Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL: COMPREENSÕES DE PROFESSORAS SOBRE CONCEITO E PREVENÇÃO
Autor:
SPAZIANI, RAQUEL BAPTISTA
Email:
raquelspaziani@outlook.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2013
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. MAIA, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI
Banca Examinadora:
Drª. MAIA, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI
Drª. FILHA, CONSTANTINA XAVIER
Drª. RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA
Data de Defesa:
25/01/2013
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE
PREVENÇÃO
PROFESSORAS
VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL
Resumo Original (PT):
A VITIMIZAÇÃO SEXUAL PODE SER ENTENDIDA COMO UMA RELAÇÃO DE PODER ENTRE UM ADULTO E UMA CRIANÇA, NA MEDIDA EM QUE O PRIMEIRO COAGE A VÍTIMA PARA QUE ESTA SATISFAÇA OS SEUS INTERESSES, EXPECTATIVAS E DESEJOS SEXUAIS. O/A PROFESSOR/A É FIGURA FUNDAMENTAL NO ROMPIMENTO DO SILÊNCIO A RESPEITO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL, VISTO QUE É ALGUÉM EM QUEM A CRIANÇA CONFIA E TEM ACESSO FACILMENTE. CONTUDO, APESAR DE SER NECESSÁRIO DIALOGAR SOBRE SEXUALIDADE, IDENTIFICAR E DENUNCIAR SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL, MUITOS/AS PROFESSORES/AS TEM RECEIO DE REALIZAR UM PROJETO SOBRE ESSA TEMÁTICA, SEJA POR DESPREPARO PESSOAL E PROFISSIONAL, SEJA POR TEMOR EM SOFRER REPRESÁLIAS DA FAMÍLIA E/OU DA ESCOLA. TENDO ISSO EM VISTA, ESTE É UM ESTUDO QUALITATIVO DESCRITIVO QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS COMPREENSÕES SOBRE O CONCEITO E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL NOS RELATOS DE DEZESSEIS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, PRIMEIRAMENTE, O PROJETO DE PESQUISA FOI ENVIADO E APROVADO POR UM COMITÊ DE ÉTICA PARA, ENTÃO, FAZER O CONTATO COM AS PROFESSORAS PARTICIPANTES. EM DIAS PREVIAMENTE AGENDADOS, ESTAS RESPONDERAM À ENTREVISTA, ASSINANDO O TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO, TENDO A INTERAÇÃO SIDO GRAVADA EM ÁUDIO E TRANSCRITA NA ÍNTEGRA, PARA A ANÁLISE DE DADOS. ESTA PAUTOU-SE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, ONDE O CONTEÚDO TEMÁTICO FOI AGRUPADO EM CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE A MAIOR PARTE DAS PROFESSORAS COMPREENDE A VIOLÊNCIA SEXUAL ENQUANTO UM FENÔMENO QUE VAI ALÉM DO ATO SEXUAL. ESSA VIOLÊNCIA FOI EXPLICADA COMO CONSEQUÊNCIA DE UMA FAMÍLIA DESAJUSTADA, DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS DO/A AGRESSOR/A, FATORES SOCIOECONÔMICOS, BEM COMO ASSOCIADA À RELIGIÃO. PARA A MAIOR PARTE DELAS, O/A AGRESSOR/A É ALGUÉM COM TRANSTORNO PSICOLÓGICO, QUE NÃO CONSEGUE CONTROLAR OS SEUS IMPULSOS SEXUAIS. ELAS DEMONSTRARAM ACREDITAR QUE A CRIANÇA VITIMIZADA MANIFESTA SINTOMAS EM SALA DE AULA, ASSIM COMO A VIOLÊNCIA SEXUAL PODE TER CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA ESSA CRIANÇA. ALGUMAS PARTICIPANTES RELATARAM ORIENTAR AS CRIANÇAS SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL, PORÉM ISSO DE MANEIRA INFORMAL. APENAS UMA PROFESSORA ASSOCIOU A EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE COM A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL. DIANTE DE SUSPEITAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL EM CRIANÇAS, A MAIORIA DAS PARTICIPANTES RELATOU COMUNICAR A DIREÇÃO SOBRE O FATO, PARA QUE ESTA PUDESSE TOMAR AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS. CONSIDERANDO QUE A ESCOLA É UM LOCAL PRIVILEGIADO PARA A PREVENÇÃO E A DETECÇÃO PRECOCE DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O TEMA SEJA ABORDADO EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, A FIM DE QUE OS/AS PROFESSORES/AS ESTEJAM PREPARADOS/AS PARA LIDAR COM TAIS SITUAÇÕES, BEM COMO RECONHEÇAM O SEU PAPEL NA PROTEÇÃO DA CRIANÇA.
