Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
APORTES DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA E A MOBILIZAÇÃO DO SABER E DO SABER FAZER NA CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS
Autor:
ALBARRACÍN, LIZ MAYOLY MUÑOZ
Email:
lizm200528@yahoo.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Dr. MALDANER, OTAVIO ALOISIO
Dr. GATICA, MARIO ROBERTO QUINTANILLA
Data de Defesa:
30/07/2012
Palavras-Chave (PT):
FILOSOFIA DA CIÊNCIA. ENSINO DE QUÍMICA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
REPRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS.
Resumo Original (PT):
UMA PROBLEMÁTICA BASTANTE CONHECIDA, MAS POUCO ESTUDADA PELA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, É A FALTA DE CONSIDERAÇÃO DE ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FATO QUE PODE CRIAR UMA VISÃO DISTORCIDA DAS CIÊNCIAS ENTRE OS FUTUROS PROFESSORES. ARGUMENTAMOS QUE UMA ABORDAGEM QUE FORNEÇA ESTES SUBSÍDIOS SERIA IMPORTANTE PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS QUE ATENDA OS ANSEIOS DE UMA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA DEFENDE QUE A POPULAÇÃO DEVE ?SABER CIÊNCIA? E ?SABER SOBRE A CIÊNCIA?, COM A FINALIDADE DE ESTAR CAPACITADA PARA TOMAR DECISÕES INFORMADAS SOBRE ASSUNTOS DE POLÍTICA, TECNOLOGIA E AMBIENTE. ASSIM, COMPREENDE-SE QUE ENSINAR CIÊNCIAS SIGNIFICA, PRIMEIRAMENTE, ELABORAR UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÕES ESTRUTURADAS, INTERPRETADAS E MODELADAS PELO PROFESSOR, DEPENDENDO DE COMO ELE ENTENDE A CIÊNCIA, SUAS TEORIAS E MODELOS, PARA INTERPRETAR E RECRIAR OS FENÔMENOS CIENTÍFICOS, RECORRENDO AO SABER DISCIPLINAR E AO SABER PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO. COM ESTES PRESSUPOSTOS FOI ELABORADA E DESENVOLVIDA UMA PROPOSTA DE ENSINO QUE PROCUROU CONSTRUIR O ?SABER? E O ?SABER FAZER? DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DISTRITAL (BOGOTÁ-COLÔMBIA), MEDIANTE A VIVÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BOGOTÁ. FORAM ANALISADOS OS DISCURSOS DOS FUTUROS PROFESSORES PARA COMPREENDER COMO OS DOMÍNIOS E AS MANIFESTAÇÕES DO CONHECIMENTO LHES PERMITIRAM TRABALHAR AS SUAS ?REPRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS?, OU SEJA, TRANSFORMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM REPRESENTAÇÕES E AÇÕES PEDAGÓGICAS E DESENVOLVER HABILIDADES COMO PENSAR, ATUAR E COMUNICAR A CIÊNCIA, AO MESMO TEMPO PROCURANDO PROMOVER ATITUDES E VALORES NOS ESTUDANTES DURANTE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. AS INTERVENÇÕES JUNTO AOS FUTUROS PROFESSORES, E DESTES COM OS ESTUDANTES, VISARAM CONTRIBUIR PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE CONTEMPLE UM APORTE MAIS REFLEXIVO E CONTEXTUALIZADO. O ESTUDO MOSTRA IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES QUE A PRESENTE PESQUISA TROUXE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA QUÍMICA.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
