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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA COM FISSURA LABIOPALATINA: INTERVENÇÃO POR MEIO DE LEITURA DE HISTÓRIA
Autor:
FERRAZ, CHRISTIANE OZAKA
Email:
chrisozaka@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2013
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Co-Orientador:
Drª. MORAES, MÁRCIA CRISTINA ALMENDROS FERNANDES
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Drª. BUFFA, MARIA JOSÉ MONTEIRO BENJAMIN
Data de Defesa:
04/03/2013
Palavras-Chave (PT):
FISSURA LABIOPALATINA
LEITURA DE HISTÓRIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA
Resumo Original (PT):
OBJETIVO: CONHECER A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA COM FISSURA LABIOPALATINA SOBRE A ANOMALIA; INVESTIGAR A PRESENÇA DE BULLYING E ANALISAR A INFLUÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO UTILIZANDO UMA HISTÓRIA NO REDIMENSIONAMENTO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA. MÉTODO: A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 40 CRIANÇAS COM FISSURA LABIOPALATINA ENTRE SETE E 10 ANOS. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS E O INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO FORAM ELABORADOS PELA PESQUISADORA. PARA CONHECER A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA SOBRE A FISSURA LABIOPALATINA E SUAS IMPLICAÇÕES, FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO, UM FORMULÁRIO DE ENTREVISTA CHAMADO DE PRÉ-INTERVENÇÃO. POSTERIORMENTE, FOI APLICADA A INTERVENÇÃO, A HISTÓRIA DE UM GAROTO QUE POSSUI FISSURA LABIOPALATINA. DEPOIS, FOI APLICADO O INSTRUMENTO ?PÓS-INTERVENÇÃO? PARA ANALISAR SE HOUVE INFLUÊNCIA DA INTERVENÇÃO NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA SOBRE FISSURA LABIOPALATINA. AS PERGUNTAS E RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS E TABULADAS. A ANÁLISE DOS DADOS, CONSIDERANDO AS VARIÁVEIS DE IDADE, SEXO E TIPO DE FISSURA, FOI FEITA A PARTIR DO TESTE EXATO DE FISHER E, PARA ANÁLISE DE COMPARAÇÃO ENTRE AS FASES PRÉ E PÓS-INTERVENÇÃO, FOI UTILIZADO O TESTE MCNEMAR. RESULTADOS: A IDADE TEVE INFLUÊNCIA NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA RELACIONADO AO CONCEITO DE FISSURA LABIOPALATINA. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS SOBRE A FISSURA LABIOPALATINA FORAM: DUAS (5%) SABIAM; 21 (52,50%) SABIAM PARCIALMENTE. QUANTO AO CONHECIMENTO SOBRE A EXISTÊNCIA DE HOSPITAIS QUE CUIDAM DE CRIANÇA COM FISSURA, 35 (87%) RESPONDERAM QUE EXISTE. SOBRE O CONCEITO DE REABILITAÇÃO, APENAS QUATRO (10%) RESPONDERAM CERTO. QUANDO QUESTIONADOS SE SABIAM O QUE É CIRURGIA, 39 (97,50%) RESPONDERAM SIM. SOBRE O CONHECIMENTO DO QUE É CICATRIZ, 39 (97,50) DISSERAM SIM, E, QUANTO À LOCALIZAÇÃO DESTAS, 27 (84,37%) CITARAM O LÁBIO. PARA O CONCEITO DE PALATO, 17 (42,50%) RESPONDERAM CORRETAMENTE. COM RELAÇÃO AOS ALIMENTOS QUE PODEM SER CONSUMIDOS APÓS A CIRURGIA DE LÁBIO E PALATO, 30 (75%) SABIAM. SE ELES JÁ FORAM QUESTIONADOS SOBRE A CICATRIZ QUE POSSUEM NO LÁBIO, 34 (85%) DISSERAM QUE SIM. VINTE E SEIS CRIANÇAS (65%) ACHAM QUE AS CRIANÇAS QUE NASCEM COM FISSURA SÃO IGUAIS ÀS OUTRAS. APÓS A UTILIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO ?A HISTÓRIA DE LUCAS?, O DELINEAMENTO DE COMPARAÇÃO ENTRE A FASE PRÉ-INTERVENÇÃO E PÓS-INTERVENÇÃO, APONTOU QUE HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO AUMENTO DE RESPOSTAS CORRETAS, MOSTRANDO QUE A INTERVENÇÃO FOI MUITO IMPORTANTE NO PROCESSO DE REDIMENSIONAR A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS COM FISSURA LABIOPALATINA. QUINZE CRIANÇAS (37,50%) DISSERAM QUE JÁ RECEBERAM APELIDOS POR CAUSA DA FISSURA LABIOPALATINA. AS SUGESTÕES QUE DERAM PARA MELHORAR A HISTÓRIA FORAM SOBRE: TRATAMENTO, COMUNICAÇÃO E BULLYING. CONCLUSÃO: CONHECER O QUE PENSAVAM E SABIAM ESTAS CRIANÇAS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS À FISSURA LABIOPALATINA É UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA MELHORAR O ATENDIMENTO E PROPOR INTERVENÇÕES. O LIVRO DE HISTÓRIA USADO COMO INTERVENÇÃO AUXILIOU NA AMPLIAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA, E OPORTUNIZOU À CRIANÇA FALAR DE ALGUNS ASSUNTOS QUE PODEM IR AO ENCONTRO AO SEU PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE FORMA INTEGRAL, PRINCIPALMENTE NOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS.
