Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA INVESTIGAÇÃO DE POSSIBILIDADES POR MEIO DA ASTRONÁUTICA
Autor:
TEIXEIRA, CLAUDIO HENRIQUE DA SILVA
Email:
claudio.teixeira@ufjf.edu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. BISCH, SÉRGIO MASCARELLO
Dr. NEVES, ALEXANDRE CESAR DOURADO
Dr. LANGHI, RODOLFO
Data de Defesa:
26/03/2013
Palavras-Chave (PT):
CTSA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA
ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo Original (PT):
O ENSINO DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA NO BRASIL, REFERENTE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO, PODE TER UM NOVO ENFOQUE E UMA NOVA ÊNFASE DADA AOS SEUS CONTEÚDOS E ABORDAGENS. DESDE A DÉCADA DE SESSENTA, CURRÍCULOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM CTSA ? CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE ? VÊM SENDO DESENVOLVIDOS NO MUNDO INTEIRO. TAIS CURRÍCULOS APRESENTAM COMO OBJETIVO CENTRAL PREPARAR OS ALUNOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E CARACTERIZAM-SE POR UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NO SEU CONTEXTO SOCIAL. O ESTUDO CRÍTICO DO TEMA ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, COM ÊNFASE NESTA PERSPECTIVA, NOS PERMITIU ANALISAR SUA APLICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM O INTUITO DE PROBLEMATIZAR O ASSUNTO E PROMOVER DISCUSSÕES EM SALA DE AULA, DE FORMA A RELACIONAR AS QUESTÕES SOCIAIS, CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS, ÉTICAS E AMBIENTAIS DO TEMA. DESTE ESTUDO, BASEADO EM DOCUMENTOS INTERNACIONAIS DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO SOBRE O USO DO ESPAÇO E DAS TECNOLOGIAS ESPACIAIS E DA ÁREA DE DIREITO ESPACIAL, ENUMERAMOS ALGUMAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS QUE PODEM SER IDENTIFICADAS COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ÁREA. ESTA PESQUISA TAMBÉM PROCUROU INVESTIGAR FATORES RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS FORMATIVOS EM UMA AMOSTRA DE DEZOITO PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DURANTE UM CURSO DE CURTA DURAÇÃO EM ASTRONOMIA. A PESQUISA PRETENDEU INTERPRETAR, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS A PARTIR DAS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA E DE SUAS RESPOSTAS AOS QUESTIONÁRIOS, SUAS PREDISPOSIÇÕES EM TRABALHAR O TEMA SOB ESTE NOVO ASPECTO, SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DE ENSINO EM ASTRONOMIA PARA QUE TAL TRABALHO SEJA VIABILIZADO. BUSCAMOS A RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO CENTRAL: COMO E POR QUE, UMA PROPOSTA DE CURSO DE ASTRONOMIA BALIZADA POR ALGUNS PRINCÍPIOS CRÍTICOS, PODE CONTRIBUIR NA CONCEPÇÃO DE ENSINO DE ASTRONOMIA DOS PROFESSORES, INTERFERINDO NO SIGNIFICADO QUE ELES TÊM SOBRE O TEMA? QUE TIPO DE AUXÍLIO PODE-SE PROPORCIONAR AO PROFESSOR, POR MEIO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E UMA ÊNFASE CTSA, EM RELAÇÃO AO TRABALHO EM SALA DE AULA COM TEMAS DA ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA CONTEMPORÂNEA? ACREDITAMOS QUE, ENQUANTO UM CURSO DE CURTA DURAÇÃO (EM GERAL, DENOMINADO DE ?FORMAÇÃO CONTINUADA?) CONTEMPLAR RESULTADOS DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA E ENSINO CTSA, ESTE PODE FORNECER SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS ADEQUADOS A UMA FORMAÇÃO CRÍTICA PARA O ENSINO DESTE TEMA. NOSSO ESTUDO, PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVO, FUNDAMENTA-SE EM UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DA ASTRONOMIA NO BRASIL E SEUS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA OU APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES, LEVANDO-SE EM CONTA OS AUTORES DA ÁREA, OS DOCUMENTOS OFICIAIS NACIONAIS, E OS RESULTADOS DE PESQUISAS ANTERIORES RELATADOS EM ARTIGOS, EVENTOS, TESES E DISSERTAÇÕES. OS DADOS SÃO ANALISADOS A PARTIR DAS TRANSCRIÇÕES DAS GRAVAÇÕES EM VÍDEO DOS ENCONTROS DESTE CURSO, MINISTRADO PELO AUTOR. OS RESULTADOS APONTAM PARA A POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÕES NO ATUAL CURRÍCULO DE ENSINO DE ASTRONOMIA, BEM COMO DE SUA ABORDAGEM.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
