Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O EFEITO DO TREINO MUSICAL SOBRE A CAPACIDADE DA MEMÓRIA OPERACIONAL E DA COGNIÇÃO NUMÉRICA DE CRIANÇAS COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO
Autor:
RIBEIRO, FABIANA SILVA
Email:
fabianaribeiropsi@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2013
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. SANTOS, FLÁVIA HELOÍSA
Banca Examinadora:
Drª. SANTOS, FLÁVIA HELOÍSA
Dr. GALERA, CÉSAR ALEXIS
Dr. HAASE, VITOR GERALDI
Data de Defesa:
23/08/2013
Palavras-Chave (PT):
DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO
MEMÓRIA OPERACIONAL
TREINO MUSICAL
Resumo Original (PT):
HÁ EVIDÊNCIAS DE QUE O TREINO MUSICAL É SUBSIDIADO PELA CAPACIDADE DA MEMÓRIA OPERACIONAL E ENVOLVE CONCEITOS MATEMÁTICOS. ENTRETANTO NÃO SE TEM MUITO CONHECIMENTO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES MATEMÁTICAS E A MEMÓRIA OPERACIONAL DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MUSICAIS EM CRIANÇAS COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO. FORAM REALIZADOS DOIS ESTUDOS: ESTUDO PRÉ-TREINO: O OBJETIVO FOI INVESTIGAR O PERFIL DE PREJUÍZOS DAS CRIANÇAS COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO (DD) COMPARADAS ÀS CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO (DT) NA CAPACIDADE INTELECTUAL, DESEMPENHO ESCOLAR, FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA OPERACIONAL, COGNIÇÃO NUMÉRICA E COMPORTAMENTO EMOCIONAL. FORAM AVALIADAS 58 CRIANÇAS DE 8 ANOS ETÁRIOS: GRUPO DD (N=28) E DT (N= 30). POR MEIO DE TESTES COGNITIVOS E ESCALAS DE COMPORTAMENTO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O GRUPO DD APRESENTOU PIORES RESULTADOS NO SUBTESTE ARITMÉTICA DO TDE E SEU TOTAL, ASSIM COMO EM 11 SUBTESTES E NO TOTAL DA ZAREKI-R EM COMPARAÇÃO COM O GRUPO DT, EM CONTRASTE COM OS DADOS NORMATIVOS AS CRIANÇAS COM DD APRESENTARAM RESULTADOS ABAIXO DO ESPERADO PARA FAIXA ETÁRIA NOS SUBTESTES CONTAGEM ORAL EM ORDEM INVERSA, ESTIMATIVA CONTEXTUAL, CÁLCULO MENTAL E NO TOTAL DA ZAREKI-R. CRIANÇAS COM DD APRESENTARAM DÉFICITS ESPECÍFICOS NO PROCESSAMENTO NUMÉRICO E CÁLCULO, RESULTADO COMPATÍVEL COM DIAGNÓSTICO. ALÉM DISSO, AS CRIANÇAS COM DD POSSUÍAM RECONHECIMENTO SOBRE SUA DIFICULDADE, SENDO ASSIM, OS SINAIS DE INCOMPETÊNCIA PODEM LEVAR A UMA VISÃO EXACERBADA DE SUAS DIFICULDADES, PORTANTO É NECESSÁRIO UM DIAGNÓSTICO ESPECIALIZADO PARA UM TRATAMENTO ADEQUADO. ESTUDO PÓS-TREINO: O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI VERIFICAR OS EFEITOS DE DUAS TÉCNICAS DO TREINO MUSICAL NA CAPACIDADE DE INTELIGÊNCIA, DESEMPENHO ESCOLAR, FUNÇÕES EXECUTIVAS, MEMÓRIA OPERACIONAL, COGNIÇÃO NUMÉRICA E COMPORTAMENTO EMOCIONAL, POR MEIO DE AVALIAÇÕES PRÉ E PÓS-TREINO MUSICAL EM CRIANÇAS DD E DT. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 53 CRIANÇAS, DIVIDIDAS EM QUATRO GRUPOS DE ACORDO COM A ORDEM DA TÉCNICA MUSICAL RECEBIDA: DESENVOLVIMENTO TÍPICO, AUDITIVO-MUSICAL DEPOIS RÍTMICA - DTAR (N=14), DESENVOLVIMENTO TÍPICO, RÍTMICA DEPOIS AUDITIVO-MUSICAL - DTRA (N= 12), DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO, AUDITIVO-MUSICAL DEPOIS RÍTMICA - DDAR (N=14) E DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO, RÍTMICA DEPOIS AUDITIVO-MUSICAL - DDRA (N=13). OS TESTES NEUROPSICOLÓGICOS FORAM OS MESMOS UTILIZADOS NO ESTUDO PRÉ-TREINO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS CRIANÇAS DDAR OBTIVERAM GANHOS PARA A COMPREENSÃO NUMÉRICA, PARA MEMÓRIA OPERACIONAL VÍSUOESPACIAL E VERBAL EM COMPARAÇÃO COM AS CRIANÇAS DDRA, ENTRETANTO, A CAPACIDADE DE CÁLCULO NA TERCEIRA AVALIAÇÃO AINDA ESTAVA COMPROMETIDA. DESTE MODO, ESTES ACHADOS SUGEREM QUE A DD É UM TRANSTORNO PERSISTENTE, CONTUDO A ORDEM DOS DIFERENTES TIPOS DE TÉCNICA AFETAM DIFERENTES ASPECTOS DA COGNIÇÃO, SENDO QUE A TÉCNICA AUDITIVO-MUSICAL APLICADA PRIMEIRO A RÍTMICA APRESENTARIA MAIORES BENEFÍCIOS COMO REABILITADOR EM CRIANÇAS COM DD NESTA FAIXA ETÁRIA.
