Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DE INCIDÊNCIAS DO SAEB SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
CAVALIERI, ALESSANDRA MOREIRA
Email:
cavalieri_le@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2013
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Dr. PRADO, PAULO SÉRGIO TEIXEIRA
Data de Defesa:
28/02/2013
Palavras-Chave (PT):
DESCRITORES
FORMAÇÃO CONTINUADA
LÍNGUA PORTUGUESA
SAEB
Resumo Original (PT):
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) FOI IMPLANTADO NO BRASIL EM MEADOS DA DÉCADA DE 90, COMO POLÍTICA PÚBLICA VISANDO MONITORAR E CONTRIBUIR COM A QUALIDADE DO ENSINO. PORÉM, NOS ÚLTIMOS ANOS, O SAEB GANHOU CENTRALIDADE NAS DISCUSSÕES SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, DEVIDO PRINCIPALMENTE AO ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A MELHORIA DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB). ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS INCIDÊNCIAS DE TAIS DIMENSÕES DO SAEB NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PERCURSO METODOLÓGICO DESSA PESQUISA DIVIDIU-SE EM TRÊS FASES. A FASE 1 OBJETIVOU OBTER INFORMAÇÕES A RESPEITO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO DA PROFESSORA. A FASE 2 CONSISTIU NA OBSERVAÇÃO DE AULAS MINISTRADAS PELA PROFESSORA E EM APRESENTAR A TABULAÇÃO DOS REGISTROS DAS AULAS OBSERVADAS PARA QUE A PROFESSORA REALIZASSE POSSÍVEIS CORREÇÕES E ACRÉSCIMOS. A FASE 3 COMPREENDEU UM CONJUNTO DE DISCUSSÕES DA PESQUISADORA COM A PROFESSORA PARTICIPANTE SOBRE TÓPICOS, DESCRITORES E EXEMPLOS DE ITENS DA PROVA BRASIL, COM ÊNFASE NA PROPOSIÇÃO, PELA PROFESSORA, DE CORRESPONDÊNCIAS ENTRE AS DIMENSÕES DO SAEB E AS ATIVIDADES EFETUADAS NAS FASES 1 E 2 DO PROJETO. NA COLETA DE DADOS FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM GRAVAÇÕES EM ÁUDIO (FASES 1 E 3) E OBSERVAÇÕES DE AULAS MINISTRADAS PELA PROFESSORA PARTICIPANTE DA PESQUISA (FASE 2). OS RESULTADOS DAS DUAS FASES INICIAIS SALIENTARAM PRÁTICAS PROFISSIONAIS DISTANTES E NÃO SUBORDINADAS À DIRETRIZES E DIMENSÕES DO SAEB EM TERMOS DOS RELATOS E DAS AÇÕES DA PROFESSORA. EM TERMOS DAS PRÁTICAS FORAM CONSTATADAS AÇÕES DA PROFESSORA CONSISTENTES COM O DESENVOLVIMENTO DE MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DOS DESCRITORES. NA FASE 3, OS RELATOS DA PROFESSORA SOBRE RELAÇÕES ENTRE DIMENSÕES DO SAEB (TÓPICOS, DESCRITORES E EXEMPLOS DE ITENS) E SUAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS EVIDENCIARAM OSCILAÇÃO ENTRE POSICIONAMENTOS ORA CONSISTENTES, ORA DISTINTOS E INCOMPATÍVEIS. EM SEU CONJUNTO, OS DADOS DIVERGEM DE MODELOS QUE PRECONIZAM QUE AS INCIDÊNCIAS DO SAEB NA ROTINA ESCOLAR E NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO MARCADAS PELA SUBORDINAÇÃO RESTRITIVA OU PELA NEGAÇÃO CONSCIENTE DE TAL POLÍTICA PÚBLICA, COM INSUBORDINAÇÃO QUE EVIDENCIA AUTONOMIA E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS NEGATIVOS DO SISTEMA. DIFERENTEMENTE, A PROFESSORA PARTICIPANTE EXPRESSOU INFORMAÇÕES QUE SALIENTAM A NECESSIDADE DE AÇÕES FORMATIVAS QUE: A) RESULTEM DE ATIVIDADES COLABORATIVAS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE; B) PERMITAM DISCUTIR E AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS ASPECTOS DE CONCEITUAIS E DIDÁTICOS DAS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO SAEB. TAIS AÇÕES APRESENTAM-SE COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA GARANTIR UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO DAS INCIDÊNCIAS DE TAL POLÍTICA EDUCACIONAL NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CONTINUING EDUCATION
