Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO MOVIMENTO OSCILATÓRIO DE PÊNDULOS
Autor:
SANTOS, ROSANA CAVALCANTI MAIA
Email:
rosinha06@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Banca Examinadora:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Drª. MARQUES, EMILIA DE MENDONÇA ROSA
Dr. CIRINO, MARCELO MAIA
Data de Defesa:
22/02/2013
Palavras-Chave (PT):
PÊNDULOS
SOFTWARE GEOGEBRA,
TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
TEORIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Resumo Original (PT):
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO E ESTÃO CADA VEZ MAIS SENDO UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS. ESTE TRABALHO INVESTIGOU AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO SOFTWARE GEOGEBRA, UM PROGRAMA DE MATEMÁTICA DINÂMICA, COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO MOVIMENTO OSCILATÓRIO DE PÊNDULOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO. A TEORIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FORAM UTILIZADAS COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA A PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DO PROGRAMA. FORAM REALIZADAS A IDENTIFICAÇÃO, A ANÁLISE E O DETALHAMENTO DAS FUNÇÕES MAIS IMPORTANTES DO SOFTWARE. POSTERIORMENTE, FORAM ELABORADOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, DESENVOLVIDOS NO GEOGEBRA, CONSIDERANDO-SE AÇÕES DIDÁTICAS COM POTENCIAIS APLICAÇÕES PARA A OBSERVAÇÃO E A INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTOS VIRTUAIS SOBRE O MOVIMENTO OSCILATÓRIO DE PÊNDULOS. CONCLUÍMOS, AO FINAL DO TRABALHO, QUE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PODEM TRAZER SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DESTE CONTEÚDO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PROPORCIONANDO UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO E REFLEXIVO DO MOVIMENTO DE PÊNDULOS, ALÉM DE SER UM RECURSO DIDÁTICO QUE ATENDE À DIVERSIDADE E AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DE CADA APRENDIZ.
Título (EN):
USING THE GEOGEBRA SOFTWARE AS DIDACTIC RESOURCE FOR TEACHING THE OSCILLATORY MOVEMENT OF PENDULUM
Palavras-Chave (EN):
GEOGEBRA SOFTWARE,
LEARNING STYLES THEORY
MEANINGFUL LEARNING THEORY.
PENDULUM
Resumo Original (EN):
THE TECHNOLOGIES OF INFORMATION AND COMMUNICATION ARE PART OF EVERYDAY LIFE OF MOST OF THE POPULATION AND ARE INCREASINGLY BEING USED AS TEACHING TOOLS. THIS RESEARCH INVESTIGATED THE POSSIBILITIES OF USING THE TOOLS OF THE GEOGEBRA SOFTWARE AS DIDACTIC RESOURCES FOR TEACHING THE OSCILLATORY MOVEMENT OF PENDULUM IN UNDERGRADUATE COURSES. THE LEARNING STYLES THEORY AND MEANINGFUL LEARNING THEORY WERE USED AS THEORETICAL REFERENCE TO DEVELOP EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT OF THE SOFTWARE. THE MOST IMPORTANT FUNCTIONS OF THE SOFTWARE WERE IDENTIFIED, ANALYZED AND DETAILED. THEN, LEARNING OBJECTS,DEVELOPED IN THE GEOGEBRA, WERE PRODUCED BASED ON DIDACTIC ACTIONS WITH APPLICATION FOR OBSERVATION AND INTERPRETATION OF VIRTUAL EXPERIMENTS ABOUT THE OSCILLATORY MOVEMENT OF PENDULUM. FINALLY, WE CONCLUDED THAT THE USE OF GEOGEBRA CAN BRING IMPORTANT CONTRIBUTION FOR TEACHING OF THIS SUBJECT IN UNDERGRADUATE COURSES, PROVIDING A CONTEXTUALIZED AND REFLECTIVE STUDY OF THE MOVEMENT OF PENDULUMS, BESIDES BEING A TEACHING RESOURCE THAT MEETS THE DIVERSE AND INDIVIDUAL NEEDS OF STUDENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20130222_SANTOS ROSANA CAVALCANTI MAIA.pdf
Tamanho:
3811 Kb (3811265 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
14/06/2013 ÀS 13:07:45
Atualizado:
14/06/2013 ÀS 13:07:45
Visitas:
1157
Última Visita em :
20/04/2024 ÀS 11:55:52
Downloads:
103
Último Download em :
12/07/2022 ÀS 22:01:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por