Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO OBJETOS TECNOLÓGICOS
Autor:
SANTOS, CLODOGIL FABIANO RIBEIRO DOS
Email:
professorgil@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2002
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. SCALVI, LUIZ VICENTE ANDRADE
Co-Orientador:
Dr. DO VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. SILVA, DIRCEU DA
Dr. SCALVI, LUIZ VICENTE ANDRADE
Data de Defesa:
20/09/2002
Palavras-Chave (PT):
CIÊNCIA
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
ENSINO DE FÍSICA
SOCIEDADE
TECNOLOGIA
Resumo Original (PT):
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DE SE TRATAR QUESTÕES RELACIONADAS À TECNOLOGIA. ESPECIALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS, ESSA ÊNFASE FICA ATÉ MAIS EVIDENTE. ASSIM, JULGAMOS IMPORTANTE ABORDAR TAIS PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA. O PRESENTE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO PROCUROU EXPLORAR ESSA SIMBIOSE ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, BEM COMO SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS, ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM OBJETOS TECNOLÓGICOS DE USO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ESPECIFICAMENTE, TRABALHAMOS AS NOÇÕES E IMPRESSÕES DOS ALUNOS SOBRE OS APARELHOS ELÉTRICOS DOMICILIARES. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ. O CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE FÍSICA MINISTRADA NESSA SÉRIE É O ELETROMAGNETISMO, ESTANDO, PORTANTO, INTIMAMENTE RELACIONADO COM O OBJETO DE NOSSA INVESTIGAÇÃO. NOSSO PROBLEMA DE PESQUISA ERA INVESTIGAR A POSSIBILIDADE DE SE ARTICULAR CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO, QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS E EXPLORAÇÃO DE APARELHOS ELÉTRICOS DOMICILIARES EM GERAL, NA FASE PRELIMINAR, E LÂMPADAS ELÉTRICAS, NA FASE FINAL. PARA O PRESENTE TRABALHO, OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTOS QUESTIONÁRIOS, RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS E INTERVENÇÕES DIALOGADAS COM OS GRUPOS FORMADOS PELOS SUJEITOS DA PESQUISA. NA INTERVENÇÃO DIDÁTICA REALIZADA EM NOSSO TRABALHO INVESTIGATIVO, BUSCAMOS LEVANTAR AS CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE OS DISPOSITIVOS INVESTIGADOS, INCORPORANDO AO PROCESSO AS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE. COMO RESULTADOS DESSA INVESTIGAÇÃO, PUDEMOS PERCEBER QUE OS ALUNOS TÊM UMA CERTA DIFICULDADE EM UTILIZAR OS CONCEITOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS PARA A TOMADA DE DECISÕES. CONTUDO, ELES FORAM CAPAZES DE ARTICULAR ALGUNS CONHECIMENTOS PARA A TOMADA DE DECISÃO FRENTE AOS OBJETOS TECNOLÓGICOS ESTUDADOS, INTEGRANDO RESULTADOS EXPERIMENTAIS E INFORMAÇÕES TÉCNICAS.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
---
Resumo Original (EN):
BRAZILIAN GOVERNMENT EDUCATIONAL DOCUMENTS STRESSES THE IMPORTANCE OF TECHNOLOGY RELATED ISSUES. PARTICULARLY IN THE FIELD OF NATURAL SCIENCES, MATHEMATICS AND TECHNOLOGIES, THIS EMPHASIS IS EVEN MORE OBVIOUS. THEN, WE HAVE FOUND VERY SIGNIFICANT TO TAKE IT INTO ACCOUNT IN PHYSICS TEACHING. THIS INVESTIGATION WORK HAS LOOKED FOR THE SYMBIOSIS BETWEEN SCIENCE AND TECHNOLOGY, AS WELL AS THE SOCIAL AND ENVIRONMENTAL IMPACTS, THROUGH AN EDUCATIONAL INTERVENTION WITH TECHNOLOGICAL DEVICES RELATED TO STUDENTS DAILY EXPERIENCE. PARTICULARLY, WE HAVE WORKED WITH THE PUPILS CONCEPTIONS ABOUT THE HOUSEHOLD ELETRICAL DEVICES. THE INVESTIGATED PEOPLE CONSISTED OF STUDENTS COMING FROM A THIRD YEAR OF A HIGH SCHOOL IN PARANÁ STATE (BRAZIL). THE PHYSICS CONTENT TAUGHT FOR THESE PUPILS IS THE ELETROMAGNETISM, WHICH IS LINKED TO THE INVESTIGATION OBJECT OF THIS WORK. OUR RESEARCH CONSISTED BASICALLY OF INVESTIGATING THE POSSIBILITY OF JOINING ELECTROMAGNETISM CONCEPTS, SOCIALS AND ENVIRONMENTAL IMPACTS WITH THE TECHNOLOGICAL DEVICES EXPLORATION, IN THIS CASE, THE HOUSEHOLD ELETRICAL DEVICES IN GENERAL (PRELIMINARY STAGE) AND ELECTRIC BULB (FINAL STAGE). FOR THIS WORK, WE HAVE CHOSEN THE QUALITATIVE RESEARCH APPROACH, USING THE DIDACTICAL ACTIVITY REPORTS AND GROUP DIALOGICAL INTERVENTION. IN THE EDUCATIONAL INTERVENTION, WE HAVE PAID ATTENTION TO THE STUDENTS CONCEPTIONS CONCERNING THE INVESTIGATED DEVICES, JOINING TO THIS PROCESS THE CALLED SCIENCE-TECHNOLOGY-SOCIETY RELATIONS. AS A RESULT OF THIS INVESTIGATION WORK, WE HAVE DETECTED THE STUDENTS DIFFICULTY IN APPLYING THE SCIENTIFIC CONCEPTS FOR DECISION TAKING. HOWEVER, THEY HAVE ASSOCIATED SOME CONCEPTS TO THE DECISION TAKING CONCERNING THE INVESTIGATED TECHNOLOGICAL DEVICES, JOINING EXPERIMENTAL RESULTS AND TECHNICAL INFORMATION.
Arquivo:
DIS_MEST20020920_SANTOS CLODOGIL FABIANO RIBEIRO DOS.pdf
Tamanho:
1347 Kb (1347723 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/08/2007 ÀS 11:35:18
Atualizado:
21/08/2007 ÀS 11:35:18
Visitas:
1456
Última Visita em :
16/05/2024 ÀS 09:42:15
Downloads:
104
Último Download em :
06/04/2020 ÀS 18:17:33
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por