Título (EN):
CHILD SEXUAL VIOLENCE: UNDERSTANDINGS OF TEACHING ON CONCEPT AND PREVENTION
Palavras-Chave (EN):
CHILD SEXUAL VIOLENCE
EDUCATION FOR SEXUALITY
PREVENTION
TEACHERS
Resumo Original (EN):
THE SEXUAL VICTIMIZATION CAN BE UNDERSTOOD AS A POWER RELATIONSHIP BETWEEN AN ADULT AND A CHILD, IN WHICH THE FIRST COERCES THE VICTIM SO THAT IT MEETS THEIR INTERESTS, EXPECTATIONS AND DESIRES. THE TEACHER IS A KEY FIGURE ON BREAKING THE SILENCE ABOUT CHILD SEXUAL ABUSE, FOR BEING SOMEONE THE CHILD TRUSTS AND CAN ACCESS EASILY. HOWEVER, DESPITE BEING REQUIRED TO TALK ABOUT SEXUALITY, IDENTIFY AND REPORT CASES OF SEXUAL VIOLENCE IN THEIR STUDENTS, MANY TEACHERS ARE AFRAID TO DO A PROJECT ON THIS TOPIC, BECAUSE THEY FELL PERSONAL AND PROFESSIONAL UNPREPARED, EITHER BY FEAR OF REPRISALS FROM FAMILY OR SCHOOL. KEEPING THIS IN VIEW, THIS IS A DESCRIPTIVE QUALITATIVE STUDY THAT AIMS TO INVESTIGATE UNDERSTANDINGS ABOUT THE CONCEPT AND THE PREVENTION OF CHILD SEXUAL ABUSE REPORTS IN SIXTEEN TEACHERS FROM KINDERGARTEN. SO, FIRST, THE RESEARCH PROJECT WAS SUBMITTED AND APPROVED BY AN ETHICS COMMITTEE TO THEN MAKE CONTACT WITH THE PARTICIPATING TEACHERS. ON DAYS PREVIOUSLY SCHEDULED, THEY RESPONDED TO THE INTERVIEW BY SIGNING THE CONSENT FORM, AND THE INTERACTION WAS AUDIO-RECORDED AND FULL TRANSCRIBED FOR ANALYSIS. THIS WAS BASED ON CONTENT ANALYSIS, WHERE THE THEMATIC CONTENT WAS GROUPED INTO CATEGORIES AND SUBCATEGORIES. THE RESULTS INDICATE THAT MOST OF THE TEACHERS UNDERSTAND SEXUAL VIOLENCE AS A PHENOMENON THAT GOES BEYOND THE SEXUAL ACT. THIS VIOLENCE WAS EXPLAINED AS A CONSEQUENCE OF A DYSFUNCTIONAL FAMILY, THE PERPETRATOR PSYCHOLOGICAL DISORDERS, SOCIOECONOMIC FACTORS, AND ASSOCIATED WITH RELIGION. FOR MOST OF THEM, THE ABUSER IS SOMEONE WITH PSYCHOLOGICAL DISORDER, WHO CAN NOT CONTROL THEIR SEXUAL URGES. THEY BELIEVE THAT DEMONSTRATED THE VICTIMIZED CHILD MANIFESTS SYMPTOMS IN THE CLASSROOM, AS WELL AS SEXUAL VIOLENCE CAN HAVE NEGATIVE CONSEQUENCES FOR THE CHILD. SOME PARTICIPANTS REPORTED GUIDE THEIR STUDENTS ABOUT SEXUAL VIOLENCE, BUT IT INFORMALLY. ONLY ONE TEACHER PARTNERED SEXUALITY EDUCATION FOR THE PREVENTION OF CHILD SEXUAL ABUSE. FACED WITH SUSPICIONS OF SEXUAL VIOLENCE IN THEIR STUDENTS, MOST PARTICIPANTS REPORTED COMMUNICATE THE FACT TO DIRECTION, SO THAT IT COULD TAKE APPROPRIATE ACTION. BECAUSE SCHOOL IS A PRIVILEGED PLACE FOR THE PREVENTION AND EARLY DETECTION OF SEXUAL VIOLENCE AGAINST CHILDREN, IT IS NECESSARY THE SUBJECT BE ADDRESSED IN INITIAL AND CONTINUOUS TRAINING COURSES SO THAT TEACHERS ARE PREPARED TO DEAL WITH SUCH SITUATIONS AND RECOGNIZE THEIR ROLE IN CHILD PROTECTION.
Arquivo:
DIS_MEST20130125_SPAZIANI RAQUEL BAPTISTA.pdf
Tamanho:
872 Kb (872621 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2013 ÀS 16:06:15
Atualizado:
01/04/2013 ÀS 16:06:15
Visitas:
1208
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 06:54:18
Downloads:
102
Último Download em :
09/03/2024 ÀS 16:46:20
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por