Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O USO DO CINTO DE SEGURANÇA NUMA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PROBLEMATIZADORA
Autor:
URIAS, GUILHERME MUNIZ PEREIRA CHAVES
Email:
guilherme.urias@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ASSIS, ALICE
Banca Examinadora:
Drª. KAWAMURA, MARIA REGINA DUBEUX
Drª. ASSIS, ALICE
Drª. RECENA, MARIA CELINA PIAZZA RECENA
Data de Defesa:
30/01/2013
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FÍSICA
ESTRATÉGIA DE ENSINO
LEI DA INÉRCIA
PAULO FREIRE
PROBLEMATIZAÇÃO
Resumo Original (PT):
NESTA PESQUISA DESENVOLVEMOS UM TRABALHO QUE PROCUROU CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE FÍSICA PERMEADO POR ASPECTOS RELACIONADOS À FORMAÇÃO CIDADÃ. PARA TANTO, ELABORAMOS UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO QUE PROCUROU TRADUZIR EM SITUAÇÕES EDUCACIONAIS CONCRETAS, O ENSINO PARA A CIDADANIA, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SE A COMPREENSÃO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON POR PARTE DOS ALUNOS, MEDIANTE UMA INTERAÇÃO DIALÓGICA ENTRE ALUNOS E PROFESSOR, PODE VIABILIZAR A REFLEXÃO ACERCA DA NECESSIDADE DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA PARA A PRESERVAÇÃO DE SUA PRÓPRIA VIDA E DE OUTRAS PESSOAS. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRARAM QUE A ABORDAGEM DIALÓGICA PROMOVIDA EM SALA DE AULA VIABILIZOU A COMPREENSÃO DA 1A LEI DE NEWTON POR PARTE DE ALGUNS ALUNOS, E QUE ESSA COMPREENSÃO PROPICIOU A REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA PARA A PRESERVAÇÃO DA VIDA. EM RELAÇÃO À FÍSICA, OS RESULTADOS OBTIDOS NA ATIVIDADE AVALIATIVA DEMONSTRARAM QUE A ESTRATÉGIA DE ENSINO FOI SIGNIFICATIVA DO PONTO DE VISTA DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE INÉRCIA, JÁ QUE A MAIORIA DOS ALUNOS OBTEVE RESULTADO SATISFATÓRIO NA AVALIAÇÃO ESCRITA.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
INERTIA LAW
PAULO FREIRE
PROBLEMATIZATION
TEACHING PHYSICS
TEACHING STRATEGY
Resumo Original (EN):
IN THIS WORK, WE DEVELOPED AN PHYSICS TEACHING STRATEGY WHICH SOUGHT TO MAKE POSSIBLE THE EDUCATION FOR CITIZENSHIP. THEREFORE, WE ESTABLISH THE MAIN OBJECTIVE TO VERIFY IF THE COMPREHENSION OF THE FIRST NEWTON?S LAW BY THE STUDENTS, THROUGH A DIALOGIC INTERACTION BETWEEN STUDENTS AND TEACHER, CAN FACILITATE THE REFLECTION ABOUT THE NEED TO USE THE SEAT BELTS FOR THE PRESERVATION OF HIS OWN LIFE AND OTHERS. THE RESULTS OF THIS RESEARCH SHOWED THAT THE DIALOGICAL APPROACH PROMOTED IN THE CLASSROOM ENABLED THE UNDERSTANDING OF THE FIRST NEWTON?S LAW BY THE STUDENTS AND THAT THIS UNDERSTANDING LED THESE STUDENTS TO REFLECTION ON THE NEED TO USE OF SEAT BELTS FOR THE PRESERVATION OF LIFE. REGARDING PHYSICS, THE RESULTS OBTAINED IN THIS TEST DEMONSTRATED THAT THE TEACHING STRATEGY WAS SIGNIFICANT FROM THE VIEWPOINT OF LEARNING OF THE CONCEPT OF INERTIA, SINCE THE MOST OF STUDENTS OBTAINED SATISFACTORY RESULT IN THE WRITING TEST
Arquivo:
DIS_MEST20130130_URIAS GUILHERME MUNIZ PEREIRA CHAVES.pdf
Tamanho:
2739 Kb (2739775 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/05/2013 ÀS 16:16:22
Atualizado:
07/05/2013 ÀS 16:16:22
Visitas:
1356
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 03:34:09
Downloads:
37
Último Download em :
08/06/2020 ÀS 16:02:47
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por