Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O TRATAMENTO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM UM GRUPO DE PROFESSORES E A NATUREZA DO PROCESSO FORMATIVO FUNDAMENTADO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
Autor:
SANTOS, PAULO GABRIEL FRANCO
Email:
paulogabriel22@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. REIS, PEDRO GUILHERME ROCHA
Dr. ROTHBERG, DANILO
Data de Defesa:
08/02/2013
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO CULTURAL
GRUPO DE PESQUISA NA ESCOLA
NATUREZA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
Resumo Original (PT):
O ESCOPO DESTE TRABALHO ENVOLVE O PROCESSO DE INSTAURAÇÃO DE UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM MATO GROSSO DO SUL, DO QUAL PARTICIPAM PROFESSORES DESTA ESCOLA E MEMBROS DA UNIVERSIDADE, UNESP. OS ASPECTOS VALORIZADOS NESTA PESQUISA INCLUEM: A ANÁLISE DA NATUREZA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM GRUPO E OS PERCALÇOS PROVENIENTES DA ESTRUTURA SISTÊMICA NA QUAL OS SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS; A DISCUSSÃO DE ASPECTOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NESTE GRUPO DE PROFESSORES, VALORIZANDO A PROBLEMATIZAÇÃO DE ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, TRAÇANDO, ASSIM, UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CENÁRIO PARA O TRATAMENTO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA ESCOLA PÚBLICA; E, POR FIM, A SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS NA COLETIVIDADE, A PARTIR DE UM PROCESSO QUE VALORIZA A DISCUSSÃO, A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS, A ASSIMILAÇÃO HOLÍSTICA DA REALIDADE, A REFLEXÃO DO PROFESSOR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA; O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO E PROBLEMATIZAÇÃO NO CERNE DO GRUPO. SENDO ASSIM, OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO TRÊS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA, O PESQUISADOR E DOIS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE. OS DADOS ANALISADOS FORAM CONSTITUÍDOS POR MEIO DE GRAVAÇÃO DAS REUNIÕES, PELOS TEXTOS ESCRITOS PELOS PARTICIPANTES E PELAS NOTAS DE REUNIÃO E ANALISADOS AINDA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, COM FOCO NA ANÁLISE TEMÁTICA. AS INFORMAÇÕES APONTAM PARA A UM PROCESSO CONSTITUÍDO POR TRÊS ETAPAS: A GÊNESE DO PGP, QUE SE CONFIGURA COMO PERÍODO DE NEGOCIAÇÃO E ESCLARECIMENTOS E OS SUJEITOS FALANDO DO SEU MUNDO; O DESENVOLVIMENTO DO PGP E A CONSTITUIÇÃO DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, QUE SE CARACTERIZA COMO UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE POSICIONAMENTO, DE SOFISTICAÇÃO DOS DIÁLOGOS, DE POSICIONAMENTOS MAIS BEM FUNDAMENTADOS, DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO SOBRE O GRUPO; O DESFECHO DO PGP, QUE INCLUI UMA EXPERIÊNCIA COM ALGUMAS ALUNAS DA QUAL HOUVE PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS MEMBROS DO PGP E OUTRAS DUAS EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS DE DOIS PROFESSORES. POR FIM, ENTENDEMOS QUE O TRATAMENTO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, PARA SUSTENTAR UMA COERÊNCIA E ASSUMIR UMA POSTURA DE TRANSFORMAÇÃO DO CONTEXTO E DE PROMOÇÃO DE TENSÕES E INQUIETAÇÕES, DEMANDA TEMPO, CONTINUIDADE E CUIDADO CONSTANTE COM O PROCESSO.
Título (EN):
THE TREATMENT OF SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES IN A GROUP OF TEACHERS AND THE NATURE OF THE FORMATIVE PROCESS BASED ON A CRITICAL PERSPECTIVE
Palavras-Chave (EN):
CULTURAL FORMATION
NATURE OF SCIENCE AND TECHNOLOGY.