DESCRIPTORS
PORTUGUESE
SAEB
Resumo Original (EN):
THE EVALUATION SYSTEM (SAEB) WAS IMPLEMENTED IN BRAZIL IN THE MID-90S, AS A PUBLIC POLICY AIMING TO MONITOR AND CONTRIBUTE TO THE QUALITY OF EDUCATION. HOWEVER, IN RECENT YEARS, SAEB GAINED CENTRALITY IN DISCUSSIONS ABOUT THE QUALITY OF EDUCATION, MAINLY DUE TO SETTING GOALS FOR IMPROVING THE INDEX OF BASIC EDUCATION DEVELOPMENT (IDEB). THIS STUDY AIMED TO EVALUATE THE IMPLICATIONS OF SUCH DIMENSIONS SAEB IN PROFESSIONAL PERFORMANCE OF TEACHERS IN THE INITIAL CYCLE OF PRIMARY EDUCATION. THE METHODOLOGICAL APPROACH OF THIS RESEARCH WAS DIVIDED INTO THREE PHASES. PHASE 1 WAS AIMED AT OBTAINING INFORMATION ABOUT THE PLANNING OF TEACHER EDUCATION. PHASE 2 CONSISTED OF THE OBSERVATION OF CLASSES TAUGHT BY THE TEACHER AND PRESENT THE TABULATION OF THE CLASSES OBSERVED RECORDS FOR THE TEACHER CARRY OUT POSSIBLE CORRECTIONS AND ADDITIONS. PHASE 3 CONSISTED OF A SERIES OF DISCUSSIONS WITH THE TEACHER RESEARCHER ON TOPICS, DESCRIPTORS AND EXAMPLES OF ITEMS PROOF OF BRAZIL, WITH EMPHASIS ON THE PROPOSITION, THE TEACHER, THE CORRESPONDENCE BETWEEN THE DIMENSIONS OF SAEB AND ACTIVITIES CARRIED OUT IN PHASES 1 AND 2 THE PROJECT. IN DATA COLLECTION, INTERVIEWS WERE CONDUCTED WITH AUDIO RECORDINGS (PHASES 1 AND 3) AND OBSERVATIONS OF CLASSES TAUGHT BY TEACHER RESEARCH PARTICIPANT (PHASE 2). THE RESULTS OF THE TWO INITIAL PHASES STRESSED DISTANT PROFESSIONAL PRACTICES AND GUIDELINES AND NOT SUBJECT TO THE DIMENSIONS OF SAEB IN TERMS OF REPORTS AND ACTIONS OF THE TEACHER. IN TERMS OF PRACTICAL ACTIONS OF THE TEACHER WERE FOUND CONSISTENT WITH THE DEVELOPMENT OF MEASURES OF BEHAVIORAL DESCRIPTORS. IN PHASE 3, THE TEACHER REPORTS ON RELATIONS BETWEEN DIMENSIONS SAEB (THREADS, DESCRIPTORS AND EXAMPLES OF ITEMS) AND THEIR PROFESSIONAL PRACTICES SHOWED OSCILLATION BETWEEN POSITIONS SOMETIMES CONSISTENT, SOMETIMES SEPARATE AND INCOMPATIBLE. TAKEN TOGETHER, THE DATA DIVERGE FROM MODELS THAT SUGGEST THAT THE EFFECTS OF THE ROUTINE SAEB SCHOOL AND TEACHER PERFORMANCE OF BASIC EDUCATION ARE MARKED BY STRICT SUBORDINATION OR THE DENIAL OF SUCH A CONSCIOUS PUBLIC POLICY WITH INSUBORDINATION WHICH SHOWS AUTONOMY AND DIFFERENCES THE NEGATIVE ASPECTS OF THE SYSTEM. UNLIKE THE TEACHER PARTICIPANT EXPRESSED INFORMATION THAT EMPHASIZE THE NEED FOR TRAINING ACTIVITIES THAT: A) THE RESULT OF COLLABORATIVE ACTIVITIES BETWEEN SCHOOL AND UNIVERSITY, B) ALLOW DISCUSS AND BROADEN THE UNDERSTANDING OF CONCEPTUAL AND DIDACTIC ASPECTS OF THE REFERENCE MATRICES SAEB. THESE SHARES ARE PRESENTED AS A NECESSARY CONDITION TO ENSURE A BETTER QUALIFICATION OF THE IMPLICATIONS OF SUCH A POLICY IN THE EDUCATIONAL PROCESSES OF TEACHING AND LEARNING IN BASIC EDUCATION.
Arquivo:
DIS_MEST20130228_CAVALIERI ALESSANDRA MOREIRA.pdf
Tamanho:
4922 Kb (4922934 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
14/05/2013 ÀS 15:32:15
Atualizado:
14/05/2013 ÀS 15:32:15
Visitas:
1079
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 02:51:05
Downloads:
37
Último Download em :
25/03/2024 ÀS 09:28:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por