Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Autor:
RODRIGUES, LEDA MARIA BORGES DA CUNHA
Email:
ledaead@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2013
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Banca Examinadora:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Dr. MANZINI, EDUARDO JOSÉ
Drª. NUNES, LEILA REGINA D OLIVEIRA DE PAULA
Data de Defesa:
26/02/2013
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INCLUSÃO
TECNOLOGIA ASSISTIVA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO É UMA PESQUISA DE CAMPO DESCRITIVA COM ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS, COM OBJETIVO DE INVESTIGAR O CONHECIMENTO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL QUANTO À TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA), CONSIDERANDO: (1) CONCEPÇÃO E ATITUDES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À TA E À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, (2) QUAIS RECURSOS ESTÃO DISPONÍVEIS OU FALTAM NAS ESCOLAS ONDE ESTES ATUAM, (3) SE OS PROFESSORES CONHECEM E/OU SABEM MANUSEAR TAIS RECURSOS, (4) SE CONHECEM E/OU SABEM MANUSEAR OS SOFTWARES ESPECIAIS APRESENTADOS NA PESQUISA. PARTICIPARAM DESSA PESQUISA 1115 PROFESSORES DAS CINCO REGIÕES DO BRASIL, ALUNOS DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ?PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA? DA UNESP-BAURU EM PARCERIA COM A SECADI/MEC; OFERTADO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM PARA A CARÊNCIA DA TA NAS ESCOLAS E PARA A FALTA DE CONHECIMENTO DO EDUCADOR EM RELAÇÃO AOS RECURSOS. DOS PROFESSORES PARTICIPANTES, 92% ACREDITAM QUE A TA É IMPORTANTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO; 99% APONTARAM A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O TEMA PARA QUE POSSAM ATUAR NESTA NOVA PERSPECTIVA; E, 96% INDICARAM O APOIO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR AOS PROFESSORES DO ENSINO COMUM. AS AÇÕES SÃO ÍNFIMAS, MUITO AINDA PRECISA SER FEITO DIANTE DA NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA EFICAZ, QUE PROPORCIONE AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA. É IMPORTANTE QUE SE EFETIVEM POLÍTICAS PÚBLICAS E ATITUDES QUE PROPICIEM A DISPONIBILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE TA NAS ESCOLAS, A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES E, O APOIO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, VISANDO FAVORECER E DAR CONDIÇÕES AO PROFESSOR PARA ATUAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO, COM VISTAS À EQUIPARAÇÃO DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS A TODOS. TEMOS QUE CONSIDERAR QUE INCLUIR NÃO É O SIMPLES ATO DE INSERIR O ALUNO NO CONTEXTO, MAS SIM DAR OPORTUNIDADE PARA QUE O MESMO POSSA ACESSAR, DE MANEIRA ADAPTADA QUANDO NECESSÁRIO, OS CONTEÚDOS E SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO CONTEXTO DA ESCOLA, PROMOVENDO ASSIM UMA INCLUSÃO DIGNA E DE QUALIDADE.
Título (EN):
ASSISTIVE TECHNOLOGY IN THE INCLUSION PROCESS OF DESABLE PERSON IN PUBLIC SCHOOLS
Palavras-Chave (EN):
ASSISTIVE TECHNOLOGY
INCLUSION
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
THIS STUDY IS A DESCRIPTIVE FIELD RESEARCH WITH DATA STATISTICAL ANALYSIS, IN ORDER TO INVESTIGATE THE TEACHERS? KNOWLEDGE IN THE MUNICIPAL AND STATE SCHOOLS AS TO ASSISTIVE TECHNOLOGY (AT), CONSIDERING: (1) CONCEPTION AND TEACHER ATTITUDES REGARDING AT AND INCLUSION OF DESABLE PERSONS, (2) WHAT RESOURCES ARE AVAILABLE OR LACKING IN THE SCHOOLS WHERE THEY WORK, (3) IF TEACHERS KNOW AND / OR KNOW HOW TO HANDLE SUCH RESOURCES, (4) MEET AND / OR KNOW HOW TO HANDLE THE SPECIAL SOFTWARE SHOWN IN RESEARCH. 1115 TEACHERS FROM THE FIVE REGIONS OF BRAZIL PARTICIPATED IN THIS STUDY. ALSO, IMPROVEMENT STUDENTS OF "SPECIAL EDUCATION INCLUSIVE PRACTICES" COURSE FROM UNESP-BAURU IN PARTNERSHIP WITH SECADI / MEC; OFFERED IN THE DISTANCE EDUCATION MODE. THE RESULTS POINT TO THE LACK OF AT IN SCHOOLS AND THE LACK OF EDUCATORS KNOWLEDGE REGARDING THE RESOURCES. OF THE PARTICIPATING TEACHERS, 92% BELIEVE THAT THE AT IS IMPORTANT IN THE INCLUSION PROCESS, 99% INDICATE THE NEED FOR CONTINUED EDUCATION ON THE TOPIC SO THEY CAN ACT ON THIS NEW PERSPECTIVE, AND 96% INDICATE THE MULTIDISCIPLINARY TEAM SUPPORT OF TEACHERS TEACHING COMMON. THE SHARES ARE NEGLIGIBLE, MUCH REMAINS TO BE DONE BEFORE THE NEED FOR AN EFFECTIVE INCLUSIVE PRACTICE THAT PROVIDES AUTONOMY AND INDEPENDENCE TO DISABLED STUDENTS. IT IS IMPORTANT TO TAKE EFFECT PUBLIC POLICIES AND ATTITUDES THAT FACILITATE THE AVAILABILITY OF RESOURCES FOR AT IN SCHOOLS, OFFERING CONTINUING EDUCATION COURSES FOR TEACHERS, AND THE SUPPORT OF A MULTIDISCIPLINARY TEAM IN ORDER TO ENCOURAGE AND EMPOWER THE TEACHER TO ACT IN THE INCLUSION PROCESS AIMING AT EQUALIZATION OF EDUCATIONAL OPPORTUNITIES ACCESSIBLE TO ALL. WE HAVE TO CONSIDER WHAT TO INCLUDE IS NOT THE SIMPLE ACT OF INSERTING THE STUDENT IN CONTEXT, BUT TO GIVE THAT SAME OPPORTUNITY TO ACCESS, ADAPTED WHEN NECESSARY, THE CONTENT AND SERVICES AVAILABLE IN THE SCHOOL CONTEXT, THUS PROMOTING A WORTHY INCLUSION AND QUALITY.
Arquivo:
DIS_MEST20130226_RODRIGUES LEDA MARIA BORGES DA CUNHA.pdf
Tamanho:
3244 Kb (3244612 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/03/2013 ÀS 10:24:43
Atualizado:
26/03/2013 ÀS 10:24:43
Visitas:
701
Última Visita em :
11/05/2024 ÀS 09:57:50
Downloads:
36
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:14:15
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por