N/C
Resumo Original (EN):
THE ASTRONOMY AND ASTRONAUTICS EDUCATION IN BRAZIL, RELATING TO TEACHER TRAINING, UNIVERSITY EXTENSION AND BASIC EDUCATION CURRICULUM, MAY HAVE A NEW FOCUS AND A NEW EMPHASIS GIVEN TO ITS CONTENT AND APPROACHES. SINCE THE SIXTIES, SCIENCE EDUCATION CURRICULA WITH EMPHASIS ON STSE - SCIENCE, TECHNOLOGY, SOCIETY AND ENVIRONMENT - ARE BEING DEVELOPED WORLDWIDE. THE MAIN OBJECTIVE OF SUCH CURRICULA IS TO PREPARE STUDENTS FOR CITIZENSHIP AND THEY ARE CHARACTERIZED BY AN APPROACH OF SCIENTIFIC CONTENT IN THEIR SOCIAL CONTEXT. THE CRITICAL STUDY OF ASTRONOMY AND ASTRONAUTICS THEME, EMPHASIZING THIS PERSPECTIVE, ALLOWS US TO ANALYZE THEIR APPLICABILITY IN A TRAINING COURSE FOR TEACHERS, IN ORDER TO DISCUSS THE SUBJECT AND TO PROMOTE DISCUSSION IN THE CLASSROOM, AIMING TO RELATE ITS SOCIAL, SCIENTIFIC, TECHNOLOGICAL, ETHICAL AND ENVIRONMENTAL ISSUES. FROM THIS STUDY, BASED ON INTERNATIONAL DOCUMENTS OF FORUMS DISCUSSION ON THE SPACE USE, SPACE TECHNOLOGIES AND SPACE LAW AREA, WE LISTED SOME SOCIOSCIENTIFIC ISSUES THAT CAN BE IDENTIFIED AS A STARTING POINT FOR DEVELOPING A CRITICAL EDUCATION IN THE AREA. THIS RESEARCH ALSO HAD SOUGHT TO INVESTIGATE RELEVANT FACTORS TO THE DEVELOPMENT OF FORMATIVE PROCESSES IN A SAMPLE OF EIGHTEEN ELEMENTARY SCHOOL?S TEACHERS DURING A SHORT ASTRONOMY COURSE. THE RESEARCH INTENDED TO INTERPRET, THROUGH THE DATA?S ANALYSIS OBTAINED FROM THE DISCUSSIONS IN THE CLASSROOM AND THEIR ANSWERS TO THE QUESTIONNAIRES, THEIR PREDISPOSITIONS TO WORK UNDER THE THEME OF THIS NEW ASPECT, THEIR TRAINING NEEDS IN CONTENT AND TEACHING METHODOLOGIES IN ASTRONOMY SO THAT WORK CAN BE MADE POSSIBLE. WE SEEK TO ANSWER THE MEAN QUESTION: HOW AND WHY AN ASTRONOMY COURSE PROPOSAL, LIMITED BY SOME CRITICAL PRINCIPLES, CAN CONTRIBUTE TO THE CONCEPTION OF ASTRONOMY EDUCATION OF THE TEACHERS, INTERFERING WITH THE MEANING THAT THEY HAVE ABOUT THE TOPIC? WHAT KIND OF ASSISTANCE CAN BE PROVIDED TO THE TEACHER THROUGH CONTINUING EDUCATION ACTIVITIES AND AN EMPHASIS STSE, IN RELATION TO WORK IN THE CLASSROOM WITH CONTEMPORARY ASTRONOMY AND ASTRONAUTICS THEMES? WE BELIEVE THAT, WHILE A SHORT COURSE (USUALLY CALLED ?CONTINUING EDUCATION?) CONTEMPLATES RESEARCH?S RESULTS ON ASTRONOMY EDUCATION AND STSE EDUCATION, THIS MAY PROVIDE BASIS TO THE APPROPRIATED CURRICULUM FRAMING AND A TEACHING CRITICAL UPBRINGING ON THIS THEME. OUR STUDY, PREDOMINANTLY QUALITATIVE, IS BASED ON AN APPROACH TO THE ASTRONOMY TEACHING IN BRAZIL AND ITS CONTINUING EDUCATION COURSES OR TEACHING PROFESSIONAL IMPROVEMENT, TAKING INTO ACCOUNT THE AUTHORS OF THE AREA, THE OFFICIAL NATIONAL DOCUMENTS, AND THE RESULTS OF THE PREVIOUS RESEARCH REPORTED IN ARTICLES, EVENTS, THESES AND DISSERTATIONS. THE DATA ARE ANALYZED FROM THE TRANSCRIPTS OF THE VIDEO RECORDINGS OF THE MEETINGS OF THIS COURSE, TAUGHT BY THE AUTHOR. THE RESULTS POINT TO THE POSSIBILITY OF CHANGES IN THE CURRENT CURRICULUM FOR ASTRONOMY TEACHING, AS WELL AS ITS APPROACH
Arquivo:
TES_DOUT20130326_TEIXEIRA CLAUDIO HENRIQUE DA SILVA.pdf
Tamanho:
1732 Kb (1732783 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/05/2013 ÀS 15:54:29
Atualizado:
07/05/2013 ÀS 15:54:29
Visitas:
1078
Última Visita em :
11/05/2024 ÀS 10:46:51
Downloads:
64
Último Download em :
31/08/2022 ÀS 03:11:06
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por