Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA ATENCIONAL DE CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DO SONO
Autor:
SOUZA, JACQUELINE ARAÚJO
Email:
asouzajacqueline@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Co-Orientador:
Drª. TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. WEBER, SILKE ANNA THERESA
Data de Defesa:
17/05/2012
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM
ATENÇÃO
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
DISTÚRBIOS DO SONO
Resumo Original (PT):
O CAMPO DE ESTUDO DENTRO DO UNIVERSO INFANTIL É AMPLO E MUITAS VARIÁVEIS PODEM SER AFERIDAS, ANALISADAS E CORRELACIONADAS. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A FUNÇÃO NEUROPSICOLÓGICA ATENCIONAL DE CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DO SONO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM ESTUDO TRANSVERSAL DE COORTE, ONDE, PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 25 CRIANÇAS DE TERCEIRO E QUARTO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PRESENÇA OU NÃO DE DISTÚRBIOS DO SONO FOI AVALIADA ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO SLEEP DISTURBANCE SCALE FOR CHILDREN IN PORTUGUESE E PARA A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA FORAM UTILIZADOS OS TESTES: RAVEN, TDE E TAVIS III. APÓS ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FREQUÊNCIA ENCONTRADA DE CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DO SONO EM UMA POPULAÇÃO DE ESCOLARES DO TERCEIRO E QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 90 PARTICIPANTES FOI DE 25 CRIANÇAS (28%). OS TIPOS DE DISTÚRBIOS ENCONTRADOS FORAM: DISTÚRBIO DE INÍCIO E MANUTENÇÃO DO SONO; DISTÚRBIO RESPIRATÓRIO DO SONO; DISTÚRBIO DO DESPERTAR; DISTÚRBIO DE TRANSIÇÃO SONO/VIGÍLIA; SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA E HIPERHIDROSE DO SONO, SENDO O DE MAIOR INCIDÊNCIA 68% (17 CRIANÇAS) O DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS OBSTRUTIVOS, E EM SEGUNDO (8 CRIANÇAS) 32% A HIPERHIDROSE DO SONO. O NÍVEL INTELECTUAL DAS CRIANÇAS ESTUDADAS APRESENTOU-SE NA MÉDIA E O DESEMPENHO ESCOLAR FICOU ABAIXO DA MÉDIA, NO NÍVEL INFERIOR. OS NÍVEIS NEUROPSICOLÓGICOS RELACIONADOS À SELETIVIDADE, A ALTERNÂNCIA E A SUSTENTAÇÃO DA ATENÇÃO APRESENTARAM-SE DEFICITÁRIOS, SENDO A TAREFA QUE EXIGIA O NÍVEL SUSTENTAÇÃO DA ATENÇÃO A MAIS PREJUDICADA. AO CORRELACIONAR A PRESENÇA DE DISTÚRBIOS DO SONO AO PERFIL DE APRENDIZAGEM E AS FUNÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS ATENCIONAIS, APENAS UMA CORRELAÇÃO OCORREU COM SIGNIFICÂNCIA POSITIVA, SENDO ESTA ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR E A TAREFA ATENCIONAL DE SUSTENTAÇÃO DA ATENÇÃO. CONCLUIU-SE QUE DURANTE A INFÂNCIA, PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO, É NECESSÁRIO O DINAMISMO PSÍQUICO E FÍSICO, AMBOS CORRELACIONADOS COM A BOA QUALIDADE DO SONO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ATTENTION
LEARNING
NEUROPSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
SLEEP DISORDERS
Resumo Original (EN):
THE FIELD OF STUDY WITHIN THE CHILD'S UNIVERSE IS VAST AND MANY VARIABLES CAN BE MEASURED, ANALYZED AND CORRELATED. THUS, THIS STUDY AIMED TO INVESTIGATE ATTENTIONAL NEUROPSYCHOLOGICAL FUNCTION IN CHILDREN WITH SLEEP DISORDERS. THE METHODOLOGY USED WAS A CROSS-SECTIONAL COHORT, WHERE 25 CHILDREN PARTICIPATED IN THIS STUDY OF THIRD AND FOURTH YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL. THE PRESENCE OR ABSENCE OF SLEEP DISORDERS WAS ASSESSED BY QUESTIONNAIRE SLEEP DISTURBANCE SCALE FOR CHILDREN IN PORTUGUESE AND THE NEUROPSYCHOLOGICAL TESTS WERE USED: RAVEN, TDE AND TAVIS III. AFTER ANALYSIS AND DISCUSSION OF RESULTS IT WAS CONCLUDED THAT THE FREQUENCY FOUND IN CHILDREN WITH SLEEP DISORDERS IN A POPULATION OF SCHOOLCHILDREN OF THIRD AND FOURTH YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL 90 PARTICIPANTS WERE 25 CHILDREN (28%). THE TYPES OF DISORDERS WERE: DISORDERS OF ONSET AND SLEEP MAINTENANCE, SLEEP BREATHING DISORDER, DISORDER OF AWAKENING; DISORDER TRANSITION SLEEP/WAKE CYCLE; HYPERHIDROSIS EXCESSIVE DAYTIME SLEEPINESS AND SLEEP, WITH THE HIGHEST INCIDENCE OF 68% (17 CHILDREN) THE DROS AND SECOND (8 CHILDREN) 32% HYPERHYDROSIS SLEEP. THE INTELLECTUAL LEVEL OF CHILDREN STUDIED HAD ON THE AVERAGE AND ACADEMIC PERFORMANCE WAS BELOW AVERAGE AT THE LOWER LEVEL. THE NEUROPSYCHOLOGICAL LEVELS RELATED TO SELECTIVITY, SWITCHING AND SUSTAINED ATTENTION DEFICIT IS PRESENTED, AND THE TASK THAT REQUIRED SUSTAINED ATTENTION AT THE MOST AFFECTED. BY CORRELATING THE PRESENCE OF SLEEP DISORDERS TO THE PROFILE OF LEARNING AND ATTENTIONAL NEUROPSYCHOLOGICAL FUNCTIONS, ONLY ONE OCCURRED WITH SIGNIFICANT POSITIVE CORRELATION, WHICH IS BETWEEN SCHOOL PERFORMANCE AND ATTENTIONAL TASK OF SUSTAINED ATTENTION. IT WAS CONCLUDED THAT DURING CHILDHOOD, FOR BETTER LEARNING AND PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT, IT IS NECESSARY MENTAL AND PHYSICAL DYNAMISM, BOTH CORRELATED WITH GOOD SLEEP QUALITY.
Arquivo:
DIS_MEST20120517_SOUZA JACQUELINE ARAUJO.pdf
Tamanho:
849 Kb (849504 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/09/2012 ÀS 11:26:58
Atualizado:
17/09/2012 ÀS 11:26:58
Visitas:
1009
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 13:30:46
Downloads:
42
Último Download em :
24/04/2022 ÀS 17:25:36
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por