Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE UMA PERCEPÇÃO DINÂMICA DA CIÊNCIA PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
Autor:
MEGLHIORATTI, FERNANDA APARECIDA
Email:
fglio@zipmail.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2004
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BORTOLOZZI, JEHUD
Co-Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Dr. BORTOLOZZI, JEHUD
Drª. CICILLINI, GRAÇA APARECIDA
Data de Defesa:
31/05/2004
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE BIOLOGIA
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
HISTÓRIA DA BIOLOGIA
Resumo Original (PT):
O CONHECIMENTO DE COMO O PENSAMENTO EVOLUTIVO VEM SENDO ELABORADO AO LONGO DA HISTÓRIA, NÃO SÓ PERMITE UMA COMPREENSÃO APROFUNDADA DA NATUREZA DA CIÊNCIA, MAS TAMBÉM, ELUCIDA A COERÊNCIA DOS CONCEITOS ELABORADOS EM CADA ÉPOCA. DESSA FORMA, NÃO SE ANALISAM CONCEITOS CONSTRUÍDOS NO PASSADO COM PRECONCEITOS, MAS DE FORMA INTEGRADA A CRENÇAS E VALORES DE DETERMINADA ÉPOCA E ASSOCIADOS AO PARADIGMA VIGENTE. CONSIDERANDO, QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COM ÊNFASE NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PERMITE UMA VISÃO ABRANGENTE E DINÂMICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, OBJETIVOU-SE DELINEAR CAMINHOS PARA A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA. AS PERGUNTAS CENTRAIS DA PESQUISA SÃO: QUAIS CONCEPÇÕES OS PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA POSSUEM SOBRE CIÊNCIA, EVOLUÇÃO E HISTÓRIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO? QUAIS POSSIBILIDADES SÃO ENCONTRADAS NA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE EVOLUÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA? A PESQUISA CONSISTIU DOS SEGUINTES MOMENTOS CRONOLÓGICOS: (1) REVISÃO DOS ASPECTOS HISTÓRICOS DO PENSAMENTO EVOLUCIONISTA; (2) LEVANTAMENTO DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA E FORMAÇÃO INICIAL SOBRE OS CONCEITOS DE CIÊNCIA, EVOLUÇÃO E HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS; (3) UM PRIMEIRO CONTATO DE PROFESSORES COM TEXTOS HISTÓRICOS RELACIONADOS AO CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA; (4) REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA; E (6) ANÁLISES QUALITATIVAS DOS DADOS OBTIDOS. OS RESULTADOS OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES APRESENTADAS PELOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EVIDENCIAM QUE: (1) O CONHECIMENTO HISTÓRICO DOS PROFESSORES SOBRE A FORMULAÇÃO 6 DO CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA ESTÁ, EM GERAL, RESTRITO A DARWIN E LAMARCK; (2) QUE A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA É, PRINCIPALMENTE POSITIVISTA E INTERNALISTA; (3) QUE O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA É DISTORCIDO PELA FALTA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS BÁSICOS COMO O DE VARIEDADE DE FREQÜÊNCIA GÊNICA NA POPULAÇÃO; E (4) QUE O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA DO PROFESSOR, MUITAS VEZES, MISTURA-SE COM CRENÇAS E VALORES CULTURAIS, COMO O DA RELIGIÃO E A VISÃO DE PROGRESSO.
Título (EN):
THE HISTORY OF THE CONSTRUCTION OF A CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION: POSSIBILITIES FOR A DYNAMIC PERCEPTION OF SCIENCE BY BIOLOGY TEACHERS,
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGICAL EVOLUTION
BIOLOGY HISTORY
BIOLOGY TEACHING
PROFESSOR FORMATION
Resumo Original (EN):
THE KNOWLEDGE ABOUT HOW THE EVOLUTIONARY CONCEPT HAS BEEN ELABORATED OVER THE HISTORY PROVIDES A DEEP COMPREHENSION OF THE NATURE OF SCIENCE, AS WELL AS ELUCIDATES THE COHERENCE OF CONCEPTS FROM EACH HISTORICAL AGE. THEREFORE, PAST CONCEPTS ARE NOT ANALYZED UNDER A PREJUDICE POINT OF VIEW, BUT OTHERWISE, INTEGRATED WITH THE BELIEFS AND VALUES FORM EACH DATE AND ASSOCIATED TO THE PARADIGM OF THAT TIME. CONSIDERING THAT THE FORMATION OF PROFESSORS EMPHASIZING THE HISTORY OF SCIENCE ALLOWS A DYNAMIC AND WIDE VISION OF THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE, THE OBJECTIVE OF THE PRESENT WORK WAS TO DEFINE WAYS FOR THE UTILIZATION OF THE HISTORY OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN BIOLOGY TEACHING. THE MAIN QUESTIONS OF THE WORK ARE: WHICH ARE THE CONCEPTS OF BIOLOGY TEACHERS, AT INITIAL AND CONTINUED FORMATION, ABOUT SCIENCE, EVOLUTION AND HISTORY OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE? WHICH ARE THE DIFFICULTIES AND POSSIBILITIES RELATED TO THE UTILIZATION OF HISTORY IN THE CONSTRUCTION OF EVOLUTIONARY CONCEPT UNDER THE CONTEXT OF BIOLOGY PROFESSOR FORMATION? THE RESEARCH COMPRISED TWO CHRONOLOGICAL MOMENTS, AS FOLLOWS: (1) REVISION OF THE HISTORIC ASPECTS OF EVOLUTIONARY KNOWLEDGE; (2) SURVEY OF THE UNDERSTANDING BY BIOLOGY PROFESSORS, AT INITIAL AND CONTINUED FORMATION, ABOUT THE CONCEPTS OF SCIENCE, EVOLUTION AND HISTORY OF THE CONSTRUCTION OF THE CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION BY USING QUESTIONNAIRES; (3) A FIRST CONTACT OF THE PROFESSORS WITH TEXTS RELATED TO THE CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION; (4) INTERVIEWS WITH BIOLOGY TEACHERS AT INITIAL AND CONTINUED FORMATION; AND (6) QUALITATIVE ANALYSES OF THE OBTAINED DATA. THE RESULTS OBTAINED BY ANALYSIS OF THE CONCEPTS PRESENTED BY PROFESSORS AT INITIAL AND CONTINUED FORMATION SHOW THAT: (1) THE HISTORIC KNOWLEDGE OF TEACHERS ABOUT THE CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION IS, GENERALLY, RESTRICTED TO DARWIN AND LAMARCK; (2) THE CONCEPT OF SCIENCE IS MAINLY POSITIVIST AND INTERNALIST; (3) THE 8 CONCEPTION OF BIOLOGICAL EVOLUTION IS DISTORTED BY THE LACKING OF BASIC SCIENTIFIC CONCEPTS SUCH AS THE VARIABILITY OF GENE FREQUENCY WITHIN A POPULATION; AND (4) THE CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION BY THE PROFESSORS IS FREQUENTLY MIXED WITH CULTURE VALUES AND BELIEFS, SUCH AS RELIGION AND PROGRESS VISION.
Arquivo:
DIS_MEST20040531_MEGLHIORATTI FERNANDA APARECIDA.pdf
Tamanho:
1945 Kb (1945640 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/08/2007 ÀS 16:16:31
Atualizado:
20/08/2007 ÀS 16:16:31
Visitas:
3823
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 16:38:38
Downloads:
490
Último Download em :
04/03/2024 ÀS 15:48:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por