Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A NUTRIÇÃO VEGETAL
Autor:
SPOSITO, NEUSA ELISA CARIGNATO
Email:
neusaelis@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2001
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. TRIVELATO, SILVIA LUZIA FRATESCHI
Data de Defesa:
22/08/2001
Palavras-Chave (PT):
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS
FOTOSSÍNTESE
RESPIRAÇÃO
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA REFERE-SE, PRIORITARIAMENTE, ÀS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS (IDÉIAS SOBRE CONCEITOS CIENTÍFICOS QUE SÃO DIFERENTES DAQUELAS APRESENTADAS PELA CIÊNCIA) DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA NUTRIÇÃO VEGETAL, EM SEUS ASPECTOS CENTRAIS: FOTOSSÍNTESE, NUTRIÇÃO MINERAL E RESPIRAÇÃO CELULAR E, EM CARÁTER SECUNDÁRIO, ÀS SUAS IDÉIAS A RESPEITO DA ALIMENTAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE PEIXE, FUNGO, SER HUMANO E MINHOCA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO, COM 13 QUESTÕES ABERTAS E 2 QUESTÕES FECHADAS, APLICADO EM 309 ESTUDANTES DE 11 ESCOLAS. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A EXISTÊNCIA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS ACERCA DA NUTRIÇÃO VEGETAL ENTRE OS ESTUDANTES. ALGUNS FATORES CAPAZES DE CONTRIBUIR PARA A OCORRÊNCIA DESSAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, SÃO: A AUSÊNCIA DE UM MODELO DE NUTRIÇÃO VEGETAL, O CURRÍCULO, OS LIVROS DIDÁTICOS, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, A FORMA COMO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TRATAM ESSE TEMA. EMBORA OS INDÍCIOS SEJAM FORTES, SOMENTE PESQUISAS ESPECÍFICAS SOBRE CADA UM DESSES ASPECTOS PODERÃO COMPROVÁ-LOS. SUGERE-SE A PRODUÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA AUXILIAR PROFESSORES E ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA NUTRIÇÃO VEGETAL E DAS POSSÍVEIS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS RELACIONADAS A ELA.
Título (EN):
CONCEPTIONS OF SECUNDARY SCHOOL STUDENTS ABOUT THE VEGETABLE NUTRITION
Palavras-Chave (EN):
MISCONCEPTIONS
PHOTOSYNTHESIS
RESPIRATION
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH REFERS, FIRST, TO MISCONCEPTIONS OF STUDENTS OF THE SECONDARY SCHOOL CONCERNING TO VEGETABLE NUTRITION IN ITS CENTRAL ASPECTS: PHOTOSYNTHESIS, MINERAL NUTRITION AND CELULAR RESPIRATION AND, SECOND, TO IDEAS ABOUT FISH, FUNGUS, HUMAN BEING AND EARTHWORM. THE DATA WAS COLLECTED THROUGH AN INVESTIGATIVE QUESTIONNAIRE WITH 13 OPENED QUESTIONS AND 2 CLOSED QUESTIONS APPLIED TO 309 STUDENTS IN 11 SCHOOLS. THE RESULTS PROVED THE STUDENTS MISCONCEPTIONS ABOUT VEGETABLE NUTRITION. THESE CONCEPTIONS ARE REINFORCED BY THE SCHOOL, THROUGH THE ABSENCE OF A VEGETABLE NUTRITION MODEL IN FAVOUR OF ANIMAL NUTRITION MODEL. FROM THESE RESULTS, WE SUGGEST NEW RESEARCHES FOR ELABORATION OF A SCIENCE CURRICULUM WITH DISTINCT MODELS TO VEGETABLE AND ANIMAL NUTRITION, TO AID SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS AND STUDENTS ON VEGETABLE NUTRITION LEARNING PROCESS AND ON MISCONCEPTIONS RELATED TO IT.
Arquivo:
DIS_MEST20010822_SPOSITO NEUSA ELISA CARIGNATO.pdf
Tamanho:
550 Kb (550760 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/08/2007 ÀS 11:04:51
Atualizado:
21/08/2007 ÀS 11:04:51
Visitas:
2212
Última Visita em :
23/04/2024 ÀS 21:32:41
Downloads:
102
Último Download em :
30/08/2023 ÀS 16:08:55
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por