Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA: ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO POTENCIAL DE UMA PROPOSTA DE ENSINO
Autor:
VIEIRA, FABIANA ANDRADE DA COSTA
Email:
fa_07_10@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. PAULO, IRAMAIA JORGE CABRAL DE
Dr. LOPES, JOSÉ GUILHERME DA SILVA
Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO
Data de Defesa:
16/10/2012
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E ENSINO
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Resumo Original (PT):
UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO QUE FAVOREÇA A INVESTIGAÇÃO PELOS ALUNOS, OPORTUNIZANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TEM SIDO ESTUDADA POR AUTORES PARA PROPORCIONAR A OPORTUNIDADE DE DISCUSSÕES ACERCA DOS TEMAS E FENÔMENOS EM ESTUDO. CONSIDERANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA CAPAZ DE LEVAR OS ALUNOS AO DEBATE, ESTIMULANDO A DISCUSSÃO E A ARGUMENTAÇÃO, A PRESENTE PESQUISA ANALISOU SE ESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO OPORTUNIZA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA DOS ALUNOS DE UM COLÉGIO PÚBLICO FEDERAL DE MINAS GERAIS, SE APROXIMANDO DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. TAMBÉM INVESTIGOU QUAL O PAPEL DO PROFESSOR EM UMA INVESTIGAÇÃO ORIENTADA E DE QUE MANEIRAS ESSES SUJEITOS EXPRESSAM ESSA EXPERIÊNCIA RELACIONANDO-A AO SEU COTIDIANO. PARA A ANÁLISE DOS DADOS UTILIZOU-SE A FENOMENOLOGIA PARA CAPTAR A EXPRESSÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO E ELENCAR AS UNIDADES DE SIGNIFICADO, PARA OBTER POSSÍVEIS PONTES DE CONVERGÊNCIAS ENTRE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E OS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE ESTA É UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO POUCO UTILIZADA PELOS PROFESSORES, APESAR DE FAVORECER UM ESTREITAMENTO ENTRE A REALIDADE DOS ALUNOS E OS CONCEITOS CIENTÍFICOS, OPORTUNIZAR A DISCUSSÃO E A FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, JUSTIFICAR OS FENÔMENOS ESTUDADOS, ALÉM DE MOSTRAR O PAPEL DO PROFESSOR COMO ORIENTADOR E ESTIMULADOR NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO PRETENDIDO E DE OUTROS CONCEITOS ENVOLVIDOS PARA A EXPLICAÇÃO DO FATO
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL THEORY OF MEANINGFUL LEARNING AND
INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
A TEACHING STRATEGY THAT ENCOURAGES INQUIRY BY STUDENTS, PROVIDING OPPORTUNITIES FOR SCIENTIFIC KNOWLEDGE, HAS BEEN STUDIED BY THE AUTHORS TO PROVIDE AN OPPORTUNITY FOR DISCUSSIONS ABOUT THE ISSUES AND PHENOMENA UNDER STUDY. CONSIDERING INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION AS A STRATEGY CAN LEAD STUDENTS TO DEBATE, STIMULATING DISCUSSION AND ARGUMENT, THE PRESENT STUDY EXAMINED WHETHER THIS STRATEGY OF TEACHING NURTURE A CRITICAL MEANINGFUL LEARNING OF STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL FEDERAL DE MINAS GERAIS, APPROACHING PRINCIPLES OF CRITICAL THEORY OF MEANINGFUL LEARNING. WE ALSO INVESTIGATED THE ROLE OF THE TEACHER IN A ORIENTED RESEARCH AND THE WAYS IN WHICH THESE SUBJECTS EXPRESS THIS EXPERIENCE RELATING IT TO THEIR DAILY LIVES. FOR DATA ANALYSIS WE USED PHENOMENOLOGY TO CAPTURE THE EXPRESSION OF THE SUBJECTS INVOLVED IN THE PROCESS AND LIST THE SIGNIFIED UNITS, FOR POSSIBLE BRIDGES CONVERGENCES BETWEEN INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION BY THE PRINCIPLES OF CRITICAL THEORY OF MEANINGFUL LEARNING. THE RESULTS SHOW THAT THIS IS A TEACHING STRATEGY USED BY SOME TEACHERS, ALTHOUGH FAVORING A NARROWING BETWEEN THE REALITY OF STUDENTS AND SCIENTIFIC CONCEPTS, MAKE THE DISCUSSION AND FORMULATION OF HYPOTHESES, JUSTIFY THE PHENOMENA STUDIED, AND SHOW THE ROLE OF THE TEACHER AS LEADER AND STIMULATING THE ACQUISITION OF KNOWLEDGE REQUIRED AND OTHER CONCEPTS INVOLVED IN EXPLAINING THE FACT.
Arquivo:
TES_DOUT20121016_VIEIRA FABIANA ANDRADE DA COSTA.pdf
Tamanho:
1791 Kb (1791084 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/11/2012 ÀS 23:33:22
Atualizado:
15/11/2012 ÀS 23:33:22
Visitas:
1099
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:59:32
Downloads:
118
Último Download em :
12/04/2024 ÀS 11:27:30
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por