DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A NUTRIÇÃO VEGETAL |
Autor: |
SPOSITO, NEUSA ELISA CARIGNATO |
Email: |
neusaelis@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2001 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Drª. TRIVELATO, SILVIA LUZIA FRATESCHI
|
Data de Defesa: |
22/08/2001 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS ♠ FOTOSSÍNTESE ♠ RESPIRAÇÃO
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA PESQUISA REFERE-SE, PRIORITARIAMENTE, ÀS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS (IDÉIAS SOBRE CONCEITOS
CIENTÍFICOS QUE SÃO DIFERENTES DAQUELAS APRESENTADAS PELA CIÊNCIA) DE ESTUDANTES DO ENSINO
MÉDIO ACERCA DA NUTRIÇÃO VEGETAL, EM SEUS ASPECTOS CENTRAIS: FOTOSSÍNTESE, NUTRIÇÃO MINERAL E
RESPIRAÇÃO CELULAR E, EM CARÁTER SECUNDÁRIO, ÀS SUAS IDÉIAS A RESPEITO DA ALIMENTAÇÃO E
RESPIRAÇÃO DE PEIXE, FUNGO, SER HUMANO E MINHOCA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS
DE UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO, COM 13 QUESTÕES ABERTAS E 2 QUESTÕES FECHADAS, APLICADO EM
309 ESTUDANTES DE 11 ESCOLAS. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A EXISTÊNCIA DE CONCEPÇÕES
ALTERNATIVAS ACERCA DA NUTRIÇÃO VEGETAL ENTRE OS ESTUDANTES. ALGUNS FATORES CAPAZES DE
CONTRIBUIR PARA A OCORRÊNCIA DESSAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, SÃO: A AUSÊNCIA DE UM MODELO DE
NUTRIÇÃO VEGETAL, O CURRÍCULO, OS LIVROS DIDÁTICOS, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, A FORMA COMO OS
MEIOS DE COMUNICAÇÃO TRATAM ESSE TEMA. EMBORA OS INDÍCIOS SEJAM FORTES, SOMENTE PESQUISAS
ESPECÍFICAS SOBRE CADA UM DESSES ASPECTOS PODERÃO COMPROVÁ-LOS. SUGERE-SE A PRODUÇÃO DE
SUBSÍDIOS PARA AUXILIAR PROFESSORES E ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM
DA NUTRIÇÃO VEGETAL E DAS POSSÍVEIS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS RELACIONADAS A ELA. |
|
Título (EN): |
CONCEPTIONS OF SECUNDARY SCHOOL STUDENTS ABOUT THE VEGETABLE NUTRITION |
Palavras-Chave (EN): |
♠ MISCONCEPTIONS ♠ PHOTOSYNTHESIS ♠ RESPIRATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS RESEARCH REFERS, FIRST, TO MISCONCEPTIONS OF STUDENTS OF THE SECONDARY SCHOOL CONCERNING
TO VEGETABLE NUTRITION IN ITS CENTRAL ASPECTS: PHOTOSYNTHESIS, MINERAL NUTRITION AND CELULAR
RESPIRATION AND, SECOND, TO IDEAS ABOUT FISH, FUNGUS, HUMAN BEING AND EARTHWORM. THE DATA
WAS COLLECTED THROUGH AN INVESTIGATIVE QUESTIONNAIRE WITH 13 OPENED QUESTIONS AND 2 CLOSED
QUESTIONS APPLIED TO 309 STUDENTS IN 11 SCHOOLS. THE RESULTS PROVED THE STUDENTS
MISCONCEPTIONS ABOUT VEGETABLE NUTRITION. THESE CONCEPTIONS ARE REINFORCED BY THE SCHOOL,
THROUGH THE ABSENCE OF A VEGETABLE NUTRITION MODEL IN FAVOUR OF ANIMAL NUTRITION MODEL. FROM
THESE RESULTS, WE SUGGEST NEW RESEARCHES FOR ELABORATION OF A SCIENCE CURRICULUM WITH DISTINCT
MODELS TO VEGETABLE AND ANIMAL NUTRITION, TO AID SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS AND STUDENTS ON
VEGETABLE NUTRITION LEARNING PROCESS AND ON MISCONCEPTIONS RELATED TO IT. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20010822_SPOSITO NEUSA ELISA CARIGNATO.pdf
|
Tamanho: |
550 Kb (550760 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
21/08/2007 ÀS 11:04:51 |
Atualizado: |
21/08/2007 ÀS 11:04:51 |
Visitas: |
2239 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 12:49:01 |
Downloads: |
103 |
Último Download em : |
14/07/2024 ÀS 13:00:07 |