Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A MAIOR FLOR DO MUNDO DE JOSÉ SARAMAGO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Autor:
AGUDO, MARCELA DE MORAES
Email:
marcelamagudo@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Data de Defesa:
21/02/2013
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
ESCOLA PÚBLICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
ESTE ESTUDO SITUA-SE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VOLTA-SE PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA. FOI REALIZADO UM PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO COMO PROPOSTA FORMATIVA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES NO SENTIDO DE AVANÇAR NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. O OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA A PARTIR DO CONTO INFANTIL ?A MAIOR FLOR DO MUNDO? DE JOSÉ SARAMAGO. FORAM ANALISADOS O PROCESSO DE FORMAÇÃO GRUPAL, AS ATIVIDADES REALIZADAS JUNTO DOS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, BEM COMO AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS PROFESSORES COM SEUS ALUNOS. OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NA ORGANIZAÇÃO E NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO ALMEJADA. OU SEJA, A DINÂMICA DA REALIDADE DAS ESCOLAS PESQUISADAS MOSTROU A DIFICULDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS. AS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS PROFESSORES PARTICIPANTES MOSTRARAM A POSSIBILIDADE DESSES PROFESSORES ASSUMIREM ALGUNS COMPROMISSOS COM O PROCESSO DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA, PELA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAÇÃO COLETIVA NOS ENCONTROS, NAS ATIVIDADES REALIZADAS COM ELES E NAS ATIVIDADES QUE REALIZARAM COM SEUS ALUNOS. NO ENTANTO, A CONDIÇÃO DE PROLETARIZAÇÃO DOCENTE E A GESTÃO ESCOLAR AUTORITÁRIA ATRAPALHARAM INICIATIVAS DE TRABALHO COLETIVO, REFLEXIVO, NO SENTIDO DE QUE OS PROFESSORES COMPARTILHASSEM DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO EDUCATIVO. SÃO NECESSÁRIOS MAIORES ESFORÇOS QUE PROPORCIONEM FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NO SENTIDO DE INSERIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION
PUBLIC SCHOOL
TEACHER TRAINING
Resumo Original (EN):
THIS STUDY IS IN THE FIELD OF ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TURNS TO THE INCLUSION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE ELEMENTARY EDUCATION FROM PUBLIC SCHOOL. A ACTION RESEARCH WAS ACHIEVED AS FORMATIVE PROPOSAL OF THE PARTICIPATING TEACHERS IN ORDER TO ADVANCE THE PROCESS OF APPROPRIATION OF KNOWLEDGE ABOUT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF THE SUBJECTS INVOLVED. THE AIM WAS TO INVESTIGATE THE POSSIBILITIES OF INSERTION OF CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOL FROM THE CHILDRENS STORY A MAIOR FLOR DO MUNDO (THE LARGEST FLOWER IN THE WORLD) BY JOSÉ SARAMAGO. THE PROCESS OF GROUP FORMATION, THE ACTIVITIES PERFORMED WITH TEACHERS IN THE DEVELOPMENT OF RESEARCH AS WELL AS ACTIVITIES UNDERTAKEN BY TEACHERS WITH THEIR STUDENTS WERE ANALYZED. THE OBSTACLES ENCOUNTERED IN THE ORGANIZATION AND IN EVERYDAY PUBLIC SCHOOL HINDERED THE PARTICIPATION DESIRED. IN OTHER WORDS, THE DYNAMICS OF THE REALITY OF STUDIED SCHOOLS SHOWED THE DIFFICULTY OF THE SUBJECTS PARTICIPATION. THE ACTIVITIES CONDUCTED WITH PARTICIPATING TEACHERS SHOWED THE POSSIBILITY OF THESE TEACHERS ASSUME SOME COMPROMISES WITH THE PROCESS OF INTEGRATION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOL, THE OPPORTUNITY TO COLLECTIVE PARTICIPATION IN THE MEETINGS, ACTIVITIES WITH THEM AND THE ACTIVITIES CARRIED OUT WITH STUDENTS. HOWEVER, THE CONDITION OF TEACHER PROLETARIANIZATION AND AUTHORITATIVE SCHOOL MANAGEMENT HINDERED INITIATIVES OF COLLECTIVE AND REFLECTIVE WORK, IN ORDER TO THE TEACHERS SHARE DIFFICULTIES AND POSSIBILITIES OF EDUCATIONAL WORK. GREATER EFFORTS ARE NEEDED TO PROVIDE CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN ORDER TO INSERT THE CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE SCHOOL CURRICULUM.
Arquivo:
DIS_MEST20130221_AGUDO MARCELO DE MORAES.pdf
Tamanho:
2193 Kb (2193308 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/09/2013 ÀS 15:13:19
Atualizado:
17/09/2013 ÀS 15:13:19
Visitas:
1446
Última Visita em :
19/04/2024 ÀS 09:32:59
Downloads:
149
Último Download em :
19/04/2024 ÀS 09:56:00
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por