DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A MAIOR FLOR DO MUNDO DE JOSÉ SARAMAGO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
Autor: |
AGUDO, MARCELA DE MORAES |
Email: |
marcelamagudo@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2013 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI ♠ Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
|
Data de Defesa: |
21/02/2013 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ♠ ESCOLA PÚBLICA ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTE ESTUDO SITUA-SE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VOLTA-SE PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA. FOI REALIZADO UM
PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO COMO PROPOSTA FORMATIVA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES NO SENTIDO
DE AVANÇAR NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS
SUJEITOS ENVOLVIDOS. O OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA A PARTIR DO CONTO INFANTIL ?A MAIOR FLOR DO MUNDO? DE JOSÉ
SARAMAGO. FORAM ANALISADOS O PROCESSO DE FORMAÇÃO GRUPAL, AS ATIVIDADES REALIZADAS JUNTO
DOS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, BEM COMO AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS
PROFESSORES COM SEUS ALUNOS. OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NA ORGANIZAÇÃO E NO COTIDIANO DA
ESCOLA PÚBLICA DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO ALMEJADA. OU SEJA, A DINÂMICA DA REALIDADE DAS
ESCOLAS PESQUISADAS MOSTROU A DIFICULDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS. AS ATIVIDADES
REALIZADAS COM OS PROFESSORES PARTICIPANTES MOSTRARAM A POSSIBILIDADE DESSES PROFESSORES
ASSUMIREM ALGUNS COMPROMISSOS COM O PROCESSO DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA
ESCOLA, PELA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAÇÃO COLETIVA NOS ENCONTROS, NAS ATIVIDADES REALIZADAS
COM ELES E NAS ATIVIDADES QUE REALIZARAM COM SEUS ALUNOS. NO ENTANTO, A CONDIÇÃO DE
PROLETARIZAÇÃO DOCENTE E A GESTÃO ESCOLAR AUTORITÁRIA ATRAPALHARAM INICIATIVAS DE TRABALHO
COLETIVO, REFLEXIVO, NO SENTIDO DE QUE OS PROFESSORES COMPARTILHASSEM DIFICULDADES E
POSSIBILIDADES DO TRABALHO EDUCATIVO. SÃO NECESSÁRIOS MAIORES ESFORÇOS QUE PROPORCIONEM
FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NO SENTIDO DE INSERIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO
CURRÍCULO ESCOLAR. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION ♠ PUBLIC SCHOOL ♠ TEACHER TRAINING
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS STUDY IS IN THE FIELD OF ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TURNS TO THE INCLUSION OF
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE ELEMENTARY EDUCATION FROM PUBLIC SCHOOL. A ACTION RESEARCH
WAS ACHIEVED AS FORMATIVE PROPOSAL OF THE PARTICIPATING TEACHERS IN ORDER TO ADVANCE THE
PROCESS OF APPROPRIATION OF KNOWLEDGE ABOUT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF THE SUBJECTS
INVOLVED. THE AIM WAS TO INVESTIGATE THE POSSIBILITIES OF INSERTION OF CRITICAL ENVIRONMENTAL
EDUCATION IN SCHOOL FROM THE CHILDRENS STORY A MAIOR FLOR DO MUNDO (THE LARGEST FLOWER IN
THE WORLD) BY JOSÉ SARAMAGO. THE PROCESS OF GROUP FORMATION, THE ACTIVITIES PERFORMED WITH
TEACHERS IN THE DEVELOPMENT OF RESEARCH AS WELL AS ACTIVITIES UNDERTAKEN BY TEACHERS WITH THEIR
STUDENTS WERE ANALYZED. THE OBSTACLES ENCOUNTERED IN THE ORGANIZATION AND IN EVERYDAY PUBLIC
SCHOOL HINDERED THE PARTICIPATION DESIRED. IN OTHER WORDS, THE DYNAMICS OF THE REALITY OF
STUDIED SCHOOLS SHOWED THE DIFFICULTY OF THE SUBJECTS PARTICIPATION. THE ACTIVITIES CONDUCTED
WITH PARTICIPATING TEACHERS SHOWED THE POSSIBILITY OF THESE TEACHERS ASSUME SOME
COMPROMISES WITH THE PROCESS OF INTEGRATION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOL, THE
OPPORTUNITY TO COLLECTIVE PARTICIPATION IN THE MEETINGS, ACTIVITIES WITH THEM AND THE ACTIVITIES
CARRIED OUT WITH STUDENTS. HOWEVER, THE CONDITION OF TEACHER PROLETARIANIZATION AND
AUTHORITATIVE SCHOOL MANAGEMENT HINDERED INITIATIVES OF COLLECTIVE AND REFLECTIVE WORK, IN
ORDER TO THE TEACHERS SHARE DIFFICULTIES AND POSSIBILITIES OF EDUCATIONAL WORK. GREATER EFFORTS
ARE NEEDED TO PROVIDE CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN ORDER TO INSERT THE CRITICAL
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE SCHOOL CURRICULUM. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20130221_AGUDO MARCELO DE MORAES.pdf
|
Tamanho: |
2193 Kb (2193308 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
17/09/2013 ÀS 15:13:19 |
Atualizado: |
17/09/2013 ÀS 15:13:19 |
Visitas: |
1559 |
Última Visita em : |
18/03/2025 ÀS 21:16:45 |
Downloads: |
151 |
Último Download em : |
13/11/2024 ÀS 18:21:41 |