TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A BUSCA PELA EXPERIÊNCIA FORMATIVA: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS |
Autor: |
SOARES, MOISES NASCIMENTO |
Email: |
moiseshs@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2012 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Drª. FREITAS, DENISE DE ♠ Drª. CHAPANI, DAISI TERESINHA
|
Data de Defesa: |
15/06/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ♠ EXPERIÊNCIA FORMATIVA ♠ FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ♠ INTELECTUAL TRANSFORMADOR ♠ TEORIA CRÍTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
A NATUREZA DAS LIMITAÇÕES E DAS CONTRIBUIÇÕES DA APROXIMAÇÃO DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA ENVOLVENDO LICENCIANDOS DE BIOLOGIA FOI OBSERVADA E ANALISADA ATRAVÉS DOS EFEITOS EVIDENCIADOS AO LONGO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM QUE FOI POSTO EM PRÁTICA UM CONJUNTO DE AÇÕES EDUCATIVAS INTENCIONAIS, DESENVOLVIDAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA QUE CONFIGUROU SEU PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO. AS CONTRIBUIÇÕES DE GIROUX, FREIRE, BENJAMIN E ADORNO CONSTITUÍRAM O REFERENCIAL TEÓRICO QUE CONSUBSTANCIOU A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA QUE BALIZOU AS ANÁLISES DA PROPOSTA E DOS RESULTADOS OBSERVADOS. O PROCESSO DA INVESTIGAÇÃO FOI NORTEADO PELOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA DA QUAL PARTICIPARAM COMO SUJEITOS 37 LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA NOTURNO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNESP, CAMPUS DE BOTUCATU. AS FONTES PRINCIPAIS DE COLETA DE DADOS FORAM: RESPOSTAS DE QUESTIONÁRIOS, DEPOIMENTOS E OPINIÕES EMITIDOS EM REUNIÕES DE GRUPO FOCAL, TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO DE SEMINÁRIOS, REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO E REGISTROS ESCRITOS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, DE SESSÕES DE VIDEOFORMAÇÃO, RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E DE PROJETOS COLABORATIVOS COM OS RELATOS DA EXPERIÊNCIA APRESENTADOS EM UM EVENTO EDUCATIVO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS SUGEREM NOVE ASPECTOS CONSTITUINTES DO QUE PODE SE CHAMAR DE UMA ?ONTOLOGIA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA? COMO UMA FORMA DE POLÍTICA QUE PODE CONTRIBUIR PARA A RECONSTRUÇÃO DE MODELOS CRÍTICOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E PARA A REELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ESTÁGIO NAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS. TAL NOÇÃO PODERIA CONSTITUIR-SE COMO UM CONCEITO ESTRUTURANTE E UNIFICADOR DE PROPOSTAS E AÇÕES INTENCIONAIS PARA DEMARCAR UMA IDENTIDADE PRÓPRIA DAS LICENCIATURAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES QUE SE APROXIMAM DA CONCEPÇÃO DE QUE PROFESSORES SÃO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES. TAL ENGAJAMENTO NÃO PODE RESTRINGIR-SE AO ESTÁGIO CURRICULAR E A PROPOSTAS ISOLADAS E ATOMIZADAS QUE NELE SE CONSTROEM. É TAREFA DE UM CURSO |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CRITICAL THEORY ♠ CURRICULAR STAGE ♠ FORMATIVE EXPERIENCE ♠ PRE-SERVICE EDUCATION OF BIOLOGY TEACHERS ♠ TRANSFORMATIVE INTELLECTUALS
|
Resumo Original (EN): |
|
THE NATURE OF THE CONTRIBUTIONS AND LIMITATIONS OF THE APPROACH OF THE CONCEPT OF FORMATIVE EXPERIENCE INVOLVING UNDERGRADUATE BIOLOGY WAS OBSERVED AND ANALYZED THROUGH THE EFFECTS EVIDENT ACROSS DIFFERENT CURRICULAR STAGE ACTIVITIES THAT WAS PUT IN PLACE A SET OF EDUCATIONAL INTENTIONAL, DEVELOPED FROM A PROPOSAL TO SET UP ITS PLANNING AND EXECUTION. THE CONTRIBUTIONS OF GIROUX, FREIRE, BENJAMIN AND ADORNO WERE THE THEORETICAL UNDERSTANDING THAT EMBODIED THE CONCEPT OF FORMATIVE EXPERIENCE THAT SUSTAINED ANALYSIS OF THE PROPOSAL AND THE RESULTS OBSERVED. THE RESEARCH PROCESS WAS GUIDED BY ASSUMPTIONS OF QUALITATIVE RESEARCH WHICH WAS ATTENDED BY 37 STUDENTS AS SUBJECTS OF THE GRADUATION DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES AT NIGHT UNESP, BOTUCATU CAMPUS. THE MAIN SOURCES OF DATA COLLECTION WERE: RESPONSES TO QUESTIONNAIRES, INTERVIEWS AND OPINIONS ISSUED IN FOCUS GROUP MEETINGS, AUDIO TRANSCRIPTS, MEETINGS AND FOLLOW-UP WRITTEN RECORDS OF AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES, VIDEO RECORDED PERFORMANCE SESSIONS, CURRICULAR STAGE REPORTS AND PROJECTS COLLABORATIVE WITH THE REPORTS OF THE EXPERIENCE PRESENTED IN AN EDUCATIONAL EVENT. THE MAIN RESULTS SUGGEST NINE CONSTITUENT ASPECTS OF WHAT CAN BE CALLED AN "ONTOLOGY OF FORMATIVE EXPERIENCE" AS A FORM OF POLITICS THAT CAN CONTRIBUTE TO THE RECONSTRUCTION OF CRITICAL MODELS FOR PRE-SERVICE EDUCATION OF BIOLOGY TEACHERS AND THE REWORKING OF CURRICULAR STAGE PROJECTS IN UNIVERSITIES AND SCHOOLS. THIS NOTION COULD BECOME AS A UNIFYING CONCEPT AND STRUCTURING PROPOSALS AND INTENTIONAL ACTIONS TO DEMARCATE ITS OWN IDENTITY COMMITTED TO THE UNDERGRADUATE EDUCATION OF FUTURE TEACHERS WHO APPROACH THE IDEA THAT TEACHERS ARE TRANSFORMATIVE INTELLECTUALS. SUCH ENGAGEMENT CAN NOT RESTRICT YOURSELF TO THE CURRICULAR STAGE AND ISOLATED AND ATOMIZED THAT IT IS CONSTRUCTED. IT IS AN ONGOING TASK |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20120615_SOARES MOISES NASCIMENTO.pdf
|
Tamanho: |
2575 Kb (2575871 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
13/03/2013 ÀS 17:24:21 |
Atualizado: |
13/03/2013 ÀS 17:24:21 |
Visitas: |
1566 |
Última Visita em : |
12/07/2024 ÀS 18:25:17 |
Downloads: |
191 |
Último Download em : |
07/12/2023 ÀS 21:51:12 |