Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES COMO SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO DE UM CURSO SOBRE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL
Autor:
TEODORO, SANDRA REGINA
Email:
steodoro@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2000
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. SILVA, DIRCEU DA
Drª. SILVA, APARECIDA VALQUÍRIA PEREIRA DA
Data de Defesa:
16/03/2000
Palavras-Chave (PT):
ATRAÇÃO GRAVITACIONAL
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS
ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI ESTUDAR COMO A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS MODELOS DE ATRAÇÃO ENTRE CORPOS, TENDO COMO PANO DE FUNDO A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE MUNDO, PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DE FÍSICA. PARA TANTO, SUGERIMOS UM PLANEJAMENTO DE CURSO SOBRE O TEMA ATRAÇÃO GRAVITACIONAL, DESTINADO PRINCIPALMENTE A DOCENTES DE FÍSICA QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO. O PLANEJAMENTO DO CURSO FOI BASEADO: EM DADOS SOBRE A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE MUNDO, BUSCANDO EVIDENCIAR COMO O CONCEITO DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL DESENVOLVEU-SE HISTORICAMENTE; NAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS MAIS COMUNS ENCONTRADAS NA LITERATURA, INCLUINDO UM BREVE ESBOÇO DE NOÇÕES DIAGNOSTICADAS EM UMA AMOSTRA DE DOCENTES DE FÍSICA DE ENSINO MÉDIO; E EM SUGESTÕES DE LEITURAS DE RESULTADOS DE PESQUISAS RECENTES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. PRETENDE-SE FORNECER AOS DOCENTES ELEMENTOS DE REFLEXÃO QUE LHES PROPORCIONEM MUDANÇAS DE POSTURA, ATRAVÉS DO QUESTIONAMENTO DA VISÃO DE CIÊNCIA ENQUANTO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA DE ENSINO. PARTINDO DE RESULTADOS RECENTES DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, A METODOLOGIA SUGERIDA PRIVILEGIA O TRABALHO COLETIVO, COM A REALIZAÇÃO DE DEBATES E SÍNTESES. AS ATIVIDADES MENCIONADAS SÃO ACOMPANHADAS DE JUSTIFICATIVAS SOBRE A ESCOLHA DO TEMA E OBJETIVOS.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
---
Resumo Original (EN):
---
Arquivo:
DIS_MEST20000316_TEODORO SANDRA REGINA.pdf
Tamanho:
4500 Kb (4500714 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/08/2007 ÀS 16:59:18
Atualizado:
20/08/2007 ÀS 16:59:18
Visitas:
2652
Última Visita em :
16/05/2024 ÀS 03:45:53
Downloads:
452
Último Download em :
06/04/2024 ÀS 18:50:28
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por