Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRÁTICAS EDUCATIVAS DE GENITORES E PROFESSORAS E REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS DE CASO
Autor:
FONSECA, BÁRBARA CRISTINA RODRIGUES
Email:
babi2121@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. MELCHIORI, LÍGIA EBNER
Co-Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. MARTURANO, EDNA MARIA
Drª. SIGOLO, SILVIA REGINA RICCO LUCATO
Drª. MELCHIORI, LÍGIA EBNER
Data de Defesa:
31/08/2012
Palavras-Chave (PT):
CRIANÇAS
DESEMPENHO ACADÊMICO
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS
HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Resumo Original (PT):
VÁRIOS ESTUDIOSOS TÊM CONSTATADO A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS (HSE) DE GENITORES E PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A PREVENÇÃO DO SURGIMENTO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS. POR OUTRO LADO, SEU DÉFICIT OU A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NEGATIVAS PODEM AUMENTAR A PROBABILIDADE DE DESENVOLVIMENTO E/OU MANUTENÇÃO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO INFANTIS. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER AS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS (HSE) E PRÁTICAS NEGATIVAS DAS PROFESSORAS E GENITORES DE CRIANÇAS, COM E SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, E TAMBÉM AS HABILIDADES SOCIAIS (HS), DESEMPENHO ACADÊMICO E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO INFANTIS. PARTICIPARAM QUATRO CRIANÇAS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA, DUAS JULGADAS SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DUAS COM PROBLEMAS, SEGUNDO A VISÃO DAS PROFESSORAS. OS DADOS FORAM COLETADOS NA ESCOLA E NA FAMÍLIA E SÃO APRESENTADOS COMO QUATRO ESTUDOS DE CASO. COM AS PROFESSORAS FORAM UTILIZADOS O TRF (TEACHER`S REPORT FORM - LISTA DE VERIFICAÇÃO COMPORTAMENTAL PARA PROFESSORES) E O ROTEIRO DE ENTREVISTA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARA PROFESSORES (RE-HSE-PR). COM AS MÃES, FOI UTILIZADO O QUESTIONÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA FAMILIAR E; EM AMBOS OS GENITORES FORAM APLICADOS O CBCL (INVENTÁRIO DE COMPORTAMENTOS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PARA PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES DE 4 A 18 ANOS) E O ROTEIRO DE ENTREVISTA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS (RE-HSE-P). ALÉM DESSES INSTRUMENTOS, TAMBÉM FOI REALIZADA A OBSERVAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO ESTRUTURADA DE BRINCADEIRA ENTRE PAI-CRIANÇA E MÃE-CRIANÇA COM A FINALIDADE DE DESCREVER OS COMPORTAMENTOS DOS GENITORES E DAS CRIANÇAS. DESCREVE-SE AQUI OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS. EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DESEMPENHO ACADÊMICO OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE: (A) AS MÃES FORAM MAIS SEVERAS AO AVALIAREM SEUS FILHOS SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DO QUE AS PROFESSORAS; (B) A PROFESSORA DAS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO IDENTIFICOU MAIS COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS NOS ALUNOS DO QUE SEUS GENITORES; (C) AS MÃES TENDERAM A PONTUAR MAIS COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS NOS FILHOS DO QUE OS PAIS E; (D) AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTARAM MAIS COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS DO QUE AS SEM ESSA DIFICULDADE. OS RESULTADOS REFERENTES ÀS HSE, PRÁTICAS NEGATIVAS E HS INFANTIS INDICAM QUE: (A) TODAS AS CRIANÇAS APRESENTARAM HS; (B) AS MÃES ATRIBUÍRAM AOS FILHOS MAIS COMPORTAMENTOS DE HS DO QUE OS PAIS; (C) OS PAIS DAS QUATRO CRIANÇAS APRESENTARAM REPERTÓRIO POBRE EM HSE, MAS PELO MENOS UM DOS GENITORES APRESENTOU