Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor:
BARROS, NÉLIA MARA DA COSTA
Email:
nelia.barros@bol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI
Drª. MOCROSKY, LUCIANE FEREIRA
Drª. DIAS, MARISA DA SILVA
Dr. DETONI, ADLAI RALPH
Data de Defesa:
22/02/2013
Palavras-Chave (PT):
ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo Original (PT):
A PESQUISA PROPÕE INVESTIGAR A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. O CAMPO ESCOLHIDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO CONSTITUI-SE PELO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UAB/UFJF), ESPECIFICAMENTE O POLO DE ILICÍNEA-MG. FORAM SUJEITOS DESSA PESQUISA SEIS ALUNAS DA SEGUNDA TURMA DESSE CURSO (UAB2). O TRABALHO SE DESENVOLVE POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA. EFETUANDO REDUÇÕES SUCESSIVAS ARTICULAMOS CATEGORIAS ABRANGENTES QUE FALAM DO MODO COMO AS ALUNAS, SUJEITOS DA PESQUISA, COMPREENDEM MATEMÁTICA. NESSE PROCESSO, DESTACARAM-SE DUAS CATEGORIAS: MATEMÁTICA E SEU ENSINO E MATEMÁTICA: CONTEÚDOS E ACEPÇÕES. A PRIMEIRA DISCUTE A FORMAÇÃO DOCENTE, A PRÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS, ENTRELAÇANDO OS TEMAS COM O ENSINO DE MATEMÁTICA. NESSE CONTEXTO, DISCUTE-SE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO UM PROCESSO PERMANENTE, CUNHADO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO E SEU PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. EM RELAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS QUE O ALUNO CONSTRUIU EM SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS E DAS SITUAÇÕES DE SUA REALIDADE, EM DETRIMENTO A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PAUTADAS EM UM MODELO TECNICISTA DE ENSINO. O USO DE JOGOS, DE MATERIAS CONCRETOS, O WIKI E A VIDEOAULA SÃO RESSALTADOS COMO RECURSOS FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA. A SEGUNDA CATEGORIA REFERE-SE AO QUE AS PROFESSORAS DIZEM SOBRE A MATEMÁTICA, ABORDANDO O PRÓPRIO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, SEUS CONTEÚDOS E ACEPÇÕES, NO HORIZONTE CIBERESPAÇO. NESSE CONTEXTO, ABORDAM-SE QUESTÕES RELATIVAS À REALIDADE DO ESPAÇO VIRTUAL. EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, TRATA-SE DA CONSTITUIÇÃO DO NÚMERO E SEU PROCESSO HISTÓRICO, DA ORIGEM DE DIFERENTES SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SUAS CARACTERÍSTICAS, DAS OPERAÇÕES DE NÚMEROS NATURAIS E ALGORITMOS, DOS NÚMEROS RACIONAIS E DAS MEDIDAS. AS ACEPÇÕES DE MATEMÁTICA ARTICULAM-SE EM TORNO DA MATEMÁTICA E COTIDIANO, MATEMÁTICA ESCOLAR, CONCEPÇÃO PITAGÓRICA DE MATEMÁTICA, MATEMÁTICA E CIDADANIA, ETNOMATEMÁTICA, MATEMÁTICA COMO PRODUÇÃO HUMANA E MATEMÁTICA COMO BICHO DE SETE CABEÇAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DISTANCE EDUCATION
MATHEMATICS UNDERSTANDING
PHENOMENOLOGICAL APPROACH
TEACHERS FORMATION
Resumo Original (EN):
