TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
VISITAS ESCOLARES AO CENTRO DE CIÊNCIAS DE ARARAQUARA: A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES |
Autor: |
SILVA, CAMILA SILVEIRA |
Email: |
camila_iqunesp@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2012 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ♠ Dr. OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO ANDRADE DE ♠ Drª. JACOBUCCI, DANIELA FRANCO CARVALHO ♠ Drª. SILVA, ROSANA LOURO FERREIRA
|
Data de Defesa: |
30/11/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ MUSEU DE CIÊNCIAS ♠ PROFESSORES ♠ RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENTE PESQUISA ABORDA A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES
VISITANTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS DE ARARAQUARA, MUSEU DE CIÊNCIAS VINCULADO À
UNESP. O OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE AS VISITAS AO MUSEU E A PRÁTICA
PEDAGÓGICA DO PROFESSOR BUSCANDO IDENTIFICAR A RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE ENTRE OS
CONTEÚDOS CURRICULARES ESCOLARES E AS EXPOSIÇÕES DO MUSEU. OS MOTIVOS DOS
PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DA VISITA, OS MODOS DE EXPLORAR A VISITA NA ESCOLA, BEM
COMO O DIAGNÓSTICO E ANÁLISE SOBRE O PERFIL DOS PROFESSORES FORAM ASPECTOS QUE
COMPUSERAM OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS. TRATOU-SE DE UM ESTUDO DE CASO EM QUE
FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA E
ANÁLISE DE RELATÓRIOS REDIGIDOS PELOS PROFESSORES. OS DADOS INDICAM QUE OS
PROFESSORES SÃO, NA MAIORIA, DO SEXO FEMININO E LECIONAM DISCIPLINAS QUE NÃO ESTÃO
DIRETAMENTE RELACIONADAS AOS TEMAS EXPLICITADOS NAS EXPOSIÇÕES DO MUSEU. OS
PROFESSORES REALIZAM A VISITA AO MUSEU COM O INTUITO DE: I) ALIAR TEORIA E PRÁTICA,
DANDO AOS ALUNOS A OPORTUNIDADE DE OBSERVAREM EXPERIMENTOS, ATIVIDADES PRÁTICAS
QUE ESTÃO RELACIONADOS AOS CONCEITOS ESTUDADOS TEORICAMENTE NA ESCOLA; II)
ENRIQUECER O CONHECIMENTO DOS ALUNOS, COM AS PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E EXPLICAÇÕES; III)
ESTIMULAR RELAÇÕES ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO; IV) DESPERTAR O
INTERESSE DOS ALUNOS PARA A CIÊNCIA E PARA OS ESTUDOS; V) APROFUNDAR E
COMPLEMENTAR OS TEMAS TRABALHADOS EM SALA DE AULA; VI) APRESENTAR AOS ALUNOS
OUTRAS FORMAS DE APRENDER. A RELAÇÃO QUE OS PROFESSORES ESTABELECEM COM O
ESPAÇO DO MUSEU É DE COMPLEMENTO PARA DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS
CURRICULARES. OS PROFESSORES ENTENDEM QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE OCORREM NOS
MUSEUS FAVORECEM A COMPREENSÃO DE SEUS ALUNOS SOBRE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS.
OS PROFESSORES TAMBÉM ATRIBUEM À VISITA UM STATUS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, COM
CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ MUSEUM-SCHOOL RELATIONSHIP ♠ SCIENCE MUSEUM ♠ TEACHERS
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENT RESEARCH IS RELATED THE RELATIONSHIP IN PERSPECTIVE MUSEUM-SCHOOL
TEACHERS VISITORS CENTRO DE CIÊNCIAS DE ARARAQUARA, SCIENCE MUSEUM LINKED TO
UNESP. THE OVERALL OBJECTIVE WAS TO ANALYZE THE RELATIONSHIP BETWEEN VISITS TO THE
MUSEUM AND PEDAGOGICAL PRACTICE OF TEACHERS TO IDENTIFY THE RELATIONSHIP ESTABLISHED
BETWEEN THE SCHOOL CURRICULUM AND MUSEUM EXHIBITIONS. THE REASONS FOR THE
TEACHERS TO THE VISIT, TO EXPLORE WAYS TO VISIT THE SCHOOL, AS WELL AS THE DIAGNOSIS AND
ANALYSIS OF THE PROFILE OF THE TEACHERS WERE ASPECTS THAT MADE UP THE SPECIFIC
OBJECTIVES. IT WAS A CASE STUDY IN WHICH THEY WERE USED AS TOOLS FOR DATA COLLECTION
QUESTIONNAIRE, INTERVIEW AND ANALYSIS OF REPORTS PREPARED BY THE TEACHERS. THE DATA
INDICATE THAT TEACHERS ARE MOSTLY FEMALE AND TEACH SUBJECTS THAT ARE NOT DIRECTLY
RELATED TO THE TOPICS EXPLAINED IN THE MUSEUM'S EXHIBITS. TEACHERS CONDUCT A VISIT TO
THE MUSEUM IN ORDER TO: I) TO COMBINE THEORY AND PRACTICE, GIVING STUDENTS THE
OPPORTUNITY TO OBSERVE EXPERIMENTS, PRACTICAL ACTIVITIES THAT ARE RELATED TO THE
CONCEPTS STUDIED THEORETICALLY IN SCHOOL, II) ENRICH THE KNOWLEDGE OF STUDENTS, WITH
PRACTICES, EXPERIENCES AND EXPLANATIONS III) FOSTER RELATIONSHIPS BETWEEN DIFFERENT
AREAS OF KNOWLEDGE, IV) GENERATE INTEREST AMONG STUDENTS FOR SCIENCE AND STUDIES, V)
DEEPEN AND COMPLEMENT THE THEMES DISCUSSED IN THE CLASSROOM; VI) INTRODUCE
STUDENTS OTHER FORMS OF LEARNING. THE RELATIONSHIP THAT TEACHERS HAVE WITH THE SPACE
OF THE MUSEUM IS TO COMPLEMENT THE CURRICULUM DEVELOPMENT. TEACHERS UNDERSTAND
THAT EDUCATIONAL PRACTICES THAT OCCUR IN MUSEUMS FAVOR THE UNDERSTANDING OF STUDENTS
ABOUT SCIENTIFIC CONCEPTS. TEACHERS ALSO ATTRIBUTE TO VISIT A TRAINING STATUS, WITH
SIGNIFICANT CONTRIBUTIONS TO THEIR PRACTICE. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20121130_SILVA CAMILA SILVEIRA.pdf
|
Tamanho: |
13253 Kb (13253902 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
4 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
12/03/2013 ÀS 16:34:28 |
Atualizado: |
12/03/2013 ÀS 16:34:28 |
Visitas: |
547 |
Última Visita em : |
13/07/2024 ÀS 09:55:15 |
Downloads: |
32 |
Último Download em : |
16/10/2017 ÀS 05:01:32 |