Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA
Autor:
TEIXEIRA, LUCAS ANDRÉ
Email:
lucasandreteixeira@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Dr. LOMBARDI, JOSÉ CLAUDINEI
Data de Defesa:
28/02/2013
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ESCOLA PÚBLICA
FILOSOFIA DA PRÁXIS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TRABALHO EDUCATIVO
Resumo Original (PT):
ESTE ESTUDO CONCEBE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA MATRIZ TEÓRICA QUE ENTENDE A EDUCAÇÃO COMO UM ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CONTRIBUINDO PARA O ENFRENTAMENTO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL RESULTANTE DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, CONSIDEROU-SE TRÊS ASPECTOS QUE ESTÃO RELACIONADOS AO TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA EDUCATIVA COMO OBJETO DE REFLEXÃO. MINHA TRAJETÓRIA FORMATIVA COMO PROFESSOR, PESQUISADOR E EDUCADOR AMBIENTAL DA E NA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, CONFIGURA-SE COMO DADOS EMPÍRICOS DESTE ESTUDO, REMETENDO-OS A UMA REFLEXÃO CRÍTICA E DIALÉTICA. TRATA-SE DOS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO NO NÍVEL DE DOUTORADO, QUE ESTABELECE COMO OBJETO DE ESTUDO A PRÁTICA EDUCATIVA DO EDUCADOR AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, TENDO COMO RECORTE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTACA-SE, POIS, A NECESSIDADE DE REFLETIR TEORICAMENTE SOBRE A PRÁTICA DE SER PROFESSOR TENDO COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO A PRÓPRIA PRÁTICA PROFISSIONAL, A MINHA PRÓPRIA PRÁTICA. AO TOMÁ-LA COMO OBJETO DE REFLEXÃO CRÍTICA, FUNDAMENTADA PELO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO, REVELOU-SE A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA RELATIVA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS CONTRADIÇÕES. NA TENTATIVA DE SEGUIR ESTA ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL, DEFENDO NO ESTUDO QUE A TRAJETÓRIA FORMATIVA CONCEBIDA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR COMO INTELECTUAL CRÍTICO E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA CRIA POSSIBILIDADES PARA QUE O PROFESSOR, AO TOMAR A SUA PRÓPRIA PRÁTICA COMO OBJETO DE REFLEXÃO CRÍTICA E DIALÉTICA, DESENVOLVA E AMPLIE A AUTONOMIA POR MEIO DA APROPRIAÇÃO, POR ELE, DE UM MÉTODO QUE LHE POSSIBILITE INTERPRETAR A REALIDADE PARA ALÉM DA FORMA PRÁTICO-UTILITÁRIA E DAS FORMAS HEGEMÔNICAS DE SE CONCEBER O TRABALHO EDUCATIVO. ASSIM, O ESTUDO PRODUZIU CONHECIMENTOS POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES E PRINCÍPIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS QUE BUSCAM A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL, CONTRIBUINDO PARA O ENFRENTAMENTO DO PROCESSO DE PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PARA COLOCÁ-LO COMO SUJEITO DO CONHECIMENTO, PROCESSO QUE SE DÁ PELA PRÁXIS, PELA APROPRIAÇÃO DE UM MÉTODO QUE CRIE CONDIÇÕES OBJETIVAS DE REFLETIR TEORICAMENTE SOBRE O SENTIDO DA PRÁTICA PARA RECONSTRUIR SUA PRÓPRIA CONCEPÇÃO DE REALIDADE SOCIOAMBIENTAL PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL WORK
ENVIRONMENTAL EDUCATION
