DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
O USO DO CINTO DE SEGURANÇA NUMA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PROBLEMATIZADORA |
Autor: |
URIAS, GUILHERME MUNIZ PEREIRA CHAVES |
Email: |
guilherme.urias@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2013 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. ASSIS, ALICE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. KAWAMURA, MARIA REGINA DUBEUX ♠ Drª. ASSIS, ALICE ♠ Drª. RECENA, MARIA CELINA PIAZZA RECENA
|
Data de Defesa: |
30/01/2013 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE FÍSICA ♠ ESTRATÉGIA DE ENSINO ♠ LEI DA INÉRCIA ♠ PAULO FREIRE ♠ PROBLEMATIZAÇÃO
|
Resumo Original (PT): |
|
NESTA PESQUISA DESENVOLVEMOS UM TRABALHO QUE PROCUROU CONTRIBUIR PARA O
DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE FÍSICA PERMEADO POR ASPECTOS RELACIONADOS À FORMAÇÃO
CIDADÃ. PARA TANTO, ELABORAMOS UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO QUE PROCUROU TRADUZIR EM SITUAÇÕES
EDUCACIONAIS CONCRETAS, O ENSINO PARA A CIDADANIA, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SE A
COMPREENSÃO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON POR PARTE DOS ALUNOS, MEDIANTE UMA INTERAÇÃO
DIALÓGICA ENTRE ALUNOS E PROFESSOR, PODE VIABILIZAR A REFLEXÃO ACERCA DA NECESSIDADE DO USO DO
CINTO DE SEGURANÇA PARA A PRESERVAÇÃO DE SUA PRÓPRIA VIDA E DE OUTRAS PESSOAS. OS RESULTADOS
DESTA PESQUISA MOSTRARAM QUE A ABORDAGEM DIALÓGICA PROMOVIDA EM SALA DE AULA VIABILIZOU A
COMPREENSÃO DA 1A LEI DE NEWTON POR PARTE DE ALGUNS ALUNOS, E QUE ESSA COMPREENSÃO
PROPICIOU A REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA PARA A PRESERVAÇÃO DA
VIDA. EM RELAÇÃO À FÍSICA, OS RESULTADOS OBTIDOS NA ATIVIDADE AVALIATIVA DEMONSTRARAM QUE A
ESTRATÉGIA DE ENSINO FOI SIGNIFICATIVA DO PONTO DE VISTA DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE
INÉRCIA, JÁ QUE A MAIORIA DOS ALUNOS OBTEVE RESULTADO SATISFATÓRIO NA AVALIAÇÃO ESCRITA. |
|
Título (EN): |
N/C |
Palavras-Chave (EN): |
♠ INERTIA LAW ♠ PAULO FREIRE ♠ PROBLEMATIZATION ♠ TEACHING PHYSICS ♠ TEACHING STRATEGY
|
Resumo Original (EN): |
|
IN THIS WORK, WE DEVELOPED AN PHYSICS TEACHING STRATEGY WHICH SOUGHT TO MAKE POSSIBLE THE
EDUCATION FOR CITIZENSHIP. THEREFORE, WE ESTABLISH THE MAIN OBJECTIVE TO VERIFY IF THE
COMPREHENSION OF THE FIRST NEWTON?S LAW BY THE STUDENTS, THROUGH A DIALOGIC INTERACTION
BETWEEN STUDENTS AND TEACHER, CAN FACILITATE THE REFLECTION ABOUT THE NEED TO USE THE SEAT BELTS
FOR THE PRESERVATION OF HIS OWN LIFE AND OTHERS. THE RESULTS OF THIS RESEARCH SHOWED THAT THE
DIALOGICAL APPROACH PROMOTED IN THE CLASSROOM ENABLED THE UNDERSTANDING OF THE FIRST
NEWTON?S LAW BY THE STUDENTS AND THAT THIS UNDERSTANDING LED THESE STUDENTS TO REFLECTION ON
THE NEED TO USE OF SEAT BELTS FOR THE PRESERVATION OF LIFE. REGARDING PHYSICS, THE RESULTS
OBTAINED IN THIS TEST DEMONSTRATED THAT THE TEACHING STRATEGY WAS SIGNIFICANT FROM THE
VIEWPOINT OF LEARNING OF THE CONCEPT OF INERTIA, SINCE THE MOST OF STUDENTS OBTAINED
SATISFACTORY RESULT IN THE WRITING TEST |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20130130_URIAS GUILHERME MUNIZ PEREIRA CHAVES.pdf
|
Tamanho: |
2739 Kb (2739775 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
07/05/2013 ÀS 16:16:22 |
Atualizado: |
07/05/2013 ÀS 16:16:22 |
Visitas: |
1362 |
Última Visita em : |
05/07/2024 ÀS 17:49:09 |
Downloads: |
37 |
Último Download em : |
08/06/2020 ÀS 16:02:47 |