UMA VARIEDADE DE CONTEXTOS POSITIVA; (D) TODOS OS GENITORES RELATARAM USAR PRÁTICAS EDUCATIVAS NEGATIVAS PARA EDUCAR OS SEUS FILHOS, PORÉM OS DAS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO FAZIAM MAIOR USO DESSAS PRÁTICAS; (E) AS PROFESSORAS APRESENTARAM HSE NÃO CLÍNICAS EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS E TAMBÉM EM RELAÇÃO À QUALIDADE DE CONTEXTOS, APESAR DE UTILIZAREM PRÁTICAS NEGATIVAS; (F) AS PROFESSORAS APRESENTARAM MAIOR FREQUÊNCIA DE COMPORTAMENTOS DE HSE NA CATEGORIA ?COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO? DO QUE NA CATEGORIA ?EXPRESSÃO DE SENTIMENTO E ENFRENTAMENTO?; (G) AS PROFESSORAS EXERCEM PRÁTICAS DIFERENCIADAS ENTRE OS ALUNOS, OU SEJA, FORAM MAIS HABILIDOSAS COM AS CRIANÇAS NÃO CLÍNICAS E MAIS PUNITIVAS COM AS QUE APRESENTAVAM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. COMPARANDO OS RESULTADOS OBTIDOS NOS RELATOS ORAIS E NAS OBSERVAÇÕES DESTACA-SE QUE: (A) NA SITUAÇÃO DE OBSERVAÇÃO OCORREU MAIOR EMISSÃO DE COMPORTAMENTOS SOCIALMENTE HABILIDOSOS NAS DÍADES MÃES-CRIANÇAS SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, E NAS DÍADES PAIS-CRIANÇAS DE CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO; (B) NAS SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR, NAS DÍADES MÃES-CRIANÇAS AVALIADAS COMO SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, UMA MAIOR FREQUÊNCIA DE COMPORTAMENTOS NAS CATEGORIAS DE HSE; NAS DÍADES QUE ENVOLVERAM AS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, OCORREU O CONTRÁRIO, OS PAIS APRESENTARAM UMA QUANTIDADE MAIOR DE HSE; (C) AS CRIANÇAS APRESENTARAM UMA MAIOR FREQÜÊNCIA DE HS NA CATEGORIA DE ?EXPRESSÃO DE SENTIMENTO E ENFRENTAMENTO?; (D) E SEUS GENITORES APRESENTARAM MAIS HSE NA CATEGORIA ?COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO?; (E) EM RELAÇÃO ÀS HSE DOS GENITORES OBSERVOU-SE UMA MAIOR VARIEDADE DE COMPORTAMENTOS OBTIDOS NA SITUAÇÃO DE BRINCADEIRA DO QUE NO RELATO ORAL; (F) FOI VERIFICADA UMA COMPLEMENTARIDADE ENTRE OS DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO RELATO ORAL E DA OBSERVAÇÃO ENTRE GENITORES E FILHOS. CONSIDERANDO A ESCASSEZ DE LITERATURA BRASILEIRA QUE DESCREVE O REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL INFANTIL RELATADO POR DIFERENTES INTERLOCUTORES COMO PROFESSORES, PAIS E MÃES E EM AMBIENTES DISTINTOS, E A UTILIZAÇÃO DE VÁRIOS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ALIADOS À SITUAÇÃO DE OBSERVAÇÃO, ESSE ESTUDO PODE CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSES ASPECTOS E INDICAR NECESSIDADES DE PESQUISAS FUTURAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ACADEMIC PERFORMANCE
BEHAVIOR PROBLEMS
CHILDREN
CHILDREN'S SOCIAL ABILITIES
SOCIAL EDUCATIONAL ABILITIES
Resumo Original (EN):
MANY SCHOLARS HAVE NOTED THE IMPORTANCE OF SOCIAL EDUCATIONAL ABILITIES (SEA) OF PARENTS AND TEACHERS AND ITS RELATION WITH THE PREVENTION OF THE APPEARING OF BEHAVIOR PROBLEMS IN CHILDREN. ON THE OTHER HAND, ITS DEFICIT OR THE USE OF NEGATIVE EDUCATIONAL PRACTICES CAN INCREASE THE PROBABILITY OF DEVELOPMENT AND / OR MAINTENANCE OF THE CHILD BEHAVIORAL PROBLEMS. THIS STUDY HAD TO OBJECTIVE TO DESCRIBE THE SOCIAL EDUCACIONAL ABILITIES AND NEGATIVE PRACTICES OF THE TEACHERS AND PARENTS OF CHILDREN WITH AND WITHOUT BEHAVIOR PROBLEMS, AND ALSO SOCIAL ABILITIES (SA), ACADEMIC PERFORMANCE AND BEHAVIOR PROBLEMS IN CHILDREN. FOUR CHILDREN OF THE CLASS BEGGINERS OF ELEMENTARY SCHOOL OF THE A SCHOOL PARTICIPATED, TWO JUDGED WITHOUT BEHAVIOR PROBLEMS AND TWO WITH PROBLEMS, ACCORDING TO THE VIEW OF THE TEACHERS, THEIR PARENTS AND TWO TEACHERS. DATA WERE COLLECTED AT SCHOOL AND IN THE FAMILY AND ARE PRESENTED AS FOUR CASE STUDIES. WITH THE TEACHERS WERE UTILIZED TRF (TEACHER `S REPORT FORM - BEHAVIOR CHECKLIST FOR