Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BROTAS (SP): ANÁLISE DE CONCEPÇÕES E AÇÕES NO CONTEXTO DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL
Autor:
ANDRADE, TIAGO YAMAZAKI
Email:
cavalym@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Drª. OLIVEIRA, HAYDEE TORRES DE
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Data de Defesa:
28/02/2010
Palavras-Chave (PT):
ECOTURISMO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
ESCOLA
MUNICÍPIO VERDE AZUL
Resumo Original (PT):
UMA DAS PROPOSTAS PRESENTES NESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR COMO E SOB QUAIS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) VINHAM SENDO DESENVOLVIDAS AS ATIVIDADES RELATIVAS A ESTA TEMÁTICA, POR PARTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (SMMA), DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO E DAS EMPRESAS QUE ATUAM DESENVOLVENDO O ECOTURISMO NO MUNICÍPIO DE BROTAS, SP. TAMBÉM FOI INVESTIGADO SE, NESTE SENTIDO, HAVIA ALGUMA ARTICULAÇÃO ENTRE ESTAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES, CONSIDERANDO-SE QUE BROTAS, DESDE 2007, ADERIU AO PROGRAMA ESTADUAL MUNICÍPIO VERDE AZUL E QUE JÁ HÁ ALGUNS ANOS É CONHECIDO EM FUNÇÃO DO SEU POTENCIAL PARA O ECOTURISMO, LEVANDO EM CONTA QUE TAIS SITUAÇÕES PREVEEM A EFETIVAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A EA. NESTA PESQUISA QUALITATIVA OS DADOS FORAM COLETADOS MEDIANTE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ENVOLVIDAS, DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM AS DIRETORAS DESTAS E COM OS REPRESENTANTES DA SMMA E DAS EMPRESAS, DA CONSULTA A DOCUMENTOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO E AOS PLANOS DE ENSINO DAS ESCOLAS, ALÉM DA OBSERVAÇÃO EM CAMPO E REGISTRO DE SITUAÇÕES E FATOS CONSIDERADOS RELEVANTES. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS E INTERPRETADOS MEDIANTE A TRIANGULAÇÃO DOS DADOS E ANÁLISE DE CONTEÚDO, E DISCUTIDOS À LUZ DE REFERENCIAIS TEÓRICOS DA EA CRÍTICA. VERIFICOU-SE QUE AS CONCEPÇÕES DE EA APRESENTADAS PELAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES ERAM AS MESMAS, OU SEJA, SOB UMA PERSPECTIVA DE EA TRADICIONAL, QUE ORIENTAVA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PONTUAIS E DE CARÁTER PRESERVACIONISTA. NÃO SE EVIDENCIOU ARTICULAÇÃO OU PARCERIAS ENTRE AS INSTITUIÇÕES INVESTIGADAS, QUE POSSIBILITASSEM REFLEXÕES SOBRE AS REAIS NECESSIDADES DO MUNICÍPIO E A PROPOSTA DE PROJETOS QUE ATENDESSEM A TAIS DEMANDAS. FOI EVIDENTE A NECESSIDADE DE SE REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, VISANDO PREPARÁ-LOS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE EA, E DE ESTREITAMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES E AS ESCOLAS, BEM COMO ENTRE ESTAS E A SMMA E AS EMPRESAS QUE, NESTE CASO, DESENVOLVEM ATIVIDADES ASSOCIADAS AO ECOTURISMO. NESTE SENTIDO, A EXPECTATIVA É QUE OS DIFERENTES SABERES E A POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E INTERDISCIPLINAR DE PROJETOS CONTEXTUALIZADOS, QUE CONSIDEREM A REALIDADE DA COMUNIDADE E DAS ESCOLAS, POSSAM CONTRIBUIR PARA A INSERÇÃO DE UMA EA CRÍTICA, REALMENTE TRANSFORMADORA E EMANCIPATÓRIA
