DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
TOXICOLOGIA E PSICOFARMACOLOGIA EM BIOLOGIA E PROGRAMAS DE SAÚDE PARA O ENSINO MÉDIO. |
Autor: |
CARDIA, EDSON |
Email: |
edson@cardia.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2003 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. BASTOS, FERNANDO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO ♠ Dr. BASTOS, FERNANDO ♠ Drª. BAGNATO, MARIA HELENA SALGADO
|
Data de Defesa: |
21/11/2003 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ BIOLOGIA ♠ DROGAS ♠ EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE ♠ PREVENÇÃO PRIMÁRIA ♠ PROGRAMAS DE SAÚDE ♠ PSICOFARMACOLOGIA ♠ TOXICOLOGIA
|
Resumo Original (PT): |
|
APRESENTAM-SE AS CONDIÇÕES EM QUE SE DESENVOLVE, EM VINTE E SETE ESCOLAS PÚBLICAS DO
MUNICÍPIO DE BAURU, NO ÂMBITO DO ENSINO DE BIOLOGIA E PROGRAMAS DE SAÚDE, A TRANSMISSÃO DE
CONHECIMENTOS RELATIVOS À PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. ESTAS
CONDIÇÕES REFEREM-SE AO CABEDAL DE CONHECIMENTOS DE QUE DISPÕEM OS PROFESSORES, COMO
FRUTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, OS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM TRATADOS EM SALA DE AULA, AS
QUESTÕES POLÊMICAS QUE MAIS FREQÜENTEMENTE SURGEM DURANTE O ENSINO DO TEMA E AS ATITUDES
ADOTADAS PELOS DOCENTES NO ENFRENTAMENTO DESTAS QUESTÕES, COM O OBJETIVO DE CONHECER AS
REPERCUSSÕES DE TODO ESSE CONTEXTO NO PREPARO DOS ESTUDANTES PARA ATUAREM SOCIALMENTE,
DENTRO DE UM SENTIDO DE CIDADANIA PLENA. INTEGRA O TRABALHO UM CONJUNTO DE CONTEÚDOS DE
APRENDIZAGEM, QUE EMBORA DESTINADO AOS PROFESSORES DE BIOLOGIA, NÃO DESCURA DA
INTERDISCIPLINARIDADE, VISANDO A UM PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM SENTIDO AMPLO E COM
REPERCUSSÕES POSITIVAS NA VERTENTE SOCIAL. |
|
Título (EN): |
TOXICOLOGY AND PSYCHOPHARMACOLOGY IN BIOLOGY AND HEALTH PROGRAMS FOR SECONDARY SCHOOLS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BIOLOGY ♠ DRUGS ♠ HEALTH EDUCATION ♠ HEALTH PROGRAMS ♠ PRIMARY PREVENTION ♠ PSYCHOPHARMACOLOGY ♠ TOXICOLOGY
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS RESEARCH PRESENTS THE CONDITIONS IN WHICH THE DISSEMINATION OF KNOWLEDGE CONCERNING THE
PREVENTION OF IMPROPER USE OF PSYCHOACTIVE SUBSTANCES IS DEVELOPED IN TWENTY-SEVEN PUBLIC
SCHOOLS IN THE CITY OF BAURU, IN THE FIELD OF BIOLOGY AND HEALTH PROGRAMS TEACHING. SUCH
CONDITIONS ARE RELATED TO THE FUND OF KNOWLEDGE THE TEACHERS HAVE, AS A RESULT OF UNDERGRADUATE
COURSES, LEARNING CONTENTS DEALT WITH IN THE CLASSROOM, POLEMICAL ISSUES WHICH ARISE MOST
FREQUENTLY DURING THE SUBJECT TEACHING AND THE ATTITUDES ADOPTED BY THE TEACHERS TO FACE THESE
ISSUES. OUR PURPOSE IS TO KNOW THE REPERCUSSIONS OF THIS CONTEXT IN THE FORMATION OF THE
STUDENTS TO ACT IN SOCIETY, IN A SENSE OF FULL CITIZENSHIP. IT IS PART OF THE RESEARCH A SET OF
LEARNING CONTENTS THAT EVEN THOUGH IS INTENDED FOR BIOLOGY TEACHERS DOES NOT NEGLECT
INTERDISCIPLINARITY, AIMING AT A PROCESS OF TEACHING/LEARNING IN A BROAD SENSE AND WITH POSITIVE
REPERCUSSIONS IN THE SOCIAL BIAS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20031121_CARDIA EDSON.pdf
|
Tamanho: |
2040 Kb (2040027 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
20/08/2007 ÀS 15:51:06 |
Atualizado: |
20/08/2007 ÀS 15:51:06 |
Visitas: |
1175 |
Última Visita em : |
30/04/2024 ÀS 08:24:56 |
Downloads: |
42 |
Último Download em : |
18/02/2018 ÀS 17:20:17 |