Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E VALORES
Autor:
SILVA, PALOMA RODRIGUES
Email:
paloma.bio@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Co-Orientador:
Drª. ARAUJO, ELAINE SANDRA NICOLINI NABUCO DE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Dr. SILVA,, PAULO FRAGA
Data de Defesa:
03/02/2012
Palavras-Chave (PT):
BIOÉTICA
ENSINO DE BIOLOGIA,
NATUREZA DA CIÊNCIA,
VALORES
Resumo Original (PT):
O DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, AO MESMO TEMPO EM QUE POSSIBILITOU NOVAS PERSPECTIVAS EM CAMPOS COMO DO MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E DA SAÚDE, TAMBÉM AFLOROU UMA SÉRIE DE DILEMAS ÉTICOS ACERCA DOS IMPACTOS DESSES AVANÇOS NA SOCIEDADE E NO AMBIENTE. ISSO SIGNIFICA QUE A NECESSIDADE DAS ESCOLAS OPORTUNIZAREM DISCUSSÕES SOBRE ESTES TEMAS SE TORNA CADA VEZ MAIOR, UMA VEZ QUE DECISÕES PESSOAIS RELACIONADAS AOS RESULTADOS DESTAS TECNOLOGIAS SÃO CRUCIAIS NAS RESPOSTAS DA SOCIEDADE. ENTENDEMOS QUE CONCEPÇÕES DISTORCIDAS DA CIÊNCIA PODEM CULMINAR EM TOMADAS DE DECISÕES DESPONDERADAS E INCONSEQUENTES, QUE MUITAS VEZES IGNORAM OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA BIOÉTICA. ISSO SIGNIFICA QUE AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVEM ASSUMIR OS DESAFIOS POSTOS POR ESSA NOVA ABORDAGEM BIOÉTICA, POIS O PROFESSOR É UM AGENTE HUMANO QUE NA SALA DE AULA PRECISARÁ TOMAR DECISÕES QUE PODEM MODIFICAR O MODO DE PENSAR DE SEUS ALUNOS. COM BASE NESTES PRESSUPOSTOS, OBJETIVAMOS NESTE ESTUDO COMPREENDER O MODO COMO TRÊS GRUPOS DE ESTUDANTES ? BACHARÉIS E LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E LICENCIANDOS EM LETRAS ? ENTENDEM A INFLUÊNCIA DE VALORES NA ATIVIDADE CIENTÍFICA. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS CONSTRUÍMOS UMA ESCALA DO TIPO LIKERT, QUE FOI VALIDADA SEMANTICAMENTE E ESTATISTICAMENTE (α = 0,796). OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE ALGUNS PRESSUPOSTOS, COMO O SALVACIONISMO, O REDUCIONISMO E A NEUTRALIDADE ESTÃO FORTEMENTE PRESENTES NOS TRÊS GRUPOS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICARMOS TAMBÉM QUE QUANDO OS ESTUDANTES FORAM QUESTIONADOS DIRETAMENTE SOBRE A INFLUÊNCIA DE VALORES NÃO COGNITIVOS NA CIÊNCIA TENDERAM A APRESENTAR UMA IMAGEM DA CIÊNCIA NÃO DISTORCIDA. ISSO NOS DIRECIONA A PENSARMOS QUE, EMBORA OS RESPONDENTES APARENTEMENTE ENTENDAM QUE A CIÊNCIA NÃO É ISENTA DE VALORES, ELES NÃO INTERIORIZARAM EM SUAS CONCEPÇÕES A IDEIA DE CIÊNCIA NÃO NEUTRA. EM RELAÇÃO AO PREPARO DOS FUTUROS PROFESSORES PARA REALIZAREM DISCUSSÕES BIOÉTICAS, IDENTIFICAMOS QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES SE DECLAROU DESPREPARADOS PARA LIDAREM COM QUESTÕES QUE ENVOLVEM ESTE TEMA EM SALA DE AULA, ALÉM DE APONTAREM A FALTA DE FAMILIARIDADE COM O TEMA COMO A MAIOR DIFICULDADE QUE ELES ENFRENTARIAM EM UMA DISCUSSÃO. ENTENDEMOS QUE A PRESENÇA DE ESPAÇOS DE REFLEXÕES, QUE