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
?MUNICÍPIO VERDE AZUL? PROGRAM
CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION
ECOTOURISM
SCHOOL
Resumo Original (EN):
ONE OF THE PROPOSALS CONTAINED IN THIS STUDY WAS IDENTIFYING HOW AND UNDER WHICH CONCEPTS OF THE ENVIRONMENTAL EDUCATION (EE) THAT HAVE BEING DEVELOPED WITH RELATED ACTIVITIES FOR THIS THEME WITH THE CONTRIBUTION OF THE ?SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE? (SMMA) ALSO WITH THE CONTRIBUTION OF PUBLIC SCHOOLS AND BUSINESS THAT FOCUS ON DEVELOPING ECOTOURISM IN BROTAS, SP. IT WAS ALSO CONSIDERED IN THIS SENSE, IF THERE WAS ANY ARTICULATION BETWEEN INSTITUTION; CONSIDERING THAT BROTAS, SINCE 2007, JOINED THE STATE PROGRAM MUNICÍPIO VERDE AZUL, AND THAT IN A FEW YOUR ALREADY IT IS RECOGNIZED FOR ITS POTENTIAL FOR ECOTURISM, TAKING INTO ACCOUNT THAT THOSE SITUATION PREDICT THE EFFECTIVE ACTION TOWARD THE EE. IN THIS QUALITATIVE RESEARCH, THE DATA WAS COLLECTED WITH THE USE OF A QUESTIONNAIRE APPLIED TO THE TEACHERS OF THOSE SCHOOLS INVOLVED IN THE PROJECT, ALSO WITH THE REPRESENTATIVES OF SMMA AND INVOLVED BUSINESS, AND BY CONSULTING OFFICIAL DOCUMENTATIONS OF THE TOWN AND THE ?PLANOS DE ENSINO? OF THE SCHOOLS. AS WELL AS WITH THE OBSERVATION IN CAMPUS AND REGISTRY OF THE SITUATION AND FACTS CONSIDERED RELEVANT. THE RESULTS WERE ANALYZED AND INTERPRETED WITH A TRIANGULATION OF THE DATA, ANALYSES OF CONTEXT, AND DISCUSSED IN THE LIGHT OF THE THEORETICAL REFERENCES OF CRITICAL EE. IT WAS NOTICED THAT THE PERSPECTIVE OF EE DEVELOPED IN DIFFERENT INSTITUTIONS WAS THE SAME, IN OTHER WORDS, ONE PERSPECTIVE OF THE TRADITION OF THE EE, WHICH GUIDED THE DEVELOPMENT OF EXACT ACTIVITIES AND THE CHARACTER PRESERVATIONIST. IT WAS NOT NOTICED HOWEVER, ANY ARTICULATION OR PARTNERSHIP BETWEEN THE INSTITUTIONS THAT WAS BEING INVESTIGATED THAT WOULD ENABLE REFLEXITION ABOUT THE REAL NECESSITIES OF THE TOWN AND THE PROJECT PROPOSAL THAT ANSWERED THOSE DEMANDS. THE NEED FOR RETHINKING THE INITIAL FORMATION AND CONTINUOUS FORMATION USED BY THE TEACHERS WAS NOTICED, NEEDING TO FOCUS ON PREPARING THEM FOR A CRITICAL APPROACH OF THE EE, AND ALIGNING THE RELATIONSHIP BETWEEN UNIVERSITIES ANS SCHOOLS, AS WELL AS BETWEEN THEM AND THE SMMA AND BUSINESS WHICH IN THIS CASE, DEVELOPED ACTIVITIES ASSOCIATED WITH ECOTOURISM. IN THIS SENSE, IT IS EXPECTED THE DIFFERENT KNOWLEDGE, THE POSSIBILITIES OF COLLECTIVE CONSTRUCTIONS AND AN INTERDISCIPLINARY PROJECT CONTEXTUALIZED , THAT CONSIDERS THE REALITY OF THE COMMUNITY AND SCHOOLS, MAKING IT POSSIBLE TO CONTRIBUTE TO THE INSERTION OF A CRITICAL EE TRULY TRANSFORMATIVE AND EMANCIPATOR.
Arquivo:
DIS_MEST20100228_ANDRADE TIAGO YAMAZAKI.pdf
Tamanho:
1620 Kb (1620451 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
14/06/2013 ÀS 13:50:43
Atualizado:
14/06/2013 ÀS 13:50:43
Visitas:
1078
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 01:33:53
Downloads:
54
Último Download em :
24/08/2022 ÀS 20:31:26
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por