Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
AULAS DE FÍSICA APOIADAS POR RECURSOS VIRTUAIS: MAPEANDO UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
Autor:
VAN THIENEN DA SILVA, MÁRIO JOSÉ
Email:
mariojose@utfpr.edu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. GASPAR, ALBERTO
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. VENTURA, PAULO CEZAR SANTOS
Dr. KILLNER, GUSTAVO ISAAC
Data de Defesa:
24/05/2012
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS
INTERAÇÃO
INTERATIVIDADE
MAPEAMENTO MUDANÇAS ALCANÇADAS
RECURSOS VIRTUAIS
Resumo Original (PT):
O TRABALHO DE DOUTORADO TRATA DO CONCEITO DE INTERATIVIDADE DOS RECURSOS VIRTUAIS FUNDAMENTADA NA INTERAÇÃO/MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKI, EM SUA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA. NA BUSCA POR INDÍCIOS QUE APONTEM PARA UM INCREMENTO NO NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DOS ALUNOS, UTILIZOU-SE O APOIO DE RECURSOS VIRTUAIS EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. A INFLUÊNCIA DA ESCOLHA DE UM RECURSO VIRTUAL DESENVOLVIDO PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, O AVEA ? MOODLE, DEMONSTROU-SE EFICIENTE NESTA LINHA DE TRABALHO, POIS POSSIBILITA MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE OS ENVOLVIDOS, TANTO EM MOMENTOS SÍNCRONOS (CHATS) E ASSÍNCRONOS (FÓRUNS). UTILIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA PROCEDIMENTAL, QUE VERSAVA SOBRE OS PLANEJAMENTOS, A AÇÃO E A ANÁLISE DOS ENCAMINHAMENTOS EM SALA DE AULA. A ANÁLISE DO PROCESSO BASEIA-SE NO MAPEAMENTO DAS MUDANÇAS ALCANÇADAS QUANTO AO NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DOS ALUNOS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
INTERACTION
INTERACTIVITIES
MAPPING CHANGES ACHIEVED
SCIENTIFIC LITERACY
VIRTUAL RESOURCES
Resumo Original (EN):
DOCTORAL WORK OF THIS CONCEPT INTERACTIVE VIRTUAL RESOURCE BASED ON INTERACTION/MEDIATION LEV VYGOTSKY IN YOUR SOCIAL/HISTORICAL THEORY. THE SEARCH FOR SIGNS THAT POINT TO A LEVEL INCREASE IN SIENTIFIC LITERACY STUDENTS USED UP SUPPORT FOR VIRTUAL RESOURCES IN PHYSICS CLASSES IN HIGH SCHOOL. THE INFLUENCE OF THE CHOICE OF A VIRTUAL RESOURCE DESIGNED FOR DISTANCE EDUCATION, THE AVEA - MOODLE, BE FRUITFUL DEMONSTRATED IN THIS LINE OF WORK AS POSSIBLE MOMENTS OF INTERACTION BETWEEN INVOLVED, WHETHER IN MOMENTS SYNCHRONOUS (CHATS) AND ASYNCHRONOUS (FORUMS). USED IS A QUALITATIVE RESEARCH PROCEDURAL, WHICH WAS ABOUT THE PLANNING, ACTION AND ANALYSIS OF CLASSROOM REFERRALS. ANALYSIS OF THE PROCESS IS BASED ON THE MAPPING OF CHANGES ACHIEVED ON THE LEVEL OF SIENTIFIC LITERACY STUDENTS.
Arquivo:
TES_DOUT20120524_VAN THIENEN DA SILVA MARIO JOSE.pdf
Tamanho:
3083 Kb (3083968 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/08/2012 ÀS 10:09:16
Atualizado:
15/08/2012 ÀS 10:09:16
Visitas:
593
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 20:50:44
Downloads:
60
Último Download em :
22/04/2024 ÀS 21:04:41
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por