON FOUR MAIN PHASES: (I) SOME REFLECTIONS ON BIOLOGY EPISTEMOLOGY AND ON THE INTERACTION POSSIBILITIES WITH TEACHING AND LEARNING BIOLOGICAL KNOWLEDGE, (II) THE INDEFINITIONS OF THE BIOLOGICAL INTERACTION CONCEPT IN LITERATURE, (III) INITIAL PERCEPTIONS OF THIS RESEARCH SUBJECTS ABOUT THE BIOLOGICAL INTERACTIONS WHEN THEY VISIT A NATURAL ENVIRONMENT AND THIS INTERACTIONS REPRESENTATION OUTSIDE THE NATURAL ENVIRONMENT, (IV) THE EMPIRICAL INVESTIGATION BY THIS RESEARCH GROUP ON BIOLOGY EPISTEMOLOGY. THE ANALYZES OF THE OBTAINED RESULTS WITH THIS RESEARCH GROUP ALLOWED CONSIDERATIONS THAT MAY CONTRIBUTE TO THE FORMATION OF A SOLID BIOLOGY EPISTEMOLOGY, IN ITS VARIOUS CONTEXTS, WITH A FOCUS ON INITIAL FORMATION.
Arquivo:
TES_DOUT20121210_MARICATO FPULVIA ELOA.pdf
Tamanho:
2449 Kb (2449383 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/10/2013 ÀS 14:17:31
Atualizado:
11/10/2013 ÀS 14:17:31
Visitas:
629
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 14:00:53
Downloads:
17
Último Download em :
22/01/2020 ÀS 22:38:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por