Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO SOBRE AS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES E POTENCIAIS FORMATIVOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Autor:
TAGLIATI, JOSE ROBERTO
Email:
tagliati@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Dr. ABIB, JOSE ANTONIO DAMASIO
Drª. CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Data de Defesa:
26/04/2013
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
PROJETOS PEDAGÓGICOS
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE CONFIGURAÇÕES CURRICULARES E POTENCIAL FORMATIVO DE LICENCIATURAS EM FÍSICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. SUAS ORIGENS REMETEM A UM ESTUDO MAIS ABRANGENTE, LONGITUDINAL, QUE SE INICIOU AINDA EM 2002 QUANDO FORAM ANALISADOS DISCURSOS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS QUE ATUAVAM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PRESTES A SOFRER UM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR. EM PESQUISAS SUBSEQUENTES FORAM DESENVOLVIDAS AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO ATRELADAS AOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NESTA UNIVERSIDADE PÚBLICA MENCIONADA. A PRESENTE PESQUISA EMBASA-SE NESSES ESTUDOS E APRESENTA COMO TEMA, PORTANTO, A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, DISCUTINDO AS ESTRUTURAS CURRICULARES DE LICENCIATURAS EM FÍSICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BUSCANDO EVIDENCIAR RELAÇÕES ENTRE CONFIGURAÇÕES CURRICULARES E POTENCIAL FORMATIVO. SÃO APRESENTADOS E DISCUTIDOS DOCUMENTOS E DIRETRIZES PROPOSTAS PELA LEGISLAÇÃO EM VIGOR E SEUS REFLEXOS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A INVESTIGAÇÃO FOI EMBASADA EM APORTES TEÓRICOS QUE NOS PERMITIRAM APROFUNDAR EM DIVERSOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA UMA ANÁLISE BEM FUNDAMENTADA E CONSCIENTE DE CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DESTINADAS À FORMAÇÕES DE PROFESSORES. PARA CONSTITUIÇÃO DE DADOS FORAM ANALISADOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E MATRIZES CURRICULARES DE QUATORZE LICENCIATURAS EM FÍSICA DISTRIBUÍDAS EM NOVE INSTITUIÇÕES, A PARTIR DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS SOBRE TEORIA DO CURRÍCULO, ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS, SABERES DOCENTES E NOÇÕES DE ANÁLISE DE DISCURSO DE LINHA FRANCESA. FORAM ENTREVISTADOS COORDENADORES DE CURSO DE FÍSICA E MEMBROS DE COLEGIADOS DE OITO INSTITUIÇÕES SENDO UTILIZADOS TRECHOS DE SUAS FALAS, NOS QUAIS FORAM LEVANTADOS ASPECTOS E DIMENSÕES DE ENTENDIMENTO E CONDUÇÃO DESTES CURSOS, DE INTERESSE PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE AS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES E SEUS POTENCIAIS FORMATIVOS. PARA A IDENTIFICAÇÃO DE TAIS RELAÇÕES ESTABELECEMOS UM QUADRO DE CRITÉRIOS QUE NOS LEVARAM A CATEGORIZAR OS CURSOS EM QUATRO NÍVEIS DE QUALIFICAÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS