Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A ARTICULAÇÃO DAS CULTURAS HUMANÍSTICA E CIENTÍFICA POR MEIO DO ESTUDO HISTÓRICO-SOCIOCULTURAL DOS TRABALHOS DE JAMES PRESCOTT JOULE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM UMA PERSPECTIVA TRANSFORMADORA
Autor:
QUEIRÓS, WELLINGTON PEREIRA
Email:
wellington_fis@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - BRASIL
Unidade:
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (CED) - FLORIANÓPOLIS - SC
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Co-Orientador:
Dr. NETO, DEMÉTRIO DELIZOICOV
Banca Examinadora:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. NEVES, MARCOS CÉSAR DANHONI
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BIERL
Dr. SCHEID, NEUSA MARIA JOHN
Data de Defesa:
08/08/2012
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
HISTÓRIA , FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA
JAMES PRESCOTT JOULE
LUDWIK FLECK
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI ANALISAR, NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL, OS TRABALHOS DO CIENTISTA JAMES PRESCOTT JOULE, MOSTRANDO AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DESTA ANÁLISE PARA PROPORCIONAR UM MAIOR DIÁLOGO ENTRE A CULTURA CIENTÍFICA E HUMANÍSTICA, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE FÍSICA, NUMA PERSPECTIVA TRANSFORMADORA. A METODOLOGIA DA PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO DOCUMENTAL E FOI CONSTITUÍDA DE DUAS FASES ARTICULADAS ENTRE SI. NA PRIMEIRA FASE FOI FEITO UM ESTUDO DO TRABALHO DO CIENTISTA JAMES PRESCOTT JOULE, UTILIZANDO-SE DE PUBLICAÇÕES ORIGINAIS E OBRAS DE HISTORIADORES DA CIÊNCIA. REALIZAMOS UMA ANÁLISE, A PARTIR DOS ESTUDOS DE FLECK, NA QUAL IDENTIFICAMOS OS COLETIVOS DE PENSAMENTO, DO QUAL JOULE PARTICIPOU E COMPARTILHOU IDEIAS E PRÁTICAS, QUE DENOMINAMOS DE TÉCNICO, CIENTÍFICO, EFICIÊNCIA EXPERIMENTAL E CONVERTIBILIDADE, OS QUAIS CONTRIBUÍRAM PARA AS SUAS PESQUISAS, NO ESTABELECIMENTO DO PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA. A SEGUNDA FASE DA PESQUISA CONSISTIU EM UM LEVANTAMENTO DE DADOS EMPÍRICOS DA LITERATURA REALIZADO A PARTIR DE TESES, DISSERTAÇÕES DE PESQUISAS SOBRE A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM, CURRÍCULO E HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC). A ANÁLISE DOS DADOS REVELA QUE UMA MINORIA DE PROFESSORES TEM UMA LEVE TENDÊNCIA A UMA VISÃO TRANSFORMADORA, QUE SÃO OS PROFESSORES QUE TÊM UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E HUMANÍSTICA. NO ENTANTO, NA MAIORIA DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS, SOBRETUDO OS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA, OS DISCURSOS REVELAM UMA FORTE TENDÊNCIA PARA PRIORIZAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS E DA HF, EM DETRIMENTO DOS CONTEÚDOS HUMANÍSTICOS; OU SEJA, UMA VISÃO DESARTICULADA DAS CULTURAS HUMANÍSTICA E CIENTÍFICA. DEFENDEMOS QUE PARA UM PROFESSOR DE FÍSICA SER UM INTELECTUAL TRANSFORMADOR É NECESSÁRIO A ARTICULAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA COM A CULTURA HUMANÍSTICA, POIS, É NECESSÁRIO O DIÁLOGO COM OUTROS CONHECIMENTOS DIFERENTES DAQUELES DE SUAS ÁREAS DE FORMAÇÃO. UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-SOCIOCULTURAL PODERÁ CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO ENTRE OS ESTILOS DE PENSAMENTO QUE COMPÕEM A CULTURA HUMANÍSTICA E OS QUE COMPÕEM A CULTURA CIENTÍFICA, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, ASSUMIMOS COMO REFERENCIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DEFENDIDA POR GIROUX (1997), PARA QUEM ÁREAS COMO O ESTUDO DA LINGUAGEM, CULTURAS POPULARES E SUBORDINADAS, TEORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO SOCIAL, HISTÓRIA E PEDAGOGIA SÃO ESSENCIAIS PARA SE PENSAR EM UM PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES, NUMA PERSPECTIVA TRANSFORMADORA, QUE ENFATIZE O HISTÓRICO E O CULTURAL EM RELAÇÃO AOS MATERIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. A EMERGÊNCIA DESTAS ÁREAS APONTADAS POR GIROUX SE DÁ POR MEIO DO ESTUDO SOCIOCULTURAL DOS TRABALHOS DE JAMES PRESCOTT JOULE, POSSIBILITANDO UM DIÁLOGO ENTRE AS DUAS CULTURAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
