TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS SOCIOCULTURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
Autor: |
CIRINO, MARCELO MAIA |
Email: |
mmcirino.dqi.uem@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2012 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO ♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Dr. FERREIRA, LUIZ HENRIQUE ♠ Dr. ARRUDA, SÉRGIO DE MELLO ♠ Dr. MARSON, GUILHERME ANDRADE
|
Data de Defesa: |
06/03/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ABORDAGEM SOCIOCULTURAL ♠ OBJETOS DE APRENDIZAGEM ♠ RADIOATIVIDADE ♠ TEORIA DA AÇÃO MEDIADA
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTE TRABALHO PROCUROU IDENTIFICAR COMO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ELABORAM SIGNIFICADOS RELACIONADOS AOS CONCEITOS DE ?RADIOATIVIDADE?, UTILIZANDO COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS SOFTWARES EDUCATIVOS, MAIS ESPECIFICAMENTE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. UTILIZANDO A ABORDAGEM DA TEORIA SOCIOCULTURAL DE JAMES V. WERTSCH, AS ETAPAS DE SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS FORAM RASTREADAS ATRAVÉS DA CAPTURA DAS INTERAÇÕES COM AS TELAS DOS APLICATIVOS E DOS DIÁLOGOS COM O PROFESSOR DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. FOI POSSÍVEL TAMBÉM VERIFICAR, ATRAVÉS DA PESQUISA, A SIGNIFICATIVA INFLUÊNCIA DO PAPEL DESSAS FERRAMENTAS SOCIOCULTURAIS NO DOMÍNIO E APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS TÍPICOS DA QUÍMICA ESCOLAR. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ LEARNING OBJECTS ♠ MEDIATED ACTION THEORY ♠ RADIOACTIVITY ♠ SOCIOCULTURAL APPROACH
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS WORK AIMED TO IDENTIFY HOW HIGH SCHOOL STUDENTS WORK OUT MEANINGS RELATED TO THE CONCEPTS OF RADIOACTIVITY IN CHEMISTRY CLASSES, BY USING EDUCATIONAL SOFTWARE AS MEDIATED TOOLS, MORE SPECIFICALLY THE LEARNING OBJECTS ONE. USING THE APPROACH OF THE SOCIOCULTURAL THEORY OF JAMES V. WERTSCH, THE PHASES OF SIGNIFICANCE OF THE CONCEPTS HAD BEEN TRACKED THROUGH THE CAPTURE OF INTERACTIONS WITH THE SCREENS OF THE SOFTWARE, AND OF THE DIALOGUES WITH THE TEACHER OF THE DISCIPLINE OF CHEMISTRY. IT WAS ALSO POSSIBLE TO VERIFY, THROUGH THE COLLECTED DATA, THE SIGNIFICANT INFLUENCE OF THE ROLE OF THESE SOCIOCULTURAL TOOLS IN THE DOMAIN AND APPROPRIATION OF DISCOURSE GENRES TYPICAL OF THE SCHOLAR CHEMISTRY. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20120306_CIRINO MARCELO MAIA.pdf
|
Tamanho: |
154 Kb (154607 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
29/08/2012 ÀS 16:22:20 |
Atualizado: |
29/08/2012 ÀS 16:22:20 |
Visitas: |
1445 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 18:11:22 |
Downloads: |
158 |
Último Download em : |
16/05/2024 ÀS 23:28:59 |