REESTRUTURAÇÕES CURRICULARES DAS LICENCIATURAS ANALISADAS, EMBORA TENHAM SIDO EFETUADAS DE MODO A ATENDER À LEGISLAÇÃO A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB) DE 1996 E OS PARECERES E RESOLUÇÕES DECORRENTES DESTA, PRECISAM SER MELHOR CONFIGURADAS. DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E AQUELAS QUE BUSCAM ARTICULAR OS CONTEÚDOS COM ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO, OU PROMOVER A CONTEXTUALIZAÇÃO DESTES, SÃO ALOCADAS NAS MATRIZES CURRICULARES DE UM MODO GERAL A PARTIR DO INÍCIO DOS CURSOS, EM ATENDIMENTO AO ESTABELECIDO NA LEGISLAÇÃO. PORÉM, O ENTENDIMENTO DO QUE SEJA A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) GERA DÚVIDAS E EQUÍVOCOS E, EM ALGUNS CASOS HÁ INDÍCIOS DE QUE A PCC SEJA ASSOCIADA ÀS AULAS EXPERIMENTAIS DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS. ALGUMAS LICENCIATURAS OFERECEM DISCIPLINAS CUJAS EMENTAS ABORDAM ELEMENTOS DA LEGISLAÇÃO E DA PESQUISA EM ENSINO, O QUE APONTA PARA UMA PREOCUPAÇÃO EM AMPLIAR O HORIZONTE DE CONHECIMENTOS DO FUTURO PROFESSOR. O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO POSSUI REGRAS BEM ESTABELECIDAS EM ALGUNS CASOS, MAS DE UM MODO GERAL CARECE DE INICIATIVAS DE EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO MELHOR PLANEJADAS. OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NA MAIORIA ABSOLUTA DAS CONFIGURAÇÕES NÃO CONTEMPLAM COM EXCLUSIVIDADE TEMAS RELACIONADOS AO ENSINO O QUE APONTA PARA A MANUTENÇÃO DE UM QUADRO HISTÓRICO DE INFLUÊNCIA OU DOMÍNIO DOS BACHARELADOS.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
CURRICULUM
PEDAGOGICAL PROJECTS
PHYSICS TEACHING
TEACHERS? INITIAL EDUCATION
TEACHERS? KNOWLEDGE
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMS TO INVESTIGATE POSSIBLE RELATIONSHIP BETWEEN CURRICULAR CONFIGURATIONS AND FORMATIVE POTENTIALS OF UNDERGRADUATE PROGRAMS DESIGNED TO FORM HIGH SCHOOL PHYSICS TEACHERS (CALLED LICENCIATURA IN BRAZIL) FROM THE STATE OF MINAS GERAIS. ITS ORIGINS DATE BACK TO A BROADER AND LONGITUDINAL STUDY, WHICH BEGAN BACK IN 2002, WHEN WERE ANALYZED DISCOURSES OF PROFESSORS WHO WORKED IN A LICENCIATURA OF A PUBLIC UNIVERSITY, ABOUT TO UNDERGO A PROCESS OF CURRICULAR RESTRUCTURING. IN A SUBSEQUENT RESEARCH IT WAS DEVELOPED ACTIONS OF A RESEARCH LINKED TO THE PROCESSES OF DEVELOPMENT AND IMPLEMENTATION OF CURRICULAR SETTINGS IN THIS MENTIONED PUBLIC UNIVERSITY. THIS RESEARCH IS BASED ON THESE FORMER STUDIES AND IS FOCUSED, SO, IN THE INITIAL FORMATION OF PHYSICS TEACHERS, DISCUSSING CURRICULAR STRUCTURES OF LICENCIATURAS FROM THE STATE OF MINAS GERAIS, BRAZIL, SEEKING TO UNDERSTAND POSSIBLE RELATIONSHIPS BETWEEN CURRICULAR CONFIGURATIONS AND FORMATIVE POTENTIAL OF THESE PROGRAMS. WE PRESENT AND DISCUSS DOCUMENTS AND GUIDELINES PROPOSED BY THE LEGISLATION ABOUT HIGH SCHOOL TEACHERS? FORMATION AND ITS IMPACT ON THE PROCESSES OF TEACHER TRAINING. THE RESEARCH WAS BASED ON THEORETICAL CONTRIBUTIONS