CHEMISTRY EDUCATION
CHEMISTRY TEACHERS? INITIAL
PHILOSOPHY OF SCIENCE
SCIENTIFIC REPRESENTATIONS
Resumo Original (EN):
A QUESTION SUFFICIENTLY KNOWN, BUT LITTLE STUDIED BY THE SCIENCE EDUCATION RESEARCHERS IS THE LACK OF CONSIDERATION OF HISTORICAL PHILOSOPHICAL AND SOCIOLOGICAL ASPECTS IN THE SCIENTIFIC PRACTICE AND EDUCATION IN THE TEACHERS? INITIAL EDUCATION, WHICH COULD CREATE A DISTORTED VISION OF THE SCIENCES AMONG THE FUTURE TEACHERS. AN APPROACH TAKING INTO CONSIDERATION THESE SUBSIDIES WOULD BE IMPORTANT TO REACH THE AIMS OF SCIENCE EDUCATION FOR THE SOCIETY. IN THIS SENSE, THIS RESEARCH STANDS UP THAT THE POPULATION IS ABLE IN TAKING DECISIONS INFORMED ON SUBJECTS OF POLITICS, TECHNOLOGY AND ENVIRONMENT, WHICH DEPENDS ON THE KIND OF SCIENTIFIC EDUCATION IS RECEIVED BY THE CITIZENS. IN THIS WAY, IT IS UNDERSTOOD THAT TEACHING SCIENCES MEANS, FIRST OF ALL TO ELABORATE A SYSTEM OF REPRESENTATIONS THAT ARE STRUCTURED, INTERPRETED AND SHAPED FOR THE TEACHERS, DEPENDING ON HOW THEY UNDERSTAND SCIENCE, THEIR THEORIES AND MODELS, TO INTERPRET AND TO RECREATE SCIENTIFIC PHENOMENA APPEALING TO THE DISCIPLINARY KNOWLEDGE AND THE PEDAGOGICAL KNOWLEDGE CONTENT. WITH THESE PRESUPPOSITIONS IT WAS ELABORATED AND DEVELOPED A PROPOSAL OF TEACHERS EDUCATION THAT AIMED TO CONSTRUCT THE ?KNOWLEDGE? AND THE ?KNOWLEDGE MAKING? FOR CHEMISTRY TEACHERS INITIAL EDUCATION AT THE ?DISTRICT UNIVERSITY? (BOGOTA- COLOMBIA), BY MEANS OF A TEACHING EXPERIENCE IN THE CLASSROOM AT PUBLIC SCHOOLS IN BOGOTA CITY. THE FUTURE TEACHERS DISCOURSES WERE ANALYZED IN ORDER TO UNDERSTAND HOW THEIR DOMAINS AND KNOWLEDGE MANIFESTATIONS ALLOWED THEM TO WORK THEIR ?SCIENTIFIC REPRESENTATIONS?, IN ORDER TO TURN THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN PEDAGOGICAL REPRESENTATIONS AND ACTIONS AND TO DEVELOP ABILITIES AS TO THINK, TO ACT AND TO COMMUNICATE SCIENCE, AND, AT THE SAME TIME, TO LOOK FOR PROMOTING ATTITUDES AND VALUES IN THE STUDENTS DURING THE PROCESSES OF TEACHING AND LEARNING CHEMISTRY. THE INTERVENTIONS WITH THE FUTURE TEACHERS AND FROM THEM WITH THE STUDENTS AIMED AT TO CONTRIBUTE FOR THE CONSOLIDATION OF A SCIENCE EDUCATION THAT CONTEMPLATES ONE MORE REFLECTIVE AND CONTEXTUALIZED APPROACH. THE STUDY SHOWS IMPLICATIONS AND CONTRIBUTIONS THAT THIS RESEARCH BROUGHT FOR THE NATURE OF SCIENCE TEACHERS AND CHEMISTRY TEACHERS INITIAL EDUCATION.
Arquivo:
TES_DOUT20120730_ALBARRACIN LIZ MAYOLY MUNOZ.pdf
Tamanho:
2781 Kb (2781961 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/11/2012 ÀS 22:44:46
Atualizado:
15/11/2012 ÀS 22:44:46
Visitas:
1524
Última Visita em :
19/04/2024 ÀS 17:22:44
Downloads:
226
Último Download em :
05/01/2024 ÀS 12:26:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por