HISTORY
JAMES PRESCOTT JOULE
LUDWIK FLECK
PHILOSOPHY SOCIOLOGY OF SCIENCE
UNIVERSITY PROFESSORS EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE AIM OF THIS RESEARCH WAS TO ANALYZE, IN A SOCIOCULTURAL PERSPECTIVE, THE WORK OF THE SCIENTIST JAMES PRESCOTT JOULE, SHOWING THE POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF THIS ANALYSIS IN ORDER TO PROVIDE A BETTER DIALOGUE BETWEEN THE SCIENTIFIC AND HUMANISTIC CULTURE, IN THE PROCESS OF PHYSICS UNIVERSITY PROFESSORS EDUCATION, IN A CHANGING PERSPECTIVE.FOR THE RESEARCH METHODOLOGY WE USED A QUALITATIVE APPROACH, CONSISTED OF TWO INTERCONNECTED PHASES. IN THE FIRST PHASE A STUDY OF THE SCIENTIST JAMES PRESCOTT JOULE?S WORK WAS DONE, USING ORIGINAL PUBLICATIONS AND HISTORIANS OF SCIENCE WRITINGS. WE PERFORMED AN ANALYSIS FROM A FLECKIAN PERSPECTIVE, IN WHICH WE IDENTIFIED THE COLLECTIVES OF THOUGHT, OF WHICH JOULE PARTICIPATED AND SHARED IDEAS AND PRACTICES, THAT WE CALLED TECHNICAL, SCIENTIFIC, EXPERIMENTAL EFFICIENCY AND CONVERTIBILITY, WHICH CONTRIBUTED TO HIS RESEARCHES, IN THE ESTABLISHMENT OF THE ENERGY CONSERVATION PRINCIPLE.THE RESEARCH?S SECOND PHASE CONSISTED OF A SURVEY OF EMPIRICAL LITERATURE IN THESIS AND DISSERTATIONSON THE CONCEPTION OF UNIVERSITY PROFESSORS ABOUT THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES, CURRICULUM AND HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE (HFC). DATA ANALYSIS REVEALED THAT A MINORITY OF PROFESSORS HAVE A SLIGHT TENDENCY TO A TRANSFORMING VISION; THOSE WHO HAVE SPECIFIC AND HUMANISTIC EDUCATION. HOWEVER, IN THE MOST, UNIVERSITY PROFESSORS, ESPECIALLY THOSE ONLY WITH SPECIFIC EDUCATION, THE SPEECHES REVEAL A STRONG TENDENCY TO HIGHLIGHT THE TEACHING OF SPECIFIC CONTENT AND HF IN DETRIMENT OF HUMANISTIC CONTENTS, I.E. ANUNARTICULATED VIEW BETWEEN THE SCIENTIFIC AND HUMANISTIC CULTURES. WE ARGUE THAT FOR A PHYSICS PROFESSOR TO BE AN INTELLECTUAL TRANSFORMATIVE IS NECESSARY THE ARTICULATION BETWEEN THE SCIENTIFIC CULTURE AND THE HUMANISTIC CULTURE, SINCE IT IS NECESSARY THE DIALOGUE WITH OTHER AREAS OF KNOWLEDGE, DIFFERENT FROM THOSE OF THEIR FORMATION. A SOCIO-HISTORICAL APPROACH CAN CONTRIBUTE TO A BETTER COMMUNICATION BETWEEN THINKING STYLESTHAT MAKE UP THE HUMANISTIC CULTURE AND THAT MAKE UP THE SCIENTIFIC CULTURE, IN THE PROCESS OF TEACHERS EDUCATION. THUS, WE ASSUME AS A REFERENTIAL FOR TEACHERS? EDUCATION THE SOCIOCULTURAL PERSPECTIVE DEFENDED BY GIROUX (1997), TO WHOM AREAS SUCH AS THE STUDY OF LANGUAGE, POPULAR AND SUBORDINATED CULTURES, THEORIZING OF SOCIAL EDUCATION, HISTORY AND PEDAGOGY ARE ESSENTIAL TO THINK OF A FORMATIVE PROCESS OF TEACHERS, IN A TRANSFORMING PERSPECTIVE, THAT EMPHASIZES THE HISTORY AND CULTURE IN RELATION TO THE SUBJECTS AND EDUCATIONAL PRACTICES. THE EMERGENCE OF THESE AREAS POINTED OUT BY GIROUX CAN HAPPEN THROUGH SOCIOCULTURAL STUDY OF JAMES PRESCOTT JOULE?S WORK, ALLOWING A DIALOGUE BETWEEN THE TWO CULTURES IN THE PROCESS OF TEACHERS?EDUCATION.
Arquivo:
TES_DOUT20120808_QUEIROS WELLINGTON PEREIRA.pdf
Tamanho:
2410 Kb (2410029 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
10/07/2013 ÀS 16:40:17
Atualizado:
10/07/2013 ÀS 16:40:17
Visitas:
1514
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 03:51:23
Downloads:
147
Último Download em :
18/04/2024 ÀS 11:04:13
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por