Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DA INFORMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TRIGONOMÉTRICOS
Autor:
SORMANI JUNIOR, CELIO
Email:
sormanijr@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. MORELATTI, MARIA RAQUEL MIOTTO
Drª. LIMA, VALÉRIA SCOMPARIM DE
Data de Defesa:
29/03/2006
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
CABRI GÉOMÈTRE II
FORMAÇÃO DE CONCEITOS
INFORMÁTICA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
TRIGONOMETRIA
Resumo Original (PT):
NESTA DISSERTAÇÃO, ELABORADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DELINEAMENTO EXPLORATÓRIO, QUATRO SUJEITOS, ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE DO SEGUNDO GRAU DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, FORAM OBSERVADOS ENQUANTO RESOLVIAM PROBLEMAS DE TRIGONOMETRIA, USANDO O SOFTWARE CABRI GÉOMÈTRE II, COM O OBJETIVO DE SE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE COMO O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PODERIA INFLUENCIAR ESTE PROCESSO E FORNECER SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS QUE CONTEMPLASSEM O USO DE TECNOLOGIA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BASEOU-SE NA TEORIA DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE KLAUSMEIER E GOODWIN (1977), NA TEORIA DE STERNBERG (2000) SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NA TEORIA DE AUSUBEL (1980) SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICARAM QUE O USO DO CABRI, DENTRO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS ELABORADAS PELO PROFESSOR, PODE CONDUZIR À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EM VIRTUDE DE SUA ALTA POTENCIALIDADE SIGNIFICATIVA, PRINCIPALMENTE PELA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE GEOMETRIA DINÂMICA E DOS RECURSOS DE REGISTRO. ALÉM DISSO, SEU USO PARECE FAVORECER O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, POSSIBILITANDO ACOMPANHAR AS ATIVIDADES COGNITIVAS DOS SUJEITOS DURANTE ESTE PROCESSO. FOI OBSERVADO, TAMBÉM, QUE O NÚMERO REDUZIDO DE EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS, O SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO, A QUANTIDADE DE ALUNOS EM CADA CLASSE, AS DESPESAS NECESSÁRIAS PARA AS CONSTANTES MANUTENÇÕES E A NECESSIDADE DE AMPLA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES PARECEM CONDUZIR PARA O ABANDONO OU, NO MÍNIMO, PARA A UTILIZAÇÃO ESPORÁDICA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, AGINDO COMO FATORES QUE INIBEM O SEU USO PELOS PROFESSORES.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
CABRI GÉOMÈTRE II
COMPUTER
FORMATION OF NOTIONS
SIGNIFICATIVE LEARNING
SOLVING PROBLEMS
TRIGONOMETRY
Resumo Original (EN):
ON THIS WORK, PREPARED WITH QUALIFYING APPROACH AND EXPLORATORY OUTLINE, FOUR SECOND-GRADE STUDENTS FROM A PUBLIC HIGH SCHOOL IN THE INTERIOR OF THE STATE OF SÃO PAULO WERE OBSERVED WHILE SOLVING TRIGONOMETRY PROBLEMS USING CABRI GÉOMÈTRE II SOFTWARE IN ORDER TO OBTAIN INFORMATION ABOUT HOW THE USE OF TECHNOLOGICAL RESOURCES COULD INFLUENCE THIS PROCESS AS WELL AS SUPPLY SUBSIDIES TO THE ELABORATION OF EDUCATIONAL STRATEGIES WHICH CONTEMPLATE THE USE OF TECHNOLOGY. THE THEORETICAL FUNDAMENTALS WERE BASED IN THE KLAUSMEIER E GOODWIN'S THEORY OF NOTIONS (1977), THE STERNBERG'S THEORY OF SOLVING PROBLEMS (2000) AND THE AUSUBEL'S THEORY OF SIGNIFICATIVE LEARNING (1980). THE RESULTS OBTAINED INDICATE THAT THE USE OF CABRI WITHIN THE EDUCATIONAL STRATEGIES PREPARED BY THE TEACHER CAN LEAD TO SIGNIFICATIVE LEARNING DUE TO ITS HIGH MEANINGFUL POTENTIAL, ESPECIALLY THROUGH THE USE OF DYNAMIC GEOMETRY AND REGISTER RESOURCES. BESIDES THAT, ITS USE SEEMS TO BENEFIT THE PROCESS OF SOLVING PROBLEMS, MAKING IT POSSIBLE TO FOLLOW THE STUDENTS' COGNITIVE ACTIVITIES DURING THIS PROCESS. IT WAS ALSO NOTICED THAT THE REDUCED NUMBER OF AVAILABLE EQUIPMENT, THEIR USE CONDITION, THE QUALITY OF THE STUDENTS IN EACH CLASSROOM, THE EXPENSES NECESSARY FOR THE CONSTANT MAINTENANCE AND THE NEED OF EXTENSIVE CAPABILITY OF THE TEACHERS TEND TO LEAD TO THE ABANDON OR, AT LEAST, TO THE RARE USE OF TECHNOLOGICAL RESOURCES, ACTING AS FACTORS WHICH INHIBIT THEIR USE BY THE TEACHERS.
Arquivo:
DIS_MEST20060329_SORMANI JUNIOR CELIO.pdf
Tamanho:
16502 Kb (16502873 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/02/2007 ÀS 12:05:07
Atualizado:
15/02/2007 ÀS 12:05:07
Visitas:
8283
Última Visita em :
29/03/2024 ÀS 02:31:03
Downloads:
575
Último Download em :
21/02/2022 ÀS 14:33:25
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por