THAT ALLOWED US TO DEFINE DIFFERENT SKILLS REQUIRED FOR A WELL-REASONED AND CONSCIOUS ANALYSIS OF CURRICULAR SETTINGS AIMED AT TRAINING TEACHERS. TO CONSTITUTE DATA, IT WERE ANALYZED PEDAGOGICAL PROJECTS AND CURRICULAR CONFIGURATIONS OF FOURTEEN PHYSICS LICENCIATURAS DISTRIBUTED IN NINE INSTITUTIONS, TAKING INTO CONSIDERATION THEORETICAL REFERENTIAL ON CURRICULUM THEORY, DEVELOPMENT OF EDUCATIONAL PROJECTS, TEACHERS' KNOWLEDGE, AND NOTIONS OF FRENCH DISCOURSE ANALYSIS. COORDINATORS OF PHYSICS LICENCIATURAS AND MEMBERS OF BOARDS OF EIGHT OF THESE INSTITUTIONS WERE INTERVIEWED AND ANALYZED EXCERPTS OF THEIR SPEECHES, FROM WHICH WERE RAISED ASPECTS AND DIMENSIONS OF THEIR UNDERSTANDING AND CONDUCTION OF THESE COURSES, OF INTEREST TO THE STUDY, TRYING TO UNDERSTAND THE RELATIONSHIPS BETWEEN CURRICULAR CONFIGURATIONS AND THEIR FORMATIVE POTENTIAL. FOR THE IDENTIFICATION OF SUCH RELATIONSHIPS IT WAS ESTABLISHED A FRAMEWORK OF CRITERIA THAT LED US TO CATEGORIZE THE PROGRAMS AT FOUR LEVELS OF QUALIFICATION. THE RESULTS SHOWED THAT THE CURRICULAR SETTINGS OF THE UNDERGRADUATE CURRICULA ANALYZED, ALTHOUGH THEY HAVE BEEN SET ACCORDING TO THE LEGISLATION SINCE THE ENACTMENT OF THE LAW OF GUIDELINES AND BASES (LDB) OF 1996 AND THE REPORTS AND RESOLUTIONS ARISING OF THEM, NEED TO HAVE A BETTER CONFIGURATION. THE PEDAGOGICAL DISCIPLINES AND OTHER WHICH SEEK TO ARTICULATE THE CONTENTS WITH STRATEGIES AND TEACHING METHODOLOGIES, OR PROMOTE THE CONTEXTUALIZATION OF THESE, ARE GENERALLY ALLOCATED ON THE CURRICULAR STRUCTURE SINCE THE BEGINNING OF THE PROGRAMS, IN COMPLIANCE WITH ESTABLISHED LAWS. HOWEVER, THE COMPREHENSION ABOUT WHAT IS PRACTICE AS CURRICULAR COMPONENT (PCC) GENERATES DOUBTS AND MISTAKES AND, IN SOME CASES, SHOWS EVIDENCE THAT THIS TERM IS ASSOCIATED WITH TEACHING LABORATORY EXPERIMENTAL CLASSES. SOME OF THESE UNDERGRADUATE PROGRAMS OFFER DISCIPLINES WHOSE CONTENTS ARE ADDRESSED TO ELEMENTS OF LEGISLATION AND TO THE RESEARCH IN EDUCATION, POINTING TO A CONCERN TO BROADEN THE HORIZON OF KNOWLEDGE OF THE FUTURE TEACHERS. IN MANY CASES, THE CURRICULAR TRAINEESHIP HAS WELL-ESTABLISHED RULES, BUT GENERALLY THEY LACK IN INITIATIVES OF EXECUTION AND MORE WELL-PLANNED EVALUATION. THE PROJECTS UNDERTAKEN FOR COMPLETION OF UNDERGRADUATE IN THESE LICENCIATURAS (CALLED TCC IN BRAZIL), IN THE ABSOLUTE MAJORITY OF THE CURRICULA, DO NOT CONTEMPLATE ISSUES EXCLUSIVELY RELATED TO EDUCATION, WHICH SEEMS TO POINT TO THE MAINTENANCE OF A HISTORICAL INFLUENCE OR DOMAIN OF THE PROGRAMS DESIGNED TO FORM BACHELORS (BACHARELADOS) OVER THOSE DESIGNED TO FORM TEACHERS.
Arquivo:
TES_DOUT20130426_TAGLIATI JOSE ROBERTO.pdf
Tamanho:
1746 Kb (1746346 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/09/2013 ÀS 20:15:41
Atualizado:
02/09/2013 ÀS 20:15:41
Visitas:
579
Última Visita em :
03/05/2024 ÀS 23:22:04
Downloads:
17
Último Download em :
05/12/2019 ÀS 16:40:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por