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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AVALIAÇÃO DO EFEITO DE UM PROGRAMA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA SOBRE A FALA DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR
Autor:
LUCCHESI, FERNANDO DEL MANDO
Email:
psicolucchesi@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2013
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. GOLFETO, RAQUEL MELO
Drª. BUFFA, MARIA JOSÉ MONTEIRO BENJAMIN
Data de Defesa:
25/02/2013
Palavras-Chave (PT):
ENSINO SISTEMÁTICO
EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS
ESCRITA
INTELIGIBILIDADE DA FALA
LEITURA
Resumo Original (PT):
O IMPLANTE COCLEAR É UM DISPOSITIVO ELETRÔNICO QUE PERMITE QUE SEU USUÁRIO RECUPERE, OU TENHA PELA PRIMEIRA VEZ, A DETECÇÃO AUDITIVA. NO ENTANTO, PARA APRENDER OUTRAS HABILIDADES AUDITIVAS (DISCRIMINAR, RECONHECER, COMPREENDER, MEMORIZAR) E A LINGUAGEM ORAL, FAZ-SE NECESSÁRIO, EM MUITOS CASOS, UM PROCESSO DE REABILITAÇÃO E ENSINO SISTEMÁTICO. O PROGRAMA ?APRENDENDO A LER E A ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS®? SE CONSTITUI EM UMA PROPOSTA DE ENSINO SISTEMÁTICO CONSOLIDADA NA ÁREA DE ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO VERBAL E FUNÇÃO SIMBÓLICA OPERACIONALIZADOS PELO PARADIGMA DAS RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI O DE AVALIAR AS EXTENSÕES DO EFEITO DO PROGRAMA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA ?APRENDENDO A LER E A ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS? SOBRE A INTELIGIBILIDADE DA FALA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR. PARA TANTO, PARTICIPARAM DUAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA PRÉ-LINGUAL E USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR, COM IDADES ENTRE SETE E OITO ANOS. O DELINEAMENTO CONSISTIU NA AVALIAÇÃO DA REDE DE LEITURA E ESCRITA ANTES E APÓS A EXPOSIÇÃO DAS TRÊS PRIMEIRAS UNIDADES DO MÓDULO 1 DO PROGRAMA DE ENSINO. NA AVALIAÇÃO INICIAL, AMBOS OS PARTICIPANTES FORAM CARACTERIZADOS COMO APTOS À EXPOSIÇÃO DO PROGRAMA, COM DESEMPENHOS BAIXOS DE LEITURA E ESCRITA, NO ENTANTO, BONS DESEMPENHOS EM TAREFAS DE SELEÇÃO, SOBRETUDO ENVOLVENDO IDENTIDADE ENTRE PALAVRAS. DURANTE OS 13 PASSOS DE ENSINO EXPOSTOS, OS PARTICIPANTES DEMANDARAM, EM MÉDIA, DUAS EXPOSIÇÕES DE CADA PASSO PARA QUE APRESENTASSEM 100% DE ACERTOS EM TAREFAS DE SELEÇÃO DE PALAVRAS IMPRESSAS FRENTE A PALAVRAS DITADAS (AC) E TAREFAS DE DITADO POR COMPOSIÇÃO DE SÍLABAS (AES), ENVOLVENDO AS PALAVRAS DE TREINO. NOS TESTES REALIZADOS APÓS O ENSINO, OS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM DESEMPENHOS SUPERIORES EM RELAÇÃO AOS TESTES INICIAIS, APRESENTANDO EXTENSÃO DOS EFEITOS DO PROGRAMA SOBRE A INTELIGIBILIDADE DA FALA, MESMO SEM ADOTAR PROCEDIMENTOS DE MODELAGEM DE TOPOGRAFIA VOCAL (I.E. IMITAÇÃO). NO ENTANTO, AS CONDIÇÕES SUFICIENTES PARA MELHORAS EXPRESSIVAS NA INTELIGIBILIDADE DA FALA DESTA POPULAÇÃO REQUEREM INVESTIGAÇÕES ADICIONAIS.
