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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS RESPOSTAS DE EMPATIA E RECOMENDAÇÃO DO TERAPEUTA NA INTERAÇÃO TERAPEUTA-CLIENTE E DESCRIÇÃO DE EFEITOS DE UM PROCEDIMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O TRATAMENTO DE MÃES DE ADOLESCENTES COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Autor:
KANAMOTA, PRISCILA FERREIRA DE CARVALHO
Email:
prifcarvalho@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2013
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Drª. MEYER, SONIA BEATRIZ
Drª. SILVEIRA, JOCELAINE MARTINS
Data de Defesa:
05/04/2013
Palavras-Chave (PT):
HABILIDADES SOCIAIS
INTERAÇÃO TERAPEUTA-CLIENTE
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
PSICOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
SISTEMA MULTIDIMENSIONAL DE CATEGORIZAÇÃO DAS VERBALIZAÇÕES NA INTERAÇÃO TERAPÊUTICA
Resumo Original (PT):
A LITERATURA DEMONSTRA QUE AINDA NÃO EXISTE CONSENSO ACERCA DOS EFEITOS DOS COMPORTAMENTOS DE APOIO E DIRETIVIDADE DO TERAPEUTA SOBRE A CONDUTA DO CLIENTE AO LONGO DA PSICOTERAPIA. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVOS A) VERIFICAR OS EFEITOS DO AUMENTO DA FREQUÊNCIA DAS RESPOSTAS DE EMPATIA E RECOMENDAÇÃO DO TERAPEUTA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO TERAPEUTA-CLIENTE E B) AVALIAR OS EFEITOS DO MODELO DE ?INTERVENÇÃO EM GRUPO PARA PAIS?, APLICADO EM TERAPIA INDIVIDUAL, TANTO NA AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO SOCIAL POSITIVO DOS PAIS E FILHOS QUANTO NA REDUÇÃO DE PRÁTICAS NEGATIVAS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DE FILHOS ADOLESCENTES. PARTICIPARAM DE TERAPIA INDIVIDUAL, QUATRO MÃES (P1, P2, P3 E P4) DE ADOLESCENTES COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EXTERNALIZANTES E/OU INTERNALIZANTES; UMA PSICÓLOGA E SETE AVALIADORES TREINADOS A TRANSCREVER E CATEGORIZAR AS FALAS DO TERAPEUTA E DOS CLIENTES. O PROCESSO TERAPÊUTICO FOI CONSTITUÍDO DE APROXIMANDAMENTE 20 SESSÕES. PARA A COLETA DE DADOS FOI PROGRAMADO: UM DELINEAMENTO QUASE EXPERIMENTAL DE SUJEITO ÚNICO (A, B, C) PARA A AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO TERAPEUTA-CLIENTE E UM DELINEAMENTO QUASE EXPERIMENTAL DE PRÉ-TESTE, PÓS-TESTE E SEGUIMENTO PARA A AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA. DURANTE A FASE A NÃO HOUVE A ALTERAÇÃO INTENCIONAL DE NENHUMA CATEGORIA VERBAL VOCAL DO COMPORTAMENTO DA TERAPEUTA. NAS FASES B E C OS COMPORTAMENTOS DE EMPATIA E RECOMENDAÇÃO DO TERAPEUTA FORAM OS MAIS FREQUENTES. FOI APLICADO O INVENTÁRIO WAI AO FINAL DO PRÉ-TESTE E DAS FASES A, B E C. QUANTO AO DELINEAMENTO DA INTERVENÇÃO, NA FASE DE PRÉ-TESTE FORAM APLICADOS O CBCL (CHILD BEHAVIOR CHECKLIST), UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E O ROTEIRO DE ENTREVISTA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS (RE-HSE-P). NA FASE DE PÓS-TESTE, HOUVE A REAPLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DO PRÉ-TESTE. NA FASE DE