PHILOSOPHY OF PRAXIS
PUBLIC SCHOOL
TEACHER TRAINING
Resumo Original (EN):
THIS STUDY CONCEIVES ENVIRONMENTAL EDUCATION FROM A THEORETICAL FRAMEWORK THAT UNDERSTANDS EDUCATION AS AN ELEMENT OF SOCIAL TRANSFORMATION THAT CONTRIBUTES TO FACE UP TO ENVIRONMENTAL DEGRADATION, A RESULT OF THE CAPITALIST MODE OF PRODUCTION. ASSUMING THAT, WE?VE CONSIDERED THREE ASPECTS THAT ARE RELATED TO THE EDUCATIONAL WORK IN SCHOOL: TEACHERS? TRAINING, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND THE EDUCATIONAL PRACTICE AS AN OBJECT OF REFLECTION. MY FORMATIVE PATH AS A TEACHER, RESEARCHER AND ENVIRONMENTAL EDUCATOR OF AND AT PUBLIC SCHOOLS IN THE STATE OF SÃO PAULO, IT?S CONFIGURED AS THE EMPIRICAL DATA TO THIS STUDY, WHICH ARE ANALYZED THROUGH A CRITICAL AND DIALECTICAL REFLECTION. THEY ARE THE RESULTS OF A DOCTORATE LEVEL RESEARCH, WHICH ESTABLISHES AS OBJECT OF STUDY THE ENVIRONMENTAL EDUCATORS? PRACTICE AT SCHOOLS, AIMING TO CONTRIBUTE TO THE TRAINING AND ACTION OF THE TEACHERS, FOCUSING ON ENVIRONMENTAL EDUCATION. WE HIGHLIGHT, THEREFORE, THE NEED TO REFLECT THEORETICALLY ABOUT THE PRACTICE OF BEING A TEACHER, HAVING AS RESEARCH?S SOURCE HIS/HER OWN PROFESSIONAL PRACTICE, MY OWN PRACTICE. TAKING IT AS AN OBJECT OF CRITICAL REFLECTION, BASED ON THE DIALECTICAL AND HISTORICAL MATERIALIST METHOD, WE?VE NOTICED THE NEED TO REFLECT ABOUT THE THEORETICAL AND METHODOLOGICAL BASIS IN ACADEMIC RESEARCH RELATED TO ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS. ATTEMPTING TO FOLLOW THIS METHODOLOGICAL DIRECTION TO THE ENVIRONMENTAL EDUCATORS TRAINING, I SUPPORT, IN THIS STUDY THAT THE FORMATIVE PATH DESIGNED BY THE PERSPECTIVE OF THE TEACHER AS A CRITICAL INTELLECTUAL AS WELL AS BY HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY CREATES POSSIBILITIES TO THE TEACHER TO, TAKING HIS OWN PRACTICE AS A CRITICAL AND DIALECTICAL OBJECT OF REFLECTION, TO DEVELOP AND EXPAND THE AUTONOMY THROUGH THE APPROPRIATION, BY HERSELF, OF A METHOD THAT ENABLES HIM/HERSELF TO COMPREHEND THE REALITY FURTHER THAN THE PRACTICAL AND UTILITARIAN-HEGEMONIC FORMS OF CONCEIVING THE EDUCATIONAL WORK. THUS, THIS STUDY PRODUCED KNOWLEDGE THROUGH THE DEVELOPMENT OF GUIDELINES AND PRINCIPLES TO THE ELABORATION OF METHODOLOGICAL PROPOSALS WHICH SEEK TO THE ENVIRONMENTAL EDUCATION INSERTION AT PUBLIC SCHOOLS AND THE ENVIRONMENTAL EDUCATORS TRAINING, HELPING TO CONFRONT THE PROCESS OF PROLETARIANIZATION OF TEACHING IN ORDER TO PLACE HIM AS A INDIVIDUAL OF KNOWLEDGE, A PROCESS THAT OCCURS THROUGH PRAXIS, BY THE APPROPRIATION OF A METHOD THAT OBJECTIVELY CREATES CONDITIONS TO THEORETICALLY REFLECT ABOUT THE MEANING OF THE PRACTICE TO REBUILD HIS/HER OWN CONCEPTION OF SOCIO-ENVIRONMENTAL REALITY TO THE INSERTION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PUBLIC SCHOOL.
Arquivo:
TES_DOUT20130228_TEIXEIRA LUCAS ANDRE.pdf
Tamanho:
1945 Kb (1945045 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/09/2013 ÀS 16:57:33
Atualizado:
09/09/2013 ÀS 16:57:33
Visitas:
1003
Última Visita em :
17/05/2024 ÀS 06:02:37
Downloads:
94
Último Download em :
12/04/2024 ÀS 06:22:48
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por