DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES COMO SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO DE UM CURSO SOBRE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL |
Autor: |
TEODORO, SANDRA REGINA |
Email: |
steodoro@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2000 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. NARDI, ROBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Dr. SILVA, DIRCEU DA ♠ Drª. SILVA, APARECIDA VALQUÍRIA PEREIRA DA
|
Data de Defesa: |
16/03/2000 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ATRAÇÃO GRAVITACIONAL ♠ CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS ♠ ENSINO DE FÍSICA ♠ FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES ♠ HISTÓRIA DA CIÊNCIA
|
Resumo Original (PT): |
|
O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI ESTUDAR COMO A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS
MODELOS DE ATRAÇÃO ENTRE CORPOS, TENDO COMO PANO DE FUNDO A EVOLUÇÃO DOS
MODELOS DE MUNDO, PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DE FÍSICA.
PARA TANTO, SUGERIMOS UM PLANEJAMENTO DE CURSO SOBRE O TEMA ATRAÇÃO
GRAVITACIONAL, DESTINADO PRINCIPALMENTE A DOCENTES DE FÍSICA QUE ATUAM NO ENSINO
MÉDIO. O PLANEJAMENTO DO CURSO FOI BASEADO: EM DADOS SOBRE A EVOLUÇÃO DOS
MODELOS DE MUNDO, BUSCANDO EVIDENCIAR COMO O CONCEITO DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL
DESENVOLVEU-SE HISTORICAMENTE; NAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS MAIS COMUNS
ENCONTRADAS NA LITERATURA, INCLUINDO UM BREVE ESBOÇO DE NOÇÕES DIAGNOSTICADAS EM
UMA AMOSTRA DE DOCENTES DE FÍSICA DE ENSINO MÉDIO; E EM SUGESTÕES DE LEITURAS
DE RESULTADOS DE PESQUISAS RECENTES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DE CIÊNCIAS. PRETENDE-SE FORNECER AOS DOCENTES ELEMENTOS DE REFLEXÃO QUE LHES
PROPORCIONEM MUDANÇAS DE POSTURA, ATRAVÉS DO QUESTIONAMENTO DA VISÃO DE
CIÊNCIA ENQUANTO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA DE ENSINO.
PARTINDO DE RESULTADOS RECENTES DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, A METODOLOGIA
SUGERIDA PRIVILEGIA O TRABALHO COLETIVO, COM A REALIZAÇÃO DE DEBATES E SÍNTESES. AS
ATIVIDADES MENCIONADAS SÃO ACOMPANHADAS DE JUSTIFICATIVAS SOBRE A ESCOLHA DO
TEMA E OBJETIVOS. |
|
Título (EN): |
--- |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ---
|
Resumo Original (EN): |
|
|
Arquivo: |
DIS_MEST20000316_TEODORO SANDRA REGINA.pdf
|
Tamanho: |
4500 Kb (4500714 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
20/08/2007 ÀS 16:59:18 |
Atualizado: |
20/08/2007 ÀS 16:59:18 |
Visitas: |
2657 |
Última Visita em : |
08/07/2024 ÀS 07:42:57 |
Downloads: |
452 |
Último Download em : |
06/04/2024 ÀS 18:50:28 |