Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO TÉCNICO: TRABALHO E INTERDISCIPLINARIDADE
Autor:
GONÇALVES, CARLOS EDUARDO
Email:
duzaumbio@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
MATERIAIS
Titulação:
MESTRE(A) EM MATERIAIS
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Data de Defesa:
17/06/2013
Palavras-Chave (PT):
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
ENSINO TÉCNICO
INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo Original (PT):
AO LONGO DE DUAS DÉCADAS, NOTAMOS UMA GRANDE PROJEÇÃO DO ENSINO TÉCNICO NO ESTADO DE SÃO PAULO, CONCOMITANTE À ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE ABERTURA DE MERCADO, RESULTADO DO MODELO NEOLIBERAL QUE FUNDAMENTA A ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DESDE A DÉCADA DE NOVENTA DO SÉCULO XX. ESTA ATUAL FASE DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA É CONCEBIDO AQUI COMO A ORIGEM DA CRISE AMBIENTAL. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO É IDENTIFICAR E ANALISAR AS POSSIBILIDADES E OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES QUANTO À INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO TÉCNICO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE. OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO DE CUNHO QUALITATIVO NA ETEC ORLANDO QUAGLIATO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO ? SP. UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ATRAVÉS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES, COORDENADORES E O DIRETOR, ALÉM DA VISITA A UMA FEIRA TECNOLÓGICA, FORAM ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A COLETA DE DADOS. O PROCESSO INICIAL DA COLETA DE DADOS APONTOU QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSITA ENTRE AS VISÕES NATURALISTA E RECURSISTA; O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDO AO GRUPO DE PROFESSORES PODERIA SUPERAR A VISÃO INGÊNUA PELA VISÃO CRÍTICA, PORÉM, OS PROFESSORES NÃO CONCLUÍRAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO, TAMPOUCO ELABORARAM UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. OS DADOS INDICAM QUE HÁ GRANDES LACUNAS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL E PERMANENTE DOS PROFESSORES, ISTO É, MUITOS DELES SÃO BACHARÉIS QUE ATUAM COMO DOCENTES SEM NENHUMA FORMAÇÃO PARA ISSO. OBSERVOU-SE TAMBÉM, COMO RESULTADO DO PROCESSO DE ENSINO, A APROPRIAÇÃO PELO ALUNO DE CONHECIMENTOS FRAGMENTADOS, TRANSMITIDOS DE FORMA MECÂNICA. ALÉM DISTO, AS DIFICULDADES DE PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PARTE DESTE ESTUDO, DEU-SE PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE TEMPO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA PLATAFORMA VIRTUAL. TUDO INDICA QUE ISSO FOI OCASIONADO PELAS GRANDES JORNADAS DE TRABALHO, DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, NAS QUAIS OS PROFESSORES SÃO SUBMETIDOS, PRINCIPALMENTE AS DIFICULDADES RELACIONADAS À PREPARAÇÃO DE AULAS E OBTENÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS, EXAUSTÃO FÍSICA E MENTAL, DENTRE OUTRAS SITUAÇÕES QUE PODEM CARACTERIZAR UM PROCESSO DE PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. CONCLUI-SE QUE A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NAS CONDIÇÕES VERIFICADAS NO ESTUDO DEPENDEM DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR ENQUANTO SER ONILATERAL, CAPAZ DE AGIR E REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA, NA BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.
