NESTE RELATÓRIO DE PESQUISA, PROBLEMATIZAMOS O CAMPO INVESTIGATIVO E INCIDIMOS NA QUESTÃO
?O QUE OCORRE QUANDO, NUMA SALA DE AULA, TRABALHANDO O TEMA MATEMÁTICA E TRÂNSITO, ALUNOS
E PROFESSORA ESTÃO ENVOLVIDOS EM AÇÕES EDUCATIVAS PAUTADAS NA TEORIA DO AGIR
COMUNICATIVO??, PROPULSORA DE TODO O TRABALHO REALIZADO. OPTAMOS PELO GÊNERO ?PESQUISA
SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA?, POIS, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, CORRESPONDE AO NOSSO PROPÓSITO DE
PESQUISAR NOSSA PRÁTICA DOCENTE. UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, NAS
DISTINTAS MODALIDADES DESCRITIVAS E ETNOMETODOLÓGICAS, QUE, NESTA PROPOSTA ESPECÍFICA, SE
TORNARAM COMPLEMENTARES. DESEMPENHAMOS AS ATRIBUIÇÕES SINGULARES DE PESQUISADORA E DE
PROFESSORA. PARA O DESEMPENHO DAS FUNÇÕES PEDAGÓGICAS, ESTUDAMOS A TEORIA DO AGIR
COMUNICATIVO DE JÜNGEN HABERMAS E DELA EXTRAÍMOS OS CONCEITOS AGIR COMUNICATIVO,
DISCURSO, ENTENDIMENTO, AGIR ESTRATÉGICO, LINGUAGEM, ATOS DE FALA, PRETENSÕES DE VALIDADE,
MUNDO OBJETIVO, MUNDO SOCIAL, MUNDO SUBJETIVO, MUNDO DA VIDA E MUNDO SISTÊMICO, COMO
BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE DIDÁTICA MATEMÁTICA E TRÂNSITO. PLANEJAMOS AULAS
TEMATIZADAS NESTA INTERFACE, PREVENDO AÇÕES EDUCATIVAS, COM A INTENÇÃO DE SUSCITAR NOS ALUNOS
O AGIR COMUNICATIVO NO CONTEXTO SOCIAL DA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA, PERTENCENTE A
UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. AS ATIVIDADES FORAM APLICADAS EM AULAS PARA 28 ALUNOS DO 4º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FAIXA ETÁRIA DE 9 A 11 ANOS, PELA PRÓPRIA PROFESSORA. PARA O
DESEMPENHO DAS FUNÇÕES DE PESQUISA, O TRABALHO INVESTIGATIVO CONSTITUIU EM ANALISAR ESTA
INTERVENÇÃO PARA PERCEBER ALGUMAS CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS, ASPECTOS DO QUE PODE OCORRER EM
UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA, DISCUTINDO O TRÂNSITO, COMO UM TEMA ESPECÍFICO, A PARTIR DE
ATIVIDADES ELABORADAS SEGUNDO A TEORIA ESPECÍFICA DO AGIR COMUNICATIVO. OS DADOS FORAM
COLETADOS NAS GRAVAÇÕES DAS AULAS EM ÁUDIO E VÍDEO, NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, NAS
ANOTAÇÕES EM BLOCO DE NOTAS, NAS ATIVIDADES NÃO DIRETIVAS QUE GUARDAM CERTA SEMELHANÇA COM
AS ENTREVISTAS NÃO ESTRUTURADAS, NAS PRODUÇÕES ESCRITAS E NAS MANIFESTAÇÕES ORAIS DOS ALUNOS.
AS TRANSCRIÇÕES DOS 13 ENCONTROS, CADA UM FORMANDO UMA UNIDADE COMPLETA DA AULA, DA
INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO DE CADA UMA, QUE PERFIZERAM 35 TEMPOS DE 45 MIN DA GRADE HORÁRIA
ESCOLAR, FORAM ANALISADAS, INVESTIGANDO O QUE EMERGIA DOS DADOS E NÓS FOMOS ATRIBUINDO-LHES
SIGNIFICADO, O QUE TAMBÉM FOI FEITO COM AS DESCRIÇÕES DA PRIMEIRA, SEGUNDA, TERCEIRA E DÉCIMA
SEGUNDA AULAS. AS INTERPRETAÇÕES FORAM FEITAS A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, QUE MOSTRARAM
UMA DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES E UMA GRADUAL EVOLUÇÃO NO AGIR
COMUNICATIVO DURANTE AS AULAS DA UNIDADE DIDÁTICA. ESTA EVOLUÇÃO FOI PERCEBIDA NA INTERAÇÃO
ENTRE OS ALUNOS E NA EXISTÊNCIA DA CONEXÃO ENTRE OS SEUS ATOS DE FALA, OS QUAIS MOSTRAVAM UMA
COMPLEMENTARIDADE DE SEUS RACIOCÍNIOS NA CONCORDÂNCIA OU REFUTAÇÃO DOS ARGUMENTOS
APRESENTADOS. AS AÇÕES EDUCATIVAS, OPERADAS NAS AULAS DA UNIDADE DIDÁTICA MATEMÁTICA E
TRÂNSITO, FORAM O MOTOR DE PROPULSÃO PARA O AGIR COMUNICATIVO, SENDO O TRABALHO NA INTERFACE
MATEMÁTICA E TRÂNSITO A POSSIBILIDADE DO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ÉTICA E SOCIAL DOS ALUNOS |