THE RESEARCH PROPOSES TO INVESTIGATE THE COMPREHENSION OF MATHEMATICS OF TEACHERS FROM A DISTANCE PEDAGOGY COURSE COMPREHEND MATHEMATICS. THE FIELD CHOSEN FOR THE DEVELOPMENT OF THE INVESTIGATION TOOK PLACE IN THE PEDAGOGY COURSE OF UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL OF UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UAB/UFJF), SPECIFICALLY THE ILICÍNEA-MG POLE. SIX STUDENTS FROM THE SECOND CLASS OF THIS COURSE (UAB2) PARTICIPATED IN THIS RESEARCH. THE WORK DEVELOPS BY MEANS OF A QUALITATIVE RESEARCH OF PHENOMENOLOGICAL APPROACH. MAKING PROGRESSIVE REDUCTIONS WE ARTICULATED WIDE CATEGORIES WHICH TALK ABOUT THE WAY THE STUDENTS, RESEARCH PARTICIPANTS, COMPREHEND MATHEMATICS. IN THIS PROCESS, TWO CATEGORIES STOOD OUT: MATHEMATICS AND MATHEMATICS AND ITS TEACHING AND MATHEMATICS: CONTENTS AND MEANINGS. THE FIRST DISCUSSES THE DOCENT?S FORMATION, THE PRACTICE AND THE PEDAGOGICAL RESOURCES AND THE EXPERIENCES OF CHANGE IN THE STUDENTS? FORMATION PROCESS, TWINING THE THEMES WITH THE MATHEMATICS TEACHING. THE SECOND CATEGORY REFERS TO WHAT THE TEACHERS SAY ABOUT MATHEMATICS, ADDRESSING THE MATHEMATICAL KNOWLEDGE ITSELF, ITS CONTENTS AND MEANINGS, IN THE CYBERSPACE HORIZON. IN THIS CONTEXT, IT IS DISCUSSED THE FORMATION OF THE TEACHER AS A PERMANENT PROCESS, COINED IN EXERCISING THE PROFESSION AND ITS ROLE IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. REGARDING PEDAGOGICAL PRACTICE THE IMPORTANCE OF THE APPRECIATION OF THE KNOWLEDGE THE STUDENT BUILT IN HIS DAILY EXPERIENCES AND IN THE SITUATIONS OF HIS REALITY STOOD OUT, OVER THE PEDAGOGICAL PRACTICES GUIDED BY A TECHNICIST MODEL OF TEACHING. THE USE OF GAMES, CONCRETE MATERIALS, THE WIKI AND THE VIDEO CLASS ARE HIGHLIGHTED AS FAVORABLE RESOURCES TO THE DEVELOPING OF STUDENTS WORKING WITH MATHEMATICS. THE SECOND CATEGORY REFERS TO WHAT THE TEACHERS SAY ABOUT MATHEMATICS, APPROACHING THE MATHEMATICAL KNOWLEDGE ITSELF, ITS CONTENTS AND MEANINGS, IN THE HORIZON OF CYBERSPACE. IN THIS CONTEXT, MATTERS RELATIVE TO THE VIRTUAL SPACE ARE APPROACHED. REGARDING THE MATHEMATICAL KNOWLEDGE, IT IS ABOUT THE CONSTITUTION OF THE NUMBER AND ITS HISTORICAL PROCESS, THE ORIGIN OF DIFFERENT SYSTEMS OF NUMERATION AND OF THE DECIMAL NUMERAL SYSTEM AND ITS CHARACTERISTICS, THE OPERATIONS OF NATURAL NUMBERS AND ALGORITHMS, OF RATIONAL NUMBERS AND MEASUREMENTS. THE MEANINGS OF MATHEMATICS ARTICULATE AROUND MATHEMATICS AND THE EVERY DAY LIFE, SCHOOL MATHEMATICS, PYTHAGOREAN CONCEPTION OF MATHEMATICS, MATHEMATICS AND CITIZENSHIP, ETHNOMATHEMATICS, MATHEMATICS AS HUMAN PRODUCTION AND MATHEMATICS AS A MONSTER.
Arquivo:
TES_DOUT20130222_BARROS NELIA MARA DA COSTA.pdf
Tamanho:
4935 Kb (4935824 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/04/2013 ÀS 13:32:19
Atualizado:
19/04/2013 ÀS 13:32:19
Visitas:
1103
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 04:42:42
Downloads:
72
Último Download em :
09/03/2024 ÀS 09:42:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por