DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A EPISTEMOLOGIA SUBJACENTE AO CURRÍCULO E À FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Autor: |
ZANETI, JOSIANE DE CÁSSIA |
Email: |
josianezaneti@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2012 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. BECKER, FERNANDO ♠ Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
|
Data de Defesa: |
27/04/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CURRÍCULO ♠ EPISTEMOLOGIA DO PROFESSOR ♠ FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA DISSERTAÇÃO SE INSERE NA ÁREA DE PESQUISA EM FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES,
INVESTIGANDO ESPECIFICAMENTE A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ? MODALIDADE QUE HABILITA
PARA A ATUAÇÃO COMO PROFESSOR(A) DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O CURRÍCULO QUE INVESTIGAMOS É FRUTO
DE UMA REESTRUTURAÇÃO DE 2004 QUE VISAVA ATENDER AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTA LEGISLAÇÃO TEM COMO UMA DE SUAS
PRETENSÕES A SUPERAÇÃO DO ANTIGO MODELO DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR CONHECIDO COMO ?3+1?,
NO QUAL A FORMAÇÃO DE PROFESSORES FIGURAVA COMO COMPLEMENTAÇÃO DO BACHARELADO.
ENTENDEMOS QUE A FORMULAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) PARA OS CURSOS DE
LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS É, ATÉ ENTÃO, ORIENTADA POR UM MESMO
DOCUMENTO QUE, COMO DISCUTIDO NESTA DISSERTAÇÃO, ENFATIZA A FORMAÇÃO DO BACHARELADO, EM
DETRIMENTO DA LICENCIATURA. OBSERVAMOS QUE ESTE DOCUMENTO NÃO COLABORA PARA A SUPERAÇÃO DA
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ?3+1?. NO ANO DE 2009 FORAM DECRETADAS NOVAS NORMAS PARA OS CURSOS
DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE APARENTEMENTE DESFAZEM A EQUIVALÊNCIA ENTRE ESTE
E A LICENCIATURA NO MESMO CURSO. A FORMA COMO O PROFESSOR ENTENDE A ORIGEM DO
CONHECIMENTO E O MODO COMO ESTA COMPREENSÃO INFLUENCIA SUA PRÁTICA CARACTERIZA O CONCEITO
DE EPISTEMOLOGIA DO PROFESSOR. NOSSA CRÍTICA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES SE ENCERRA NA
NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EPISTEMOLOGIA ADEQUADA À IDENTIDADE DOCENTE. É
SOBRE ESTE CONTEXTO QUE A PRESENTE PESQUISA SE ASSENTA, AO INVESTIGARMOS OS DOCUMENTOS
CURRICULARES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, ASSUMIMOS QUE EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E
EPISTEMOLOGIA E, DISCUTIMOS A INFLUÊNCIA QUE O CURSO DE BACHARELADO AINDA EXERCE SOBRE A
LICENCIATURA. NOSSA PRETENSÃO AO PROCURAR IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO DE PROFESSOR QUE SUBJAZ O
PPP E OS PLANOS DE ENSINO FOI DELINEAR A EPISTEMOLOGIA DO PROFESSOR (LICENCIADO) SUBJACENTE A
ESTE CURRÍCULO. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CURRICULUM ♠ TEACHER INITIAL FORMATION ♠ TEACHER'S EPISTEMOLOGY
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENT WORK IS INSERTED IN THE RESEARCH AREA OF TEACHER INITIAL FORMATION, INVESTIGATING,
SPECIFICALLY, THE DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES ? MODALITY THAT ENABLES TO WORK AS SCIENCE AND
BIOLOGY TEACHER. THE CURRICULUM THAT WE INVESTIGATE IS THE RESULT OF A RESTRUCTURING IN 2004
WHICH AIMED TO MEET THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR TEACHER FORMATION IN BASIC
EDUCATION. THIS LEGISLATION HAS AS ONE OF ITS CLAIMS TO OVERCOME THE OLD MODEL OF CURRICULUM
ORGANIZATION KNOWN AS "3+1", IN WHICH THE FORMATION OF TEACHERS WAS A COMPLEMENT OF THE
BACHELOR. THE FORMULATION OF THE POLITICAL PEDAGOGICAL PROJECT (PPP) FOR LICENTIATE AND
BACHELOR OF BIOLOGICAL SCIENCES SO FAR IS DRIVEN BY THE SAME DOCUMENT, AS DISCUSSED IN THIS
THESIS, EMPHASIZES THE FORMATION OF BACHELOR, RATHER THAN LICENTIATE DEGREE. WE NOTE THAT THIS
DOCUMENT DOES NOT HELP TO OVERCOME THE CURRICULUM "3+1". IN 2009 NEW RULES WERE ENACTED
FOR THE BACHELOR OF BIOLOGICAL SCIENCES THAT APPARENTLY UNDO THE EQUIVALENCE BETWEEN THIS AND
THE LICENTIATE IN THE SAME COURSE. THE WAY OF THE TEACHER UNDERSTANDS THE ORIGIN OF KNOWLEDGE
AND HOW THIS UNDERSTANDING INFLUENCES THEIR PRACTICE CHARACTERIZES THE CONCEPT OF
EPISTEMOLOGY OF THE TEACHER. OUR CRITICISM OF TEACHER TRAINING ENDS THE NEED TO DEVELOP AN
ADEQUATE EPISTEMOLOGY OF TEACHER IDENTITY. IT IS ABOUT THIS CONTEXT THAT THIS RESEARCH IS BASED,
BY LOOKING AT THE CURRICULUM DOCUMENTS OF A LICENTIATE PROGRAM IN BIOLOGICAL SCIENCES OF A
PUBLIC UNIVERSITY IN THE STATE OF SAO PAULO, WE ASSUME THAT THERE IS A RELATIONSHIP BETWEEN
CURRICULUM AND EPISTEMOLOGY, AND DISCUSS THE INFLUENCE THE BACHELOR PROGRAM STILL HAS ON THE
LICENTIATE. OUR CLAIM WHILE SEEKING TO IDENTIFY THE CONCEPT OF PROFESSOR THAT UNDERLIES THE PPP
AND THE CURRICULUM PLAN WAS TO DELINEATE THE EPISTEMOLOGY OF THE TEACHER (LICENTIATE) BEHIND
THIS CURRICULUM. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20120427_ZANETI JOSIANE DE CASSIA.pdf
|
Tamanho: |
265 Kb (265710 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
10/10/2012 ÀS 17:10:53 |
Atualizado: |
10/10/2012 ÀS 17:10:53 |
Visitas: |
942 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 19:03:31 |
Downloads: |
48 |
Último Download em : |
16/01/2023 ÀS 21:32:11 |