Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DE UMA TEMÁTICA SOCIOCIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DO AGIR COMUNICATIVO
Autor:
BORTOLETTO, ADRIANA
Email:
adribortto@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
MATERIAIS
Titulação:
MESTRE(A) EM MATERIAIS
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. FARIAS, CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA
Dr. LONGHI, JOSÉ ARMINDO
Data de Defesa:
05/03/2013
Palavras-Chave (PT):
AÇÃO COMUNICATIVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS A CONSTITUIÇÃO E EVOLUÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDO, CUJOS INTEGRANTES SÃO PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E DOIS REPRESENTANTES DA UNIVERSIDADE, AMBOS INTERESSADOS EM SUPERAR AS ANGÚSTIAS QUE PERFAZEM A ROTINA DA SALA DE AULA. ESTA PARCERIA INICIOU-SE NO ANO DE 2010 E CONTINUA ATÉ O MOMENTO. O OBJETIVO DESTE GRUPO É PROBLEMATIZAR AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DE ENSINO, POR MEIO DO ESTUDO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, BEM COMO, O PLANEJAMENTO COLETIVO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE UM TEMA SOCIOCIENTÍFICO. AO LONGO DOS CINCO CAPÍTULOS, PROCURAMOS APRESENTAR O CAMINHO QUE SE DESENVOLVE PARA RESPONDER O SEGUINTE CONJUNTO DE QUESTÕES: DENTRO DE CONTEXTOS COMUNICATIVOS NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO SÃO DISCUTIDAS AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS POR PROFESSORES EM SEUS PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO? TENDO COMO POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS: 1) CONSIDERANDO A AÇÃO COMUNICATIVA, QUE OBSTÁCULOS, RUPTURAS EPISTEMOLÓGICAS E ONTOLÓGICAS PERMEIAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES? 2) NAS DISCUSSÕES E INTERVENÇÕES PRATICADAS JUNTO AO GRUPO, QUAIS EVENTOS CONTRIBUÍRAM/CONTRIBUEM PARA AS DISCUSSÕES, ENTENDIMENTOS E INTERPRETAÇÕES CRÍTICAS DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E DAS RELAÇÕES CTSA? OS DADOS FORAM CONSTITUÍDOS POR MEIO DE NOTAS DE DIÁRIO DE CAMPO, RELATÓRIOS, E-MAILS E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DAS 21 REUNIÕES REALIZADAS AO LONGO DOS ANOS DE 2011 E 2012. O CONJUNTO DE DADOS A SEREM ANALISADOS SERÃO PRIMEIRAMENTE TRANSCRITOS E DEPOIS SUBMETIDOS À ABORDAGEM METODOLÓGICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. POR FIM SERÃO DESENVOLVIDAS CATEGORIAS COM BASE NO REFERENCIAL TEÓRICO HABERMASIANO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ACTION COMMUNICATION
SOCIOSCIENTIFIC ISSUES
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
IN THIS PAPER, I PRESENT THE FORMATION AND EVOLUTION OF A STUDY GROUP, WHOSE MEMBERS ARE TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS AND TWO UNIVERSITY REPRESENTATIVES, BOTH INTERESTED IN OVERCOMING THE ANXIETIES THAT ADD UP THE ROUTINE OF THE CLASSROOM. THIS PARTNERSHIP BEGAN IN 2010 AND CONTINUES TO DATE. THE PURPOSE OF THIS GROUP IS TO DISCUSS THE DIFFICULTIES OF TEACHING PRACTICE, THROUGH THE STUDY OF THE THEORETICAL ASSUMPTIONS OF SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES, BUT ALSO THE COLLECTIVE PLANNING OF A DIDACTIC SEQUENCE OF A SOCIAL-SCIENTIFIC THEME. THROUGHOUT THE FIVE CHAPTERS PRESENTED IN THIS WORK, WE PRESENT THE WAY IT DEVELOPS TO MEET THE FOLLOWING SET OF QUESTIONS: COMMUNICATIVE CONTEXTS WITHIN THE SCHOOL ENVIRONMENT, SUCH AS SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES ARE NEGOTIATED BY TEACHERS IN THEIR FORMATION PROCESSES IN OFFICE? WITH THE POSSIBLE UNFOLDING: 1) CONSIDERING THE COMMUNICATIVE ACTION, THAT OBSTACLES, BREAKS EPISTEMOLOGICAL AND ONTOLOGICAL PERMEATE THE PROCESS OF IN-SERVICE TRAINING OF TEACHERS? 2) IN DISCUSSIONS AND INTERVENTIONS PRACTICED WITH THE GROUP, WHICH EVENTS CONTRIBUTED / CONTRIBUTE TO THE NEGOTIATIONS, UNDERSTANDINGS AND INTERPRETATIONS OF CRITICAL SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES AND RELATIONS CTSA? THE DATA WERE RECORDED THROUGH DAILY FIELD NOTES, REPORTS, EMAILS AND AUDIO RECORDINGS OF THE 21 MEETINGS HELD OVER THE YEARS 2011 AND 2012. THE SET OF DATA TO BE ANALYZED IS FIRST TRANSCRIBED AND THEN SUBJECTED TO A METHODOLOGICAL APPROACH TO CONTENT ANALYSIS. FINALLY CATEGORIES WILL BE DEVELOPED BASED ON THE THEORETICAL HABERMASIAN.
Arquivo:
DIS_MEST20130305_BORTOLETTO ADRIANA.pdf
Tamanho:
2201 Kb (2201725 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/09/2013 ÀS 11:54:48
Atualizado:
23/09/2013 ÀS 11:54:48
Visitas:
1018
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 13:52:40
Downloads:
85
Último Download em :
30/01/2024 ÀS 22:02:09
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por