Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO DOCENTE & CENTRO DE CIÊNCIAS ESTUDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Autor:
SILVA, VANIA FERNANDES
Email:
vaniafernandesesilva@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. MARANDINO, MARTHA
Data de Defesa:
19/02/2013
Palavras-Chave (PT):
CENTROS DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo Original (PT):
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENFRENTA UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO VOLTADO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS. PARA TANTO, TORNA-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, A FIM DE QUE OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SEJAM DISCUTIDOS E QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS REALIZE-SE COM QUALIDADE. PARA O PROFESSOR DESEMPENHAR ESSA TAREFA, A FORMAÇÃO INICIAL É INSUFICIENTE, POIS, EM SEU PROCESSO FORMATIVO, ESTA É UMA DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E, POR ISSO, POSSUI ALGUMAS LIMITAÇÕES CUJOS IMPACTOS TÊM IMPOSTO A NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS QUE OFEREÇAM FORMAÇÃO CONTINUADA, COMO POR EXEMPLO, OS CENTROS DE CIÊNCIAS. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E AS LIMITAÇÕES DE UM DESSES CENTROS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES, TOMANDO COMO AMOSTRA O CENTRO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF), MG, O QUAL REALIZOU UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, INTITULADO: ?O USO DO EXPERIMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA?, COM VINTE E CINCO DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DESSA CIDADE. PARA TANTO, FORAM PERCORRIDAS AS SEGUINTES ETAPAS: (A) ANÁLISE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS CENTROS DE CIÊNCIAS, NO BRASIL, ENFOCANDO OS SEUS OBJETIVOS E AS SUAS FINALIDADES. (B) REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ABORDANDO ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE E DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (C) COLETA DE DADOS, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. (D) ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZANDO O CONJUNTO DE TÉCNICAS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEU-SE QUE OS DOCENTES RECONHECERAM COMO O DIFERENCIAL DESSE CURSO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AS SEGUINTES CONTRIBUIÇÕES: DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MATERIAIS PARA O ENSINO PRÁTICO E LIVRE ACESSO À SUA INFRAESTRUTURA; E ASSESSORIA SOBRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO, VOLTADO PARA O ENSINO MÉDIO, COM ESTÍMULO À REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA. ENTRETANTO, ELES IDENTIFICARAM COMO LIMITAÇÕES DESSE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO CENTRO DE CIÊNCIAS: ESCASSA CARGA HORÁRIA DO CURSO; AUSÊNCIA DE AVALIAÇÃO E DE RETORNO DOS COORDENADORES SOBRE A ATIVIDADE PROPOSTA PARA A SUA CONCLUSÃO; E HETEROGENEIDADE DA TURMA QUANTO À FORMAÇÃO DE ORIGEM. POR FIM, CONCLUIU-SE QUE A BUSCA POR MELHORIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NECESSITA ENGLOBAR ESFORÇOS QUE VÃO DESDE A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES SISTEMATIZADAS, VOLTADAS PARA MELHORIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO E CHEGAM ATÉ A AMPLIAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, COMO OS MUSEUS OU CENTROS DE CIÊNCIAS. POTENCIALIZAR NESSES CENTROS A FUNÇÃO EXISTENTE DESDE A SUA CRIAÇÃO, PORÉM DILUÍDA ATRAVÉS DO TEMPO, DE COOPERAR COM A FORMAÇÃO DOCENTE É UMA DAS POSSIBILIDADES DE AGREGAR INICIATIVAS PARA A TÃO ALMEJADA QUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CONTINUING TRAINING OF TEACHERS
