Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O SIGNIFICADO ATRIBUÍDO POR LICENCIANDOS AO CURRÍCULO DE BIOLOGIA NUMA PERSPECTIVA CTSA
Autor:
CARNIO, MICHEL PISA
Email:
michelcarnio@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. GUIMARÃES, MARCIO
Data de Defesa:
28/05/2012
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
RELAÇOES CTSA
SEMIFORMAÇÃO
TEORIA CRITICA
Resumo Original (PT):
A PERSPECTIVA CTSA (CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE) É RECENTE NAS GRADES HORÁRIAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL E PROPÕE MAIOR ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM QUESTÕES SUBJETIVAS QUE CONSTITUEM A CIÊNCIA, E, A PARTIR DESTE RACIOCÍNIO INFORMAL, POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE ENSINO QUE PRIORIZAM A DISCUSSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS. TEMÁTICAS QUE POSSIBILITAM ESSAS DISCUSSÕES NO ENSINO SÃO DENOMINADAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC). NESTE TRABALHO, NOS FUNDAMENTAMOS EM PENSADORES CRÍTICOS COMO THEODOR ADORNO, PAULO FREIRE E HENRY GIROUX NA BUSCA POR UMA MELHOR COMPREENSÃO DE COMO LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL LIDAM COM A PERSPECTIVA CTSA E DESENVOLVEM PRÁTICAS DE ESTÁGIO SEGUNDO AS QSC, PROCURANDO ANALISAR COMO ATRIBUEM SIGNIFICADOS E LIDAM COM OS MOMENTOS DE ESTÁGIO NOS QUAIS DEVEM FAZER A PONTE ENTRE OS (DISTANCIADOS) CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E OS PEDAGÓGICOS. POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, ANALISAMOS RELATÓRIOS, FALAS E ENTREVISTAS DE GRUPO FOCAL DE TRÊS GRUPOS DE LICENCIANDOS. DEIXAMOS COMO APONTAMENTOS FINAIS AS GRANDES LIMITAÇÕES IMPOSTAS AO TRATAMENTO DAS QSC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENTRE ELAS O TEMPO ESCASSO, DIFICULDADE DE CONSTITUIR UMA QSC E IMPREVISTOS NO AMBIENTE ESCOLAR; AO MESMO TEMPO, PROCURAMOS APONTAR SEU POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE CARACTERÍSTICAS DE AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES NO QUE SE REFERE A UM POSICIONAMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO EDUCACIONAL E A UMA VISÃO MAIS CRÍTICA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. COMO CRÍTICAS AO ATUAL MODELO DE FORMAÇÃO, IDENTIFICAMOS QUE ASPECTOS MOTIVACIONAIS, PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DE ENSINO E QUESTÕES CURRICULARES MOSTRARAM INFLUENCIAR EM POSSÍVEIS CARACTERÍSTICAS DA SEMIFORMAÇÃO NESTES FUTUROS PROFESSORES, SENDO NECESSÁRIO REPENSARMOS INSTÂNCIAS QUE POSSIBILITEM O ESCLARECIMENTO DO SUJEITO PERANTE AS AMARRAS SISTÊMICAS, REFLETINDO CRITICAMENTE AS CONDIÇÕES QUE DETERMINAM O ESTADO HISTÓRICO E SOCIAL NO QUAL ESTE SE ENCONTRA.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL THEORY
SEMIERUDITION
SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES
STSE RELATIONS
TEACHER EDUCATION;
Resumo Original (EN):
THE PERSPECTIVE STSE (SCIENCE-TECHNOLOGY-SOCIETY-ENVIRONMENT) WAS RECENTLY IMPLEMENTED IN THE TRAINING COURSES FOR SCIENCE TEACHERS IN BRAZIL, AND PROPOSES GREATER COORDINATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE WITH SUBJECTIVE QUESTIONS THAT CONSTITUTE THE SCIENCE, AND FROM THIS INFORMAL REASONING, ENABLES THE DEVELOPMENT OF TEACHING SITUATIONS THAT EMPHASIZE DISCUSSION OF THE NATURE OF SCIENCE AND ITS IMPLICATIONS FOR SOCIAL AND ENVIRONMENTAL ISSUES. THEMES THAT ALLOW THESE DISCUSSIONS ARE REFERRED IN TEACHING SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES (SSI). IN THIS WORK, WE HAVE CONSIDERED IN CRITICAL THINKERS SUCH AS THEODOR ADORNO, PAULO FREIRE AND HENRY GIROUX IN THE SEARCH FOR A BETTER UNDERSTANDING OF HOW BIOLOGY UNDERGRADUATES AT A PUBLIC UNIVERSITY IN BRAZIL DEALING WITH THE PERSPECTIVE STSE PRACTICES AND DEVELOP THE SECOND STAGE SSI, ANALYZING AND HOW THEY ASSIGN MEANINGS DEAL WITH THE MOMENTS OF THE STAGE WHICH SHOULD BRIDGE THE GAP BETWEEN (DISTANT) SCIENTIFIC KNOWLEDGE AND TEACHING. THROUGH CONTENT ANALYSIS OF BARDIN, ANALYZE REPORTS, SPEECHES AND FOCUS GROUP INTERVIEWS OF THREE GROUPS OF UNDERGRADUATES. WE LEFT AS NOTES FINAL MAJOR LIMITATIONS TO THE TREATMENT OF SSI IN TEACHER EDUCATION, INCLUDING THE LIMITED TIME, BE A DIFFICULT AND UNFORESEEN SSI AT SCHOOL AND AT THE SAME TIME, WE POINT OUT ITS POTENTIAL FOR THE DEVELOPMENT OF CHARACTERISTICS OF AUTONOMY AND EMANCIPATION OF FUTURE TEACHERS IN RELATION TO A POSITION OF SOCIAL TRANSFORMATION IN THE EDUCATIONAL PROCESS AND A MORE CRITICAL VIEW OF SCIENCE AND TECHNOLOGY. AS CRITICISM OF THE CURRENT TRAINING MODEL, WHICH IDENTIFIED THE MOTIVATIONAL ASPECTS, TRADITIONAL PERSPECTIVES OF TEACHING AND CURRICULUM ISSUES SHOWN TO INFLUENCE CHARACTERISTICS OF SEMI-ERUDITION POSSIBLE IN THESE FUTURE TEACHERS, IT IS NECESSARY TO RETHINK BODIES TO ENABLE THE ELUCIDATION OF THE SUBJECT BEFORE THE BONDS SYSTEMIC CONDITIONS REFLECTING CRITICALLY THAT DETERMINE THE STATE AND SOCIAL HISTORY IN WHICH HE IS.
Arquivo:
DIS_MEST20120528_CARNIO MICHEL PISA.pdf
Tamanho:
1657 Kb (1657615 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/03/2013 ÀS 23:27:14
Atualizado:
02/03/2013 ÀS 23:27:14
Visitas:
1050
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 18:08:58
Downloads:
81
Último Download em :
21/06/2021 ÀS 20:29:12
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por