Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O PAPEL DA PRÁTICA REFLEXIVA DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA DE APRIMORAMENTO DE JOGOS COM QUESTÕES DE FÍSICA.
Autor:
FERREIRA, MARLI CARDOSO
Email:
ammecf@stetnet.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2003
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. FREITAS, DENISE DE
Dr. RAMOS, EUGENIO MARIA DE FRANÇA
Data de Defesa:
06/01/2003
Palavras-Chave (PT):
---
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO ANALISA SEIS PROJETOS DE JOGOS COM QUESTÕES DE FÍSICA CRIADOS POR INICIATIVA DA PESQUISADORA, NO PERÍODO DE 1998 A 2001, EM DIFERENTES REALIDADES DO ENSINO MÉDIO. A ANÁLISE PERMITIU NÃO SÓ DISTINGUIR AS CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS, MAS TAMBÉM AVALIAR COMO OS JOGOS EVOLUÍRAM, NAS TRÊS ETAPAS DE SUA APLICAÇÃO. AS MELHORIAS INTRODUZIDAS, PRINCIPALMENTE NA TERCEIRA ETAPA, REPRESENTARAM MAIOR OPORTUNIDADE DE FEEDBACKS ENTRE OS PARTICIPANTES (ELABORADORES, APLICADORES E JOGADORES) DOS JOGOS. A EVOLUÇÃO DOS JOGOS GUARDOU ESTREITA LIGAÇÃO COM OS INTERESSES, INDAGAÇÕES E, PRINCIPALMENTE, INFLUÊNCIAS INTERPESSOAIS E TEÓRICAS VIVENCIADAS PELA PROFESSORAPESQUISADORA, MENTORA DE TODOS OS PROJETOS. NESSE PROCESSO DE REFLEXÃO/AÇÃO, HOUVE DUAS FASES: A PRIMEIRA CARACTERIZADA POR SUA BUSCA PARA TORNAR O ENSINO DE FÍSICA PRAZEROSO; A SEGUNDA, POR SUA PERSISTÊNCIA EM APRIMORAR OS JOGOS, SOB INFLUÊNCIA DA PERSPECTIVA TEÓRICA DE PAUL BLACK SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA, OBJETO DE ESTUDO DO GRUPO DE PESQUISA DO QUAL PARTICIPAVA. ESSA ÚLTIMA FASE CONTRIBUIU DECISIVAMENTE PARA AS MELHORIAS DETECTADAS NA TERCEIRA ETAPA NOS JOGOS.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
---
Resumo Original (EN):
THIS WORK ANALYSES SIX PROJECTS IN WHICH PHYSICS QUESTIONING GAMES WERE ELABORATED AND APPLIED IN HIGH SCHOOL CLASSROOMS FROM 1998 TO 2001. THE ANALYSIS HAD NOT ONLY ALLOWED TO DISTINGUISH THE CHARACTERISTICS OF EACH PROJECT AND ALSO TO COMMUNICATE THEY HAVE EVOLVED GOING THROUGH THREE STAGES. THE IMPROVEMENTS INTRODUCED, MAINLY AT THE THIRD STAGE, REPRESENT A MAJOR OPPORTUNITY FOR FEEDBACK AMONG PARTICIPANTS (MAKERS, APPLIERS AND PLAYERS). THE EVOLUTION OF THE GAMES KEPT A TIED CONNECTION WITH THE INTERESTS, ANGUISHES AND QUESTIONINGS, BUT MAINLY WITH INTERPERSONAL AND THEORETICAL INFLUENCES, LIVED BY THE TEACHER/RESEARCHER WHO WAS THE CREATOR OF ALL THESE PROJECTS. THERE WERE TWO STAGES IN THE TEACHER REFLECTION/ACTION PROCESS. THE FIRST STAGE WAS CHARACTERIZED BY HER SEARCH FOR MAKING THE TEACHING OF PHYSICS ENJOYABLE; THE SECOND STAGE BY HER PERSISTENCE IN IMPROVING THE GAMES UNDER THE INFLUENCE OF PAUL BLACK?S THEORETICAL PERSPECTIVE ABOUT FORMATIVE ASSESSMENT, WHICH WAS THE STUDY SUBJECT OF HER RESEARCH GROUP. THE LAST STAGE DEFINITELY CONTRIBUTED FOR THE GAMES IMPROVEMENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20030106_FERREIRA MARLI CARDOSO.pdf
Tamanho:
915 Kb (915417 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/08/2007 ÀS 09:44:55
Atualizado:
23/08/2007 ÀS 09:44:55
Visitas:
1630
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 20:07:00
Downloads:
85
Último Download em :
28/08/2019 ÀS 03:29:30
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por