Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E TRABALHO DOCENTE: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E GESTORES DE UMA REDE ESCOLAR PÚBLICA MUNICIPAL
Autor:
BEGO, AMADEU MOURA
Email:
amadeubego@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Co-Orientador:
Dr. OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO ANDRADE DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. GARCIA, TEISE DE OLIVEIRA GUARANHA
Drª. LEITE, YOSHIE USSAMI FERRARI
Data de Defesa:
31/01/2013
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
ESTUDO DE CASO
MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO
TRABALHO DOCENTE
TRABALHO ESCOLAR
Resumo Original (PT):
ESTE TEXTO APRESENTA A PESQUISA DE DOUTORADO DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO?, CAMPUS DE BAURU (PPGEC/FC/UNESP), VINCULADO AO NÚCLEO 2 DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E INTERVENÇÕES ?INOVAÇÃO EDUCACIONAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES? (GEPI INOVAEDUC). MEDIANTE A REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA PRETENDEMOS CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DAS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE ADOÇÃO E DE UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO (SAE) EM REDES ESCOLARES PÚBLICAS MUNICIPAIS (REPM) SOBRE O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA TANTO, NOSSO PROBLEMA DE PESQUISA FOI A SEGUINTE QUESTÃO: DE QUE MODO OPERAM OS CONDICIONANTES PARA O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF), EM CONTEXTOS DE IMPLEMENTAÇÃO DE SAE, NO ÂMBITO DE REPM? PARA A CONSECUÇÃO DE NOSSOS OBJETIVOS DE PESQUISA, OPTAMOS PELA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO NA REPM DA CIDADE DE CATANDUVA, ESTADO DE SÃO PAULO. COMO FORMA DE OPERACIONALIZAR O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E VIABILIZAR A RESPOSTA DE NOSSA PROBLEMÁTICA DE PESQUISA, NOS ORIENTAMOS PELAS SEGUINTES QUESTÕES: 1. QUE ASPECTOS PRINCIPAIS CARACTERIZAM O PROCESSO DE ESCOLHA E DE IMPLANTAÇÃO DO SAE NO ÂMBITO DA REPM DE CATANDUVA?; 2. COMO SE CARACTERIZAM AS APOSTILAS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O EF, 6º AO 9º ANOS, PRODUZIDAS PELO SAE ADOTADO NA REPM, CONSIDERANDO OS CRITÉRIOS DE QUALIDADE ESTABELECIDOS PELO PNLD/SEB/MEC PARA A APROVAÇÃO DE OBRAS DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA ESSA ETAPA DA ESCOLARIDADE?; 3. COMO SE CARACTERIZA O TRABALHO DAS UNIDADES ESCOLARES (UE) DA REPM DE CATANDUVA A PARTIR DA ADOÇÃO E UTILIZAÇÃO DO SAE?; 4. COMO SE CARACTERIZA O TRABALHO DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS NATURAIS ATUANTES NA REPM DE CATANDUVA A PARTIR DA ADOÇÃO E UTILIZAÇÃO DO SAE? NESSE CONTEXTO E DE ACORDO COM NOSSA ABORDAGEM DE PESQUISA, TOMAMOS COMO FONTES DE INFORMAÇÃO: SUJEITOS, ESPAÇOS E DOCUMENTOS. OS SUJEITOS FORAM: 1. SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; 2. DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; 3. DIRETORES DAS EMEF DO SEGUNDO CICLO; 4. PROFESSORAS DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS EMEF DA REPM DE CATANDUVA. OS ESPAÇOS OBSERVADOS FORAM: 1. REUNIÕES DOS REPRESENTANTES DO SAE ADOTADO COM GESTORES E PROFESSORES DAS EMEF DA REPM; 2. REUNIÃO ENTRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA SME E DIRETORES DAS EMEF; 3. REUNIÕES ENTRE GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES E PROFESSORES DAS EMEF. OS DOCUMENTOS UTILIZADOS FORAM: 1. DOCUMENTOS OFICIAIS DO PROCESSO DE ADOÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SAE ADOTADO NO ÂMBITO DA REPM; 2. APOSTILAS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O EF, DO 6º AO 9º ANOS, PRODUZIDAS PELO SAE ADOTADO NA REPM. COMO CONCLUSÃO DE NOSSO ESTUDO DE CASO, PUDEMOS VERIFICAR QUE OS CONDICIONANTES QUE ATUAM SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO DE UM SAE SÃO A TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO, A UNIFICAÇÃO DO RITMO DE TRABALHO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS. A ARTICULAÇÃO DOS CONDICIONANTES IMPLICA NA ESTRUTURAÇÃO E CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE QUE, NO CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO DE UM SAE, DE MODO GERAL, INCLINA-SE À MERA EXECUÇÃO CONTROLADA DAQUILO QUE ESTÁ PRECONCEBIDO E ORGANIZADO