TEACHERS) AND INTERVIEW SCRIPT SOCIAL ABILITIES FOR TEACHERS EDUCATION (RE-HSE-PR). WITH THE MOTHERS, WE USED THE QUESTIONNAIRE AND FAMILY CHARACTERISTICS, IN BOTH PARENTS WERE ADMINISTERED THE CBCL (BEHAVIORS WITH INVENTORY FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS FOR PRESCHOOLERS AND SCHOOLCHILDREN AGED 4 TO 18 YEARS) AND THE GUIDE INTERVIEW PARENTAL SOCIAL EDUCATIONAL ABILITIES (RE-HSE-P). BESIDES THESE INSTRUMENTS, IT WAS ALSO THE OBSERVATION OF A STRUCTURED SITUATION OF PLAY BETWEEN FATHER-CHILD AND MOTHER-CHILD WITH THE PURPOSE OF THE DESCRIBING THE BEHAVIOR OF PARENTS AND CHILDREN. DESCRIBES HERE THE MAIN RESULTS. IN RELATION TO BEHAVIOR PROBLEMS AND ACADEMIC PERFORMANCE THE RESULTS SHOW THAT: (A) MOTHERS WERE MORE SEVERE IN ASSESSING THEIR CHILDREN WITHOUT BEHAVIOR PROBLEMS THAN TEACHERS, (B) TEACHER OF CHILDREN WITH BEHAVIORAL PROBLEMS IDENTIFIED MORE BEHAVIORS PROBLEMATIC IN STUDENTS THAN THEIR PARENTS, (C) MOTHERS POINTED MORE BEHAVIOR PROBLEMS IN THEIR CHILDREN THAN FATHERS, AND (D) CHILDREN WITH LEARNING DIFFICULTIES HAD MORE BEHAVIOR PROBLEMS THAN THOSE WITHOUT THIS DIFFICULTY. THE RESULTS FOR THE SEA, NEGATIVE PRACTICES AND INFANT SA INDICATE THAT: (A) ALL CHILDREN HAD SA, (B) MOTHERS ATTRIBUTED THEIR CHILDREN BEHAVIORS MORE SA THAN FATHERS, (C) THE FATHERS OF FOUR CHILDREN SHOWED REPERTORY SEA POOR, BUT ONE PARENT HAD A VARIETY OF POSITIVE CONTEXTS, (D) ALL PARENTS REPORTED USING NEGATIVE EDUCATIONAL PRACTICES TO EDUCATE THEIR CHILDREN, BUT THE CHILDREN WITH BEHAVIOR PROBLEMS WERE GREATER USE OF THESE PRACTICES; (E) TEACHERS SHOWED NO CLINICAL SEA IN RELATION TO CHILDREN AND ALSO ABOUT THE QUALITY OF CONTEXTS, IN SPITE OF USING NEGATIVE PRACTICES, (F) THE TEACHERS HAD A HIGHER FREQUENCY OF BEHAVIORS SEA IN CATEGORY "COMMUNICATION AND NEGOTIATION" THAN IN CLASS " EXPRESSION OF FEELING AND COPING ", (G) THE TEACHERS EXERT DIFFERENT PRACTICES AMONG STUDENTS, IN OTHER WORDS, WERE MORE SKILLED WITH NO CLINICAL CHILDREN AND MORE PUNITIVE TO THOSE WHO HAD BEHAVIOR PROBLEMS. COMPARING THE RESULTS OBTAINED IN ORAL REPORTS AND OBSERVATIONS HIGHLIGHT THAT: (A) THE SITUATION OF OBSERVATION OCCURRED BIGGEST ISSUE OF SOCIAL ABILITIES BEHAVIORS IN MOTHER-CHILD DYADS WITHOUT BEHAVIOR PROBLEMS, AND FATHER-CHILD DYADS IN CHILDREN WITH PROBLEMS BEHAVIOR, (B) IN SITUATIONS OF PLAY, IT WAS VERIFIED, IN DYADS MOTHER-EVALUATED AS CHILDREN WITHOUT BEHAVIOR PROBLEMS, A HIGHER FREQUENCY OF BEHAVIORS IN THE CATEGORIES OF SEA, IN DYADS INVOLVING CHILDREN WITH BEHAVIOR PROBLEMS, THE OPPOSITE OCCURRED FATHERS SHOWED A GREATER AMOUNT OF SEA, (C) CHILDREN HAD A HIGHER FREQUENCY OF SA IN THE CATEGORY OF "EXPRESSION OF FEELING AND COPING", (D) AND THEIR PARENTS SHOWED MORE SEA IN CATEGORY "COMMUNICATION AND NEGOTIATION"; (E) IN RELATION TO SEA FATHERS OBSERVED A GREATER VARIETY OF BEHAVIORS OBTAINED IN THE PLAY SITUATION THAN IN THE ORAL REPORT, (F) WAS OBSERVED COMPLEMENTARITY BETWEEN DATA OBTAINED THROUGH OBSERVATION AND ORAL ACCOUNTS BETWEEN PARENTS AND CHILDREN. CONSIDERING THE SCARCITY OF BRAZILIAN LITERATURE THAT DESCRIBES THE BEHAVIORAL REPERTOIRE CHILD REPORTED BY DIFFERENT INTERLOCUTORS AS TEACHERS, PARENTS AND IN DIFFERENT ENVIRONMENTS, AND THE USE OF VARIOUS DATA COLLECTION TOOLS COUPLED WITH THE OBSERVATION SITUATION, THIS STUDY MAY CONTRIBUTE TO A BETTER UNDERSTANDING THESE ASPECTS AND INDICATE FUTURE RESEARCH NEEDS.
Arquivo:
DIS_MEST20120831_FONSECA BARBARA CRISTINA RODRIGUES.pdf
Tamanho:
1700 Kb (1700112 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/10/2012 ÀS 10:14:04
Atualizado:
02/10/2012 ÀS 10:14:04
Visitas:
2506
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 23:53:48
Downloads:
388
Último Download em :
06/03/2024 ÀS 02:03:43
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por