TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA: ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO POTENCIAL DE UMA PROPOSTA DE ENSINO |
Autor: |
VIEIRA, FABIANA ANDRADE DA COSTA |
Email: |
fa_07_10@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2012 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE ♠ Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ♠ Drª. PAULO, IRAMAIA JORGE CABRAL DE ♠ Dr. LOPES, JOSÉ GUILHERME DA SILVA ♠ Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO
|
Data de Defesa: |
16/10/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E ENSINO ♠ ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
|
Resumo Original (PT): |
|
UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO QUE FAVOREÇA A INVESTIGAÇÃO PELOS ALUNOS,
OPORTUNIZANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TEM SIDO ESTUDADA POR AUTORES PARA
PROPORCIONAR A OPORTUNIDADE DE DISCUSSÕES ACERCA DOS TEMAS E FENÔMENOS EM
ESTUDO. CONSIDERANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA CAPAZ DE
LEVAR OS ALUNOS AO DEBATE, ESTIMULANDO A DISCUSSÃO E A ARGUMENTAÇÃO, A PRESENTE
PESQUISA ANALISOU SE ESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO OPORTUNIZA UMA APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA CRÍTICA DOS ALUNOS DE UM COLÉGIO PÚBLICO FEDERAL DE MINAS GERAIS, SE
APROXIMANDO DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA.
TAMBÉM INVESTIGOU QUAL O PAPEL DO PROFESSOR EM UMA INVESTIGAÇÃO ORIENTADA E DE
QUE MANEIRAS ESSES SUJEITOS EXPRESSAM ESSA EXPERIÊNCIA RELACIONANDO-A AO SEU
COTIDIANO. PARA A ANÁLISE DOS DADOS UTILIZOU-SE A FENOMENOLOGIA PARA CAPTAR A
EXPRESSÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO E ELENCAR AS UNIDADES DE SIGNIFICADO,
PARA OBTER POSSÍVEIS PONTES DE CONVERGÊNCIAS ENTRE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E OS
PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. OS RESULTADOS MOSTRAM
QUE ESTA É UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO POUCO UTILIZADA PELOS PROFESSORES, APESAR DE
FAVORECER UM ESTREITAMENTO ENTRE A REALIDADE DOS ALUNOS E OS CONCEITOS CIENTÍFICOS,
OPORTUNIZAR A DISCUSSÃO E A FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, JUSTIFICAR OS FENÔMENOS
ESTUDADOS, ALÉM DE MOSTRAR O PAPEL DO PROFESSOR COMO ORIENTADOR E ESTIMULADOR NA
AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO PRETENDIDO E DE OUTROS CONCEITOS ENVOLVIDOS PARA A
EXPLICAÇÃO DO FATO |
|
Título (EN): |
N/C |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CRITICAL THEORY OF MEANINGFUL LEARNING AND ♠ INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
A TEACHING STRATEGY THAT ENCOURAGES INQUIRY BY STUDENTS, PROVIDING
OPPORTUNITIES FOR SCIENTIFIC KNOWLEDGE, HAS BEEN STUDIED BY THE AUTHORS TO PROVIDE AN
OPPORTUNITY FOR DISCUSSIONS ABOUT THE ISSUES AND PHENOMENA UNDER STUDY.
CONSIDERING INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION AS A STRATEGY CAN LEAD STUDENTS TO DEBATE,
STIMULATING DISCUSSION AND ARGUMENT, THE PRESENT STUDY EXAMINED WHETHER THIS
STRATEGY OF TEACHING NURTURE A CRITICAL MEANINGFUL LEARNING OF STUDENTS OF A PUBLIC
SCHOOL FEDERAL DE MINAS GERAIS, APPROACHING PRINCIPLES OF CRITICAL THEORY OF
MEANINGFUL LEARNING. WE ALSO INVESTIGATED THE ROLE OF THE TEACHER IN A ORIENTED
RESEARCH AND THE WAYS IN WHICH THESE SUBJECTS EXPRESS THIS EXPERIENCE RELATING IT TO
THEIR DAILY LIVES. FOR DATA ANALYSIS WE USED PHENOMENOLOGY TO CAPTURE THE EXPRESSION
OF THE SUBJECTS INVOLVED IN THE PROCESS AND LIST THE SIGNIFIED UNITS, FOR POSSIBLE BRIDGES
CONVERGENCES BETWEEN INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION BY THE PRINCIPLES OF CRITICAL
THEORY OF MEANINGFUL LEARNING. THE RESULTS SHOW THAT THIS IS A TEACHING STRATEGY USED
BY SOME TEACHERS, ALTHOUGH FAVORING A NARROWING BETWEEN THE REALITY OF STUDENTS AND
SCIENTIFIC CONCEPTS, MAKE THE DISCUSSION AND FORMULATION OF HYPOTHESES, JUSTIFY THE
PHENOMENA STUDIED, AND SHOW THE ROLE OF THE TEACHER AS LEADER AND STIMULATING THE
ACQUISITION OF KNOWLEDGE REQUIRED AND OTHER CONCEPTS INVOLVED IN EXPLAINING THE FACT. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20121016_VIEIRA FABIANA ANDRADE DA COSTA.pdf
|
Tamanho: |
1791 Kb (1791084 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
15/11/2012 ÀS 23:33:22 |
Atualizado: |
15/11/2012 ÀS 23:33:22 |
Visitas: |
1099 |
Última Visita em : |
25/04/2024 ÀS 16:59:32 |
Downloads: |
118 |
Último Download em : |
12/04/2024 ÀS 11:27:30 |