TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
AULAS DE FÍSICA APOIADAS POR RECURSOS VIRTUAIS: MAPEANDO UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO |
Autor: |
VAN THIENEN DA SILVA, MÁRIO JOSÉ |
Email: |
mariojose@utfpr.edu.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP |
Data de Publicação: |
2012 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. GASPAR, ALBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO ♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Dr. VENTURA, PAULO CEZAR SANTOS ♠ Dr. KILLNER, GUSTAVO ISAAC
|
Data de Defesa: |
24/05/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS ♠ INTERAÇÃO ♠ INTERATIVIDADE ♠ MAPEAMENTO MUDANÇAS ALCANÇADAS ♠ RECURSOS VIRTUAIS
|
Resumo Original (PT): |
|
O TRABALHO DE DOUTORADO TRATA DO CONCEITO DE INTERATIVIDADE DOS RECURSOS
VIRTUAIS FUNDAMENTADA NA INTERAÇÃO/MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKI, EM SUA TEORIA
SÓCIO-HISTÓRICA. NA BUSCA POR INDÍCIOS QUE APONTEM PARA UM INCREMENTO NO
NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DOS ALUNOS, UTILIZOU-SE O APOIO DE RECURSOS
VIRTUAIS EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. A INFLUÊNCIA DA ESCOLHA DE UM
RECURSO VIRTUAL DESENVOLVIDO PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, O AVEA ? MOODLE,
DEMONSTROU-SE EFICIENTE NESTA LINHA DE TRABALHO, POIS POSSIBILITA MOMENTOS DE
INTERAÇÃO ENTRE OS ENVOLVIDOS, TANTO EM MOMENTOS SÍNCRONOS (CHATS) E
ASSÍNCRONOS (FÓRUNS). UTILIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA PROCEDIMENTAL, QUE
VERSAVA SOBRE OS PLANEJAMENTOS, A AÇÃO E A ANÁLISE DOS ENCAMINHAMENTOS EM
SALA DE AULA. A ANÁLISE DO PROCESSO BASEIA-SE NO MAPEAMENTO DAS MUDANÇAS
ALCANÇADAS QUANTO AO NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DOS ALUNOS. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ INTERACTION ♠ INTERACTIVITIES ♠ MAPPING CHANGES ACHIEVED ♠ SCIENTIFIC LITERACY ♠ VIRTUAL RESOURCES
|
Resumo Original (EN): |
|
DOCTORAL WORK OF THIS CONCEPT INTERACTIVE VIRTUAL
RESOURCE BASED ON INTERACTION/MEDIATION LEV VYGOTSKY IN
YOUR SOCIAL/HISTORICAL THEORY. THE SEARCH FOR SIGNS THAT
POINT TO A LEVEL INCREASE IN SIENTIFIC LITERACY STUDENTS USED
UP SUPPORT FOR VIRTUAL RESOURCES IN PHYSICS CLASSES IN HIGH
SCHOOL. THE INFLUENCE OF THE CHOICE OF A VIRTUAL RESOURCE
DESIGNED FOR DISTANCE EDUCATION, THE AVEA - MOODLE, BE
FRUITFUL DEMONSTRATED IN THIS LINE OF WORK AS POSSIBLE
MOMENTS OF INTERACTION BETWEEN INVOLVED, WHETHER IN
MOMENTS SYNCHRONOUS (CHATS) AND ASYNCHRONOUS (FORUMS).
USED IS A QUALITATIVE RESEARCH PROCEDURAL, WHICH WAS ABOUT
THE PLANNING, ACTION AND ANALYSIS OF CLASSROOM REFERRALS.
ANALYSIS OF THE PROCESS IS BASED ON THE MAPPING OF CHANGES
ACHIEVED ON THE LEVEL OF SIENTIFIC LITERACY STUDENTS. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20120524_VAN THIENEN DA SILVA MARIO JOSE.pdf
|
Tamanho: |
3083 Kb (3083968 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
15/08/2012 ÀS 10:09:16 |
Atualizado: |
15/08/2012 ÀS 10:09:16 |
Visitas: |
593 |
Última Visita em : |
24/04/2024 ÀS 20:50:44 |
Downloads: |
60 |
Último Download em : |
22/04/2024 ÀS 21:04:41 |