Título (EN):
SOCIAL REPRESENTATION OF THE CLEFT LIP AND PALATE CHILD: INTERVENTION THROUGH STORY READING
Palavras-Chave (EN):
CHILD?S SOCIAL REPRESENTATION
CLEFT LIP AND PALATE
DEVELOPMENT PSYCHOLOGY
STORY READING
Resumo Original (EN):
PURPOSE: UNDERSTAND THE SOCIAL REPRESENTATION OF THE CLEFT LIP AND PALATE CHILD ABOUT ANOMALY, INVESTIGATE THE EXISTENCE OF BULLYING AND ANALYZE THE INFLUENCE OF AN INTERVENTION USING A STORY ON RESIZING THE CHILD?S SOCIAL REPRESENTATION. METHODS: THE SAMPLE WAS MADE UP OF 40 CLEFT LIP AND PALATE CHILDREN AGING BETWEEN SEVEN AND 10 YEARS OLD. THE DATA COLLECTION AND INTERVENTION INSTRUMENTS WERE CREATED BY THE RESEARCHER. TO UNDERSTAND THE CHILD SOCIAL REPRESENTATION ABOUT CLEFT LIP AND PALATE AND ITS IMPLICATIONS IT WAS USED AN INSTRUMENT CALLED PRE-INTERVENTION. THEREAFTER THE INTERVENTION WAS USED, THE STORY OF A CLEFT LIP AND PALATE AFFECTED BOY. AFTERWARDS THE ?POST-INTERVENTION? INSTRUMENT WAS APPLIED TO ANALYZE IF THERE WAS INFLUENCE OF THE INTERVENTION ON THE CHILD?S SOCIAL REPRESENTATION ABOUT CLEFT LIP AND PALATE. THE QUESTIONS AND ANSWERS WERE CATEGORIZED AND TABULATED. THE DATA ANALYSIS CONSIDERING THE AGE, GENDER AND TYPE OF CLEFT VARIABLES WAS DONE ON THE BASIS OF THE FISHER EXACT TEST AND FOR THE COMPARISON ANALYSIS BETWEEN THE PRE AND POST-INTERVENTION IT WAS APPLIED THE MCNEMAR TEST. RESULTS: THE AGE INFLUENCED THE SOCIAL REPRESENTATION OF THE CHILD CONCERNING THE CONCEPT OF CLEFT LIP AND PALATE. THE CHILD?S SOCIAL REPRESENTATION ABOUT CLEFT LIP AND PALATE WAS: TWO (5%) KNEW ABOUT IT, 21 (52.50%) KNEW PARTIALLY. REGARDING THE KNOWLEDGE ABOUT THE EXISTENCE OF A HOSPITAL THAT TAKES OF CARE CLEFT CHILDREN 35 (87%) ANSWERED THAT IT EXISTS. REGARDING THE REHABILITATION CONCEPT, 4 (10%) ANSWERED CORRECTLY. WHEN THEY WERE ASKED IF THEY KNEW WHAT A SURGERY IS, 39 (97.50%) ANSWERED YES. ABOUT KNOWING WHAT A SCAR IS, 39 (97.50%) ANSWERED YES. FOR THE CONCEPT OF PALATE, 17 (42.50%) ANSWERED CORRECTLY. REGARDING THE FOOD THAT MAY BE EATEN AFTER THE CLEF AND LIP SURGERY, 30 (75%) KNEW ABOUT. WHEN ASKED IF THEY WERE ALREADY QUESTIONED ABOUT THE SCAR THEY HAVE ON THE LIP, 34 (85%) ANSWERED YES. TWENTY-SIX CHILDREN (65%) THINK THAT THE CHILDREN THAT ARE BORN WITH CLEFT ARE EQUAL THE OTHER CHILDREN. AFTER APPLYING THE INTERVENTION ?THE STORY OF LUCAS?, THE DESIGN COMPARISON BETWEEN THE PRE-INTERVENTION AND POST-INTERVENTION STAGE, POINTED OUT THAT THERE WAS A SIGNIFICANT DIFFERENCE ON THE INCREASE OF CORRECT RESPONSES, SHOWING THAT THE INTERVENTION WAS IMPORTANT IN THE PROCESS OF RESIZING THE SOCIAL REPRESENTATION OF CHILDREN WITH CLEFT LIP AND PALATE. FIFTEEN CHILDREN (47.50%) INFORMED THAT THEY WERE CALLED BY NICKNAMES BECAUSE OF THE CLEFT LIP AND PALATE. THE SUGGESTIONS THEY GAVE TO IMPROVE THE STORY WERE: TREATMENT, COMMUNICATION AND BULLYING. CONCLUSION: UNDERSTANDING WHAT THESE CHILDREN KNEW AND THOUGHT ABOUT THE MATTERS RELATED TO CLEFT IS AN EXCELLENT TOOL TO IMPROVE THE CARE AND PRESENT INTERVENTIONS. THE STORYBOOK USED AS INTERVENTION HELPED ON INCREASING THE CHILD?S SOCIAL REPRESENTATION, AND GAVE THE CHILD OPPORTUNITY TO TALK ABOUT SOME MATTERS THAT CAN MEET THE REHABILITATION PROCESS IN COMPLETE WAY, MAINLY ON THE PSYCHOSOCIAL ASPECTS.
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