SEGUIMENTO, FORAM REAPLICADOS OS INSTRUMENTOS 6 MESES APÓS A INTERVENÇÃO. TODAS AS SESSÕES FORAM TRANSCRITAS E AS VERBALIZAÇÕES DO TERAPEUTA E DOS CLIENTES FORAM CATEGORIZADAS DE ACORDO COM O SISTEMA MULTIDIMENSIONAL PARA CATEGORIZAÇÃO DE COMPORTAMENTOS EM INTERAÇÃO TERAPÊUTICA (SIMCCIT). OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE QUANDO O TERAPEUTA SE COMPORTAVA DE FORMA A RECOMENDAR COM MAIS FREQUÊNCIA, PARECEU FACILITAR A OCORRÊNCIA DE SOLICITAÇÃO (SOL) E CONCORDÂNCIA (CON) E DIFICULTAR O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE EVENTOS (CER). NÃO SE OBSERVOU ALTERAÇÃO SISTEMÁTICA QUANDO A VARIÁVEL ALTERADA FOI A EMPATIA. NO ENTANTO, O INSTRUMENTO WAI DEMONSTROU QUE EMPATIA ELEVADA POR PARTE DO TERAPEUTA TEVE ALGUM IMPACTO NA AVALIAÇÃO DO CLIENTE SOBRE A SUBCATEGORIA OBJETIVOS. A AVALIAÇÃO DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO INTEIRO POR MEIO DE DELINEAMENTO QUASE EXPERIMENTAL POSSIBILITOU NOVOS ESCLARECIMENTOS DAS COMPLEXAS RELAÇÕES QUE COMPÕEM A INTERAÇÃO TERAPEUTA-CLIENTE. QUANTO AOS RESULTADOS DA INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA, NOTA-SE O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS POSITIVAS PARA P1, P2, P3 E P4, REDUÇÃO DE PRÁTICAS NEGATIVAS PARA P1, P2 E P4; ALÉM DO AUMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE TODOS OS ADOLESCENTES E REDUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO PARA TRÊS DOS QUATRO ADOLESCENTES. OBSERVOU-SE QUE RESULTADOS SEMELHANTES AOS ENCONTRADOS EM TERAPIA DE GRUPO COM PAIS DE PRÉ-ESCOLARES, PUDERAM SER OBSERVADOS NA INTERVENÇÃO INDIVIDUAL COM MÃES DE FILHOS ADOLESCENTES. A PESQUISA COLABORA AINDA PARA A ÁREA DA PSICOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS, ALÉM DE AMPLIAR A TECNOLOGIA DE INTERVENÇÃO DA ÁREA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO.
Título (EN):
A STUDY OF THE INFLUENCE OF EMPATHIC RESPONSE AND THERAPIST RECOMMENDATIONS IN THE HOSPITALIZATION OF THERAPY CLIENTS AND THE EFFECTS OF INTERVENTION PROCEDURES FOR THE TREATMENT OF MOTHERS OF ADOLESCENTS WITH BEHAVIORAL PROBLEMS
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR PROBLEMS
EVIDENCE BASED PSYCHOLOGY
MULTIDIMENSIONAL SYSTEM OF CATEGORIZATION OF THE VERBALIZATION AT THE THERAPEUTIC INTERACTION
PARENTING EDUCATIONAL PRACTICES
SOCIAL ABILITIES
THERAPIST-CLIENT INTERACTION
Resumo Original (EN):
IN ACCORDANCE WITH CURRENT LITERATURE THERE IS STILL NO CONSENSUS REGARDING THE EFFECTS OF SUPPORT BEHAVIOR AND THE DIRECTNESS OF THE THERAPIST WITH THE PATIENT DURING PSYCHOTHERAPY. THE PRESENT STUDY HAS AS ITS AIMS TO; A) VERIFY THE EFFECTS OF THE INCREASED FREQUENCY OF THE EMPATHIC RESPONSE AND THERAPIST RECOMMENDATION IN THE THERAPEUTIC PATIENT HOSPITALIZATION PROCESS. B) EVALUATE THE EFFECTS OF THE ?INTERVENTION GROUPS FOR PARENTS? MODEL, WHEN APPLIED IN INDIVIDUAL THERAPY, EQUALLY IN THE EXPANSION OF POSITIVE SOCIAL REPERTOIRE FOR PARENTS AND CHILDREN AS WELL AS IN THE REDUCTION OF THE NEGATIVE PRACTICES