DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PROGRESSÃO CONTINUADA |
Autor: |
NASCIMENTO, HUGO LEANDRO |
Email: |
hlnasce@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2005 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO ♠ Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO ♠ Drª. MIORIM, MARIA ANGELA
|
Data de Defesa: |
28/02/2005 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE MATEMÁTICA ♠ PROGRESSÃO CONTINUADA ♠ TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS POSSÍVEIS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA O CONTEXTO DE PROGRESSÃO CONTINUADA. FORAM SUJEITOS CINCO PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ESTAVAM ATUANDO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UMA ENTREVISTA GRAVADA. O PROBLEMA DE PESQUISA INVESTIGADO FOI: OCORRERAM MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA APÓS A IMPLANTAÇÃO DO REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA? A PARTIR DESSE PROBLEMA GERADOR, FORAM ANALISADAS AS SEGUINTES QUESTÕES: 1) QUE ANÁLISE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA FAZ SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA? 2) COMO O PROFESSOR DE MATEMÁTICA SE POSICIONA FRENTE A PROPOSTA DO REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA? 3) QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM RELAÇÃO AO ENSINO DE MATEMÁTICA? A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU NENHUM SUJEITO ATRIBUIU A PROGRESSÃO CONTINUADA COMO FATOR DETERMINANTE PARA A MUDANÇA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, E APONTOU VÁRIOS PROBLEMAS ENFRENTADOS NA ESCOLA PARA IMPLANTAR UMA PRÁTICA DECORRENTE DA TEORIA APRENDIDA EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. FOI OBSERVADO QUE, EMBORA CONCRETAMENTE OS SUJEITOS NÃO TENHAM ALTERADO A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS MESMOS RECONHECEM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SUPERAR OS PARADIGMAS TRADICIONAIS DE ENSINO DE MATEMÁTICA, SUBSTITUINDO-OS POR UM ENSINO DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADO. EM RELAÇÃO AO ENTENDIMENTO DOS PROFESSORES NO TOCANTE À PROGRESSÃO CONTINUADA, FOI OBSERVADO QUE ELES APONTARAM ESSE REGIME COMO O FATOR DE DIMINUIÇÃO DA EVASÃO E REPETÊNCIA ESCOLAR, MENCIONANDO DIVERSOS PROBLEMAS QUE A IMPLANTAÇÃO DA PROGRESSÃO CONTINUADA ACARRETOU. ANALISANDO ESSES PROBLEMAS SALIENTADOS PELOS PROFESSORES, OBSERVA-SE QUE SÃO PROBLEMAS GERAIS E QUE JÁ EXISTIAM (E AINDA EXISTEM) ANTES DA IMPLANTAÇÃO DESSE REGIME. AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NESSE CONTEXTO DE PROGRESSÃO CONTINUADA PARECEM NÃO SER BOAS, POIS HÁ MUITOS OBSTÁCULOS A SEREM ULTRAPASSADOS PARA A OBTENÇÃO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA DE QUALIDADE A TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA. |
|
Título (EN): |
NAÕ CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CONTINUED PROGRESSION ♠ MATHEMATICS EDUCATION ♠ TRENDS IN MATHEMATICAL EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENT RESEARCH HAD AS OBJECTIVE TO INVESTIGATE THE POSSIBLE PERSPECTIVES FOR THE MATHEMATICS EDUCATION, IN VIEW OF THE CONTEXT OF CONTINUED PROGRESSION. FIVE MATHEMATICS TEACHERS HAD BEEN CITIZENS WHO WERE ACTING IN THE PUBLIC NET OF EDUCATION OF THE STATE OF SÃO PAULO, THE INSTRUMENT USED FOR THE COLLECTION OF DATA WERE A RECORDED INTERVIEW. THE INVESTIGATED PROBLEM OF RESEARCH WAS: HAD OCCURRED CHANGES IN PEDAGOGICAL PRATICE OF THE MATHEMATICS TEACHER AFTER THE IMPLANTATION OF THE REGIMEN OF CONTINUED PROGRESSION? FROM THIS GENERATING PROBLEM, THE FOLLOWING QUESTIONS HAD BEEN ANALYZED: 1) WHAT ANALYSIS DO THE MATHEMATICS TEACHERS MAKE ON THEIR OWN PEDAGOGICAL PRACTICE? 2) HOW LIKE DO THE MATHEMATICS TEACHERS LOCALIZE FRONT THEM IN THE PROPOSAL OF THE REGIMEN OF CONTINUED PROGRESSION? 3) WHAT ARE THE PERSPECTIVES OF THE TEACHERS OF THE PUBLIC NET IN RELATION TO THE MATHEMATICS EDUCATION? THE ANALYSIS OF THE DATA SHOWED THAT NO CITIZEN ATTRIBUTED THE CONTINUED PROGRESSION AS DETERMINATIVE FACTOR FOR THE CHANGE OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE, AND
POINTED SEVERAL PROBLEMS FACED IN THE SCHOOL TO IMPLANT ONE PRACTICE DECURRENT ONE OF THE THEORY LEARNED IN COURSES OF INITIAL AND CONTINUED FORMATION. IT WAS OBSERVED THAT, ALL THOWGHT CONCRETELY THE CITIZENS HAVEN`T MODIFIED THEIR PEDAGOGICAL PRACTICE, THE SAME ONES RECOGNIZE THE IMPORTANCE AND NECESSITY TO SURPASS THE TRADITIONAL PARADIGMS OF MATHEMATICS EDUCATION, SUBSTITUTING THEM FOR A CONTEXTUALIZATED EDUCATION OF MATHEMATICS. IN RELATION TO THE UNDESRTANDING OF THE TEACHERS IN THE REGARDING TO THE CONTINUED PROGRESSION, IT WAS OBSERVED THAT THEY HAD POINTED THIS REGIMEN AS THE FACTOR OF REDUCTION OF THE EVASION AND SCHOOL REPROBATION, MENTIONING VARIOUS PROBLEMS THAT THE IMPLANTATION OF THE CONTINUED PROGRESSION CAUSED. ANALYZING THESE PROBLEMS POINTED BY THE TEACHERS, IT IS OBSERVED THAT THEY ARE GENERAL PROBLEMS AND THAT ALREADY THEY EXISTED (AND STILL THEY EXIST) BEFORE THE IMPLANTATION OF THIS REGIMEN. THE PERSPECTIVES OF THE MATHEMATICS EDUCATION IN THIS CONTEXT OF CONTINUED PROGRESSION SEEM NOT TO BE GOOD, THEREFORE IT HAS MANY OBSTACLES TO BE EXCEEDED FOR THE ATTAINMENT OF AN MATHEMATICS EDUCATION OF QUALITY TO ALL THE PUPILS OF THE PUBLIC SCHOOL |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20050228_NASCIMENTO HUGO LEANDRO.pdf
|
Tamanho: |
1218 Kb (1218809 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
19/04/2013 ÀS 13:51:13 |
Atualizado: |
19/04/2013 ÀS 13:51:13 |
Visitas: |
927 |
Última Visita em : |
24/04/2024 ÀS 01:15:56 |
Downloads: |
34 |
Último Download em : |
05/05/2023 ÀS 08:15:35 |