Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS SOCIOCULTURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autor:
CIRINO, MARCELO MAIA
Email:
mmcirino.dqi.uem@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. FERREIRA, LUIZ HENRIQUE
Dr. ARRUDA, SÉRGIO DE MELLO
Dr. MARSON, GUILHERME ANDRADE
Data de Defesa:
06/03/2012
Palavras-Chave (PT):
ABORDAGEM SOCIOCULTURAL
OBJETOS DE APRENDIZAGEM
RADIOATIVIDADE
TEORIA DA AÇÃO MEDIADA
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO PROCUROU IDENTIFICAR COMO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ELABORAM SIGNIFICADOS RELACIONADOS AOS CONCEITOS DE ?RADIOATIVIDADE?, UTILIZANDO COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS SOFTWARES EDUCATIVOS, MAIS ESPECIFICAMENTE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. UTILIZANDO A ABORDAGEM DA TEORIA SOCIOCULTURAL DE JAMES V. WERTSCH, AS ETAPAS DE SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS FORAM RASTREADAS ATRAVÉS DA CAPTURA DAS INTERAÇÕES COM AS TELAS DOS APLICATIVOS E DOS DIÁLOGOS COM O PROFESSOR DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. FOI POSSÍVEL TAMBÉM VERIFICAR, ATRAVÉS DA PESQUISA, A SIGNIFICATIVA INFLUÊNCIA DO PAPEL DESSAS FERRAMENTAS SOCIOCULTURAIS NO DOMÍNIO E APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS TÍPICOS DA QUÍMICA ESCOLAR.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
LEARNING OBJECTS
MEDIATED ACTION THEORY
RADIOACTIVITY
SOCIOCULTURAL APPROACH
Resumo Original (EN):
THIS WORK AIMED TO IDENTIFY HOW HIGH SCHOOL STUDENTS WORK OUT MEANINGS RELATED TO THE CONCEPTS OF RADIOACTIVITY IN CHEMISTRY CLASSES, BY USING EDUCATIONAL SOFTWARE AS MEDIATED TOOLS, MORE SPECIFICALLY THE LEARNING OBJECTS ONE. USING THE APPROACH OF THE SOCIOCULTURAL THEORY OF JAMES V. WERTSCH, THE PHASES OF SIGNIFICANCE OF THE CONCEPTS HAD BEEN TRACKED THROUGH THE CAPTURE OF INTERACTIONS WITH THE SCREENS OF THE SOFTWARE, AND OF THE DIALOGUES WITH THE TEACHER OF THE DISCIPLINE OF CHEMISTRY. IT WAS ALSO POSSIBLE TO VERIFY, THROUGH THE COLLECTED DATA, THE SIGNIFICANT INFLUENCE OF THE ROLE OF THESE SOCIOCULTURAL TOOLS IN THE DOMAIN AND APPROPRIATION OF DISCOURSE GENRES TYPICAL OF THE SCHOLAR CHEMISTRY.
Arquivo:
TES_DOUT20120306_CIRINO MARCELO MAIA.pdf
Tamanho:
154 Kb (154607 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
29/08/2012 ÀS 16:22:20
Atualizado:
29/08/2012 ÀS 16:22:20
Visitas:
1420
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 15:28:11
Downloads:
157
Último Download em :
08/04/2024 ÀS 14:59:35
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por