PROPICIEM AOS INDIVÍDUOS O CONTATO COM DIFERENTES CONCEPÇÕES ACERCA DE UM MESMO TEMA, SÃO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAMENTO AUTÔNOMO E PLURAL. NESTE TRABALHO BUSCAMOS DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE LINHAS DE DISCUSSÃO SOBRE BIOÉTICA E VALORES VOLTADOS PARA AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ENTENDEMOS QUE A DEMANDA PELA INSERÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOÉTICA PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS JÁ VEM SENDO ATENDIDA EM ALGUMAS REFORMAS CURRICULARES. O PASSO A SEGUIR É REFLETIRMOS COMO SERÁ FEITA ESSA FORMAÇÃO E QUAIS PRINCÍPIOS FORMATIVOS DEVEM SER LEVADOS EM CONTA PARA A ORGANIZAÇÃO DE DISCIPLINAS OU EIXOS DEDICADOS AO ENSINO DE BIOÉTICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BIOETHICS
BIOLOGY TEACHING,
NATURE OF SCIENCE,
VALUES
Resumo Original (EN):
ONE OF THE OBJECTIVES OF SCIENCE EDUCATION BASED ON RELATIONSHIPS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY, SOCIETY AND ENVIRONMENT (CTSA) IS TO FORM CITIZENS CAPABLE OF EVALUATING AND MAKING DECISIONS ABOUT THE IMPACT OF SCIENTIFIC ADVANCES ON SOCIETY AND THE ENVIRONMENT. IN A TWO-WAY PERSPECTIVE, UNDERSTANDING THE RELATIONSHIP BETWEEN CTSA PROVIDES A VISION OF SCIENCE AS A HUMAN CONSTRUCTION AND THEREFORE FALLIBLE, CHANGEABLE AND NOT NEUTRAL. IN THIS STUDY WE PRESENT SOME RESULTS FROM A COMPARATIVE STUDY ON THE INFLUENCE OF ETHICAL CONCEPTIONS OF THE NATURE OF SCIENCE OF THREE GROUPS: FUTURE BIOLOGY TEACHERS, BIOLOGICAL FUTURE AND FUTURE PORTUGUESE TEACHERS. FOR DATA COLLECTION WE CONSTRUCTED AN SCALE OF LIKERT-TYPE, WHICH WAS VALIDATED MATHEMATICALLY AND SEMANTICALLY. IN ANALYZING STUDENT RESPONSES TO QUESTIONS WE REALIZE THAT WHEN THEY ARE ASKED DIRECTLY ABOUT THE INFLUENCE OF NON-COGNITIVE VALUES IN SCIENCE TEND TO HAVE AN UNDISTORTED IMAGE OF SCIENCE, THAT IS, THEIR ANSWERS LEAD US TO INFER THAT THEY UNDERSTAND THAT THE ACTIVITY SCIENCE IS INFLUENCED BY VALUES. HOWEVER, WHEN QUESTIONED BY IMPLICATION, RESPONDENTS IN GENERAL TEND TO HAVE A MISTAKEN VIEW OF SCIENCE. THIS DIRECTS US TO THINK THAT WHILE RESPONDENTS SEEMINGLY UNDERSTAND THAT SCIENCE IS NOT VALUE-FREE, THEY NOT INTERNALIZED THE IDEA IN THEIR CONCEPTIONS OF SCIENCE IS NOT NEUTRAL. WE BELIEVE THAT THE EXISTENCE OF A SPACE THAT WOULD ENABLE STUDENTS TO DEVELOP ANALYTICAL THINKING SKILLS RAISE A SENSE OF SOCIAL RESPONSIBILITY AND PERSONAL AND DEVELOP WITH THE AMBIGUITY OF VALUES, COULD MINIMIZE THESE DIFFICULTIES.
Arquivo:
DIS_MEST20120203_SILVA PALOMA RODRIGUES.pdf
Tamanho:
2840 Kb (2840232 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/01/2013 ÀS 11:43:34
Atualizado:
15/01/2013 ÀS 11:43:34
Visitas:
713
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 00:02:45
Downloads:
44
Último Download em :
02/12/2020 ÀS 09:06:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por