Título (EN):
THE EFFECT OF MUSICAL TRAINING ON THE CAPACITY OF WORKING MEMORY AND NUMERICAL COGNITION IN CHILDREN WITH DEVELOPMENTAL DYSCALCULIA
Palavras-Chave (EN):
DEVELOPMENTAL DYSCALCULIA
MUSICAL TRAINING
WORKING MEMORY
Resumo Original (EN):
THERE ARE EVIDENCES THAT MUSICAL TRAINING IS SUBSIDIZED BY THE CAPACITY OF WORKING MEMORY AND INVOLVES MATHEMATICAL CONCEPTS. HOWEVER DO NOT HAVE MUCH KNOWLEDGE ABOUT THE RELATIONSHIP BETWEEN WORKING MEMORY AND MATHEMATICAL SKILLS DURING THE DEVELOPMENT OF MUSICAL ABILITIES IN CHILDREN WITH DEVELOPMENTAL DYSCALCULIA. TWO STUDIES WERE CONDUCTED: PRE-TRAINING STUDY: THE OBJECTIVE WAS TO ASSESS THE DAMAGE PROFILE OF CHILDREN WITH DEVELOPMENTAL DYSCALCULIA (DD) COMPARED TO CHILDREN WITH TYPICAL DEVELOPMENT (DT) IN INTELLECTUAL ABILITY, SCHOOL PERFORMANCE, EXECUTIVE FUNCTIONS, WORKING MEMORY, NUMERICAL COGNITION AND EMOTIONAL BEHAVIOR. THE STUDY INCLUDED 58 CHILDREN, AGE OF 8 YEARS, DIVIDED INTO TWO GROUPS, DD GROUP (N = 28) AND DT (N = 30). CHILDREN WERE EVALUATED BY COGNITIVE TASKS AND BEHAVIOR SCALES. THE RESULTS SHOWED THAT THE DD GROUP THE WORST RESULTS IN ARITHMETIC SUBTEST AND TDE TOTAL, AS WELL AS 11 SUBTESTS AND TOTAL ZAREKI-R, COMPARED WITH DT, IN CONTRAST TO NORMATIVE DATA, THE RESULTS WERE LOWER THAN EXPECTED FOR THE AGE, IN SUBTESTS ORAL COUNT IN REVERSE ORDER, CONTEXTUAL ESTIMATION, MENTAL CALCULATION AND TOTAL ZAREKI-R. DD CHILDREN SHOWED SPECIFIC DEFICITS IN NUMBER PROCESSING AND CALCULATION, COMPATIBLE WITH DYSCALCULIA. IN ADDITION, CHILDREN WITH DD HAVE RECOGNITION OF THEIR DIFFICULTY, SO THE SIGNS OF INADEQUACY CAN LEAD TO A HEIGHTENED VIEW OF THE DIFFICULTIES, THUS REQUIRES A SPECIALIZED DIAGNOSIS FOR ADEQUATE TREATMENT. POST-TRAINING STUDY: THE AIM OF THIS STUDY WAS TO INVESTIGATE THE EFFECTS OF TWO TECHNIQUES OF MUSICAL TRAINING ON THE ABILITY OF INTELLIGENCE, SCHOOL PERFORMANCE, EXECUTIVE FUNCTIONS, WORKING MEMORY, NUMERICAL COGNITION AND EMOTIONAL BEHAVIOR, THROUGH PRE AND POST MUSICAL TRAINING IN CHILDREN DD AND DT. THE STUDY INCLUDED 53 CHILDREN, DIVIDED INTO FOUR GROUPS ACCORDING TO THE ORDER OF THE MUSICAL TRAINING RECEIVED: TYPICAL DEVELOPMENT, MUSICAL AUDITORY AFTER RHYTHMIC - DTAR (N = 14), TYPICAL DEVELOPMENT, RHYTHMIC AFTER MUSICAL AUDITORY - DTRA (N = 12), DEVELOPMENTAL DYSCALCULIA, MUSICAL AUDITORY THEN RHYTHMIC - DDAR (N = 14) AND DEVELOPMENTAL DYSCALCULIA, RHYTHMIC THEN MUSICAL AUDITORY - DDRA (N = 13). NEUROPSYCHOLOGICAL TESTS WERE THE SAME USED IN THE STUDY PRETRAINING. THE RESULTS SHOWED THAT CHILDREN DDAR MADE GAINS IN NUMERICAL COMPREHENSION AND VISUOSPATIAL AND VERBAL WORKING MEMORY COMPARED TO CHILDREN DDAR. HOWEVER THE ABILITY TO CALCULATE IN THE THIRD ASSESSMENT WAS STILL COMPROMISED. THUS THESE FINDINGS SUGGEST THAT DD IS A PERSISTENT DISORDER, HOWEVER, THE ORDER OF THE DIFFERENT TECHNIQUES AFFECT DIFFERENT ASPECTS OF COGNITION, AND THE METHODOLOGY MUSICAL AUDITORY AFTER RHYTHMIC TO PRESENT MORE BENEFITS SUCH AS REHABILITATION OF CHILDREN WITH DD.
Arquivo:
DIS_MEST20130823_RIBEIRO FABIANA SILVA.pdf
Tamanho:
15289 Kb (15289919 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
04/10/2013 ÀS 09:07:44
Atualizado:
04/10/2013 ÀS 09:07:44
Visitas:
1211
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 12:01:25
Downloads:
116
Último Download em :
27/12/2023 ÀS 12:10:17
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por