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CASE STUDY
HAND-OUT TEACHING SYSTEMS
MUNICIPALIZATION OF EDUCATION
NATURAL SCIENCE TEACHING
SCHOOL WORK
TEACHER WORK
Resumo Original (EN):
THIS TEXT PRESENTS THE PHD RESEARCH DEVELOPED IN THE AMBIT OF THE GRADUATED STUDY PROGRAM IN EDUCATION FOR SCIENCES OF THE FACULDADE DE EDUCAÇÃO OF UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO?, BAURU CAMPUS (PPGEC/FC/UNESP), LINKED TO NUCLEUS 2 OF THE GROUP OF STUDIES, RESEARCH AND INTERVENTIONS ?EDUCATIONAL INNOVATIONS, EDUCATIVE PRACTICES AND TEACHER FORMATION? (GEPI INOVAEDUC). TO ACHIEVE THIS OBJECTIVE, OUR RESEARCH PROBLEM WAS GUIDED BY THE FOLLOWING QUESTION: IN WHICH WAY THE CONSTRAINTS ARISING FROM THE IMPLEMENTATION OF HOTS, IN THE AMBIT OF MPSS, OPERATE OVER THE TEACHING WORK OF NATURAL SCIENCE TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOLS (ES). TO REACH OUR RESEARCH OBJECTIVES, WE DECIDED TO USE A QUALITATIVE APPROACH USING A CASE STUDY ABOUT THE MPSS OF THE TOWN OF CATANDUVA, LOCATED IN SÃO PAULO STATE. AS A WAY OF OPERATIONALIZATION OF OUR INVESTIGATION PROCESS AND TO MAKE IT POSSIBLE TO GET THE ANSWER TO OUR RESEARCH PROBLEM, WE WERE GUIDED BY THE FOLLOWING QUESTIONS: 1. WHICH ARE THE MAIN ASPECTS THAT CHARACTERIZE THE PROCESS OF CHOICE AND IMPLEMENTATION OF HOTS IN THE AMBIT OF CATANDUVA MPSS? 2. HOW ARE CHARACTERIZED THE NATURAL SCIENCE HAND-OUTS FOR ES, 6º TO 9º SCHOOL YEARS, PRODUCED BY HOTS ADOPTED IN THE MPSS, CONSIDERING THE QUALITY STANDARDS ESTABLISHED BY PNLD/SEB/MEC FOR THE APPROVAL OF TEACHING BOOKS OF NATURAL SCIENCE FOR THIS SCHOLARITY LEVEL?; 3. HOW IS CHARACTERIZED THE WORK OF THE SCHOOL UNITS (SU) OF THE CATANDUVA MPSS AFTER HOTS ADOPTION AND UTILIZATION?; 4. HOW IS CHARACTERIZED THE WORK OF NATURAL SCIENCE TEACHERS THAT TEACH IN CATANDUVA MPSS AFTER HOTS ADOPTION AND UTILIZATION? IN THIS CONTEXT AND ACCORDING TO OUR RESEARCH APPROACH, THE FOLLOWING SOURCES OF INFORMATION WERE USED : SUBJECTS, SPACES AND DOCUMENTS. THE SUBJECTS WERE: 1. EDUCATION MUNICIPAL SECRETARY; 2. DIRETOR OF THE PEDAGOGICAL ORIENTATION DEPARTMENT OF THE MUNICIPAL EDUCATION BOARD (MEB); 3. SECOND CYCLE ES DIRECTORS; 4. NATURAL SCIENCE TEACHERS OF ES OF CATANDUVA MPSS. THE OBSERVED SPACES WERE: 1. MEETINGS OF REPRESENTATIVES OF THE ADOPTED HOTS WITH DIRECTORS AND TEACHERS OF THE ES OF THE CATANDUVA MPSS; 2. MEETINGS BETWEEN THE PEDAGOGICAL COORDINATION OF THE MEB AND DIRECTORS OF THE ES; 3. MEETINGS BETWEEN THE DIRECTORS OF THE SU AND TEACHERS OF THE ES. THE DOCUMENTS USED WERE: 1. OFFICIAL DOCUMENTS OF THE PROCESS OF ADOPTION AND IMPLEMENTATION OF HOTS CHOSEN IN THE AMBIT OF CATANDUVA MPSS; 2. NATURAL SCIENCE HAND-OUTS FOR ES, FROM 6º TO 9º SCHOOL YEARS, PRODUCED BY THE HOTS ADOPTED IN CATANDUVA MPSS. AS CONCLUSION OF OUR CASE STUDY, WE VERIFIED THAT THE CONDITIONING FACTORS THAT ACT UPON THE TEACHING WORK IN THE CONTEXT OF HOTS UTILIZATION ARE OUTSOURCING OF DIDACTIC WORK, THE UNIFICATION OF THE TEACHING WORK RHYTHM AND EXTERNAL EVALUATIONS. THE ARTICULATION OF CONSTRAINTS THAT ARISE AS CONSEQUENCE OF UTILIZATION OF HOTS IMPLIES IN THE STRUCTURATION AND CONTROL OF THE TEACHING WORK DEVELOPMENT THAT, IN A GENERAL WAY, TENDS TOWARD THE MERE CONTROLLED EXECUTION OF THE PROCEDURES THAT ARE PRECONCEIVED AND ORGANIZED.
Arquivo:
TES_DOUT20130131_BEGO AMADEU MOURA.pdf
Tamanho:
6449 Kb (6449848 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/04/2013 ÀS 13:11:16
Atualizado:
19/04/2013 ÀS 13:11:16
Visitas:
1376
Última Visita em :
16/05/2024 ÀS 20:47:34
Downloads:
121
Último Download em :
05/01/2024 ÀS 09:38:41
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por