Título (EN):
ASSESSMENT OF READING AND SPELLING TEACHING PROGRAM EFFECTS OVER THE SPEECH OF COCHLEAR IMPLANTED CHILDREN
Palavras-Chave (EN):
READING
SPEECH INTELLIGIBILITY
SPELLING
STIMULUS EQUIVALENCE
SYSTEMATIC TEACHING
Resumo Original (EN):
THE COCHLEAR IMPLANT IS AN ELECTRONIC DEVICE THAT ALLOWS ITS USERS TO REGAIN, OR HAVE FOR THE FIRST TIME, SOUND DETECTION SKILLS. NEVERTHELESS, IN ORDER TO LEARN OTHER HEARING SKILLS (DISCRIMINATE, RECOGNIZE, COMPREHEND, MEMORIZE) AND ORAL LANGUAGE, IT IS NECESSARY, IN MANY CASES, A REHABILITATION AND SYSTEMATICALLY TEACHING PROCESS. THE PROGRAM ?LEARNING TO READ AND SPELL IN SMALL STEPS? (?APRENDENDO A LER E A ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS®?) IS A PROPOSITION OF SYSTEMATIC TEACHING BASED UPON VERBAL BEHAVIOR AND SYMBOLIC FUNCTIONS? FIELDS OF RESEARCH, AND OPERATED BY THE EQUIVALENCE RELATIONS PARADIGM. THE GOAL OF THE PRESENT STUDY WAS TO ASSESS THE EFFECTS OF THE PROGRAM LEARNING TO READ AND SPELL IN SMALL STEPS ON THE SPEECH INTELLIGIBILITY OF HEARING-IMPAIRED AND IMPLANTED CHILDREN. TWO CHILDREN WITH PRELINGUAL HEARING LOSS AND COCHLEAR IMPLANT USERS, WITH AGES BETWEEN SEVEN AND EIGHT YEARS OLD, PARTICIPATED IN THIS STUDY. THE DATA COLLECTION DESIGN CONSISTED ON THE READING AND SPELLING WEB ASSESSMENT BEFORE AND AFTER THE TEACHING MODULE 1?S THREE FIRST UNITS EXPOSITION. IN THE INITIAL ASSESSMENT, BOTH PARTICIPANTS WERE CHARACTERIZED AS SUITABLE FOR THE PROGRAM, WITH LOW READING AND SPELLING SCORES, ALTHOUGH, PRESENTING GOOD SCORES IN WORD IDENTITY SELECTION-BASED TASKS. DURING THE 13 TEACHING STEPS EXPOSED, PARTICIPANTS REQUIRED A MEAN OF TWO EXPOSITIONS OF EACH STEP TO PRESENT A 100% OF CORRECT ANSWERS IN DICTATED ? PRINTED WORDS MATCHING TASKS (AC) AND CONSTRUCTED RESPONSE SYLLABLE MATCHING OF DICTATED WORDS (AES) TASKS, INVOLVING TRAINING WORDS. IN THE ASSESSMENT EXPOSED AFTER TEACHING, BOTH PARTICIPANTS PRESENTED SUPERIOR SCORES THAN THE INITIAL TESTS, SHOWING THE TEACHING PROGRAM EFFECTS? EXTENSION OVER THE SPEECH INTELLIGIBILITY, EVEN WITHOUT THE ADOPTION OF ANY VOCAL TOPOGRAPHIC MODELING PROCEDURE (I.E. IMITATION). ALTHOUGH, THE NECESSARY CONDITIONS FOR EXPRESSIVE ENHANCEMENT OF THIS POPULATION?S SPEECH INTELLIGIBILITY REQUIRES ADDITIONAL INVESTIGATIONS.
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Criado:
21/03/2013 ÀS 15:05:57
Atualizado:
21/03/2013 ÀS 15:05:57
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