Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMPREENDENDO PERSPECTIVAS, BUSCANDO CAMINHOS
Autor:
MODESTO, MARCO ANTONIO
Email:
modesto@lpnet.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2002
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Banca Examinadora:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. DOMITE, MARIA DO CARMO SANTOS
Data de Defesa:
23/12/2002
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
FORMAÇÃO CONTINUADA
PESQUISA QUALITATIVA
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO BUSCA ANALISAR E COMPREENDER COMO PROFESSORES DE MATEMÁTICA VIVENCIAM ? E ANALISAM ? SUAS PARTICIPAÇÕES EM CURSOS, SEMINÁRIOS, WORKSHOPS, E OUTROS MOMENTOS DE FORMAÇÃO PERMANENTE, NAS QUAIS ESTÃO OU ESTIVERAM ENVOLVIDOS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS VALEM-SE DA PESQUISA QUALITATIVA COM ENFOQUE DE INSPIRAÇÃO FENOMENOLÓGICA. ?UNIDADES DE SIGNIFICADO? FORAM RECORTADAS DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DEZ PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E MUNICIPAL DAS CIDADES DE AGUDOS, BAURU, JAÚ, LENÇÓIS PAULISTA E MACATUBA. SIGNIFICADOS FORAM ATRIBUÍDOS NUM PROCESSO DE REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA, NUMA TRAJETÓRIA DE CONVERGÊNCIAS. ESSA MODALIDADE DE ANÁLISE PERMITIU A CONSTRUÇÃO DE DEZ CATEGORIAS, CHAMADAS ?ABERTAS?, ASSIM NOMEADAS: GRADUAÇÃO, VOLTA À UNIVERSIDADE, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS X QUESTÕES DO DIA-A-DIA, REFLEXÃO E AÇÃO, COLETIVO, APLICABILIDADE, MUDANÇA, ATUALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO, DIFICULDADES, CONTINUIDADE E INFORMÁTICA. ESBOÇADAS E DISCUTIDAS ESSAS CATEGORIAS, O TRABALHO É ?CONCLUÍDO? COM O DIÁLOGO ENTRE ESSAS CATEGORIAS E AUTORES QUE CONSTITUÍRAM NOSSO REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO.
Título (EN):
IN-SERVICE FORMATION OF TEACHERS OF MATHEMATICS: UNDERSTANDING PERSPECTIVES, LOOKING FOR WAYS
Palavras-Chave (EN):
IN-SERVICE FORMATION
MATHEMATICS EDUCATION
QUALITATIVE RESEARCH
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH FEATURES A DISCUSSION ON THE FEELINGS AND VIEWS TEACHERS OF MATHEMATICS NURTURE AS THEY TAKE PART IN COURSES, SEMINARS AND WORKSHOPS ALL ALONG THEIR IN-SERVICE FORMATION. THE ISSUE IS ASSESSED WITH THE HELP OF QUALITATIVE RESEARCH METHODOLOGY FROM A PHENOMENOLOGICAL PERSPECTIVE. ?UNITS OF MEANING? WERE ELLICITED FROM THE INTERVIEWS CONDUCTED WITH TEN TEACHERS OF STATE AND CITY SCHOOLS IN AGUDOS, BAURU, JAÚ, LENÇÓIS PAULISTA AND MACATUBA. MEANINGS WERE ATTRIBUTED IN A PROCESS OF PHENOMENOLOGICAL REDUCTION POINTING TO A CONVERGENCE. THIS KIND OF ANALYSIS ALLOWED THE CONSTRUCTION OF TEN ?OPEN? CATEGORIES AS FOLLOWS: GRADUATION, GOING BACK TO COLLEGE, MATHEMATICAL CONTENTS VERSUS DAILY LIFE, REFLECTION AND ACTION, COLLECTIVE, APPLICABILITY, CHANGE, UPDATING AND TRANSFORMATION, DIFFICULTIES, CONTINUITY, INFORMATION SYSTEMS. AFTER THESE CATEGORIES WERE OUTLINED AND DISCUSSED, A DIALOGUE AMONG THE CATEGORIES AND AUTHORS USED AS BIBLIOGRAPHICAL REFERENCES CLOSES THE WORK. KEY WORDS: IN-SERVICE FORMATION, MATHEMATICS EDUCATION, QUALITATIVE RESEARCH
Arquivo:
DIS_MEST20021223_MODESTO MARCO ANTONIO.pdf
Tamanho:
1250 Kb (1250499 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/08/2007 ÀS 16:33:13
Atualizado:
20/08/2007 ÀS 16:33:13
Visitas:
1213
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 00:20:45
Downloads:
68
Último Download em :
19/01/2023 ÀS 10:28:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por