AND BEHAVIORAL PROBLEMS IN ADOLESCENT CHILDREN. FOUR MOTHERS OF ADOLESCENTS WITH EXTERNALIZED AND/OR INTERNALIZED BEHAVIORAL PROBLEMS TOOK PART IN THE INDIVIDUAL THERAPY (P1, P2, P3 E P4); A PSYCHOLOGIST AND SEVEN EVALUATORS TRAINED TO DESCRIBE AND CATEGORIZE THE THERAPIST AND CLIENT?S SPEECH. THE THERAPEUTIC PROCESS WAS MADE UP OF APPROXIMATELY 20 SESSIONS. DATA COLLECTION WAS PROGRAMMED USING THE FOLLOWING: AN ALMOST EXPERIMENTAL DELINEATION SINGLE SUBJECT DESIGN (A, B, C) FOR THE EVALUATION OF THERAPIST-CLIENT INTERACTION AND AN ALMOST EXPERIMENTAL DELINEATION DESIGN FOR PRE-TEST, POST-TEST AND PURSUANCE FOR THE EVALUATION OF THERAPEUTIC INTERVENTION. DURING PHASE A THERE WAS NO INTENTIONAL ALTERATION IN ANY VOCAL VERBAL CATEGORY OF THE THERAPIST?S BEHAVIOR. IN THE PHASES B AND C THE EMPATHETIC BEHAVIOR AND THERAPIST RECOMMENDATION WERE MORE FREQUENT. THE WAI INVENTORY WAS APPLIED AT THE END OF THE PRETEST AND OF PHASES A, B AND C. REGARDING THE DELINEATION INTERVENTION, IN THE PRETEST PHASE CBCL (CHILDBEHAVIORCHECKLIST) WAS APPLIED, A SEMI STRUCTURED INTERVIEW AS WELL AS THE PARENTING EDUCATIVE SOCIAL ABILITIES INTERVIEW SCRIPT (RE-HSE-P). DURING THE POST-TEST PHASE, A REAPPLICATION OF THE INSTRUMENTS OF THE PRETEST WAS APPLIED. IN THE POST-TEST PHASE, THE INSTRUMENTS WERE REAPPLIED 6 MONTHS AFTER THE INTERVENTION. ALL THE SESSIONS WERE TRANSCRIBED AND ALL CLIENT/THERAPIST VERBALIZATION WERE CATEGORIZED ACCORDING TO THE MULTIDIMENSIONAL SYSTEM OF CATEGORIZATION OF BEHAVIORS IN THERAPEUTIC INTERACTION (SIMCCIT). THE RESULTS DEMONSTRATED THAT WHEN THE THERAPIST ACTED TO RECOMMEND MORE FREQUENTLY, IT APPEARED TO FACILITATE THE OCCURRENCE OF SOLICITATIONS (SOL) AND AGREEMENT (CON) AND IMPEDE THE ESTABLISHMENT OF A RELATIONSHIP BETWEEN EVENTS (CER). SYSTEMATIC CHANGES WERE NOT OBSERVED WHEN EMPATHY WAS THE ALTERED VARIABLE. HOWEVER THE WAI INSTRUMENT DEMONSTRATED THAT EMPATHY, WHEN PROMOTED BY THE THERAPIST, HAD AN IMPACT ON THE CLIENT?S EVALUATION OF THE SUBCATEGORY OBJECTIVES. EVALUATION OF THE ENTIRE PSYCHO-THERAPEUTIC PROCESS BY MEANS OF THE ALMOST EXPERIMENTAL DELINEATION ENABLED NEW UNDERSTANDING OF THE COMPLEX RELATIONS WHICH MAKE UP THERAPIST-CLIENT INTERACTIONS. REGARDING THE RESULTS OF THE THERAPEUTIC INTERVENTION, NOTE THE DEVELOPMENT OF THE POSITIVE PRACTICES FOR P1, P2, P3 E P4, REDUCTION OF THE NEGATIVE PRACTICES FOR P1, P2 E P4; AS WELL AS AN INCREASED SOCIAL ABILITIES OF ALL THE ADOLESCENTS AND REDUCTION OF BEHAVIORAL PROBLEMS FOR THREE OF THE FOUR ADOLESCENTS. SIMILAR RESULTS WERE ALSO OBSERVED COMPARING GROUP THERAPY INVOLVING PARENTS OF PRESCHOOL CHILDREN AND INDIVIDUAL INTERVENTION WITH MOTHERS OF ADOLESCENTS. THE STUDY STILL COLLABORATES IN THE AREA OF EVIDENCE BASED PSYCHOLOGY AS WELL AS EXPANDING INTERACTION TECHNOLOGY IN THE AREA OF SOCIAL AND EDUCATIONAL SKILLS AND BEHAVIORAL PROBLEMS.
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29/04/2013 ÀS 16:27:10
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