RESEARCH GROUP AT SCHOOL
SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES
Resumo Original (EN):
THE SCOPE OF THIS WORK INVOLVES THE PROCESS OF SETTING UP A SMALL GROUP RESEARCH IN A STATE SCHOOL IN MATO GROSSO DO SUL, ATTENDED TEACHERS FROM THIS SCHOOL AND MEMBERS OF THE UNIVERSITY, UNESP. THE VALUED ASPECTS IN THIS RESEARCH INCLUDE: ANALYSIS OF THE NATURE OF THE CONSTRUCTION PROCESS OF A GROUP AND THE MISHAPS FROM THE SYSTEMIC STRUCTURE IN WHICH THE SUBJECTS ARE INSERTED SUCH AS THE TENSIONS BETWEEN THE PREDOMINANT TYPE OF RATIONALITY AND A CRITICAL PROPOSAL THAT SEEKS TO ESTABLISH, THE DISCUSSION OF ASPECTS OF SCIENCE AND TECHNOLOGY IN THIS GROUP OF TEACHERS, VALUING THE PROBLEMATIC ASPECTS OF THE NATURE OF SCIENCE AND TECHNOLOGY, TRACING, AND A WAY TO BUILDING A SCENARIO FOR THE TREATMENT OF SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES IN PUBLIC SCHOOLS, AND ON FINALLY, THE SYSTEMATIZATION OF KNOWLEDGE BUILT COLLECTIVELY, FROM A PROCESS THAT VALUES THE DISCUSSION, THE CONSTRUCTION OF MEANING, THE HOLISTIC ASSIMILATION OF REALITY, THE TEACHER REFLECTION ON OWN PRACTICE SUBSIDIZED BY THEORIES RELATED; THE EXERCISE OF REFLECTION AND PROBLEMATIZATION AT THE CORE OF THE GROUP. THUS, THE SUBJECTS IN THE RESEARCH ARE THREE BASIC SCHOOL TEACHERS, THE RESEARCHER AND TWO TEACHERS FROM THE UNIVERSITY. THE DATA ANALYZED WERE MADE BY RECORDING THE MEETINGS, THE TEXTS WRITTEN BY THE PARTICIPANTS AND THE MEETING NOTES AND FURTHER ANALYZED IN THE PERSPECTIVE OF CONTENT ANALYSIS, FOCUSING ON THEMATIC ANALYSIS. THE INFORMATION POINTS TO A PROCESS CONSISTING OF THREE STEPS: THE GENESIS OF PGP, WHICH CONSTITUTES NEGOTIATION PERIOD AND CLARIFICATIONS AND THE SUBJECTS TALKING ABOUT THEIR WORLD; DEVELOPMENT OF PGP AND THE CONSTITUTION OF SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES, WHICH IS CHARACTERIZED AS A PROCESS OF POSITIONING CONSTRUCTION, THE SOPHISTICATION OF THE DIALOGUES, THE MOST WELL-REASONED POSITIONS, CONSTRUCTION OF MEANING ABOUT THE GROUP; THE DENOUEMENT INCLUDES PGP STUDENTS WITH SOME EXPERIENCE WHICH WAS ACTIVE PARTICIPATION OF MEMBERS OF PGP AND TWO INDIVIDUAL EXPERIENCES OF TWO TEACHERS. FINALLY, WE BELIEVE THAT THE TREATMENT OF SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES IN A CRITICAL PERSPECTIVE, TO SUSTAIN A COHERENT AND ASSUME A POSTURE OF TRANSFORMATION OF CONTEXT AND PROMOTION OF TENSIONS AND WORRIES, DEMANDS TIME, CONTINUITY AND CONSTANT CARE WITH THE PROCESS
Arquivo:
DIS_MEST20130208_SANTOS PAULO GABRIEL FRANCO.pdf
Tamanho:
2296 Kb (2296960 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
12/03/2013 ÀS 16:23:15
Atualizado:
12/03/2013 ÀS 16:23:15
Visitas:
1239
Última Visita em :
28/04/2024 ÀS 02:16:34
Downloads:
96
Último Download em :
30/03/2024 ÀS 00:52:50
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por