Título (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN TECHNICAL EDUCATION: WORK AND INTERDISCIPLINARY
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION
INTERDISCIPLINARITY
TECHNICAL EDUCATION
VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT
Resumo Original (EN):
THERE HAS BEEN NOTICED A GREAT PROJECTION OF TECHNICAL EDUCATION IN SÃO PAULO STATE FOR TWO DECADES CONCOMITANT WITH THE ACCELERATION OF THE MARKET OPENING PROCESS, RESULTING FROM THE NEOLIBERAL MODEL WHICH FUNDAMENTS THE ECONOMICAL ORGANIZATION OF THE BRAZILIAN SOCIETY SINCE THE 1990?S. THIS CURRENT STEP OF THE CAPITALIST MODE OF PRODUCTION IS CONCEIVED HERE AS THE ORIGIN OF THE ENVIRONMENTAL CRISIS. IN THIS CONTEXT, THIS STUDY AIMS TO IDENTIFY AND ANALYZE THE POSSIBILITIES AND OBSTACLES THE TEACHERS FACE ON THE INSERTION OF THE ENVIRONMENTAL EDUCATION IN A TECHNICAL EDUCATION SCHOOLS THOROUGH INTERDISCIPLINARITY. WE CONDUCTED A QUALITATIVE FIELD RESEARCH AT ETEC ORLANDO QUAGLIATO, LOCATED IN SANTA CRUZ DO RIO PARDO ? SP. SOME OF THE STRATEGIES USED TO COLLECT DATA WERE A PROPOSAL OF CONTINUING EDUCATION USING THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT, SEMISTRUCTURED INTERVIEWS WITH TEACHERS, COORDINATORS AND DIRECTOR, AND A VISIT TO THE TECHNOLOGICAL FAIR. THE INITIAL PROCESS OF DATA COLLECTING SHOWED THE TEACHERS? PEDAGOGICAL PRACTICE IN ENVIRONMENTAL EDUCATION TRANSITS BETWEEN THE NATURALISTIC AND RESOURCE-BASED VIEWS; THE PROCESS OF CONTINUING EDUCATION OFFERED TO THE GROUP OF TEACHERS COULD OVERCOME THE INGENUOUS VIEW TO THE CRITICAL VIEW. HOWEVER, THE TEACHERS NEITHER FINISHED THE EDUCATIONAL PROCESS NOR CREATED AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL TO ENVIRONMENTAL EDUCATION AT SCHOOL. THE DATA INDICATES THERE ARE BIG GAPS IN THE INITIAL AND PERMANENT PEDAGOGICAL EDUCATION OF TEACHERS, NAMELY, LOTS OF THEM ARE BACHELORS THAT WORK AS TEACHERS WITH NO EDUCATION TO DO SO. WE ALSO OBSERVED, AS A RESULT OF THE EDUCATIONAL PROCESS, THE APPROPRIATION BY THE STUDENTS OF THE FRAGMENTED KNOWLEDGE TRANSMITTED IN A MECHANIC WAY. MOREOVER, THE DIFFICULTIES TO MAKE THE TEACHERS JOIN THE CONTINUING EDUCATION PROPOSAL, PART OF THIS STUDY, HAPPENED MAINLY DUE TO THE LACK OF TIME TO TAKE THE ACTIVITIES ON THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT. WE COULD SAY THIS WAS CAUSED BY HUGE WORKDAYS THE TEACHERS ARE SUBJECTED, IN AND OUTSIDE THE CLASSROOM, MAINLY THE DIFFICULTIES RELATED TO PREPARING CLASSES AND OBTAINING TEACHING MATERIAL, PHYSICAL AND MENTAL EXHAUSTION, AMONG OTHER SITUATIONS THAT MAY CHARACTERIZE A PROCESS OF PROLETARIANIZATION OF TEACHING. WE CONCLUDE THAT THE CONSTRUCTION OF THE CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE CONDITIONS CHECKED BY THE STUDY DEPENDS ON VALUING THE TEACHER AS OMNILATERAL BEING, CAPABLE OF ACTING AND REFLECTING ABOUT HIS/HER PRACTICE, SEEKING THE TRANSFORMATION OF THE SOCIETY.
Arquivo:
DIS_MEST20130617_GONCALVES CARLOS EDUARDO.pdf
Tamanho:
8691 Kb (8691853 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/09/2013 ÀS 11:38:56
Atualizado:
16/09/2013 ÀS 11:38:56
Visitas:
921
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 21:24:16
Downloads:
33
Último Download em :
30/01/2024 ÀS 10:59:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por