Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autor:
PROENÇA, MARCELO CARLOS
Email:
marceloproenca@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. MORELATTI, MARIA RAQUEL MIOTTO
Dr. BOAVIDA, ANA MARIA DIAS ROQUE DE LEMOS
Drª. OLIVEIRA, RAQUEL GOMES
Drª. ZUFFI, EDNA MAURA
Data de Defesa:
13/04/2012
Palavras-Chave (PT):
ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
FORMAÇÃO INICIAL
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA DE DOUTORADO FOI O DE INVESTIGAR QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. PARA ISSO, BUSCAMOS RESPONDER AOS SEGUINTES PROBLEMAS DE PESQUISA: UMA INTERVENÇÃO, BASEADA EM UM CURSO SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EM REGÊNCIAS DE AULA, FAVORECE A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS? QUAIS AS POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TRABALHO COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS REGÊNCIAS DE AULA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PELOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA? O EMBASAMENTO TEÓRICO SE DEU POR MEIO DE AUTORES LIGADOS À TEORIA DOS SABERES DOCENTES ? SHULMAN (1986, 1987), GAUTHIER ET AL. (1998), TARDIF (2007) ? E À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E, SOBRETUDO, À TEORIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ? ECHEVERRÍA E POZO (1998), SCHROEDER E LESTER (1989) ENTRE OUTROS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM QUATRO LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA QUE CURSAVAM O ÚLTIMO ANO DO CURSO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO: (1) DE ENTREVISTAS INICIAIS; (2) DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO QUE ENVOLVEU UM CURSO SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A ATUAÇÃO EM REGÊNCIAS DE AULA QUE BUSCAVAM IMPLEMENTAR OS CONHECIMENTOS APRENDIDOS NESSE CURSO PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DE TRÊS CONTEÚDOS: UM DE ARITMÉTICA, UM DE ÁLGEBRA E UM DE GEOMETRIA; E (3) DE ENTREVISTAS FINAIS QUE AVALIARAM O TRABALHO DESENVOLVIDO. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE, ANTES DA INTERVENÇÃO, OS SUJEITOS TINHAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE OS ASPECTOS QUE CARACTERIZAVAM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO. NAS REGÊNCIAS DE AULA, ESSES SUJEITOS TIVERAM DIFICULDADES EM DESENVOLVER UMA DISCUSSÃO DAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DOS ALUNOS. ISSO SE RELACIONOU ÀS DIFICULDADES DOS SUJEITOS EM PROPOR PROBLEMAS COM MAIS DE UMA ESTRATÉGIA E À FALTA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS, ASSOCIADA À CULTURA ESCOLAR ATUAL QUE TEM BASEADO O ENSINO DE MATEMÁTICA EM DEFINIÇÕES, FÓRMULAS E EXERCÍCIOS. DE MODO GERAL, APESAR DA FORMAÇÃO FAVORECIDA PELO CURSO E CONSIDERANDO OS LIMITES ENCONTRADOS NAS REGÊNCIAS DE AULA, O SUJEITO S4 NÃO EVIDENCIOU OS ASPECTOS PRINCIPAIS DA ABORDAGEM DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO. AO CONTRÁRIO DISSO, OS SUJEITOS S1, S2 E S3 MOSTRARAM TER CONDIÇÕES PARA ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DEGREE IN MATHEMATICS
INITIAL TRAINING
PROBLEM SOLVING
SUPERVISED ACADEMIC
TEACHING-LEARNING OF MATHEMATICS
TRAINING PROGRAMS
Resumo Original (EN):
THE AIM OF THIS DOCTORAL RESEARCH WAS TO INVESTIGATE ISSUES RELATED TO INITIAL TRAINING OF A FUTURE MATHEMATICS TEACHER ABOUT PROBLEM SOLVING. FOR THIS, THE FOLLOWING RESEARCH PROBLEMS ARE ANSWERED: DOES AN INTERVENTION, BASED ON A COURSE ABOUT PROBLEM SOLVING AND REGENCIES IN CLASS, FAVOR THE FORMATION OF FUTURE MATHEMATICS TEACHER FOR TEACHING-LEARNING OF SCHOOL MATHEMATICS THROUGH PROBLEM SOLVING? WHAT ARE THE POSSIBILITIES AND LIMITS FOR THE WORK IMPLEMENTATION WITH THE PROBLEM SOLVING IN THE CLASS REGENCIES OF THE SUPERVISED ACADEMIC TRAINING PROGRAM BY THE FUTURE MATHEMATICS TEACHERS? THE THEORETICAL BASIS WAS GIVEN BY AUTHORS LINKED TO THE TEACHERS? KNOWLEDGE THEORY ? SHULMAN (1986, 1987), GAUTHIER ET AL. (1998), TARDIF (2007) ? AND TO THE TEACHERS? INITIAL TRAINING, AND SPECIALLY, THE PROBLEM SOLVING THEORY ? ECHEVERRÍA AND POZO (1998), SCHROEDER AND LESTER (1989) AMONG OTHERS. THE INVESTIGATION SUBJECTS WERE FOUR UNDERGRADUATE STUDENTS IN MATHEMATICS WHO ATTENDED THE LAST YEAR OF THE COURSE. DATA WERE COLLECTED THROUGH: (1) INITIAL INTERVIEWS, (2) PARTICIPATION IN AN INTERVENTION PROCESS WHICH INVOLVED A COURSE ON PROBLEM SOLVING AND THE PERFORMANCE IN CLASS REGENCIES THAT THEY TRIED TO IMPLEMENT THE KNOWLEDGE LEARNED IN THIS COURSE FOR TEACHINGLEARNING OF THREE CONTENTS: ARITHMETIC, ALGEBRA AND GEOMETRY; AND (3) THE FINAL INTERVIEWS THAT ASSESSED THE DEVELOPED WORK. THE DATA ANALYSIS SHOWED THAT, BEFORE THE INTERVENTION, THE SUBJECTS HAD LITTLE KNOWLEDGE ABOUT THE ASPECTS THAT CHARACTERIZED THE PROBLEM SOLVING IN TEACHING. IN THE CLASS REGENCIES, THESE SUBJECTS HAD DIFFICULTIES IN DEVELOPING A DISCUSSION OF STUDENTS' SOLVING STRATEGIES. THIS WAS RELATED TO SUBJECTS' DIFFICULTIES IN PROPOSING PROBLEMS WITH MORE THAN ONE STRATEGY AND LACK OF BASIC MATHEMATICAL SKILLS OF STUDENTS, ASSOCIATED WITH THE CURRENT SCHOOL CULTURE THAT IS BASED ON THE TEACHING OF MATHEMATICS IN DEFINITIONS, FORMULAS AND EXERCISES. OVERALL, DESPITE THE FORMATION FAVORED BY THE COURSE AND CONSIDERING THE LIMITS FOUND IN THE CLASS REGENCIES, SUBJECT S4 DID NOT EVIDENCE THE MAIN ASPECTS OF THE PROBLEM SOLVING APPROACH IN TEACHING. IN CONTRAST, SUBJECTS S1, S2 AND S3 SHOWED TO BE ABLE TO TEACH MATHEMATICS THROUGH PROBLEM SOLVING.
Arquivo:
TES_DOUT20120413_PROENCA MARCELO CARLOS.pdf
Tamanho:
2479 Kb (2479762 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/09/2012 ÀS 17:54:44
Atualizado:
27/09/2012 ÀS 17:54:44
Visitas:
1434
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 21:16:49
Downloads:
126
Último Download em :
02/01/2024 ÀS 22:57:11
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por