Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOVER O AGIR COMUNICATIVO NA INTERFACE MATEMÁTICA E TRÂNSITO: PESQUISA SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA
Autor:
FRANCO, ELIANA TOLEDO SIRIMARCO
Email:
eliana.sirimarco@ufjf.edu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Drª. CHAPANI, DAISI TERESINHA
Drª. MÜHL, ELDON HENRIQUE
Drª. FREITAS, ZULIND LUZMARINA
Data de Defesa:
25/02/2013
Palavras-Chave (PT):
AGIR COMUNICATIVO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
INTERFACE MATEMÁTICA E TRÂNSITO
PESQUISA SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA
Resumo Original (PT):
NESTE RELATÓRIO DE PESQUISA, PROBLEMATIZAMOS O CAMPO INVESTIGATIVO E INCIDIMOS NA QUESTÃO ?O QUE OCORRE QUANDO, NUMA SALA DE AULA, TRABALHANDO O TEMA MATEMÁTICA E TRÂNSITO, ALUNOS E PROFESSORA ESTÃO ENVOLVIDOS EM AÇÕES EDUCATIVAS PAUTADAS NA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO??, PROPULSORA DE TODO O TRABALHO REALIZADO. OPTAMOS PELO GÊNERO ?PESQUISA SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA?, POIS, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, CORRESPONDE AO NOSSO PROPÓSITO DE PESQUISAR NOSSA PRÁTICA DOCENTE. UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, NAS DISTINTAS MODALIDADES DESCRITIVAS E ETNOMETODOLÓGICAS, QUE, NESTA PROPOSTA ESPECÍFICA, SE TORNARAM COMPLEMENTARES. DESEMPENHAMOS AS ATRIBUIÇÕES SINGULARES DE PESQUISADORA E DE PROFESSORA. PARA O DESEMPENHO DAS FUNÇÕES PEDAGÓGICAS, ESTUDAMOS A TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO DE JÜNGEN HABERMAS E DELA EXTRAÍMOS OS CONCEITOS AGIR COMUNICATIVO, DISCURSO, ENTENDIMENTO, AGIR ESTRATÉGICO, LINGUAGEM, ATOS DE FALA, PRETENSÕES DE VALIDADE, MUNDO OBJETIVO, MUNDO SOCIAL, MUNDO SUBJETIVO, MUNDO DA VIDA E MUNDO SISTÊMICO, COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE DIDÁTICA MATEMÁTICA E TRÂNSITO. PLANEJAMOS AULAS TEMATIZADAS NESTA INTERFACE, PREVENDO AÇÕES EDUCATIVAS, COM A INTENÇÃO DE SUSCITAR NOS ALUNOS O AGIR COMUNICATIVO NO CONTEXTO SOCIAL DA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA, PERTENCENTE A UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. AS ATIVIDADES FORAM APLICADAS EM AULAS PARA 28 ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FAIXA ETÁRIA DE 9 A 11 ANOS, PELA PRÓPRIA PROFESSORA. PARA O DESEMPENHO DAS FUNÇÕES DE PESQUISA, O TRABALHO INVESTIGATIVO CONSTITUIU EM ANALISAR ESTA INTERVENÇÃO PARA PERCEBER ALGUMAS CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS, ASPECTOS DO QUE PODE OCORRER EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA, DISCUTINDO O TRÂNSITO, COMO UM TEMA ESPECÍFICO, A PARTIR DE ATIVIDADES ELABORADAS SEGUNDO A TEORIA ESPECÍFICA DO AGIR COMUNICATIVO. OS DADOS FORAM COLETADOS NAS GRAVAÇÕES DAS AULAS EM ÁUDIO E VÍDEO, NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, NAS ANOTAÇÕES EM BLOCO DE NOTAS, NAS ATIVIDADES NÃO DIRETIVAS QUE GUARDAM CERTA SEMELHANÇA COM AS ENTREVISTAS NÃO ESTRUTURADAS, NAS PRODUÇÕES ESCRITAS E NAS MANIFESTAÇÕES ORAIS DOS ALUNOS. AS TRANSCRIÇÕES DOS 13 ENCONTROS, CADA UM FORMANDO UMA UNIDADE COMPLETA DA AULA, DA INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO DE CADA UMA, QUE PERFIZERAM 35 TEMPOS DE 45 MIN DA GRADE HORÁRIA ESCOLAR, FORAM ANALISADAS, INVESTIGANDO O QUE EMERGIA DOS DADOS E NÓS FOMOS ATRIBUINDO-LHES SIGNIFICADO, O QUE TAMBÉM FOI FEITO COM AS DESCRIÇÕES DA PRIMEIRA, SEGUNDA, TERCEIRA E DÉCIMA SEGUNDA AULAS. AS INTERPRETAÇÕES FORAM FEITAS A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, QUE MOSTRARAM UMA DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES E UMA GRADUAL EVOLUÇÃO NO AGIR COMUNICATIVO DURANTE AS AULAS DA UNIDADE DIDÁTICA. ESTA EVOLUÇÃO FOI PERCEBIDA NA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E NA EXISTÊNCIA DA CONEXÃO ENTRE OS SEUS ATOS DE FALA, OS QUAIS MOSTRAVAM UMA COMPLEMENTARIDADE DE SEUS RACIOCÍNIOS NA CONCORDÂNCIA OU REFUTAÇÃO DOS ARGUMENTOS APRESENTADOS. AS AÇÕES EDUCATIVAS, OPERADAS NAS AULAS DA UNIDADE DIDÁTICA MATEMÁTICA E TRÂNSITO, FORAM O MOTOR DE PROPULSÃO PARA O AGIR COMUNICATIVO, SENDO O TRABALHO NA INTERFACE MATEMÁTICA E TRÂNSITO A POSSIBILIDADE DO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ÉTICA E SOCIAL DOS ALUNOS
