Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
TPACK (CONHECIMENTO PEDAGGICO DE CONTEDO TECNOLGICO):RELAO COM AS DIFERENTES GERAES DE PROFESSORES DE MATEMTICA
Autor:
MAZON, MICHELLE JULIANA SAVIO
Email:
mi_savio@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Dr. BARROS, DANIELA MELAR VIEIRA
Data de Defesa:
06/07/2012
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE MATEMTICA.
FORMAO DE PROFESSORES
GERAES DE PROFESSORES
TECNOLOGIAS
TPACK
Resumo Original (PT):
A ATIVIDADE DO PROFESSOR EXIGE ALGUNS SABERES, TAIS COMO CONTEDO E CONHECIMENTO PEDAGGICO. O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DE INFORMAO E SUA INFLUNCIA NO PROCESSO DE ENSINO TORNOU O SABER TECNOLGICO ALGO NECESSRIO AO PROFESSOR. O MODELO CRIADO POR MISHRA E KOEHLER (2006) DENOMINADO TPACK (TECNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE - CONHECIMENTO PEDAGGICO DE CONTEDO TECNOLGICO) PROPE UMA BASE DE INVESTIGAO DAS RELAES DESSES TRS SABERES. ATUALMENTE AS ESCOLAS CONTAM COM PROFESSORES DE DIFERENTES GERAES. AS GERAES MAIS ATUAIS, DENOMINADAS DE GERAES X E Y VIVEM EM UM CONTEXTO ONDE A TECNOLOGIA DA INFORMAO PARTE INTEGRANTE DO DIA-A-DIA. PARA ESSAS GERAES, OCORRE UMA INTEGRAO DESSES TRS SABERES. ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR E CARACTERIZAR AS RELAES DESSES DOIS SABERES (O CONHECIMENTO DO CONTEDO TECNOLGICO ? TCK E O CONHECIMENTO PEDAGGICO TECNOLGICO ? TPK) EM DIFERENTES GERAES DE PROFESSORES DE MATEMTICA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA COM A APLICAO DE UM QUESTIONRIO, MENSURADO UTILIZANDO A ESCALA TIPO LIKERT, CUJO OBJETIVO FOI O DE IDENTIFICAR AS ATITUDES DE PROFESSORES DE MATEMTICA COM RELAO AOS SABERES DO TPACK E TAMBM QUANTO S GERAES. A AMOSTRA FOI CONSTITUDA POR 71 PROFESSORES QUE LECIONAM AULAS DE MATEMTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E/OU MDIO DE 32 ESCOLAS, SENDO 23 PBLICAS E 9 PARTICULARES, DA DIRETORIA DE ENSINO DE JA. COM O TESTE T PARA REALIZAR AS INFERNCIAS ESTATSTICAS, FOI POSSVEL IDENTIFICAR QUE A PRINCIPAL DIFERENA ENTRE ESSES PROFESSORES DE MATEMTICA NO SE REFERE AO QUE ELES CONHECEM SOBRE TECNOLOGIA E SIM EM COMO ELES UTILIZAM OU NO A TECNOLOGIA EM SEU DIA A DIA
Título (EN):
TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE RELATIONSHIP WITH DIFFERENT GENERATIONS OF TEACHERS OF MATHEMATICS
Palavras-Chave (EN):
GENERATIONS OF TEACHERS
MATHEMATICS TEACHING
TEACHER TRAINING
TECHNOLOGIES
TPACK
Resumo Original (EN):
TEACHERS WORK REQUIRES SOME KNOWLEDGE, SUCH AS CONTENT AND PEDAGOGICAL KNOWLEDGE. THE DEVELOPMENT OF IT AND ITS INFLUENCE IN THE TEACHING PROCESS HAS BECOME THE TECHNOLOGICAL KNOWLEDGE SOMETHING NECESSARY TO THE TEACHER. THE MODEL CREATED BY MISHRA AND KOEHLER (2006) CALLED TPACK (TECNOLOGICAL POINTED CONTENT KNOWLEDGE, PEDAGOGICAL KNOWLEDGE TECHNOLOGICAL CONTENTS) PROPOSES A RESEARCH BASE OF RELATIONS OF THESE THREE KNOWLEDGES. CURRENTLY THE SCHOOLS ARE COMPOSED BY TEACHERS FROM DIFFERENT GENERATIONS. THE CURRENT GENERATIONS, CALLED GENERATIONS X AND Y ARE LIVING IN A CONTEXT WHERE INFORMATION TECHNOLOGY IS AN INTEGRAL PART OF DAY-TO-DAY. FOR THOSE GENERATIONS, THERE IS AN INTEGRATION OF THESE THREE KNOWLEDGES. THIS WORK AIMED TO INVESTIGATE AND CHARACTERIZE THE RELATIONS BETWEEN THOSE TWO KNOWLEDGE (TECHNOLOGICAL CONTENT KNOWLEDGE ? TCK, TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL KNOWLEDGE TECHNOLOGICAL - TPK) SPREAD IN DIFFERENT GENERATIONS OF TEACHERS OF MATHEMATICS. FOR THIS REASON, A RESEARCH WAS CONDUCTED AS A QUANTITATIVE APPROACH WITH A QUESTIONNAIRE USING A LIKERT SCALE. THE OBJECTIVE WAS TO IDENTIFY THE ATTITUDES OF TEACHERS OF MATHEMATICS RELATED TO TPACK AND THE GENERATIONS. THE SAMPLE WAS COMPOSED OF 71 PROFESSORS WHO TEACH CLASSES IN MATHEMATICS IN ELEMENTARY SCHOOL AND/OR MIDDLE OF 32 SCHOOLS, 23 PUBLIC AND 9 PRIVATE, THE BOARD OF EDUCATION OF JAU. T TEST WAS USED TO PERFORM THE STATISTICAL INFERENCES. AS RESULT IT WAS POSSIBLE TO IDENTIFY THAT THE MAIN DIFFERENCE BETWEEN THESE TEACHERS OF MATHEMATICS IS NOT REFERRING TO WHAT THEY KNOW ABOUT TECHNOLOGY, BUT IN HOW THEY USE OR NOT THE TECHNOLOGY.
Arquivo:
DIS_MEST20120706_MAZON MICHELLE JULIANA SAVIO.pdf
Tamanho:
2222 Kb (2222747 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
10/10/2012 ÀS 16:52:49
Atualizado:
10/10/2012 ÀS 16:52:49
Visitas:
993
Última Visita em :
14/07/2024 ÀS 04:50:51
Downloads:
69
Último Download em :
02/06/2024 ÀS 09:26:12
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por