DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
TPACK (CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO TECNOLÓGICO):RELAÇÃO COM AS DIFERENTES GERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Autor: |
MAZON, MICHELLE JULIANA SAVIO |
Email: |
mi_savio@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2012 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO ♠ Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO ♠ Drª. BARROS, DANIELA MELARÉ VIEIRA
|
Data de Defesa: |
06/07/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE MATEMÁTICA. ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ GERAÇÕES DE PROFESSORES ♠ TECNOLOGIAS ♠ TPACK
|
Resumo Original (PT): |
|
A ATIVIDADE DO PROFESSOR EXIGE ALGUNS SABERES, TAIS COMO CONTEÚDO E CONHECIMENTO PEDAGÓGICO. O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO TORNOU O SABER TECNOLÓGICO ALGO NECESSÁRIO AO PROFESSOR. O MODELO CRIADO POR MISHRA E KOEHLER (2006) DENOMINADO TPACK (TECNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE - CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO TECNOLÓGICO) PROPÕE UMA BASE DE INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES DESSES TRÊS SABERES. ATUALMENTE AS ESCOLAS CONTAM COM PROFESSORES DE DIFERENTES GERAÇÕES. AS GERAÇÕES MAIS ATUAIS, DENOMINADAS DE GERAÇÕES X E Y VIVEM EM UM CONTEXTO ONDE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É PARTE INTEGRANTE DO DIA-A-DIA. PARA ESSAS GERAÇÕES, OCORRE UMA INTEGRAÇÃO DESSES TRÊS SABERES. ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR E CARACTERIZAR AS RELAÇÕES DESSES DOIS SABERES (O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO TECNOLÓGICO ? TCK E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO TECNOLÓGICO ? TPK) EM DIFERENTES GERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, MENSURADO UTILIZANDO A ESCALA TIPO LIKERT, CUJO OBJETIVO FOI O DE IDENTIFICAR AS ATITUDES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM RELAÇÃO AOS SABERES DO TPACK E TAMBÉM QUANTO ÀS GERAÇÕES. A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR 71 PROFESSORES QUE LECIONAM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E/OU MÉDIO DE 32 ESCOLAS, SENDO 23 PÚBLICAS E 9 PARTICULARES, DA DIRETORIA DE ENSINO DE JAÚ. COM O TESTE T PARA REALIZAR AS INFERÊNCIAS ESTATÍSTICAS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE ESSES PROFESSORES DE MATEMÁTICA NÃO SE REFERE AO QUE ELES CONHECEM SOBRE TECNOLOGIA E SIM EM COMO ELES UTILIZAM OU NÃO A TECNOLOGIA EM SEU DIA A DIA |
|
Título (EN): |
TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE RELATIONSHIP WITH DIFFERENT GENERATIONS OF TEACHERS OF MATHEMATICS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ GENERATIONS OF TEACHERS ♠ MATHEMATICS TEACHING ♠ TEACHER TRAINING ♠ TECHNOLOGIES ♠ TPACK
|
Resumo Original (EN): |
|
TEACHER´S WORK REQUIRES SOME KNOWLEDGE, SUCH AS CONTENT AND PEDAGOGICAL KNOWLEDGE. THE DEVELOPMENT OF IT AND ITS INFLUENCE IN THE TEACHING PROCESS HAS BECOME THE TECHNOLOGICAL KNOWLEDGE SOMETHING NECESSARY TO THE TEACHER. THE MODEL CREATED BY MISHRA AND KOEHLER (2006) CALLED TPACK (TECNOLOGICAL POINTED CONTENT KNOWLEDGE, PEDAGOGICAL KNOWLEDGE TECHNOLOGICAL CONTENTS) PROPOSES A RESEARCH BASE OF RELATIONS OF THESE THREE KNOWLEDGES. CURRENTLY THE SCHOOLS ARE COMPOSED BY TEACHERS FROM DIFFERENT GENERATIONS. THE CURRENT GENERATIONS, CALLED GENERATIONS X AND Y ARE LIVING IN A CONTEXT WHERE INFORMATION TECHNOLOGY IS AN INTEGRAL PART OF DAY-TO-DAY. FOR THOSE GENERATIONS, THERE IS AN INTEGRATION OF THESE THREE KNOWLEDGES. THIS WORK AIMED TO INVESTIGATE AND CHARACTERIZE THE RELATIONS BETWEEN THOSE TWO KNOWLEDGE (TECHNOLOGICAL CONTENT KNOWLEDGE ? TCK, TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL KNOWLEDGE TECHNOLOGICAL - TPK) SPREAD IN DIFFERENT GENERATIONS OF TEACHERS OF MATHEMATICS. FOR THIS REASON, A RESEARCH WAS CONDUCTED AS A QUANTITATIVE APPROACH WITH A QUESTIONNAIRE USING A LIKERT SCALE. THE OBJECTIVE WAS TO IDENTIFY THE ATTITUDES OF TEACHERS OF MATHEMATICS RELATED TO TPACK AND THE GENERATIONS. THE SAMPLE WAS COMPOSED OF 71 PROFESSORS WHO TEACH CLASSES IN MATHEMATICS IN ELEMENTARY SCHOOL AND/OR MIDDLE OF 32 SCHOOLS, 23 PUBLIC AND 9 PRIVATE, THE BOARD OF EDUCATION OF JAU. T TEST WAS USED TO PERFORM THE STATISTICAL INFERENCES. AS RESULT IT WAS POSSIBLE TO IDENTIFY THAT THE MAIN DIFFERENCE BETWEEN THESE TEACHERS OF MATHEMATICS IS NOT REFERRING TO WHAT THEY KNOW ABOUT TECHNOLOGY, BUT IN HOW THEY USE OR NOT THE TECHNOLOGY. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20120706_MAZON MICHELLE JULIANA SAVIO.pdf
|
Tamanho: |
2222 Kb (2222747 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
10/10/2012 ÀS 16:52:49 |
Atualizado: |
10/10/2012 ÀS 16:52:49 |
Visitas: |
1316 |
Última Visita em : |
16/03/2025 ÀS 11:21:53 |
Downloads: |
70 |
Último Download em : |
12/12/2024 ÀS 07:26:02 |