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
COMMUNICATIVE ACTION
MATHEMATIC AND TRAFFIC INTERFACE
MATHEMATIC EDUCATION
RESEARCH ON ONE?S OWN PRACTICE
Resumo Original (EN):
THIS WORK AIMS AT DISCUSSING THE INVESTIGATION FIELD AND THE KEY-QUESTION ?WHAT HAPPENS WHEN TEACHER AND STUDENTS ARE WORKING WITH ACTIONS ON THE THEME MATHEMATIC AND TRAFFIC GUIDED BY THE THEORY OF THE COMMUNICATIVE ACTION??, THE BASIS OF ALL OF THIS RESEARCH. THIS WORK WAS IMPLEMENTED BY ADOPTING THE RESEARCH GENRE WHICH INVOLVES THE RESEARCH THROUGH THE EFFECTIVE PRACTICE, AS IT IS ITS GOAL TO INVESTIGATE THE AUTHOR?S OWN TEACHING PRAXIS. THE QUALITATIVE APPROACH WAS USED BOTH IN ITS DESCRIPTIVE AND ITS ETHNICMETHODOLOGICAL MODELS WHICH TURNED TO BE COMPLEMENTARY IN THIS SPECIFIC RESEARCH. FOR THE PEDAGOGICAL FUNCTIONS, THE WORK FOCUSED IN HABERMAS?S ?THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION? FROM WHICH IT SELECTED THE CONCEPTS OF COMMUNICATIVE ACTION, SPEECH, COMPREHENSION, STRATEGIC ACTION, LANGUAGE, SPEECH ACTS, VALIDITY PRETENSIONS, OBJECTIVE WORLD, SOCIAL WORLD, SUBJECTIVE WORLD, LIFE WORLD AND SYSTEMIC WORLD TO BE THE BASIS FOR STRUCTURING AND BUILDING THE DIDACTIC UNIT NAMED MATHEMATIC AND TRAFFIC. THEMATIC CLASSES WERE USED IN THIS INTERFACE, FORESEEING EDUCATIVE ACTIONS TO STIMULATE IN THE STUDENTS THE COMMUNICATIVE ACTION IN THE SOCIAL CONTEXT OF A CLASSROOM OF A PUBLIC SCHOOL. THE ACTIVITIES WERE IMPLEMENTED FOR CLASSES WITH 28 STUDENTS FROM THE 3RD GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL. THE STUDENTS WERE FROM 9 TO 11 YEARS OLD. FOR THE RESEARCH FUNCTIONS, THE INVESTIGATIVE WORK CONSISTED OF THE ANALYSIS OF THE INTERVENTIONS TO OBSERVE THE POSSIBLE CONFIGURATIONS OF THE TEACHING STRUCTURE. THE DATA WAS COLLECTED IN THE CLASSES VIDEO RECORDING AS WELL AS IN THE OBSERVATION PROCESS, THE TAKING NOTES AND IN THE NONDIRECTIVE ACTIONS, AND IN THE STUDENTS? WRITTEN PRODUCTION AND ORAL MANIFESTATIONS. THE TRANSCRIPTIONS OF THE 13 CLASSES, FROM THE INTRODUCTION TO THE EVALUATION, TOOK 35 SETS OF 45 MINUTES OF THE SCHOOL SCHEDULE. THESE SETS WERE ALL ANALYZED AS MUCH AS THE DESCRIPTIONS OF THE 1ST,2ND,3RD AD THE 12TH CLASSES FOR THE SAME PURPOSE. THE INTERPRETATIONS WERE GUIDED BY THE DATA ANALYSIS AND THEY SHOWED THE STUDENTS? STIMULUS TO TAKE PART IN THE ACTIVITIES AND THEIR GRADUAL EVOLUTION IN THE COMMUNICATIVE ACTION DURING THE CLASSES. THIS EVOLUTION WAS NOTED IN THE STUDENTS? INTERACTION AND IN THE CONNECTION BETWEEN THEIR SPEECH ACTS, WHICH POINTED AT THE COGNITIVE COMPLEMENTARITIES IN AGREEING OR DISAGREEING WITH THE PRESENTED ARGUMENTS. THE EDUCATIVE ACTIONS IMPLEMENTED IN THE DIDACTIC UNIT MATHEMATIC AND TRAFFIC WAS THE TRIGGER FOR THE COMMUNICATIVE ACTION AND THE INTERFACE WORK WAS THE TRIGGER TO PROVOKE THE STUDENTS? ETHICAL AND SOCIAL CONSCIOUSNESS.
Arquivo:
TES_DOUT20130225_FRANCO ELIANA TOLEDO SIRIMARCO.pdf
Tamanho:
2872 Kb (2872847 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
14/06/2013 ÀS 14:25:09
Atualizado:
14/06/2013 ÀS 14:25:09
Visitas:
1047
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 21:13:10
Downloads:
36
Último Download em :
22/06/2023 ÀS 23:25:30
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por