SCIENCE CENTERS
USING EXPERIMENTS IN CHEMISTRY TEACHING
Resumo Original (EN):
THE SCIENCE EDUCATION FACES A CONTEMPORARY CHALLENGE RELATED TO THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE THAT CONTRIBUTES TO THE FORMATION OF CRITICAL CITIZENS. FOR THAT, IT BECOMES NECESSARY THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS, SO THAT SCIENTIFIC ACQUIREMENTS ARE DISCUSSED AND THE QUALITY OF THE SCIENCE TEACHING CAN BE TAKEN PLACE. TO PERFORM THIS TASK THE INITIAL TRAINING IS INSUFFICIENT BECAUSE, IN TEACHERS? FORMATION PROCESS, THIS IS ONLY ONE OF THE STAGES OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT WITH SOME SPECIFIC LIMITATIONS WHOSE IMPACTS HAVE IMPOSED THE NEED OF CREATING NEW SPACES THAT OFFER CONTINUING EDUCATION, SUCH AS THE SCIENCE CENTERS. THEREFORE, THIS STUDY AIMED TO INVESTIGATE THE CONTRIBUTIONS AND LIMITATIONS OF THESE CENTERS FOR THE TRAINING OF TEACHERS, TAKING AS SAMPLE THE FEDERAL UNIVERSITY OF JUIZ DE FOR SCIENCE CENTER (UFJF), MG, WHICH HELD A CONTINUING EDUCATION COURSE ENTITLED: "THE USE OF EXPERIMENT IN THE TEACHING OF CHEMISTRY", WITH TWENTY-FIVE HIGH SCHOOL TEACHERS OF PUBLIC SCHOOLS. FOR THAT, WE PERFORMED THE FOLLOWING STEPS: (A) ANALYSIS OF THE CONSTITUTION OF THE SCIENCE CENTERS IN BRAZIL, FOCUSING ON THEIR OBJECTIVES AND PURPOSES; (B) REFLECTION ABOUT CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS, ADDRESSING ASPECTS OF CURRENT LEGISLATION AND POLICIES FOR CONTINUING EDUCATION OF BASIC EDUCATION TEACHERS; (C) DATA COLLECTION THROUGH SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS AND PARTICIPANT OBSERVATION; (D) ANALYSIS OF DATA COLLECTED IN THE LIGHT OF THE THEORETICAL FRAMEWORK, USING A SET OF TECHNIQUES OF CONTENT ANALYSIS. THROUGH THE RESULTS, IT WAS FOUND THAT TEACHERS RECOGNIZED AS THE DIFFERENTIAL OF THIS COURSE OF THE SCIENCE CENTER THE FOLLOWING CONTRIBUTIONS: AVAILABILITY OF MATERIAL RESOURCES FOR PRACTICAL TEACHING AND FREE ACCESS TO ITS INFRASTRUCTURE, AND ADVICE ABOUT THE PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE, FACING THE HIGH SCHOOL, WITH ENCOURAGING REFLECTION ON PRACTICE. HOWEVER, THEY IDENTIFIED AS LIMITATIONS OF THIS TRAINING COURSE: SCARCE COURSE LOAD, LACK OF COORDINATORS? EVALUATION AND FEEDBACK THE PROPOSED ACTIVITY TO ITS COMPLETION, AND HETEROGENEITY OF THE CLASS FOR THE ORIGIN FORMATION. FINALLY, IT WAS CONCLUDED THAT THE SEARCH FOR IMPROVEMENTS IN SCIENCE EDUCATION NEEDS TO INCLUDE EFFORTS RANGING FROM THE IMPLEMENTATION OF SYSTEMATIZED ACTIONS, AIMED AT IMPROVING INITIAL AND CONTINUING TRAINING OF TEACHERS IN THIS AREA OF KNOWLEDGE AND THEY EVEN INCREASING SPACES NON-FORMAL SCIENTIFIC EDUCATION, SUCH AS THE MUSEUMS AND SCIENCE CENTERS. POTENTIATE, FOR THESE CENTERS, THE EXISTING FUNCTION SINCE ITS INCEPTION, BUT DILUTED THROUGH THE TIME, TO COOPERATE WITH TEACHER TRAINING IS ONE OF THE POSSIBILITIES OF ADDING INITIATIVES FOR THE COVETED QUALITY IN SCIENCE EDUCATION.
Arquivo:
TES_DOUT20130219_SILVA VANIA FERNANDES.pdf
Tamanho:
2589 Kb (2589936 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
12/03/2013 ÀS 11:23:43
Atualizado:
12/03/2013 ÀS 11:23:43
Visitas:
713
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 03:29:47
Downloads:
41
Último Download em :
26/08/2019 ÀS 10:37:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por