Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO EXPLORATRIO SOBRE O USO DA INFORMTICA NA RESOLUO DE PROBLEMAS TRIGONOMTRICOS
Autor:
SORMANI JUNIOR, CELIO
Email:
sormanijr@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Dr. MORELATTI, MARIA RAQUEL MIOTTO
Dr. LIMA, VALRIA SCOMPARIM DE
Data de Defesa:
29/03/2006
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
CABRI GOMTRE II
FORMAO DE CONCEITOS
INFORMTICA
RESOLUO DE PROBLEMAS
TRIGONOMETRIA
Resumo Original (PT):
NESTA DISSERTAO, ELABORADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DELINEAMENTO EXPLORATRIO, QUATRO SUJEITOS, ALUNOS DA SEGUNDA SRIE DO SEGUNDO GRAU DE UMA ESCOLA PBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE SO PAULO, FORAM OBSERVADOS ENQUANTO RESOLVIAM PROBLEMAS DE TRIGONOMETRIA, USANDO O SOFTWARE CABRI GOMTRE II, COM O OBJETIVO DE SE OBTER INFORMAES SOBRE COMO O USO DE RECURSOS TECNOLGICOS PODERIA INFLUENCIAR ESTE PROCESSO E FORNECER SUBSDIOS PARA A ELABORAO DE ESTRATGIAS EDUCACIONAIS QUE CONTEMPLASSEM O USO DE TECNOLOGIA. A FUNDAMENTAO TERICA BASEOU-SE NA TEORIA DA FORMAO DE CONCEITOS DE KLAUSMEIER E GOODWIN (1977), NA TEORIA DE STERNBERG (2000) SOBRE A RESOLUO DE PROBLEMAS E NA TEORIA DE AUSUBEL (1980) SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICARAM QUE O USO DO CABRI, DENTRO DE ESTRATGIAS EDUCACIONAIS ELABORADAS PELO PROFESSOR, PODE CONDUZIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EM VIRTUDE DE SUA ALTA POTENCIALIDADE SIGNIFICATIVA, PRINCIPALMENTE PELA UTILIZAO DOS RECURSOS DE GEOMETRIA DINMICA E DOS RECURSOS DE REGISTRO. ALM DISSO, SEU USO PARECE FAVORECER O PROCESSO DE RESOLUO DE PROBLEMAS, POSSIBILITANDO ACOMPANHAR AS ATIVIDADES COGNITIVAS DOS SUJEITOS DURANTE ESTE PROCESSO. FOI OBSERVADO, TAMBM, QUE O NMERO REDUZIDO DE EQUIPAMENTOS DISPONVEIS, O SEU ESTADO DE CONSERVAO, A QUANTIDADE DE ALUNOS EM CADA CLASSE, AS DESPESAS NECESSRIAS PARA AS CONSTANTES MANUTENES E A NECESSIDADE DE AMPLA CAPACITAO DOS PROFESSORES PARECEM CONDUZIR PARA O ABANDONO OU, NO MNIMO, PARA A UTILIZAO ESPORDICA DOS RECURSOS TECNOLGICOS, AGINDO COMO FATORES QUE INIBEM O SEU USO PELOS PROFESSORES.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
CABRI GOMTRE II
COMPUTER
FORMATION OF NOTIONS
SIGNIFICATIVE LEARNING
SOLVING PROBLEMS
TRIGONOMETRY
Resumo Original (EN):
ON THIS WORK, PREPARED WITH QUALIFYING APPROACH AND EXPLORATORY OUTLINE, FOUR SECOND-GRADE STUDENTS FROM A PUBLIC HIGH SCHOOL IN THE INTERIOR OF THE STATE OF SO PAULO WERE OBSERVED WHILE SOLVING TRIGONOMETRY PROBLEMS USING CABRI GOMTRE II SOFTWARE IN ORDER TO OBTAIN INFORMATION ABOUT HOW THE USE OF TECHNOLOGICAL RESOURCES COULD INFLUENCE THIS PROCESS AS WELL AS SUPPLY SUBSIDIES TO THE ELABORATION OF EDUCATIONAL STRATEGIES WHICH CONTEMPLATE THE USE OF TECHNOLOGY. THE THEORETICAL FUNDAMENTALS WERE BASED IN THE KLAUSMEIER E GOODWIN'S THEORY OF NOTIONS (1977), THE STERNBERG'S THEORY OF SOLVING PROBLEMS (2000) AND THE AUSUBEL'S THEORY OF SIGNIFICATIVE LEARNING (1980). THE RESULTS OBTAINED INDICATE THAT THE USE OF CABRI WITHIN THE EDUCATIONAL STRATEGIES PREPARED BY THE TEACHER CAN LEAD TO SIGNIFICATIVE LEARNING DUE TO ITS HIGH MEANINGFUL POTENTIAL, ESPECIALLY THROUGH THE USE OF DYNAMIC GEOMETRY AND REGISTER RESOURCES. BESIDES THAT, ITS USE SEEMS TO BENEFIT THE PROCESS OF SOLVING PROBLEMS, MAKING IT POSSIBLE TO FOLLOW THE STUDENTS' COGNITIVE ACTIVITIES DURING THIS PROCESS. IT WAS ALSO NOTICED THAT THE REDUCED NUMBER OF AVAILABLE EQUIPMENT, THEIR USE CONDITION, THE QUALITY OF THE STUDENTS IN EACH CLASSROOM, THE EXPENSES NECESSARY FOR THE CONSTANT MAINTENANCE AND THE NEED OF EXTENSIVE CAPABILITY OF THE TEACHERS TEND TO LEAD TO THE ABANDON OR, AT LEAST, TO THE RARE USE OF TECHNOLOGICAL RESOURCES, ACTING AS FACTORS WHICH INHIBIT THEIR USE BY THE TEACHERS.
Arquivo:
DIS_MEST20060329_SORMANI JUNIOR CELIO.pdf
Tamanho:
16502 Kb (16502873 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/02/2007 ÀS 12:05:07
Atualizado:
15/02/2007 ÀS 12:05:07
Visitas:
7023
Última Visita em :
14/02/2019 ÀS 23:42:42
Downloads:
568
Último Download em :
13/01/2019 ÀS 03:40:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por