Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
TOXICOLOGIA E PSICOFARMACOLOGIA EM BIOLOGIA E PROGRAMAS DE SAÚDE PARA O ENSINO MÉDIO.
Autor:
CARDIA, EDSON
Email:
edson@cardia.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2003
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. BAGNATO, MARIA HELENA SALGADO
Data de Defesa:
21/11/2003
Palavras-Chave (PT):
BIOLOGIA
DROGAS
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
PREVENÇÃO PRIMÁRIA
PROGRAMAS DE SAÚDE
PSICOFARMACOLOGIA
TOXICOLOGIA
Resumo Original (PT):
APRESENTAM-SE AS CONDIÇÕES EM QUE SE DESENVOLVE, EM VINTE E SETE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BAURU, NO ÂMBITO DO ENSINO DE BIOLOGIA E PROGRAMAS DE SAÚDE, A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS RELATIVOS À PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. ESTAS CONDIÇÕES REFEREM-SE AO CABEDAL DE CONHECIMENTOS DE QUE DISPÕEM OS PROFESSORES, COMO FRUTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, OS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM TRATADOS EM SALA DE AULA, AS QUESTÕES POLÊMICAS QUE MAIS FREQÜENTEMENTE SURGEM DURANTE O ENSINO DO TEMA E AS ATITUDES ADOTADAS PELOS DOCENTES NO ENFRENTAMENTO DESTAS QUESTÕES, COM O OBJETIVO DE CONHECER AS REPERCUSSÕES DE TODO ESSE CONTEXTO NO PREPARO DOS ESTUDANTES PARA ATUAREM SOCIALMENTE, DENTRO DE UM SENTIDO DE CIDADANIA PLENA. INTEGRA O TRABALHO UM CONJUNTO DE CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM, QUE EMBORA DESTINADO AOS PROFESSORES DE BIOLOGIA, NÃO DESCURA DA INTERDISCIPLINARIDADE, VISANDO A UM PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM SENTIDO AMPLO E COM REPERCUSSÕES POSITIVAS NA VERTENTE SOCIAL.
Título (EN):
TOXICOLOGY AND PSYCHOPHARMACOLOGY IN BIOLOGY AND HEALTH PROGRAMS FOR SECONDARY SCHOOLS
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY
DRUGS
HEALTH EDUCATION
HEALTH PROGRAMS
PRIMARY PREVENTION
PSYCHOPHARMACOLOGY
TOXICOLOGY
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH PRESENTS THE CONDITIONS IN WHICH THE DISSEMINATION OF KNOWLEDGE CONCERNING THE PREVENTION OF IMPROPER USE OF PSYCHOACTIVE SUBSTANCES IS DEVELOPED IN TWENTY-SEVEN PUBLIC SCHOOLS IN THE CITY OF BAURU, IN THE FIELD OF BIOLOGY AND HEALTH PROGRAMS TEACHING. SUCH CONDITIONS ARE RELATED TO THE FUND OF KNOWLEDGE THE TEACHERS HAVE, AS A RESULT OF UNDERGRADUATE COURSES, LEARNING CONTENTS DEALT WITH IN THE CLASSROOM, POLEMICAL ISSUES WHICH ARISE MOST FREQUENTLY DURING THE SUBJECT TEACHING AND THE ATTITUDES ADOPTED BY THE TEACHERS TO FACE THESE ISSUES. OUR PURPOSE IS TO KNOW THE REPERCUSSIONS OF THIS CONTEXT IN THE FORMATION OF THE STUDENTS TO ACT IN SOCIETY, IN A SENSE OF FULL CITIZENSHIP. IT IS PART OF THE RESEARCH A SET OF LEARNING CONTENTS THAT EVEN THOUGH IS INTENDED FOR BIOLOGY TEACHERS DOES NOT NEGLECT INTERDISCIPLINARITY, AIMING AT A PROCESS OF TEACHING/LEARNING IN A BROAD SENSE AND WITH POSITIVE REPERCUSSIONS IN THE SOCIAL BIAS.
Arquivo:
DIS_MEST20031121_CARDIA EDSON.pdf
Tamanho:
2040 Kb (2040027 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/08/2007 ÀS 15:51:06
Atualizado:
20/08/2007 ÀS 15:51:06
Visitas:
1175
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 08:24:56
Downloads:
42
Último Download em :
18/02/2018 ÀS 17:20:17
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por