DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A ABORDAGEM DA TABELA PERIÓDICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA |
Autor: |
FERNANDES, MARCELO AUGUSTO MARTINS |
Email: |
metalfernandes@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2011 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO ANDRADE DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Dr. OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO ANDRADE DE ♠ Drª. SILVA, GLAUCIA MARIA
|
Data de Defesa: |
16/12/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES. HISTÓRIA DA QUÍMICA. ♠ TABELA PERIÓDICA. ENSINO DE QUÍMICA
|
Resumo Original (PT): |
|
A TABELA PERIÓDICA É CONSIDERADA COMO UM DOS RECURSOS E INSTRUMENTOS MAIS IMPORTANTES PARA A BUSCA DE INFORMAÇÕES SOBRE OS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUAS PROPRIEDADES, PELA MAIORIA DAQUELES QUE ATUAM NO ENSINO DE QUÍMICA. OS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, FUTUROS PROFESSORES, DEVEM ESTAR ATENTOS A ESTES RECURSOS PARA QUE POSSAM EXPLORÁ-LOS DE MANEIRA A PROPORCIONAR UM MELHOR APROVEITAMENTO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE SEU CONTEÚDO E RELACIONÁ-LA A OUTROS TEMAS NA QUÍMICA. NESTE TRABALHO BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTÁ SENDO A ABORDAGEM DO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, SE É FEITO UM ESTUDO HISTÓRICO DA ESTRUTURAÇÃO DESTA TABELA E QUAIS OS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NESTA ABORDAGEM. ANALISAMOS TAMBÉM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS INERENTES QUE SE ESPERA QUEUM PROFESSOR DE QUÍMICA TENHA NOS DIAS DE HOJE. DANDO INÍCIO AOS TRABALHOS, REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA, E AS EVOLUÇÕES CONCEITUAIS ENVOLVIDAS NESTE CAMINHO. A METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA COM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO FOI UTILIZADA NESTA INVESTIGAÇÃO. PARA SUA REALIZAÇÃO UTILIZOU-SE DE ENTREVISTAS COM OS COORDENADORES DE CURSOS E PROFESSORES QUE ABORDAM O TEMA EM TRÊS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VINCULADOS A UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, BUSCANDO VERIFICAR COMO É FEITA A ABORDAGEM DESTE CONTEÚDO. PARA A COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E EM SUA ANÁLISE PREOCUPOU-SE EM DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS DOS ENTREVISTADOS NO PLANEJAMENTO E ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA É REALIZADOA MAIOR PARTE DO TEMPO DE MANEIRA TRADICIONAL, UTILIZANDO PRINCIPALMENTE AULAS EXPOSITIVAS COM O USO DE LOUSA E GIZ,COM ÊNFASE NAS EXPLICAÇÕES DAS VARIAÇÕES DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS. ALGUNS RECURSOS TECNOLÓGICOS SÃO UTILIZADOS OCASIONALMENTE,ENVOLVENDO PRINCIPALMENTE O USO DE SÍTIOS DA INTERNET. |
|
Título (EN): |
THE APPROACH OF THE PERIODIC TABLE IN THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS OF CHEMISTRY |
Palavras-Chave (EN): |
♠ PERIODIC TABLE. CHEMISTRY TEACHING ♠ TEACHER FORMATION.HISTORY OF CHEMISTRY.
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PERIODIC TABLE IS CONSIDERED TO BE ONE OF THE MOST IMPORTANT RESOURCE AND INSTRUMENT IN THE SEARCH OF INFORMATION ABOUT THE ELEMENTS AND THEIR PROPERTIES BY MOST OF THE PROFESSIONALS THAT ARE ENGAGED IN CHEMISTRY TEACHING. THE TEACHER FORMATION COURSE STUDENTS, FUTURE HIGH SCHOOL TEACHERS, MUST BE INFORMED ABOUT THESE RESOURCES IN ORDER THAT THEY CAN USE THEM IN THE IMPROVEMENT OF THE DIDACTICAL TRANSPOSITION OF THIS KNOWLEDGE, RELATING IT TO OTHER SUBJECTS OF CHEMISTRY. IN THE PRESENT WORK WE TRIED TO UNDERSTAND HOW THE TEACHING OF THE PERIODIC TABLE IS BEING INTRODUCED IN TEACHER?S INITIAL FORMATION COURSES, IF A HISTORICAL APPROACH OF ITS DEVELOPMENTIS USED AND WHICH DIDACTICAL RESOURCES WERE USED IN THIS TASK. IT WAS ALSO ANALYZED SOME INHERENT CHARACTERISTICS THAT IS DESIRABLE TO BE FOUND IN A CHEMISTRY TEACHER IN THE PRESENT TIME.STARTING THE WORK,IT WAS INITIALLY ELABORATED A SUMMARY OF THE HISTORICAL DEVELOPMENT OF THE PERIODIC TABLE, AND THE CONCEPTUAL EVOLUTIONS INVOLVED IN THIS WAY. THE QUALITATIVE RESEARCH METHODOLOGY WITH A PHENOMENOLOGICAL VIEW WAS USED IN THIS INVESTIGATION. IN THE PROCESS OF DATA ACQUISITION INTERVIEWS WITH COURSE COORDINATORS AND TEACHERS RELATED TO PERIODIC TABLE TEACHING IN THREE DIFFERENT UNDERGRADUATE TEACHER FORMATION COURSES OF A PUBLIC UNIVERSITY OF SÃO PAULO STATE WERE USED, IN AN ATTEMPT TO VERIFY THE WAY THIS SUBJECT IS PRESENTED. SEMI STRUCTURED INTERVIEWS WERE USED IN THE DATA ACQUISITION PROCESS, AND IN THEIR ANALYSIS THE MAIN CONCERN WAS RELATED TO THE DETECTION OF INFLUENCE OF THE INTERVIEWED PERSONAL EXPERIENCES IN THE PLANNING AND TEACHING OF THE CONCEPTS INVOLVED IN THE PERIODIC TABLE SUBJECT.THE RESULTS OBTAINED INDICATE THAT THE PERIODIC TABLE TEACHING IS PERFORMED MOST OF THE TIME IN THE TRADITIONAL WAY, MAINLY BY EXPOSITIVE LECTURES USING BLACKBOARD AND CHALK, WITH EMPHASIS IN THE EXPLANATIONS OF THE PERIODIC PROPERTY TRENDS. SOME TECHNOLOGICAL RESOURCES ARE OCCASIONALLY USED, INVOLVING MAINLY THE USE OF INTERNET SITES. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20121216_FERNANDES MARCELO AUGUSTO MARTINS.pdf
|
Tamanho: |
2556 Kb (2556080 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
22/08/2012 ÀS 12:16:56 |
Atualizado: |
22/08/2012 ÀS 12:16:56 |
Visitas: |
2116 |
Última Visita em : |
26/04/2024 ÀS 10:59:25 |
Downloads: |
146 |
Último Download em : |
18/10/2023 ÀS 17:34:19 |