Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autor:
JESUS, ANDRÉA CRISTINA SOUZA
Email:
andreacristtina@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Data de Defesa:
04/03/2012
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE DISCURSO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR, NOS DISCURSOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA, ELEMENTOS CONSIDERADOS ESPECÍFICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), BUSCANDO EVIDENCIAR O IMAGINÁRIO DESSES FUTUROS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESTA TEMÁTICA, COMO TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS PARA ATUAR NA REFERIDA MODALIDADE. PARA ISTO, FOI INTRODUZIDA UMA PROBLEMÁTICA PARA LICENCIANDOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE FÍSICA, QUE DEVERIAM REALIZAR SEUS ESTÁGIOS CURRICULARES EM CLASSES DE EJA NO ENSINO MÉDIO E PLANEJAREM ATIVIDADES DE ENSINO ADEQUADAS À REALIDADE DESTAS CLASSES, A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES REALIZADAS SOBRE ESTE CONTEXTO. POSTERIORMENTE, TAIS ATIVIDADES FORAM CONDUZIDAS PELOS FUTUROS PROFESSORES DURANTE O ESTÁGIO DE REGÊNCIA. OS DADOS COLETADOS A PARTIR DESTE PROCESSO FORAM ANALISADOS POR MEIO DE PRINCÍPIOS E PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE DISCURSO. O ESTUDO MOSTROU QUE O IMAGINÁRIO DOS LICENCIANDOS SOBRE A EJA SE APROXIMA DO SENSO COMUM, OU SEJA, OS FUTUROS PROFESSORES NÃO APRESENTARAM SABERES NECESSÁRIOS PARA ATUAR EM CLASSES DE JOVENS E ADULTOS, DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS QUE ESTA MODALIDADE EXIGE. TENDO EM VISTA QUE OS SUJEITOS ESTUDADOS ESTAVAM PRESTES A CONCLUIR A FORMAÇÃO INICIAL COMO DOCENTES, AS LACUNAS APRESENTADAS MOSTRAM A NECESSIDADE DE MAIOR INVESTIMENTO NOS ESTUDOS SOBRE A EJA, AINDA NA GRADUAÇÃO, DE FORMA QUE OS FUTUROS DOCENTES CONCLUAM ESTA ETAPA DE SUA FORMAÇÃO TENDO DESENVOLVIDO SABERES INICIAIS SOBRE O TEMA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DISCOURSE ANALYSIS
INITIAL TEACHERS EDUCATION
PHYSICS TEACHING
YOUTH AND ADULT EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO IDENTIFY IN FUTURE PHYSICS TEACHERS? DISCOURSES ELEMENTS CONSIDERED SPECIFIC FOR TEACHING FOR YOUTH AND ADULTS (YAT) , TRYING TO REVEAL THE IMAGINARY OF THEM ABOUT THIS SUBJECT, AS WELL THE DEVELOPMENT OF TEACHERS? KNOWLEDGE NECESSARY TO TEACH IN THIS EDUCATION MODALITY. FOR THAT, A PROBLEM WAS INTRODUCED TO THE LAST YEAR UNDERGRADUATE STUDENTS, THAT SHOULD DO THEIR SUPERVISED TEACHING PRACTICE ACTIVITIES IN YAT CLASSES AND PLANNING APPROPRIATE ACTIVITIES FOR TEACHING ACCORDING TO THE REALITY OF THESE CLASSES, FROM PREVIOUS OBSERVATIONS AND REFLECTIONS TAKEN ABOUT THIS CONTEXT. SUBSEQUENTLY, THESE ACTIVITIES WERE CONDUCTED BY THE FUTURE TEACHERS. DATA COLLECTED DURING THIS PROCESS WERE ANALYZED USING PRINCIPLES AND ASSUMPTIONS OF DISCOURSE ANALYSIS. IT WAS FOUND THAT THE IMAGINARY OF THE STUDENT TEACHERS ABOUT THE YOUTH AND ADULTS EDUCATION MATCH TO THE COMMON SENSE, THAT IS, THEY DID NOT DEMONSTRATE KNOWLEDGE PROPER TO TEACH IN YOUTH AND ADULTS CLASSES, ACCORDING TO THE SPECIFIC FEATURES THAT THIS EDUCATION MODALITY REQUIRES. TAKING INTO CONSIDERATION THAT THE STUDENTS ANALYZED WERE UP TO CONCLUDE THEIR INITIAL TEACHERS EDUCATION PROGRAM, THE GAPS PRESENTED SHOW THE NECESSITY TO IMPROVE THE STUDIES ABOUT YAT, STILL DURING THE INITIAL EDUCATION, IN ORDER THEY MAY CONCLUDE THIS STAGE HAVING DEVELOPED INITIAL KNOWLEDGE ABOUT THIS EDUCATION MODALITY.
Arquivo:
DIS_MEST20120304_JESUS ANDREA CRISTINA SOUZA.pdf
Tamanho:
1211 Kb (1211924 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/04/2013 ÀS 15:49:02
Atualizado:
25/04/2013 ÀS 15:49:02
Visitas:
696
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 11:48:28
Downloads:
60
Último Download em :
17/11/2023 ÀS 18:41:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por